Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 06:30:33


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Conversão 240v - 120v e autotransformador  (Lida 11330 vezes)
miesso
Visitante
« : 09 de Setembro de 2013, as 19:01:47 »

Prezados,

Estou com um amp em vista que é padrão europeu (240v) sem chaveamento para o padrão de São Paulo. O atual dono utiliza com um autotransformador mas li que, além do inconveniente de carregar o transformador, existem riscos em caso de surtos elétricos.

Gostaria de saber se é possível alterar internamente o transformador do amp dispensando o uso de um transformador/autotransformador externo e se é um serviço simples de ser executado.

Grato!
Registrado
rafammbass
Visitante
« Responder #1 : 09 de Setembro de 2013, as 19:14:10 »

Uma vez eu peguei um amplificador Epiphone de um amigo, com esse esmo "problema".

Foi só abrir o amplificador e encontrar o tap de 115V no transformador.

Dê uma pesquisada no  Procure para ver se encontra alguma foto das entranhas dele. Qual modelo é?
Registrado
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #2 : 09 de Setembro de 2013, as 19:26:06 »

Buenas

Seja bem vindo.

Informe a marca e o modelo do mesmo, pois sendo este forum é muito frequentado, inclusive fora do país, provavelmente alguém te ajudará
Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #3 : 09 de Setembro de 2013, as 20:34:47 »

Se o transformador de força não tiver tap de 127, tem que mandar reenrolar o transformador, ou então troca-lo.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #4 : 10 de Setembro de 2013, as 07:28:10 »

Olá Gfassuncao

Mesmo que seu amplificador não tenha o ponto no enrolamento para 115V, ainda tem jeito. Os amplificadores ingleses normalmente não tem tomada para 115V ou 127, que é o caso da rede brasileira, tendo só a entrada para 240V. Eu resolvi este problema no amplificador de um amigo com um autotransformador de núcleo toroidal. Por ser pequeno, foi fácil de embutir a peça extra dentro do gabinete.

O que vai proteger o amplificador dos surtos de tensão será o fusível do aparelho. Um autotransformador neste caso não altera em nada as condições de trabalho.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #5 : 10 de Setembro de 2013, as 08:34:41 »

Eu resolvi este problema no amplificador de um amigo com um autotransformador de núcleo toroidal. Por ser pequeno, foi fácil de embutir a peça extra dentro do gabinete.

Amigo Eduardo onde eu consigo um desses? Alguém tem alguma dica de alguma marca?

Eu comprei um que faz uma barulheira (vibra muito)...

Abraços!
Registrado

Guitar Craft
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #6 : 10 de Setembro de 2013, as 17:30:01 »

Os ingleses não são assim tão obtusos. Em algumas marcas (como a Orange) os transformadores possuem os taps no primário, mas o fabricante simplesmente deixa os fios desligados e isolados (economizando uma chave seletora). Dê uma olhada lá dentro...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 10 de Setembro de 2013, as 17:44:15 »

Sobre o autotransformador toroidal, essa empresa faz (se ainda existir):
Transformadores Plancton
R. Carmo do Paranaíba, 29 - Vila Jacuí  São Paulo, 08062-185
(11) 2041-2929

Uma vez eu pedi um orçamento, falei com um cara por telefone, enviei por email e nada de orçamento. O atendimento é ruim.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #8 : 11 de Setembro de 2013, as 06:52:09 »

Amigo Eduardo onde eu consigo um desses?

Eu mandei fazer na Líder.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
brunosousa
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 172

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 25



« Responder #9 : 24 de Maio de 2015, as 17:09:47 »

Olá amigos, boa tarde.

Comprei uma amplificador Peavey studio Pro 112 usado. Está em bom estado, funcionando direitinho e tal. Mas ele é 110v e minha rede (Palmas-TO) é 220v. Gostaria de saber as especificações de um autotrafo para ligar ele corretamente. Ou a possibilidade de instalar um internamente antes do transformador do amp.

No painel traseiro vem escrito:

120 VAC
60Hz
200W

e o transformador dele entram dois fios (um preto e um azul) e saem 3 fios vermelhos.

Desde já agradeço.
Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 24 de Maio de 2015, as 18:16:54 »

No painel traseiro vem escrito:

120 VAC
60Hz
200W

e o transformador dele entram dois fios (um preto e um azul) e saem 3 fios vermelhos.

Oi Bruno !

Compre um autotransformador (externo) de 300VA ou 500VA já que o amplificador consome 200W (isso não significa a potência de saída para os falantes) . Alguns modelos permitem tanto a conversão de 220V para 127V, como o contrário de 127V para 220V, apenas mudando onde ligamos o chicote de força (no corpo do transformador tem duas tomadas), então precisa atenção para usar desse tipo.
Alguns estabilizadores de computador também fazem essa conversão, um entre 300VA a 500VA.

Se for trocar o transformador da fonte, também precisa trocar e dimensionar corretamente o fusível, bem como as tensões de trabalho da chave liga-desliga. Por isso é melhor deixar do jeito que está e comprar o autotransformador mesmo.

As cores dos fios do transformador:
Primário: preto = neutro e azul=fase

Secundário: está esquisito, normalmente seriam dois de uma cor e um de outra (o do terra) para fazer uma fonte simétrica.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
brunosousa
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 172

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 25



« Responder #11 : 04 de Julho de 2017, as 10:57:43 »

Ressucitando o tópico...

Pessoal comprei um Laney LC15 de 15w rms, 110v. Como minha rede ainda é 220v, já que moro na mesma cidade, preciso de um autotransformador para ligar ele. No manual o consumo de energia é de 50w, mas no painel traseiro está escrito consumo max de 100w. Quanto seria o VA ideal para um autotrafo?
« Última modificação: 04 de Julho de 2017, as 11:01:14 por brunosousa » Registrado

Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #12 : 04 de Julho de 2017, as 11:31:52 »

Considerando o usual Fator Pinóquio dos fabricantes de transformadores comerciais, eu usaria um de 200VA. Até porque teria espaço para o caso de você precisar ligar mais algum equipamento.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
brunosousa
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 172

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 25



« Responder #13 : 04 de Julho de 2017, as 11:55:21 »

Muito obrigado. Como faz esse cálculo?
Registrado

rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #14 : 04 de Julho de 2017, as 12:47:42 »

V=r.i => i=110V/100W => i=1,1A
VA (Volts x Amperes) 1,1x110 = 121VA de Consumo máximo.

Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.058 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal