Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 15:04:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Leds acendem com a musica  (Lida 11311 vezes)
guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« : 07 de Agosto de 2013, as 09:09:26 »

E ai galera, estou querendo montar um pequeno sistema que ascende alguns leds em sequencia de acordo com o som ambiente. Alguem sabe como começar?
« Última modificação: 07 de Agosto de 2013, as 10:00:35 por Plautz » Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #1 : 07 de Agosto de 2013, as 09:21:21 »

É só procurar por VU led ou VU meter led esquema, em images no Google, que vai aparecer vários.
Registrado
guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« Responder #2 : 07 de Agosto de 2013, as 09:25:50 »

É só procurar por VU led ou VU meter led esquema, em images no Google, que vai aparecer vários.
Obrigadi Marcos, será q se eu colocar um pequeno microfone ficará bom?
Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #3 : 07 de Agosto de 2013, as 11:25:10 »

Olhe ali:

http://www.handmades.com.br/forum_antigo/index.php?topic=68024.0

T+
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 07 de Agosto de 2013, as 11:57:34 »

Obrigadi Marcos, será q se eu colocar um pequeno microfone ficará bom?

É melhor ligar o VU na saída do amplificador de potência. Pra captar o som com microfone pra jogar no VU, vai precisar amplificar com um AO pelo menos, porque o nível vai ser fraco.

Tem esse VU de leds do site Talking Electronics, que não precisa de CIs caros ou difíceis de achar (LM3914 UAA180 etc), apenas componentes que qualquer um encontra, além disso tem a seção de amplificação para o microfone:





« Última modificação: 08 de Agosto de 2013, as 12:02:26 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Albuquerque
Visitante
« Responder #5 : 07 de Agosto de 2013, as 19:18:47 »

Se for um VU sem fio, com eletreto, esse aqui parece bem convincente: http://www.esquemas.org/esquema26.htm
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #6 : 07 de Agosto de 2013, as 21:00:22 »

Achei esse muito legal, há tempos eu queria fazer algo com leds, essa é a oportunidade.

-----
Porque esse circuito tem 2 partes iguais?
« Última modificação: 07 de Agosto de 2013, as 21:03:15 por Electric Effects » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #7 : 07 de Agosto de 2013, as 21:10:49 »

... Porque esse circuito tem 2 partes iguais?

Porque é stéreo? (veja que está escrito "canal direito" e "canal esquerdo").

Abraços.
Registrado
guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« Responder #8 : 07 de Agosto de 2013, as 21:22:47 »

Valeu galera, me deram muitas ideias, e opções, agora vou começar a pensar qual é a melhor para mim. Obrigado pela ajuda, a todos.
Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
nillo
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 185

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 0



« Responder #9 : 05 de Dezembro de 2013, as 10:02:41 »

Aproveitando o tópico...
Estou tentando fazer um strobo (sequencial, luz rítmica..etc) utilizando 15 leds de 1w (3,2v -300~380mA) ligados em série. Minha ideia é fazer o controle através de um pic, arduino ou porta paralela do pc, porém, por hora vou utilizar um circuito simples com 555 para fazer os testes. Meu maior problema é desenvolver a parte de acionamento isolada da interface de controle. Pensei em utilizar optoacoplador e mosfet como no circuito abaixo, mas não sei como adaptar para utilizar com a fonte de alimentação que comprei para os leds.

referência: http://www.sabereletronica.com.br/artigos-2/1244-coleo-de-rels-de-estado-slido?showall=&start=1

O drive que comprei para fazer a alimentação dos leds é de corrente constante: http://dx.com/p/zndiy-bry-dp-18w-driving-power-supply-for-12w-18w-led-lamp-green-black-yellow-243012 especificações: Input voltage: AC 85~265v; Output voltage: DC 38~58V; Output current: 300mA
Vocês poderiam me ajudar a desenvolver essa parte do acionamento dos leds?
Obrigado!

só para completar: na verdade a intenção é fazer 5 refletores. Cada refletor com 15 leds de 1w. Um drive (fonte) de alimentação por refletor. E conseguir acionar (acender/apagar) cada refletor independentemente.  
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2013, as 10:30:33 por nillo » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 05 de Dezembro de 2013, as 12:30:46 »

Citar
Vocês poderiam me ajudar a desenvolver essa parte do acionamento dos leds?
Obrigado!

Basicamente o que você já descreveu já deveria funcionar, com algumas ressalvas:

- Se quiser não precisa haver o isolamento elétrico com o acoplador óptico. É mais usado para controlar com tiristores uma carga AC ligada na rede.  Como a fonte dos leds é chaveada e muito possivelmente isolada, não há muito problema não ter a isolação na interface.

- Para controlar o elemento chaveador (MOSFET) com circuitos lógicos ou microcontrolados, só precisa se ater ao nível de tensão do gate (Vgs threshold) mínimo pra ele ligar plenamente. Geralmente com 3 ou 4V no gate são insuficientes num IRF640 para ele ligar totalmente, aí teria que ter um estágio prévio com transistor bipolar e fonte de 10 ou 12V (como no transistor do acoplador óptico do seu desenho) pra poder ter uma tensão maior no gate. Nesse caso você precisa ter uma fonte a mais, além da fonte de 5V ou 3,3V do controlador.
Ou arrume MOSFET de acionamento com nível lógico (os IRLxxx).

- A fonte dos LEDs nada mais é do que uma fonte chaveada com saída com um regulador de corrente. Isso é, a fonte consegue fornecer até 300mA e vai ajustar automaticamente a tensão de saída pra que na carga a corrente nunca ultrapasse os 300mA. Então se usar mais leds, a tensão na saída será maior, se usar menos leds a tensão na saída será menor.  Basta ligar os seus leds em série com a fonte e no final colocar o MOSFET (como no seu desenho: os leds vão no lugar da carga e a saída (positivo) da fonte vai no ponto onde está escrito 12 a 100V.

-
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
nillo
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 185

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 0



« Responder #11 : 05 de Dezembro de 2013, as 16:15:28 »

Obrigado Xformer! Pelo fato da fonte ser chaveada achei que era necessário isolar. No caso para continuar utilizando o IRF640 ficaria assim?
Não sei se eu interpretei corretamente o datasheet, mas diz que precisa de -20v a +20v de tensão de gate. No caso eu precisaria de 12v por causa da corrente e tensão que estou chaveando para os leds? E em relação a corrente? Quanto seria necessário?


Se eu utilizar um IRL??? ficaria assim? Devo me preocupar com a corrente que meu controle pode fornecer para chavear o IRL (nesse caso o IRL estaria chaveando 38~58v - 300ma )?
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2013, as 16:23:30 por nillo » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 05 de Dezembro de 2013, as 17:29:16 »

No primeiro desenho, o gate do MOSFET precisa ser ligado ao coletor do NPN, e o resistor tem que subir também (pode sr 1k ohm). O emissor do NPN vai aterrado diretamente. Fica assim: +12V -> resistor de 1k -> gate do MOSFET e coletor do NPN (pode ser um BC546 547 548 549).   

Do jeito que está (no emissor), sempre vai ter uma tensão baixa e insuficiente pra acionar o MOSFET. O lance é que o MOSFET será acionado com lógica negativa (nível baixo na saida do controlador para a base do NPN). Se quiser acionar com lógica positiva (nível alto na saída do controlador) basta colocar dois estágios de NPN (cada estágio é uma porta inversora).  Já que vai controlar 5 conjuntos, pode usar um ULN2003 como driver (tem 6) dos MOSFETs.

No caso dos MOSFETs logic level, tipo IRL, o circuito é assim mesmo e não se preocupe com a corrente consumida pelo gate dos MOSFETs, é quase zero (talvez um IRLZ44 funcione, mas a tensão máxima de dreno dele é 60V muito perto da fonte, o IRL530 aguenta até 100V no dreno, se achá-lo é perfeito). Talvez seja necessário colocar um resistor de 10k do gate para o terra para haver o rápido desligamento do MOSFET quando houver a comutação (descarregar a carga que fica no gate) .

Os MOSFETs vão funcionar como chaves (interruptores) eletrônicos rápidos. Se não fosse comutar rapidamente (caso do strobo), poderia usar relés (ficaria isolado, mas lento).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
nillo
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 185

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 0



« Responder #13 : 06 de Dezembro de 2013, as 14:29:21 »

Entendi o erro que cometi no primeiro circuito. Achei interessante a ideia de utilizar o ULN2003 visto que, pelo pouco que pesquisei, não é muito fácil encontrar o IRL530. Tentei entender como poderia utiliza-ló mas não sei se está correto:
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2013, as 15:07:07 por nillo » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #14 : 06 de Dezembro de 2013, as 14:50:30 »

Precisa ter um resistor (1k, não muito mais do que isso) do pino 16 e demais (cada saída dele)  para os 12V, senão o ULN2003 não funciona pra acionar o MOSFET.  O ULN2003 tem transistores em coletor aberto, portanto só com resistor de pull-up pra ter tensão na saída.

Seu circuito de controle pode ser alimentado com mais de 3 ou 4V.  Circuitos TTL são alimentados com 5V.  Se for CMOS pode até ser mais.  Se for microcontrolado pode ser 5V (PICs 16F, AVRs, etc) ou menos (ARMs, MSPs, com  3,3V)
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal