Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 10:07:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Interface de Áudio - Home Studio  (Lida 19127 vezes)
Marcel.
Visitante
« : 14 de Agosto de 2013, as 11:53:32 »

Fala, pessoal. Tudo beleza?

Então... Estou tentando ajudar a desenvolver uma idéia de um amigo sobre o início da montagem de um estúdio de gravação.
Ando pesquisando e lendo bastante a respeito, mas sempre ficamos com algumas dúvidas e algum frio na barriga de gastar uma nota no equipamento errado.

Resolvi tentar colher a opinião de vocês sobre o assunto.

Sabendo que a idéia é montar um home studio com qualidade de gravação TOP e que não se precisa de muitas entradas, já que não se pretende gravar baterias (inicialmente), qual a melhor interface de áudio que podemos ter hoje? Ou qual a melhor na opinião de vocês, tentando agregar a questão da qualidade de gravação TOP e sem gastar mais, desnecessariamente, com mil entradas ou dispositivos que não se vai usar?

PS. 1: Sei que esse é um assunto muito controverso e que geralmente dá polêmica, mas vamos lá mesmo assim... hahaha
PS. 2: Sei que a qualidade da gravação depende E MUITO da "mão" do técnico, mas, por hora, vamos esquecer um pouco disso e focar na interface, individualmente.

Abrazos, manolos!
Registrado
eduguitarhacker
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 438

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 11



WWW
« Responder #1 : 14 de Agosto de 2013, as 12:00:15 »

Ja usei as interface da M-Audio Fast Track Ultra e a Fast Track Pro. E são muito tops... A Pro você acha por um preço bem razoável e não senti diferença sonora entre ambas, somente a quantidade de entradas.

A Ultra ja usei muito com VS, usava ao vivo, conectada no note com o Nuendo. Sem problemas, qualidade sonora impecável!

Tem tambem as versões em PCI, agora não sei te falar qual é a melhor.
Registrado

Marcel.
Visitante
« Responder #2 : 14 de Agosto de 2013, as 12:04:50 »

Então. Pelas minhas pesquisas, decidi que as interfaces externas costumam ser melhores/mais procuradas/mais adequadas pra meu uso.

Como eram os prés dessas duas interfaces, edu? Isso conta muito...

Já tive uma M-audio Audiophile 2496, que era bem legal (apesar de, na época, eu não saber usar devidamente - percebendo isso hoje), mas passei um bom tempo sem usar e, das últimas que soube dela, tinha queimado (sozinha) e tava causando curto no pc, então tive que retirá-la.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2013, as 12:07:48 por Marcel. » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #3 : 14 de Agosto de 2013, as 12:17:27 »

Se a qualidade é pra ser top, então fuja das submarcas como M-Audio e vá procurar coisas como Apogee ou marcas mais recentes usadas em estúdios profissionais de verdade!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
gilbertgawan
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 53

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 2



« Responder #4 : 14 de Agosto de 2013, as 13:13:24 »

O nova onda pra home studio é a focusrite scarlett. Caso for usar em desktop interfaces com entrada firewire ou placas off boards podem ser uma boa t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum).
Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #5 : 14 de Agosto de 2013, as 13:23:56 »

Procura por interfaces da MOTU, pois a qualidade é top.
Registrado
Godom
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 176

Obrigado
-Dado: 11
-Recebido: 1



« Responder #6 : 14 de Agosto de 2013, as 13:31:39 »

Olá Marcel,
na ordem abaixo:

Apogee Ensemble
Motu 828 MK3
Digidesign Digi 003.

As interfaces da Maudio são lixo, assim como qq produto deles. As Focusrite Scarlett têm excelentes conversores (pelo preço) porém os prés são discutíveis. Presonus é o inverso, prés bons e conversores sofríveis.
 Infelizmente áudio profissional de qualidade é e sempre foi sinônimo de preços altos!
Abraços e boa sorte!

Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #7 : 14 de Agosto de 2013, as 16:41:31 »

É... as que eu tenho muito visto falar são a Motu MK3, Presonus (estava pensando seriamente na 1818VSL, bom preço) e a Focusrite Scarlett.

A Apogee e a Digidesign eu não conhecia...

Pesquisando em 10, 9, 8, 7, 6, 5...

Obrigado(s) pelas dicas!


 Legal!

-----
A Apogee e a Digidesign são caras, hein? \oo/

A Focusrite Scarlett 18i6 parece bem interessante. O preço também...

Mas não deve ser a toa que as duas primeiras são absurdamente mais caras, né? =/
« Última modificação: 14 de Agosto de 2013, as 16:55:03 por Marcel. » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #8 : 14 de Agosto de 2013, as 17:34:12 »

Pode ter certeza que não é à toa! Legal!

Há determinados investimentos que, se bem pensados, podem fazer grande diferença! Se sua idéia é qualidade top, não tem muito pra onde correr...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Godom
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 176

Obrigado
-Dado: 11
-Recebido: 1



« Responder #9 : 14 de Agosto de 2013, as 18:18:18 »

Marcel, se vc quer qualidade top, é por aí a conversa.
Abraços.
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #10 : 14 de Agosto de 2013, as 18:59:50 »

Citar
PS. 1: Sei que esse é um assunto muito controverso e que geralmente dá polêmica, mas vamos lá mesmo assim... hahaha

Eu começaria procurando um Studer A-80 ou A-824  Cheesy

Cara, interface é um termo muito genérico para esse caso, tudo que fica entre os microfones e a maquina que vai registrar, seja analógica ou digital, são "interfaces", no plural.

Ou será que você está necessariamente se referindo aos conversores AD/DA ou CODECS de áudio ?

Se for só isso, o Alex e o Godom já resumiram tudo.

Mas não só com bons conversores AD se monta um home-studio TOP, tem muita tranqueira no meio que também precisa ser boa.
Se você quiser dicas de mic. preamps é só escrever.

abraços

Guilherme
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #11 : 14 de Agosto de 2013, as 20:15:55 »

Guilherme, fala mais sobre esse Studer A-80 e A-824...?
Minha intenção com a palavra "interface" foi no sentido de conversor AD/DA, o que vai captar o som dos instrumentos e mandar pro meu DAW. Com codecs de áudio você se refere a quê, exatamente? Asio4all etc., não? Sobre o que vai mais no meio do caminho, preciso estudar mais ainda.... Calma, tou aprendendo ainda, daqui a pouco chego lá... hehehehe

E, cara, tou lendo bastante sobre mics também! Aprendendo muuuuuita coisa que não fazia idéia! Preamps pra gravação (independentes daqueles usados nos amplificadores de baixo e guitarra) e fora os tão falados, que já são agregados internamente às interfaces de áudio, eu ainda tou um pouco perdido. Dicas são muito mais que bem-vindas, sim!  Grin

Agora realmente, talvez 5 mil reais numa interface dessa, pra mim, agora, ia ser um pouco demais pra começar, vou ter que ficar no meio termo mesmo, como home studio mediano. Algo entre R$1.500,00 e 2 mil (no máááximo), acredito... Provavelmente vai ficaria pra um futuro upgrade, a médio prazo.

Fiquei bem balançado pra essa Focusrite (nome horrível, _) Scarlett 18i6.

Mas foi ÓTIMO vocês terem sugerido essas interfaces TOP mesmo, pois agora eu já sei por onde procurar!!

Um abraço a todos!
Registrado
zekkez
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 477

Obrigado
-Dado: 24
-Recebido: 33


« Responder #12 : 14 de Agosto de 2013, as 21:20:06 »

Coisas importantes foram ditas acima.
Se você já possui uma boa estrutura para gravação, faz sentido investir numa interface top.
Mas não é correto, por exemplo, associar um Avalon com microfones Behringer ou LeSon.  Huh?
Lembre-se que uma corrente é tão forte quanto o elo mais fraco.
E as vezes o elo mais fraco é o próprio operador. (meu caso)  Cheesy
 
Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #13 : 14 de Agosto de 2013, as 22:22:29 »

Acredito que uma interface com uns 4 ou 6 canais já seria ótimo pra começar e ainda sobraria grana pra outros equipamentos como microfones e bons cabos.

Se possível pega uma interface que seja Firewire, pois o barramento USB é muito concorrido atualmente e se for usar um notebook nem se fala. Mesmo o USB 3 sendo muito rápido, ainda pode haver gargalos e quem sabe vão gerar um pop ou click justamente naquele take de execução perfeita.

Se optar por USB pode tentar desabilitar alguns periféricos que usam o barramento na hora das gravações.
Meu notebook mesmo tem algumas placas que são conectadas a placa mãe via USB (internamente) e quando vou gravar 3 ou mais canais simultaneamente procuro ir no gerenciador de dispositivos e desabilita o que der pra não correr risco.

Aproveitando a deixa vou te indicar comprar de início um microfone Shure SM-57 (original, cuidado com as falsificações) e um MXL 990.
Lembrando que os microfone condensadores tem uma sensibilidade bem alta e se a sala num tiver o mínimo de tratamento pode acabar captando o cachorro do vizinho, uma buzina na esquina, aquelas motos com canos infernais, ...
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #14 : 14 de Agosto de 2013, as 22:57:03 »

Hoje em dia já é possível comprar microfones de condensador de diafragma grande ou pequeno e mesmo de fita (ribbon) com preços bem mais baixos que outrora, porém com alguns upgades podem vir a ter boa qualidade. 

O importante é estar antenado, particiar das comunidades, blogs e fóruns sobre todos esses elementos que compõem um estúdio. Afinal, se acredita em sua capacidade de montar circuitos, pode tentar montar parte das cosas que precisará, assim como prés e phantom powers para os mics, por exemplo.

Experimentar é fundamental!

Mas se não tiver dinheiro de verdade para investir, esqueça essa estória de "Top" e procure um bom custo/benefício em termos de conversor de áudio analógico para digital! Tudo passará por ele! E não adianta gravar um monte de lixo achando que o plugin milagroso irá transformar em ouro!

Monitoração de referência é importante também! Se não irá gravar coisas boas de se ouvir apenas no seu Home Studio...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 24 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal