Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 11:11:06


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Re: Fender Frontman 212R distorcendo (Resolvido)  (Lida 3826 vezes)
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« : 14 de Setembro de 2013, as 00:08:07 »

Estou com um amplificador deste distorcendo na saída; e este amplificador tem fama de ser "muito clean" no canal "clean".  Ouvindo, dá impressão que está com leve drive.  Já esquentei a "mufa" e não cheguei a nenhuma conclusão. Os transistores da saída estão bons.  As fontes estão normais (+ 41,7V e - 41,7V) principal, e (+16,7V e -16,7V) no pré.  Não têm tensão DC na saída.

Achei num fórum gringo um usuário com um problema igual ao meu, sendo que lá era solda fria, que é muito comum, nestes últimos fender, que usam solda desprovida de chumbo.
http://music-electronics-forum.com/t22304/

Como dá par usar direto a entrada power in; desta forma isolando os prés.  Foi o que fiz, e usando osciloscópio, onde dá para ver que o problema está na saída do op-pamp U6; o sinal entra limpo no pino 5 e já sai distorcido no pino 7, logo pensei é mole, é só trocar o TL072 que resolve, então troquei e continuou a mesma coisa!  

Também já ouvi dizer, que pelo fato do uso desta solda desprovida de chumbo, depois de algum tempo, causa oscilação de RF, que é amplificada (mas não ouvida), e que através da linha de realimentação (uma amostra do sinal da saída) é reaplicado no pino 6 do op-amp, e causa esta distorção.

Não consegui identificar o problema, e estou expondo, para que alguém possa analisar e me ajudar entender o que pode estar acontecendo.

Aqui está o link do esquema: http://support.fender.com/schematics/guitar_amplifiers/FM212R_schematic_Rev-A.pdf  caso alguém queira dar uma olhada.

Abraços,
Alfredo  
« Última modificação: 28 de Setembro de 2013, as 20:53:54 por Alfredo Padrao » Registrado

jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #1 : 14 de Setembro de 2013, as 00:51:59 »

Alfredo, peguei um amp igual com o mesmo defeito e o problema não estava nos transistores de saída e sim no par 2sa1013 e 2sc2383. No meu caso fui tirando os transistores 1 por 1 e testando até chegar ao problema. como não achei os originais coloquei uns substitutos no lugar (não lembro quais) e ficou perfeito.
Registrado

Belo Horizonte - MG
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #2 : 14 de Setembro de 2013, as 01:01:35 »

jplavareda, Obrigado pela atenção.  Amanhã vou dar uma olhada, e quando chegar a uma conclusão, posto o resultado.  Espero que seja isto.

Abraços,
Alfredo
Registrado

GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #3 : 14 de Setembro de 2013, as 12:47:59 »

A saída no U6 terá a forma distorcida mesmo, isso é por que tem diodo fazendo clipagem. Se retirar ou levanta um dos terminais do R67 vera que a distorção na saída do CI desaparece. Mas inda continuara a distorção o amp.

Veja os transistores indicado pelo jplavareda, e da uma conferida nos valores dos resistores do power.
Registrado

Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #4 : 14 de Setembro de 2013, as 14:29:38 »

GrAmorin, obrigado pela atenção!  Não é distorção por ceifamento, que neste caso seria igual nos dois semi-ciclos (positivo e negativo).  O que ocorre é: considerando o eixo do osciloscópio como fererência, eu tenho o sinal entrando de forma simétrica no pino 5, e o sinal amplificado saindo no pino 7, sendo que o sinal positivo têm 5x a amplitude do sinal negativo.

A informação do jplavareda procede.  Encontrei o Q12 (2SA1013) com leve fuga de coletor para emissor.  Agora na parte da tarde vou colocar outro, espero que seja só isto.

Abraços,
Alfredo

-----
jplavareda  Legal! Valeu pela informação!  Está resolvido, era realmente o Q12 (2SA1013) com fuga; e só ele.

Abraços,
Alfredo
« Última modificação: 14 de Setembro de 2013, as 19:26:58 por Alfredo Padrao » Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 23 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal