Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Maio de 2024, as 21:07:04


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fender Tweed Deluxe 5e3 (Diário)  (Lida 24680 vezes)
carl8
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16



« Responder #45 : 21 de Janeiro de 2015, as 08:34:44 »

Troquei a válvula retificadora por diodos. Resultado: Exatamente o mesmo hum. A válvula suspeita de R$19 foi declarada inocente da acusação Roll Eyes
Registrado
cobalto777
Visitante
« Responder #46 : 21 de Janeiro de 2015, as 09:28:01 »

tenta o caminho inverso...desfaça as ligações das válvulas do pré,e injete um sinal direto na etapa de potencia...
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #47 : 21 de Janeiro de 2015, as 09:55:54 »

Tente aumentar um pouco o primeiro capacitor de filtro. A 5Y3 deve aguentar um capacitor de 20uF logo de cara, mas acho que de 22uF ainda é possível. Os outros dois tente aumentar também (para 33uF).
Caso não faça questão do retificador valvulado e queira manter os diodos de estado sólido, então pode aumentar o primeiro capacitor de filtro para 47uF, e colocar um resistor em série de uns 200 ohms depois dos diodos e antes desse primeiro capacitor (pra manter o sag).
Por fim, talvez separar o resistor de catodo (comum) de 250 ohms em dois de 500 ohms (um pra cada 6V6) com seus respectivos capacitores de bypass. Ou fazer em Y, com um de 100 na perna de baixo e dois de 300 ohms aos catodos.


Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
carl8
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16



« Responder #48 : 22 de Janeiro de 2015, as 09:09:47 »

Olá !

Fiz a substituição dos capacitores de filtro por 22uF/33uF/33uF e não houve qualquer alteração perceptível.
Quanto a separação do resistor de catodo pretendo fazer no final de semana.

tenta o caminho inverso...desfaça as ligações das válvulas do pré,e injete um sinal direto na etapa de potencia...

Para fazer isso sem desmontar muita coisa, posso retirar as válvulas do pré e injetar o sinal de um mp3 player no lugar do pino 5 (anodo) da 12ax7 ?
OU to pensando besteira ?


Abraço e obrigado pessoal
Registrado
cobalto777
Visitante
« Responder #49 : 22 de Janeiro de 2015, as 09:48:54 »

faça a parte dos resistores que o xformer falou...eu acho que resolve.
Registrado
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #50 : 22 de Janeiro de 2015, as 09:50:45 »

Para fazer isso sem desmontar muita coisa, posso retirar as válvulas do pré e injetar o sinal de um mp3 player no lugar do pino 5 (anodo) da 12ax7 ?
OU to pensando besteira ?

Vai torrar o MP3... Eu fiz isso uma vez, quando não tinha muita prática e torrei um... ainda bem que era um velhão que eu tinha ganho de brinde nem lembro onde... daqueles que vinha sem memória e tinha que por cartão SD... E eu tinha colocado um capacitor de 100nF x 630V em série...

Equipamentos digitais são muito sensíveis. Se tu tiver um walkman velho pode tentar usar no rádio...

Daniel.


Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
cobalto777
Visitante
« Responder #51 : 22 de Janeiro de 2015, as 09:51:58 »

faça a parte dos resistores que o xformer falou...eu acho que resolve.
o secundario do transformador que manda tensão pros filamentos,tem center tap? se não tiver faça um terra virtual com resistores de 100 ohms.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2015, as 09:53:32 por cobalto777 » Registrado
carl8
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16



« Responder #52 : 23 de Janeiro de 2015, as 09:20:20 »

faça a parte dos resistores que o xformer falou...eu acho que resolve.

Farei sim ! Se não der certo, vou vou mudar a retificação pra SS, então usar capacitores maiores no filtro.

o secundario do transformador que manda tensão pros filamentos,tem center tap? se não tiver faça um terra virtual com resistores de 100 ohms.

Tem CT, está ligado ao terra, mas testei também com ele ligado aos catodos das válvulas de saída.


 

-----
Srs,

Caso solucionado! "Hum" Zero, só se ouve as notas da guitarra.  Guitarrista

O problema era uma ligação do terra do circuito junto com o terra de sinal, percebi a besteira quando estava trocando os capacitores de filtro.

Muito obrigado a todos que responderam.

Abraço



« Última modificação: 26 de Janeiro de 2015, as 09:34:48 por carl8 » Registrado
FESTER
Visitante
« Responder #53 : 15 de Maio de 2015, as 09:11:56 »

Bom dia Carl8,

Você quis dizer que não pode unir o terra do sinal de entrada (sinal da guitarra) com o terra dos capacitores de filtro?

Por exemplo, tem que unir todos os terras do circuito, porém o terra dos capacitores de filtro são aterrados entre eles sem unir com o terra do circuito?
Resumindo, teremos dois terras independentes no circuito?

Agradeço a sua ajuda, pois tive o mesmo problema com outro circuito.

Obrigado.
Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #54 : 15 de Maio de 2015, as 11:56:52 »

Bom dia Carl8,

Você quis dizer que não pode unir o terra do sinal de entrada (sinal da guitarra) com o terra dos capacitores de filtro?

Por exemplo, tem que unir todos os terras do circuito, porém o terra dos capacitores de filtro são aterrados entre eles sem unir com o terra do circuito?
Resumindo, teremos dois terras independentes no circuito?

Agradeço a sua ajuda, pois tive o mesmo problema com outro circuito.

Obrigado.

Também fiquei com essa dúvida... acho que estava aterrado em dois pontos criando um loop de aterramento. É isso carl8?
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #55 : 15 de Maio de 2015, as 19:12:17 »

O que significa "terra de circuito" ? Seria o mesmo que "terra de sinal" ?

Seja lá qual for a denominação que se dê, todas as ligações comuns ao ramo de 0V (zero volts) vão se encontrar em algum ponto comum e daí podem ***ou não*** serem ligadas ao chassis. Quando essa ligação é feita diz-se que o circuito foi "aterrado".

Enquanto essas questões de terminologia não forem entendidas o assunto "aterramento" sempre será nebuloso. Por exemplo, descontando minha ignorância, não entendi absolutamente nada do que FESTER e Carl8 escreveram em seus posts.

Analisando o mais clássico dos circuitos, o "terra de sinal", ou seja, todas as ligações comuns ao potencial de "zero volts" onde circulam correntes AC de audio-frequências de magnitude extremamente reduzidas em circuitos de alto ganho é feita em uma superficie de cobre entre os potenciometros e o chassis.

As ligações de "terra de potência", ou seja, todas as ligações comuns ao potencial de "zero volts" que carregam altas correntes alternadas de ripple e retorno de falante é realizada em pontos especificos espalhados pelo chassis.

Pergunta: qual o meio que une essas duas ligações "à terra" ?

O entendimento correto de "loop de terra" começa onde os dois paragrafos acima são compreendidos.



Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #56 : 15 de Maio de 2015, as 22:32:06 »

Citar
Por exemplo, tem que unir todos os terras do circuito, porém o terra dos capacitores de filtro são aterrados entre eles sem unir com o terra do circuito?
Resumindo, teremos dois terras independentes no circuito?

Pela minha experiência, eu afirmo que você pode unir o terra dos capacitores de filtro com o terra da placa de circuito e com o terra do jack de entrada (input) e aparafusá-los todos ao chassis do amplificador.
O único que não pode ser ligado ao chassis do amplificador é o terra do jack de saída (output) o qual só deve receber o terra pelo chassis (jack P10 todo metálico) ou pela placa de circuito (jack P10 com carcaça de plástico) porque senão é criado um loop de terra que acrescenta ruído tipo "Hummm" ao som.
Registrado
Leandro dkv
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 65

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 25



« Responder #57 : 16 de Maio de 2015, as 16:04:38 »

Por experiência própria com esse circuito e com outros,sugiro além dos dados fornecidos pelos amigos que são de grande utilidade o uso de cabos blindados nos potenciômetros de volume,jack´s e nos pinos 2 e 7  das duas válvulas de pré...com isso reduz drásticamente o hummm...espero poder ajudar,já montei uns 6/7 desses e sempre que coloco cabos blindados reduz drásticamente,não vai zerar,mas diminui 95% do hummm.
Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #58 : 18 de Maio de 2015, as 08:21:28 »

O que significa "terra de circuito" ? Seria o mesmo que "terra de sinal" ?

Seja lá qual for a denominação que se dê, todas as ligações comuns ao ramo de 0V (zero volts) vão se encontrar em algum ponto comum e daí podem ***ou não*** serem ligadas ao chassis. Quando essa ligação é feita diz-se que o circuito foi "aterrado".

Enquanto essas questões de terminologia não forem entendidas o assunto "aterramento" sempre será nebuloso. Por exemplo, descontando minha ignorância, não entendi absolutamente nada do que FESTER e Carl8 escreveram em seus posts.

Analisando o mais clássico dos circuitos, o "terra de sinal", ou seja, todas as ligações comuns ao potencial de "zero volts" onde circulam correntes AC de audio-frequências de magnitude extremamente reduzidas em circuitos de alto ganho é feita em uma superficie de cobre entre os potenciometros e o chassis.

As ligações de "terra de potência", ou seja, todas as ligações comuns ao potencial de "zero volts" que carregam altas correntes alternadas de ripple e retorno de falante é realizada em pontos especificos espalhados pelo chassis.

Pergunta: qual o meio que une essas duas ligações "à terra" ?

O entendimento correto de "loop de terra" começa onde os dois paragrafos acima são compreendidos.


Se contar que o chassis é o terra de potencia (seria o terra de circuito do carl8 ?) e a chapa de cobre o ponto comum do terra de sinal, o meio que une ambos terras é a conexão da chapa de cobre com o chassis junto dos potenciômetros...

pelo que entendi, o GND dos preamps deve ser comum dentro de si, e ir direto ao ponto de aterramento comum (star ground) sem haver nenhuma conexão de componente, que consumam alta corrente, à este terra.

enquanto que de igual forma o GND do power deve ir diretamente ao GND (star ground).

Registrado
Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal