Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 10:47:12


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda - Amplificador TDA2050 + DOD 250 como préamp  (Lida 11985 vezes)
basshp
Visitante
« : 30 de Setembro de 2013, as 11:43:04 »

Olá pessoal fiz um amplizinho p/ estudo usando o tda2050 seguindo o esquema do datasheet, alimentado a 18v single. e usei o dod250 como preamp, tenho problemas, o power satura demais no volume final mesmo quando ligado direto, e o dod apita quando a distoção está no máximo, alguém sabe o que posso fazer p/ resolver isso? grande abraço

o dod usei esse esquema:

Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 30 de Setembro de 2013, as 12:23:19 »

basshp
No caso do amplificador, qual a fonte que vc está usando? O transformador é de quantos amperes? Ponha o link do circuito power que vc usou. E qual a impedância do Falante?

Circuitos oscilam mesmo com altos ganhos, mas dá pra melhorar se vc tomar cuidados com a fiação de entrada (cabos blindados), e separar bem os fios de entrada dos de saída. (Isso entre muitas outras coisas).
Abs.

Registrado
basshp
Visitante
« Responder #2 : 30 de Setembro de 2013, as 14:45:43 »

Olá Matec, tudo bem?

Estou usando uma fonte chaveada de 18V 4a. já testei c/ fonte a transformador e deu a mesma saturação.  a impiedância do falante é 4R não testei com de 8R, porém testei com outros falantes maiores.

o circuito é esse, inclusive desenhei a placa de acordo com o modelo do datasheet.



gd abraço

Registrado
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #3 : 30 de Setembro de 2013, as 15:19:53 »

olá, esse tipo de problema de apito e saturação tem se discutido muito aqui.

O apito pode ser o alto ganho do pedal, talvez um buffer resolve, e verifique a filtragem da fonte isso também ocasiona apito.
Registrado
basshp
Visitante
« Responder #4 : 30 de Setembro de 2013, as 15:36:29 »

Olá TNC, o apito, t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) apresenta quando ligo o pré na bateria de 9v.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #5 : 30 de Setembro de 2013, as 15:53:35 »

Pelo que vc indicou, sua fonte está muito bem dimensionada, mesmo com falante de 4R. O circuito está correto.

A potência que esse circuito pode dar nessas condições seria alta o suficiente pra que vc não precisasse usar metade do volume (a menos que vc use num ensaio no talo).

Nesse caso vou precisar de mais informações para ver se aparece algum detalhe discrepante.
O som é bom? Alto? Grave?
A fonte está separada do power, ou está bem próxima?
Qual o valor do potenciômetro de volume?
Quantas polegadas tem o seu falante?
De que modo vc está alimentando o seu pré?
Aguardo respostas.



 
Registrado
basshp
Visitante
« Responder #6 : 30 de Setembro de 2013, as 16:15:04 »

o timbre dele até 1/2 volume sem pré é bem legal, com o pré t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) a meio volume fica razoavelmente clean, passou disso começa a dar uns pequenos estalados quando dá um power chord e quando aumenta ao máximo já está distorcido, porém feia a distorção muito abafada.

estou achando os som dele baixo, comparado a outros amplis que já ouvi que usam o tda2030, que teoricamente é inferior a ele.

usei 2 auto falantes p/ testes.

usei um falante de  4" 20W 4R, esse já esperava saturar por ser 20W, ai coloquei em um falante de 8" 50W t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) saturou, vou ver se testo no falante do meu cubo h j (moderador, peço que me suspenda do fórum) e passo informação a respeito.

o pré está ligado a mesma fonte com um 7809 reduzindo a tensão, mas já testei ele com bateria t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum), na verdade não sei se o dod é suficiente p/ ser usado como pré, peguei ele p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) tem o nome de preamp.

o potenciômetro de volume é de 100k

gd abraço



-----
Outra coisa não faço questão de ser esse preamp, só quero um pré com overdrive, não precisa de tone stack t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) a idéia é ser simples memso.
« Última modificação: 30 de Setembro de 2013, as 16:36:34 por basshp » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #7 : 30 de Setembro de 2013, as 16:37:10 »

Mesmo para um ampli de estudos no seu quarto , um falante de 4" é muito pequeno, e talvez seja ele quem está distorcendo. Um de 8" é melhor, mas ainda acho insuficiente. Um de 12" economiza potência e ganha volume ao mesmo tempo.
O que vc usa para o pré está mais para overdrive, e se não tem controle de tonalidade passivo vai fazer o power distorcer quase sempre.
Abs.
Registrado
basshp
Visitante
« Responder #8 : 30 de Setembro de 2013, as 16:45:28 »

Olá matec, então, mesmo o power direto está distorcendo, usei uma mesa de som como pré p/ testar o power e saturou mesmo com o falante de 8", isso que estou achando estranho, um outro detalhe, o resistor de 2.2R do power está dando 2.8 no ohmimetro, já peguei vários e todos dão 2.8, será que ele tem tanta infuência assim?


-----
Tem alguma sugestão de preamp simples? gd abraço
« Última modificação: 30 de Setembro de 2013, as 16:50:49 por basshp » Registrado
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #9 : 30 de Setembro de 2013, as 16:51:41 »

de uma olhada neste tópico:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2164.0


Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #10 : 30 de Setembro de 2013, as 17:07:56 »

Não. O resistor de 2,2r junto com o capacitor de .47uF formam um filtro de alta frequência, mas que não está relacionado à distorção do seu ampli. Talvez vc encontre uma leitura melhor do resistor se vc trocar a bateria do multímetro e os cabos da pontas de medição.

Agora quanto á essa distorção, ela deve existir. Porém num volume bem alto  Teoricamente esse ampli deveria estar fornecendo quase 40W em 4R o que é alto. Não creio que seja isso que está acontecendo.(Agora que essa distorção é feia, isso não há dúvida).
Peço a vc agora que meça as tensões em cada terminal do TDA em relação ao terra. É só mais uma verificação.  
Cuidado para não dar um curto e queimar o TDA!

Abs.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #11 : 30 de Setembro de 2013, as 19:33:23 »

Esses pequenos falantes aguentam o "tranco"?  E será que eles tem eficiência suficiente para poder fazer valer a potência de saída do seu power amp? Teria como testar num falante de 12 polegadas de algum amp de um amigo?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #12 : 30 de Setembro de 2013, as 20:27:00 »

boa noite. esse pequeno amp.


utiliza um power baseado no circuito do datasheet do TDA2030 com alimentação simétrica.
o transformador é um pequeno 15+15V @1,5A
a fonte de alimentação é a mesma para pré e power (com zeners de 15V 1w para o Pré) no power ele entrega 20V simétricos retificados.
o falante é um pequeno 6" 20W 8 Ohms.
o clean dele só satura acima do volume 7 e o drive é bem interessante com clipagem por diodos 1n4148.
Registrado
basshp
Visitante
« Responder #13 : 30 de Setembro de 2013, as 22:34:45 »

Olá Eddyguitar, tem o esquema dele?

Olá Alex Frias, vou testar.

Matec, fiz as medições, a fonte está mandando 19v, no pino de alimentação entra os 19v, nos outros pinos fica 9,39v'

vou tentar gravar um sample do que se passa.

O lance do tamanho do falante é o seguinte, ganhei um cubinho vazio de uma condor GX-10, que usa falante de 4" e tem 10w, ela usa tda 2030 e usa o circuito expander da artec como pré, alimentada a 15v não simétrica. e gostaria de aproveitar esse cubo p/ montar o meu amp.

o meu ampli não chega a ter o mesmo volume usando o mesmo falante do gx-10, ele dá uns pequenos estalos quando toco a guita. e distorce mesmo sem usar um pré
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #14 : 30 de Setembro de 2013, as 23:20:23 »

basshp
As medições que vc fez só provam que o amp deve estar funcionando bem.
Aí a coisa complica. Isso quer dizer que não tem nada errado com ele, e o defeito está em outro lugar, talvez mesmo o falante.
Faça o teste num bom falante de 12". Lembre-se que se for de 8R a potência cai pela metade.
Por enquanto não tenho muito que ajudar, mas se surgir alguma ideia eu escrevo.
Abs
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.062 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal