[DUVIDA] hioctane peso e medidas

Started by mixirica_man, 15 de April de 2010, as 00:11:45

Previous topic - Next topic

mixirica_man

Guest
Olá,
Decidi montar um hi octane mas depois de ler MUITO sobre amplis valvulados decidir que seria melhor (mais seguro talvez) comprar um pronto ou mandar fazer. Algumas dúvidas me surgiram e talvez vocês possam me ajudar antes de encomendar o projeto.
Uma das coisas que me interessou muito no hi octane é a possibilidade de se fazer em gabinete leve e pequeno. Tenho em mente uma coisa tipo o Orange Tiny Terror ou o Vox NightTrain. O que eu não entendi direito é que na internet eu vi gente fazendo gabinetes do tamanho de amplis normais e outros fazendo em gabinetes pequenos como os amplis citados acima.
No final das contas, o que define o tamanho do ampli ? Dá pra ser feito no menor chassis fisicamente falando ou existe algum obstáculo nesse sentido ?
Na questão do peso, nos valvulados que eu tive pude perceber que boa parte do peso vem dos transformadores, estou certo? Pro projeto da ax84 são invariavelmente os mesmos transformadorer com o mesmo peso ?
Num comparativo geral, o que faz os Orange TT e o Vox serem tão leves e pequenos ?

Muito obrigado pela atenção.
Willian =)

Marcel.

Guest
O que define o tamanho do head é o disposição dos componentes, tamanho da pcb por quantidade de componentes, quantidade de potenciômetros a se distribuir no painel, a disposição dos transformadores de forma que o de saída e o de potência não interfiram um no outro gerando ruídos, assim como o tamanho destes (que varia por projeto) etc.
Acredito eu também que quanto menor for o chassi, mais resistente este tem que ser (espessura maior, material forte), pois o peso todo vai estar concentrado num espaço menor.

Quanto ao gabinete, não se tem o que discutir: quanto mais falantes tiver, maior vai ser a caixa.

E, sim, não tenha dúvida, o peso vem, em maior parte, dos transformadores. Os do JCM800, por exemplo, pesam quase 8Kg! =P

Entre nesse tópico onde eu postei alguns livros interessantes sobre amplificadores e dê uma lida nos 2 primeiros livros (os que são em inglês) que talvez vc tire um pouco dessas suas dúvidas.

Abraço.

mixirica_man

Guest
Então para diminuir o ampli baseado no projeto da ax84 eu teria que fazer alterações ? Se eu alterar a disposição dos componentes ao bel prazer da minha mente doentia é possível que dê algo errado ? O problema de disposição é somente dos transformadores ?
Sobre o tamanho da PCB eu observei que normalmente existe uma GRANDE folga entre a PCB e o limite do chassis, se fizer a PCB bem colada ao limite do chassis pode dar algo errado ?
Vide:

Teoricamente um chassis menor é mais difícil de "envergar" não ? Nao entendi a relação do tamanho do chassis com a resistencia do material.
Se eu não me engano o peso total do Tiny Terror é de 5kg, um projeto do hi octane pode chegar a esse peso ou próximo ?
Faltou o link pro tópico referido =P

Abração =)

Quote from: Marcel. on 15 de April de 2010, as 15:37:54
O que define o tamanho do head é o disposição dos componentes, tamanho da pcb por quantidade de componentes, quantidade de potenciômetros a se distribuir no painel, a disposição dos transformadores de forma que o de saída e o de potência não interfiram um no outro gerando ruídos, assim como o tamanho destes (que varia por projeto) etc.
Acredito eu também que quanto menor for o chassi, mais resistente este tem que ser (espessura maior, material forte), pois o peso todo vai estar concentrado num espaço menor.

Quanto ao gabinete, não se tem o que discutir: quanto mais falantes tiver, maior vai ser a caixa.

E, sim, não tenha dúvida, o peso vem, em maior parte, dos transformadores. Os do JCM800, por exemplo, pesam quase 8Kg! =P

Entre nesse tópico onde eu postei alguns livros interessantes sobre amplificadores e dê uma lida nos 2 primeiros livros (os que são em inglês) que talvez vc tire um pouco dessas suas dúvidas.

Abraço.

hgamal

Hand MasterMind
Alterações para tamanho pequeno de circuitos valvulados de ganho elevado (tal qual o high-octane) requer cuidados e principalmente experimentação. É possível, interessante e gratificante, mas vai dar trabalho.

A impedância de entrada elevada, ganhos elevados, capacitâncias parasitas e loops de terra podem influenciar o amplificador introduzindo ruídos de alta frequência e oscilações indesejadas.

O IALL 3.5 que projetamos, teve umas três tentativas até chegar a um aplaca que funcionava sempre!

A receita para o high-octane sem erros é copiar um que funciona bem, em todos os seus detalhes de funcionamento. Por isso, a aventura bem sucedida de qualquer um aqui que faça um, bem pequeno, que for também reportada aqui nos seus mínimos detalhes é muito bem vinda.

Ou seja, se tentar e conseguir, por favor, colabore e publique seus resultados.
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

mixirica_man

Guest
Na verdade não serei eu quem montará o amplificador, acho que vou arriscar e comprar esse chassis na AT (http://www.altanatubes.com/index.asp?secao=22&categoria=113&subcategoria=25&id=2043) e mandar o cara se virar. Ele tem mais ou menos o tamanho de um A4, a princípio é menor do que a maioria dos HO montados que eu já vi.

Andei pesquisando a questão dos transformadores e seus pesos e achei esse transformador maker (http://www.schatz.eng.br/produtos.htm) e surgiram algumas dúvidas.
Primeiro se alguem tem referência desse fabricante, os preços dele tão muito bons.
Na lista de transformadores de saída tem 4 modelos que ele indica para o projeto da AX84 (5 contando o transformador pra modificação do projeto com KT88) e o peso varia de 350g no mais leve e 1,250kg no mais pesado. Mas as especificações são bem diferentes também, todos esses transformadores são mesmo indicados para a montagem do Hi Octane ? Além da variação de peso e especificações dos transformadores existe uma grande variação de preço. O mais barato custa R$35 e o mais caro R$85, o que justifica isso ? Dá pra eu ir no mais barato (e mais leve) sem medo ?

Muito obrigado pela preciosa atenção que me prestam =)

hgamal

Hand MasterMind
Não conheço os transformadores desta empresa. Gostaria muito de experimentar para poder relatar.

Na minha opinião, os melhores transformadores da Brasil são da Lynx:

http://www.audiolink.com.br/

Estes eu já experimentei vários e são excelentes. Mas são mais caros que este que você mostrou.

Outra opção é a lider. Os transformadores do meu protótipo do IALL 3.5 vieram de lá. Me pareceram bem razoáveis.

Uma detalhe escrito na página

http://www.schatz.eng.br/
Para transformadores com núcleo de grão orientado, multiplicar o preço indicado na tabela por 2,0.
Ou seja, não é tão barato assim!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

Scorpion

Handmaker
  1. e-castilho@hotmail.com
estou querendo montar um hi octane,, estou atras dos transformadores

achei alguns bem baratos, só que é com montagem simples,,, pelo que andei pesguisando,, o melhor são os de grão orientado,,,

a diferença é muito gritante???

Cleiton Carvalho

Colaborador
  1. guitarcleiton@hotmail.com
Ressuscitando.

Pessoal tenho duvidas em relação ao pré.

Posso usar resistores de 1/4?

Os potenciômetros podem ser de 16mm ??  qual é a diferença dos de 16mm para os de  23mm??  é só 7mm mesmo ou tem algo mais em relação ao funcionamento?

detalhe.. o power  já fiz o iall10.5

fallout

Guest
Eita, modifiquei o post nem vi que o topico era antigo, ja que postei aqui vai umas fotos do HO que estou montando, usei peças velhas ou que estavam paradas aqui, sobre os resistores usei de 1/2w

29cm de comprimento.

esse buraco sobrando ai é para um soquete de 8 pinos, vou deixar preparado para usar com el84 ou 6l6.

a.sim

Guest
Olá, colegas. sou o A.Sim da Schatz Transformadores :

QuoteAndei pesquisando a questão dos transformadores e seus pesos e achei esse transformador maker (http://www.schatz.eng.br/produtos.htm) e surgiram algumas dúvidas.
Primeiro se alguem tem referência desse fabricante, os preços dele tão muito bons.
Na lista de transformadores de saída tem 4 modelos que ele indica para o projeto da AX84 (5 contando o transformador pra modificação do projeto com KT88) e o peso varia de 350g no mais leve e 1,250kg no mais pesado. Mas as especificações são bem diferentes também, todos esses transformadores são mesmo indicados para a montagem do Hi Octane ? Além da variação de peso e especificações dos transformadores existe uma grande variação de preço. O mais barato custa R$35 e o mais caro R$85, o que justifica isso ? Dá pra eu ir no mais barato (e mais leve) sem medo ?

Muito obrigado pela preciosa atenção que me prestam =)

Os transformadores indicados em nossa lista, como sendo para o projeto AX84, são os modelos encomendados pelos nossos clientes para a montagem deste projeto. Aparentemente, existem vários projetos " AX84 ", ou cada um quis dar um toque pessoal no seu projeto. Como sempre, teremos a maior satisfação em atender todos aqueles que nos procuram.