Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 16:32:30


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Melhorando distorção de Meteoro  (Lida 18321 vezes)
David_Ce
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 606

Obrigado
-Dado: 464
-Recebido: 51



« : 17 de Abril de 2010, as 15:17:49 »

          Bom, esse tópico é mais um case report de um esquema que acabei de fazer aqui em casa, seguinte:
         Amigo meu tinha um caixa meteoro nitrous drive quebrada e pediu pra eu dar uma olhada e nada mais era um capacitor estourado (Já peguei três caixas desse modelo com esse mesmo defeito), troquei e falei pra ele que podia tentar melhorar a distorção dela, e ele deu autorização pra que eu fizesse o que achasse necessário.
        Troquei os benditos capacitores, e olhando a placa vi que o C.I. que ele usava era um LF353, verificando o datasheet, vi que era similar ao TL072 e afins (ou seja, um duplo amplificador operacional), então troquei o esse CI e a distorção melhorou bastante, ficou menos embolada...
         Aí fui um pouco mais além e vi que a clipagem da distorção era feita com leds e resolvi aplicar a tão conhecida mod+++ do Betoknight e consegui ter três timbres de distorção na mesma caixinha.
         Desculpem o post grande, mas resolvi escrever porque essa é uma caixinha bem comum pra quem tá iniciando e não gosta da distorção dela, mas como não tem nada melhor acaba sendo obrigado a usá-la.
        E outra foi porque, consegui resolver o defeito da caixa, trocar o CI porque olhei no datasheet e fiz a modificação...e o que vocês tem a ver com isso? Simples, tudo o que fiz foi com coisas que aprendi com o pessoal daqui...Achar defeitos em pedais (por extensão, a caixa), olhar datasheet, confeccionar uma plaquinha e utilizar a modificação.
Então quero só agradecer a todos que ajudam o fórum a ser o que é, e para quem tá iniciando, não desistam, com o tempo a gente acaba pegando o jeito da coisa.
Valeu pessoal do HM!
Registrado
David_Ce
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 606

Obrigado
-Dado: 464
-Recebido: 51



« Responder #1 : 22 de Abril de 2010, as 12:10:34 »

Cara, dá uma olhada na parte de modificações na página inicial do fórum, lá tem detalhado e com imagens como fazera mod.
Abraço!
Registrado
Onurb
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 49

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 10



« Responder #2 : 13 de Agosto de 2010, as 11:13:08 »

tabem tenho esse meteoro nitruos driver

o pre-amp dele é muito ruim

entao tirei o pre-amp e o som fico otimo para pedais e pedaleiras

antes num dava pra usa ela com pedais ou pedaleiras Guitarrista
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #3 : 13 de Agosto de 2010, as 11:18:13 »

David_CE,

Muito bom ler esse seu "report", é por aí mesmo!!! Palmas
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
guii_music
Visitante
« Responder #4 : 07 de Setembro de 2010, as 22:01:13 »

Então pessoal... Esse foi o meu primeiro amp, achava ele fantástico com sua distorção "agressiva". Mas tudo passa...
Ele não estava me atendendo mais, pois minha pegada agora é Vintage Rock e Rock Britânico. Como todos sabem, tenho um set de pedais então o amp naõ é problema pra mim pois o meu som está em sumo, nos pedais. Esse amp estava distorcendo meu som no modo clean, principalmente com o Equalizador e o compressor ligados ao mesmo tempo. Conclui que esse problema era do amp, pois num meteoro space que eu toco ao vivo aqui na igreja, ele não distorce nem um pouco. Então li esses reports e me animei a resolver esse problema. Entrei em contato com o Onurb, que gentilmente me explicou sua modificação e me passou o esquema original do Marshall 15W (Que é na verdade esse amp).
Fiz o seguinte:
Converti totalmente o amp para o Marshall 15W, Substitui o R17 (390K + Capacitor de 470pF) pelo de 100K e Troquei o Ci para JRC 4558D(Vale ressaltar o D). O Drive melhorou muito, Limpou os sujos pois reduziu reduziu aquele ganho excessivo, mas o meu foco era o clean, poxa! Mas era aquela distorção bem feia mesmo, tipo drive de entrada de placa de som.
Então, analizando o diagrama, percebi que a impendância de entrada (R1) contava com um resistor de 330K ( eureka!) Palmas  Troquei o mesmo para um resistor de 1M e o amp mudou da água para o vinho. Não distorcia mais e o drive limpou pra caramba (Lembrando, um pouquinho mesmo, o Tube Screamer (Acho que era porque estava de madrugada Embarrassed). Agora ele atende minhas necessidades! Já tinha ele há três anos, agora não me desfaço dele por um bom tempo.
Fotos do Mod:
A placa com as peças já substituídas:


Os componentes trocados:




Agradecimentos ao Onurb e ao David_Ce
« Última modificação: 08 de Setembro de 2010, as 21:14:18 por guii_music » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #5 : 08 de Setembro de 2010, as 08:00:02 »

cadê? eu n consigo ver as fotos.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
guii_music
Visitante
« Responder #6 : 08 de Setembro de 2010, as 21:11:35 »

Como assim? Eu coloquei elas sim, estou vendo elas agora, usei mo img para ela aparecer direto... Deve ser problema no firefox, vou postar só os links:

A placa com as peças já substituídas:
http://i559.photobucket.com/albums/ss37/Guii_music/Foto0303.jpg

Os componentes trocados:
http://i559.photobucket.com/albums/ss37/Guii_music/Foto0304.jpg

O dito cujo:
http://i559.photobucket.com/albums/ss37/Guii_music/Foto0305.jpg

* O problema era no código das fotos, o photobucket me mandou um lado IMG e do outro img (minúsculo)
« Última modificação: 08 de Setembro de 2010, as 21:16:18 por guii_music » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #7 : 09 de Setembro de 2010, as 05:15:42 »

agora sim consigo ver!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
bec2010
Visitante
« Responder #8 : 13 de Setembro de 2010, as 23:17:58 »

Que legal. Me adimira que o amp já não venha de fábrica com estas alterações. Não acredito que os engenheiros da Meteoro não sejam capazes de fazer um bom amp quando que handmades hobbistas conseguem melhora-lo com um custo risível. A Meteoro deve ter algum "acerto" com as marcas gringas, só pode...
Registrado
afonsolirio
Visitante
« Responder #9 : 14 de Setembro de 2010, as 19:21:38 »

Dae Galera...
Tenho um Meteoro nitrous 100, será que consigo fazer algumas modificações nele para ter um timbre mais agradavel???
queria um som mais cristalino, mais agudos. seu drive tem muito ganho, soa muito fuzz apartir do 5...

existem modificações???
Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #10 : 14 de Setembro de 2010, as 20:22:32 »

Dae Galera...
Tenho um Meteoro nitrous 100, será que consigo fazer algumas modificações nele para ter um timbre mais agradavel???
queria um som mais cristalino, mais agudos. seu drive tem muito ganho, soa muito fuzz apartir do 5...

existem modificações???


sim!

troque os prés, o power e os falantes! brincadeira

primeiramente precisamos analizar o projeto antes de tudo, depois pensar o que modificar,

voce tem o esquema dele?
Registrado
guii_music
Visitante
« Responder #11 : 14 de Setembro de 2010, as 21:25:20 »

Que legal. Me adimira que o amp já não venha de fábrica com estas alterações. Não acredito que os engenheiros da Meteoro não sejam capazes de fazer um bom amp quando que handmades hobbistas conseguem melhora-lo com um custo risível. A Meteoro deve ter algum "acerto" com as marcas gringas, só pode...

Então... O lance é que, no mundo da música, na maioria das vezes, preço = qualidade. E esse amp é bem barato, tem um som razoável para principiantes que possuem apenas a guitarra, e fornece um volume alto com baixa saturação no falante. Então, no quesito de "mercado", a meteoro pensou bem, projetou um amp similar aos amps de iniciantes lá de fora, fez umas modificações para a distorção soar melhor que a dos outros amps "comuns" dessa faixa, e jogou no nosso mercado. Eu já presenciei várias vezes a situação: Um iniciante chega na loja e diz:"Quero uma guitarra e um amp só. Mas pra aprender mesmo, e bem baratinho porque não quero nada tão profissional". E  foi isso o que aconteceu comigo, começei com um meteoro nitrous drive e uma strato da Eagle  Cry .

Dae Galera...
Tenho um Meteoro nitrous 100, será que consigo fazer algumas modificações nele para ter um timbre mais agradavel???
queria um som mais cristalino, mais agudos. seu drive tem muito ganho, soa muito fuzz apartir do 5...

existem modificações???


Sim. Você pode identificar o capacitor de tone para agudos e substituí-lo por menor valor, se não adiantar, coloque um treble booster nele.
Enquanto ao drive, é só trocar os CI's, Transistores, Diodos de Clip, e substituílos para ver qual fica melhor no amp. Pode Aumentar o resistor de off-set do CI tambem para abaixar o ganho do drive
Registrado
Diego Costa
Visitante
« Responder #12 : 30 de Janeiro de 2011, as 21:51:35 »

Galera, desde já peço desculpas pela minha duvida idiota, mas apesar de pesquisar bastante no forum tem muita coisa que eu não entendo ainda ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ. Peço desculpas t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) por ressucitar o topico, mas estou fazendo isso só pra não criar outro, mesmo sabendo que esse se encontra no OffTopic.

Seguinte: Conforme foi mencionado nesse topico, dei uma analisada em meu empli e percebi uma coisa:

Encontrei dois LEDs vermelhos no circuito, e olhando as trilhas percebi que estão ligados em paralelo, porem inversamente polarizados entre si (da mesma forma que é mostrado na MOD+++ do Betoknigth).

Agora vem a duvida idiota: Existe alguma possibilidade de esses 2 LEDs serem os elementos de Clipping?

Sei que essa pergunta fica meio sem lógica se não tiver o esquemático em mãos (procurei, mas não achei, infeizmente). Estou pensando em melhorar a distorção e o som geral do meu ampli, e pretendo fazer essa Mod que o Betoknigth mostrou no artigo. Acredito que não danificará o ampli por ser apenas uma "substituição de Diodos".

Não sei se ajuda, mas tenho fotos da placa + trilhas se alguem quiser.

Agradeço o auxilio.

Abraços à todos.
Registrado
guii_music
Visitante
« Responder #13 : 30 de Janeiro de 2011, as 22:09:42 »

Galera, desde já peço desculpas pela minha duvida idiota, mas apesar de pesquisar bastante no forum tem muita coisa que eu não entendo ainda ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ. Peço desculpas t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) por ressucitar o topico, mas estou fazendo isso só pra não criar outro, mesmo sabendo que esse se encontra no OffTopic.

Seguinte: Conforme foi mencionado nesse topico, dei uma analisada em meu empli e percebi uma coisa:

Encontrei dois LEDs vermelhos no circuito, e olhando as trilhas percebi que estão ligados em paralelo, porem inversamente polarizados entre si (da mesma forma que é mostrado na MOD+++ do Betoknigth).

Agora vem a duvida idiota: Existe alguma possibilidade de esses 2 LEDs serem os elementos de Clipping?

Sei que essa pergunta fica meio sem lógica se não tiver o esquemático em mãos (procurei, mas não achei, infeizmente). Estou pensando em melhorar a distorção e o som geral do meu ampli, e pretendo fazer essa Mod que o Betoknigth mostrou no artigo. Acredito que não danificará o ampli por ser apenas uma "substituição de Diodos".

Não sei se ajuda, mas tenho fotos da placa + trilhas se alguem quiser.

Agradeço o auxilio.

Abraços à todos.
Cara,
Existe 99% de chance desses serem os diodos de clipping, para confirmar, plugue a guitarra no amp, ligue o drive, toque e veja se os leds acendem conforme você toca.
Diodos de germâno e silício são uma excelente pedida para clipping, pois acho que os leds deixam o som feio quando em baixos níveis de ganho...
Boa sorte
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2011, as 22:11:35 por guii_music » Registrado
Diego Costa
Visitante
« Responder #14 : 31 de Janeiro de 2011, as 08:43:22 »


Cara,
Existe 99% de chance desses serem os diodos de clipping, para confirmar, plugue a guitarra no amp, ligue o drive, toque e veja se os leds acendem conforme você toca.
Diodos de germâno e silício são uma excelente pedida para clipping, pois acho que os leds deixam o som feio quando em baixos níveis de ganho...
Boa sorte

Desculpem a caixa alta, mas...  PERFEITO GUIIIII Palmas

Até então eu não sabia que os LEDs deveriam acender, achava que o "normal" seria eles se manterem apagados. MAs fiz o que vc disse, e de fato eles acenderam. Fiz outros testes e percebi o seguinte:

Meu ampli tem praticamente "5 canais" diferentes, e um seletor para captação ativa e passiva. Pois bem, com a chave em Ativo os LEDs acenderam mais fracos, pois essa opção reduz o nivel de entrada no ampli. Com a chave em Passivo eles acenderam com brilho mais forte em relação ao Ativo.

PS: Minha guitarra tem captação passiva. Os LEDs acenderam mesmo sem drive, porem quase imperceptiveis.

Ja fazendo a mudança entre os canais, seguindo a ordem do canal mais "leve" (clean) até o mais pesado (distorção) o Clean 1 acendeu fraco, o Clean 2 acendeu um pouco mais forte, e assim por diante, até chegar no "Super Drive", onde eles acenderam com "brilho máximo".

Analisando esse fato, me surgiu uma teoria, porem não sei se é valida.

Teoria:

"Os diodos de clipping praticamente estão ativos em todos os 5 canais do meu ampli, mesmo que mais presente em alguns canais e menos presentes em outros. Sendo assim, se eu instalar aquela MOD+++, e visto que os 3 tipos de diodo conferem timbres distintos quando acionados, posso considerar que cada canal do meu ampli teria até 3 variações de timbre, totalizando 15 canais em meu ampli."

Duvida:

Quais são as probabilidades de minha teoria ser válida?



Hoje vou procurar o material necessario pra fazer a Mod+++ e fazer uns testes. Qualquer coisa atualizo s informações por aqui  Wink

PS: Meu amplificador ja tem TL072, então no CI nem vou mexer por enquanto  Smiley

Obrigado pela ajuda, já me esclareceu muita coisa  Grin
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.057 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal