Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 03:53:24


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Alguém têm fio de cobre 42AWG para vender?!  (Lida 16521 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #30 : 28 de Junho de 2013, as 16:33:05 »

Apesar da gentil oferta do Asim, dependendo do local onde o Herberth estiver, o frete pode sair mais caro por causa da distância até o RS (Schatz), eu listo algumas opções:

http://www.eletrodex.com.br/fonte-chaveada/fio-de-cobre.html    (precisa consultar se eles vendem o 42, porque a lista vai até 39)

http://www.mgpeletrica.com.br/loja/117-fio-de-cobre-esmaltado-180-graus-nao-soldavel   (esse o kem me indicou, mas as bitolas vão até o 41)


Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Herberthpv
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 724

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 66



« Responder #31 : 28 de Junho de 2013, as 19:55:36 »

Herberthpv

Já construí captadores com esses kits da stewmac e posso dizer que são muito bons, perfeitos sem deixar nada a desejar!
É Eddie, eu fiquei muito satisfeito com o material deles, comprei lá também outras partes para montagem da guitarra e coisa de altíssimo nível.

Apesar da gentil oferta do Asim, dependendo do local onde o Herberth estiver, o frete pode sair mais caro por causa da distância até o RS (Schatz), eu listo algumas opções:

http://www.eletrodex.com.br/fonte-chaveada/fio-de-cobre.html    (precisa consultar se eles vendem o 42, porque a lista vai até 39)

http://www.mgpeletrica.com.br/loja/117-fio-de-cobre-esmaltado-180-graus-nao-soldavel   (esse o kem me indicou, mas as bitolas vão até o 41)

Obrigado pelas dicas, falei com uma atendente da MGP há algumas semanas atrás e ela me informou que estava em falta o 42, mas tinha o 41, disse que me avisaria caso chegasse o 42, vou ligar novamente.
E estou longe de nosso amigo do RS, moro na terra natal de João Gilberto e Ivete Sangalo, Juazeiro/BA, mas se o colega consegui 200g pra mim já são suficientes creio que o frete via PAC possa compensar...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...
Registrado

Long live the King!
a.sim
Visitante
« Responder #32 : 28 de Junho de 2013, as 19:57:33 »

Olá.

400 g de fio 42 ? Assim eu recomendo comprar um rolo. Vai levar um dia para passar todo esse " monte " de fio para um carretel menor.

Eu posso separar cerca de 50 g a 100 g, não mais do que isso. Verifica com cuidado quanto vais precisar para o captador, caso contrário, vai ficar inviável separar o fio.

Uma dica para quando o fio arrebentar : faça uma trancinha enrolando os dois fios por cerca de 30 cm e dobrando sobre si umas duas ou três vezes, fazendo um rabicho com 4 ou 6 fiozinhos. Deixe a ponta para o lado de fora do bobinado e siga o enrolamento.

Quando a bobina estiver pronta, é só fazer a emenda soldando a trancinha e cortando o excesso. Depois, isola-se a ponta soldada, prendendo-a na superfície da bobina.
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #33 : 28 de Junho de 2013, as 20:52:16 »

Haja trabalho. Pelas minhas contas, 400g de #42 dá uns 20km de fio.

Certo, os pick-ups fabricados pela Seymour, Fralin, Gibson etc. são cheio de emendas, em media 30 por pick-up produzido. De qualquer forma, já sabemos  como proceder para faze-las limpamente e sem aporrinhação. Será que esses "fabricantes" conhecem esse truque ?  Batendo Cabeça

Bons pickups precisam de bobinadeiras desenhadas especificamente para pick-ups, baixa rotação (em torno de 120rpm) e tensores criteriosamente ajustados para o calibre do fio utilizado, mantendo -se estável ao longo de todo o processo Bem bobinados, nem precisam de impregnação ou coisa semelhante, tipo cera de abelha etc. para manter a estabilidade do bobinado.

Esse, entre outras menos cotados, é o maior empecilho para se fazer bons captadores DIY.

Kem, você faz experimentos com pick-ups ?







 
Registrado
Herberthpv
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 724

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 66



« Responder #34 : 28 de Junho de 2013, as 22:48:49 »

Olá.

400 g de fio 42 ? Assim eu recomendo comprar um rolo. Vai levar um dia para passar todo esse " monte " de fio para um carretel menor.

Eu posso separar cerca de 50 g a 100 g, não mais do que isso. Verifica com cuidado quanto vais precisar para o captador, caso contrário, vai ficar inviável separar o fio.

Uma dica para quando o fio arrebentar : faça uma trancinha enrolando os dois fios por cerca de 30 cm e dobrando sobre si umas duas ou três vezes, fazendo um rabicho com 4 ou 6 fiozinhos. Deixe a ponta para o lado de fora do bobinado e siga o enrolamento.

Quando a bobina estiver pronta, é só fazer a emenda soldando a trancinha e cortando o excesso. Depois, isola-se a ponta soldada, prendendo-a na superfície da bobina.
Se conseguires 100g está ótimo. Eu tinha colocado em outra resposta 200g, mas analisando a espessura do fio em relação ao peso, realmente 400g seria um exagero...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...Desculpe o meu exagero...rs...Se conseguires as 100g eu fico agradecido, porém não quero atrapalhar em nada, o que puder conseguir vai ser muito bem vindo!
Registrado

Long live the King!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #35 : 28 de Junho de 2013, as 23:06:19 »

Guilherme, ja fiz um pouco de tudo (só não fiz programa ainda...  Cheesy ).
Realmente bobinadeira de captador tem que ser algo delicado. Eu tinha uma para captadores, mas só um contador... Como precisava enrolar transformadores, lá se foi o contador pra nova bobinadeira. E é isso ai... na bobinadeira de captador não da pra enrolar transformador e vice-versa...
Mas discordo da velocidade... alias, discordo de existir uma velocidade ideal pra enrolar captadores.
Se enrolar numa velocidade menor, consegue-se uma tensão maior no fio, por se ter mais controle, e dessa forma se consegue um captador com um timbre mais agudo. Numa velocidade maior, a tensão conseguida é menor, e o captador vai ficar com um timbre mais gordo. Qual a indicação de cada um deles? Vai do gosto pessoal.
De qualquer forma, 120RPM acho pouco. São 5 a 6 mil voltas... a 120RPM... deu até preguiça... hehehe
Uns 400 a 800 RPM ta de bom tamanho.


Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #36 : 29 de Junho de 2013, as 10:02:56 »

Isso da tensão dos fios dos captadores é algo bem pessoal mesmo, daí os captadores enrolados ( ou pelo menos que eram enrolados por que ela se aposentou) pela Abigail seram tão endeusados.
« Última modificação: 29 de Junho de 2013, as 14:37:54 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #37 : 29 de Junho de 2013, as 11:50:26 »

Ih, Filipe, aí tem pano pra muita manga...rs.

Um amigo meu diz que Dona Abe já caducou...rs. Eu não penso assim, mas você pode ver que uma coisa anunciada aos 4 ventos quando se vende pups feitos à moda antiga é se falar em "scatter wound" como uma adição de qualidade mojística à coisa.

Outros afirmam que o número de voltas "mágico" para os pups da Stratocaster é de 8.500...

Fora que não há "O TIMBRE PERFEITO" de Strato, por exemplo, mas sim "OS TIMBRES PERFEITOS".

Agora, tirando ao máximo o efeito psicológico do "eu tenho que achar esse mais famoso, aclamado por todos os mojistas e feras, mais desejado, muito raro e muito caro como o melhor, pois eu o desejei tanto tempo e me enrolei todo pra pagar esse preço ridículo por ele", alguém poderia me explicar por que alguns captadores feitos à mão soam tão melhores que os mais comuns?

Eu citaria os Lollar, que gosto demais. Mas até a Fender faz alguns fora de linha que são inacreditavelmente bons, só que não se encontra à venda...

Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
a.sim
Visitante
« Responder #38 : 29 de Junho de 2013, as 13:35:56 »

Olá.

" Scatter wound " é quando o enrolamento é feito de forma desordenada - aquele enrolamento " a mão " onde as espiras estão completamente desordenadas no carretel, feioso, execrado por quem não entende, mas extremamente proveitoso quando se deseja reduzir a capacitância própria do enrolamento. Quando é feito a máquina, recebe o nome pomposo de " honeycomb ".

O problema do " scatter wound " é que ele torna o enrolamento mais volumoso e, quando feito a mão, é de difícil reprodutibilidade.

Haja mojo...que nojo.
« Última modificação: 29 de Junho de 2013, as 15:04:54 por a.sim » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #39 : 29 de Junho de 2013, as 14:55:24 »

...execrado por quem não entende,...

E por quem entende também!

-----
Fora que não há "O TIMBRE PERFEITO" de Strato, por exemplo, mas sim "OS TIMBRES PERFEITOS".

Concordo! Há muitos timbres que achos perfeitos de strato e telecaster!

-----
Pra complicar ainda mais! Alguém saberia me dizer se esses captadores usados neste video são de telecaster ?
« Última modificação: 29 de Junho de 2013, as 15:05:03 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #40 : 29 de Junho de 2013, as 15:10:33 »

Boss o link diz que a página está indisponível.
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #41 : 29 de Junho de 2013, as 15:11:20 »

Boss o link diz que a página está indisponível.

Pronto!

http://www.youtube.com/watch?v=49X02W4kUys
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #42 : 29 de Junho de 2013, as 15:21:05 »

No vídeo diz que são "lipstick". Agora não sei se são de Tele ou se é o nome da capa do pickup.

http://www.seymourduncan.com/products/electric/telecaster/index.php?page=1

Vi agora que lipstick significa batom, então deve ser o nome da capa...
« Última modificação: 29 de Junho de 2013, as 15:23:46 por Espanhol » Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #43 : 29 de Junho de 2013, as 15:30:16 »

Espanhol, lipstick pickups são captadores que parecem batom mesmo, como esse ai:]

Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #44 : 29 de Junho de 2013, as 17:52:51 »

Na verdade original mente eles eram feitos com capas de unidades de batom, mas isso no meio do século passado...

Mas há quem também chame o captador do braço da Tele, por conta da cobertura niquelada, de lipstick. Mais uma confusão da indústria musical, assim como vibrato e trêmolo.

Ah, agora vi o vídeo. Eu vou pegar uma guitarrinha dessas logo, logo. Esses, como o Espanhol apontou, são os lipsticks originais, que apareceram nas guitarras Danelectro. Eu inclusive fiz um tópico sobre eles há um tempo atrás, mas não houve interesse...
« Última modificação: 29 de Junho de 2013, as 17:55:56 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal