Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 23:36:35


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sound on sound DIY (Ideia)  (Lida 15404 vezes)
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #15 : 22 de Agosto de 2013, as 13:30:03 »

Alex, o que montei para a G2 é normalmente aberto.  O da Boss é que teve quer ser normalmente fechado.

Com relação ao SOS, a configuração da foto que postei acima funciona perfeitamente.
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #16 : 22 de Agosto de 2013, as 21:25:26 »

Adiel, ele até funciona com uma momentânea normalmente aberta, mas funciona melhor com a normalmente fechada.

O footswitch que eu já tinha da empresa REBEL usa uma chave que tem os dois modos, pois é como um SPDT, ela tem três pinos, parece a metade certa de uma DPDT Heavy Duty, o pino do centro é o pino comum, os das pontas representam o que está conectado no do meio e se desconecta ao pressionarmos a chave que passa então a conectar o pino da outra ponta com o do meio. No que paramos de pressionar, a conexão volta a ser com o primeiro pino e o do meio. (Acho que o Félix também vende dessas)
Com uma chavinha externa H-H (pra comutar entre os pinos das extremidades) você pode escolher o modo de operação, se normalmente fechado ou aberto.

Eu tenho duas chaves desse tipo e logo devo fazer um footswirch duplo, com essas chaves H-H acopladas para escolher o modo de operar individualmente, provavelmente numa dessas caixas magrelinhas estilo Hammond.

O link do esquema de pedal de expressão mais footswithc de controle:



O link para o tópico sobre a chave e o pedal de expressão para essa linha toda da ZOOM:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2523.0

-----
Aproveitei que estou recomeçando a gravar minhas coisas em casa, aqui vai um micro clip de um teste do ZOOM G2 como "looper do homem pobre":

http://www.youtube.com/watch?v=j37vD-kwLI4&feature=c4-overview&list=UUXQlsxgWXhY6rTQ6EHuex0g
« Última modificação: 22 de Agosto de 2013, as 23:35:21 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #17 : 23 de Agosto de 2013, as 13:22:58 »

Vou testar aqui com o NC.  No caso de pedais reversíveis/configuráveis, esse tipo de chave deve dar conta muito bem:





Alex, seria interessante comentar mais sobre sua gravação.  Esse trecho não parece ter sido gravado em tempo real.
« Última modificação: 23 de Agosto de 2013, as 13:24:31 por Adiel » Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #18 : 23 de Agosto de 2013, as 14:18:15 »

Musicalmente estava meio lixo, então postei um pedacinho apenas, mas foi apenas uma pista mono em tempo real! No mix é que ficou estéreo.

Equipamento usado:
Guitarra CORT Source com Malagoli Custom 55 ATF no braço e Gibson Burstbucker #1 na ponte
ZOOM G2, claro...rs. E apenas ele!
Amp Blackstar HT STUDIO 20 (c/ Celestion Vintage 30)
Mic Ribbon MXL R144 modificado
ART TUBE MP pré com 12AX7 Miniwatt NOS
TASCAM US-800 + iPad CameraKit
iPad rodando AURIA App

Depois vou fazer um clip demo do Malagoli Custom 55 ATF, que está na Cort direto no amp. Aí dá para entender por que critico tanto a G2.

Importante: o Control Switch tem que estar assinalado ara a função DELAY HOLD ou dH.

Primeiro passo: criar um patch que se preste ao objetivo. A princípio pensei em usar um delay de 5 segundos, assim poderia fazer uma pequena sequência. Bastante feedback, mas não demais. Desliguei a maioria dos efeitos nesse patch, mas deixei o compressor ligado e até bem alta a compressão. Isso ajudaria nos timbres sem ataque, tirados aqui com o volume da guitarra mesmo. Deixei um delay multiap de ambiente, mais ara a guitarra de improiso não soar tão seca, mas poderia ser um dos revérberes também, sem exagerar na quantidade.

O problema básico aqui é que não se deve errar ao introduzir o som sem ataque para o loop, pois, como o feedback está alto, vai demorar a desaparecer. Mesmo improvisando, deve-se errar com convicção...rs. Ao ficar contente com a massa sonora que se repete, aperte o pedal e pronto! Agora é só tocar em cima.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #19 : 23 de Agosto de 2013, as 23:49:48 »

Entendi.  A minha proposta de uso do SOS é menos baseada na ideia do Loop Station, e mais na ideia do Freeze, a exemplo da gravação da bela "Shine on You Crazy Diamond", por mestre Gilmour, em 2002, apenas sustentando acordes de fundo, como nesse vídeo (para quem ainda não viu, talvez umas 3 pessoas...).

http://www.youtube.com/watch?v=xPL3O7NmgpI

Sua proposta é um pouco mais sofisticada.  Para isso, estou montando o projeto do Loophole (Madbeans), um loop station de baixo custo.

O chato é que já tenho o Freeze e o RC-3, aí a motivação para esses projetos acaba por se esvair um pouco.
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #20 : 24 de Agosto de 2013, as 00:03:18 »

Realmente, mas dá para fazer um arremedo de FREEZE com esse esmo patch que criei, apenas mexendo nos parâmetros...

Vou postar a foto do FREEZE lá no tópico dele, ok?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #21 : 24 de Agosto de 2013, as 00:26:35 »

Realmente, mas dá para fazer um arremedo de FREEZE com esse esmo patch que criei, apenas mexendo nos parâmetros...

Se der, Alex, poste uma foto da configuração de cabos que você utilizou com o patch, por gentileza.
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #22 : 24 de Agosto de 2013, as 02:16:18 »

Nada que cause inveja a um sistema modular antigo da MOOG...rs.

Apenas um cabo da guitarra para o G2, outro da saída de áudio do G2 para a entrada do amp. Na entrada de controlador do G2 um cabo para o footswitch com a chave momentânea normalmente fechada. Só esses três mesmo! Eu não usei pedal de volume nesse clip, apenas o knob de volume da guitarra. Porém também pode-se usar o efeito de Slow Attack do próprio G2 para eliminar o ataque das notas.

O patch é mais ou menos esse aqui: mostrados os valores de cada seleção do primeiro knob da esquerda para a direita com seu devido valor, seguido dos valores nos outros três knobs.
Play   - #Patch -   oF   -   oF  -   82
Comp -   CP     -    5    -   FS  -   56
Wah/Efx - Desligado, ou uma idéia para preparar a "cama" do looping, pode ser selecionado o Slow Atack para tirar o ataque das cordas sem precisar fazer isso manualmente no controle de volume da guitarra. Depois embrar de desligar para voltar a ter o som normal da guitarra, se quiser.
ZNR  -  Desligado
Drive - Desligado, ou deixar programado um drive ou fuzz para fazer o improviso em cima da "cama" depois de gravada.
EQ - Desligado!!!
XtraEq/Cabinet - Desligado
Md/Sfx - Desligado, mas também pode ajudar a criar uma "cama" mais rica usando chorus ou pitch shifter.
Delay -    dL    -   5.0   -   68   -   85
Reverb -  Md   -   1.5   -    8    -   24
Control -  Ct   -    oF    -   dH   -   80



-----
É interessante lembrar que, mesmo depois de criar a tal "cama", já "congelada" apertando rapidamente o footswitch, pode-se manipular vários parâmetros, inlusive selecionar, alterar parâmetros, ligar e desligar alguns efeitos. Isso tudo sem interromper o trecho congelado. Apenas não se pode mexer no tempo de retardo e quantidade de feedback do delay que está congelado. Mas seu volume pdoe ser alterado sem problema.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2013, as 12:55:28 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #23 : 24 de Agosto de 2013, as 12:45:32 »

Valeu galera, pela disposição para debater o tema do sound on sound.

Como eu uso o pedal de volume antes da G2 eu vou poder congelar mais ou menos da maneira que ele faz no vídeo. Ainda tenho que fazer testes, e comprar uma chave normalmente fechada. Mas vou ficar aqui postando sempre o que eu vou tendo como resultado.
Eu vou sair de viagem agora e só levo o meu ukulele pois, cabe dentro da mochila hehe.
Na segunda eu compro a chave e posto algumas informações aqui.

abraços
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #24 : 15 de Setembro de 2013, as 14:33:26 »

 Pessoal, voltando a ideia de ter o "loop/freeze" no meu set, imaginei o seguinte: (Vou tentar explicar pra vocês o que se passou na cabeça)

Usar o meu pedal de volume (Onner MV500) como um controle de BLEND, onde ele teria IN, SEND, RETURN e OUT. Eu iria entrar com o sinal da guitarra, ele passaria por um potenciometro duplo (que faria o blend, ainda não sei como fazer) e dividiria o sinal, para que quando fosse pra uma camada ele repetisse e quando voltasse pra outra ele não repetisse porém com a saída do delay RETURN, ligada no mesmo jack da saída do pedal de volume (OUT), assim conseguiria o efeito freeze, só que com o tempo de retardo ajustado. Achei essa ideia mais interessante do que usar o hold.

Deu pra entender pela minha explicação? alguma sugestão?

Já estou procurando como se faz um controle de blend com pot duplo.

Abraço a todos.
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #25 : 15 de Setembro de 2013, as 15:26:35 »

Seria tipo esse do jazz bass?
http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?schematic=jazz_bass_blend
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #26 : 15 de Setembro de 2013, as 15:43:04 »

Se você observar a foto que postei, antiga, com a Zoom G2, vai ver como fiz, e funciona bem.  Divida o sinal, fazendo que um siga para o amp, e o outro para um pedal de volume, que vai alimentar apenas um delay ajustado para mais ou menos 1,5 segundos, com muitas repetições, ligado a um mixer ou a outro canal do amp.  

Quando quiser que um determinado som, como um acorde, por exemplo, seja prolongado, basta tocar o acorde, usar o controle de volume para fazer com que o ataque seja suave, assim como o decaimento, e o som vai parecer prolongado e sem o ataque característico da guitarra, parecendo-se com um órgão, ou algo assim.

Já experimentou a ideia de Alex?
« Última modificação: 15 de Setembro de 2013, as 15:47:38 por Adiel » Registrado

Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #27 : 10 de Outubro de 2013, as 22:34:29 »

Alex,

Finalmente consegui encontrar a chave normalmente fechada aqui e coloquei no foot. Utilizei o patch que você indicou. Porém ele repete tudo normal só que não segura nada quando eu aperto o botão. Ele só dá uma leve interrompida no som quando piso e toco ao mesmo tempo.

Estou supondo que fiz a ligação errada no Plug P10 estéreo...

Estão ligadas as duas pontas do plug (L e R) no GND. Retirando assim o curto que há enter GND + L + R, quando se aciona a chave (normalmente fechada)

alguma luz pra mim?

Abraços
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #28 : 10 de Outubro de 2013, as 23:04:54 »

L e R?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #29 : 10 de Outubro de 2013, as 23:36:03 »

Tente apenas o curto entre a ponta (tip) e o terra (gnd), deixando o anel (ring) do meio do plugue desconectado.

Eu ainda fico com a versão com o pedal de volume e um delay de 1,3 segundos e feedback longo.
Registrado

Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal