Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 08:36:06


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda - Amplificador TDA2050 + DOD 250 como préamp  (Lida 11983 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #15 : 30 de Setembro de 2013, as 23:25:46 »

Olá matec, então, mesmo o power direto está distorcendo, usei uma mesa de som como pré p/ testar o power e saturou mesmo com o falante de 8", isso que estou achando estranho, um outro detalhe, o resistor de 2.2R do power está dando 2.8 no ohmimetro, já peguei vários e todos dão 2.8, será que ele tem tanta infuência assim?

Isso quer dizer que os cabos das suas pontas de prova devem ter uma resistência total de 0,6 ohms. Eles são medidos também. Experimente medir só a resistência dos cabos encostando uma ponta na outra, se der 0,6 ohms, tá explicado.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
basshp
Visitante
« Responder #16 : 30 de Setembro de 2013, as 23:56:43 »

Pessoal, será que esse esquema fica legal como pré?



-----
Olá Xformer, foi falha minha, não calibrei o cabo depois que troquei a bateria do multímetro, obrigado pela dica, agora está mostrando os 2.2

Olá Matec, muito obrigado pela ajuda, vou testar amanha com o falante de 12" minha dúvida fica em qual pré usar, já tirei o DOD do esquema, realmente ele não excita a saída, só satura.

grande abraço a todos.
« Última modificação: 01 de Outubro de 2013, as 00:01:01 por basshp » Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #17 : 01 de Outubro de 2013, as 00:25:29 »

então não tenho o esquema dele e nunca encontrei o mesmo pra baixar também, até cogitei desenhar o esquema seguindo o layout da placa, mas como passei ele pra frente acabei não terminando. o power é o mesmo esquema do datasheet . com os mesmos valores de componentes.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #18 : 01 de Outubro de 2013, as 01:10:26 »

basshp, o power como está no esquema aceita um sinal de linha direto, sem pré.  Então para testar, você coloca um potênciometro  na entrada e usa um mp3 ou mesmo um dvd na entrada e vê se distorce.

Abraços,
Alfredo
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #19 : 01 de Outubro de 2013, as 01:14:12 »

Ótima idéia!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #20 : 01 de Outubro de 2013, as 08:50:50 »

Olá pessoal fiz um amplizinho p/ estudo usando o tda2050 seguindo o esquema do datasheet, alimentado a 18v single.

Buenas

O datasheet do TDA2050 informa qua para alimentaçãosingle o tensão deve ser até 40 V.
Acredito que 18 V, como você está usando seja pouco e possa ser a causa de seus problemas.

Abraço
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #21 : 01 de Outubro de 2013, as 11:26:25 »

Citar
Buenas

O datasheet do TDA2050 informa qua para alimentaçãosingle o tensão deve ser até 40 V.
Acredito que 18 V, como você está usando seja pouco e possa ser a causa de seus problemas.

Abraço

Não acredito que seja esse o problema, ja montei o 2050 em versão estéreo (2 chips) com o esquema de alimentação single do datasheet e alimentei com transformador de 12V@5A (16VDC) e não tive esse problema de saturação.ne entrada usei um potenciômetro duplo de 10KA , montei para um amplificador para PC com 2 caixas falante de 6"
« Última modificação: 01 de Outubro de 2013, as 11:34:00 por Plautz » Registrado
basshp
Visitante
« Responder #22 : 01 de Outubro de 2013, as 15:45:49 »

Vou fazer os testes com uma fonte de 40v, usando um mp3 player e com falante maior, mas provavelmente refaça a placa p/ usar fonte simétrica e usarei o preamp clean da handmades. t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) não creio q seja alimentação o problema, pois tenho um ampli com tda-2030 stereo no meu pc, e operando a 12v.

muito obrigado a todos pelas dicas, postarei os resultados.
Registrado
basshp
Visitante
« Responder #23 : 09 de Outubro de 2013, as 10:27:34 »

Bom pessoal, fiz alguns testes e o resultado foi até satisfatório.

com falante de 4" o meu problema era realmente com a potência dele, não era 30w rms, entrei e contato com o fabricante.

o problema da saturação está realmente relacionada ao préamp, pois com um cdplayer não saturou com falante de 8" nem com falante de 12"

já estou comprando os componentes p/ fazer o preamp clean da handmades, assim uso o dod como distorção.

o problema do dod apitar é com o potenciômetro de ganho, acho que o original não é de 500k, coloquei um resistor de 33k em paralelo e o mesmo parou de apitar.

aquele ruído que estava ouvindo era mal contato no jack da fonte, liguei a fonte diretamente e parou o mesmo.

porém ainda me resta uma dúvida, achei o tda2050 baixo p/ um ampli de 26w, tenho um ampli da condor gx-10 que usa o tda 2030 com fonte de 15v e falante de 4" e o mesmo falou muito

mais do que o meu 2050, creio que seja a falta do pré vou aguardar até montar o mesmo e posto os resultados.

muito obrigado pelas dicas pessoal.
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #24 : 09 de Outubro de 2013, as 13:30:44 »

basshp

Por acaso você usou aquele layout do começo do tópico? Porque percebi que faltam 2 capacitores importantes nesse circuito:
100uF entre o V+ do LM741 (pino 7) e o terra, e 25pF em paralelo com o resistor de realimentação de 1M.
O primeiro desacopla o circuito de alimentação e também reduz possível ripple da fonte. O segundo corta faixas de frequência alta, o que diminui risco de apitos.

O pot de ganho é 500k mesmo, e ele fica em série com o resistor que define o ganho máximo (4k7). Quanto menor esse resistor, maior o ganho.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal