Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 19:17:27


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda com Dual Rectifier 2ch  (Lida 13162 vezes)
lucastor4
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 33

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 3


« : 27 de Outubro de 2013, as 15:13:29 »

Pessoal, como vao todos?
A um tempão atrás dei inicio a um projeto e agora recentemente consegui termina-lo! Foi um um Dual Rectififer 2ch 90's.

https://www.dropbox.com/s/kiiytr5zu4ssark/Dual.jpg

Estou tendo um problema que está me desaminando pra caramba. Vou tentar explicar.
Qndo terminei de montar o amplificador ele funcionou de primeira! cheguei a tocar e testar os canais de clean e drive (com volumes baixos infelizmente (moro num ap, Sad ) não consegui passar o master do 1,5 no canal 2 (Red). No mesmo dia que montei notei que uma valvula 6l6 estava "bixada", entrou ar nela e logo vi que perdi aquela valvula (estava ficando branca), entao comprei outra na multicomercial. No outro dia, ainda com a valvula 6l6 ruim acabei ligando o amp para fazer alguns testes e recebi o primeiro susto... UM MEGA PAPOCO nos alto-falantes (Harley Benton G212) que eu pensei que o predio ia cair... Um zunido danado e uns estouros como se fossem umas bombas! ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ. Foi um mega susto que travei na hora!... Enfim, desliguei o amp. Num primeiro momento pensei que isso pudesse ter sido por conta do primario do transformador de output. No outro dia a valvula nova chegou, troquei a bixada por ela (Infelizmente o quarteto n ficou casado, mas... acho que eles se casam com o tempo! ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ) e troquei os fios do primario do transformador de output. Quando fui ligar, putz... outro mega estouro que pensei que tinha queimado tudo dessa vez (Esse foi diferente do primeiro, foi um HUMMMMMMM oscilante bem grave e ALTO!!), a caixa vibrou tanto que amplificador até se moveu... Fiquei até com pena da caixa e mais uma vez travado, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ!! Pensei... não era o primário do output, deve ter sido a valvulo bixada, talvez o primario ficou com a impedancia desbalanceada e deu nisso. Reverti os primarios e tudo funcionou!! Passei uma semana com ele funcionando de boa, ligava todos os dias e tocava! Fiz alguns testes nesse periodo e pelo que parecia tava tudo normal. Fui viajar agora recentemente e passei 5 dias fora. O amplificador ficou em casa e nao foi ligado nesse tempo. Cheguei agora a pouco e fui ligar... e...? Meu velho... outro mega papoco de explodir tudo aqui... sinceramente nao entendi. To meio desanimado p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) realmente nao estou entendendo o que esta acontecendo e esses sustos estao matando meu coracao, é muito alto!! Será que alguém passou por situacao semelhante? Poderiam me ajudar? A unica coisa que consigo enxergar no momento que está diferente do esquema original é o fio de feedback que está voltando pra realimentação no power, no esquemático o fio de feedback é o de 8ohms, no meu caso o que está conectado é o de 16ohms. A caixa está ligada na impedancia de 8ohms. Isso pode estar influenciando? Todo o chaveamento do amplificador foi feito com LED/LDR. Consegui cerca de 500ohms/on e 40mb/off com eles. Aproveito para perguntar se v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) acham 500ohms muito para o sinal de audio. Qndo testei o chaveamento tudo parece chavear tranquilo. O amplificador chaveia o canal e não da pra notar nenhum atraso (nos testes que fiz isoladamente com os LEDs/LDRs percebi que eles sao bem lentos na transição de resistencias) na mudança do canal, é como se fosse instantaneo mesmo.

Esse fórum é sansacional! Aprendi muita coisa por aqui apesar de mal postar alguma coisa. A partir de hoje serei mais ativo.
Um grande abraço a todos voces mestres e vamos ver se a gnt consegue botar esse cara pra falar alto! Conto com vcss!!
 
Registrado
Bizzorro
Visitante
« Responder #1 : 27 de Outubro de 2013, as 15:48:23 »

Lucastor4...o que posso te aconselhar é:
Troque toda a fiaçao, se nao resolver....teste com outro transformador, teste com outro auto falante, reveja tudo que fez mais de uma vez....se estiver tudo certo na montagem, provavelmente sera alguma dessas coisas...

tinha um amp aqui, que estava do mesmo jeito, e eu troquei o transformador...ficou do mesmo jeito, só que menos constante....ai conversando com um amigo que conserta auto falante, ele me disse: troque o auto falante que resolve....troquei, e nunca mais tive problemas....

e mais um conselho de amigo: "cuidado".....nesse que eu tinha, quando acontecia isso (pelo auto falante estar em curto) , ele vazava tencao alta na saida...e se estivesse tocando, era um choque beeeem forte....

abraços e boa sorte amigo Legal!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #2 : 27 de Outubro de 2013, as 16:39:03 »

Este tipo de sintoma é característico de mal contato em algum lugar. Veja se não há algum fio solto ou mal soldado em algum ponto.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Bizzorro
Visitante
« Responder #3 : 27 de Outubro de 2013, as 17:37:47 »

Este tipo de sintoma é característico de mal contato em algum lugar. Veja se não há algum fio solto ou mal soldado em algum ponto.
é como o mestre Eduardo falou....e por isso disse para trocar toda a fiaçao...assim, se evita de ter um fio partido por dentro causando essa anomalia....
Registrado
lucastor4
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 33

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 3


« Responder #4 : 27 de Outubro de 2013, as 18:13:05 »

Bizorro e Eduardo! Gente farei isso amanha com mais calma então, vou passar o dia conferindo se tudo está ok e se necessário trocarei a fiação! ok? Agradeço bastante os comentários e logo logo eu postarei os resultados! Fico m t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) agradecido pelas respostas! Um abraço pessoal!!
Registrado
Bizzorro
Visitante
« Responder #5 : 27 de Outubro de 2013, as 21:57:16 »

De nada cara! estamos aqui pra isso!
só nao esqueça de nos informar, se conseguir sanar o problema...

abraços e vamos colocar esse monstrinho pra balançar o predio ai (brincadeira...heim...olha os vizinhos..._) Legal!
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #6 : 28 de Outubro de 2013, as 00:55:02 »

Realmente, meu primeiro palpite pra esse "pipoco" que você disse que dá é mal contato em alguma coisa. Geralmente, quando eu encostava ou "triscava" alguma coisa em alguns pinos das válvulas de saída, dava uns pipocos assim. Você pode até começar por aí e ir checando a fiação até chegar no Input.

Quanto ao HUM oscilante (crescente) e MUITO alto era isso que eu ia dizer mesmo, inverter os fios do primário do OT.

Agora, a pergunta que não quer calar, tou curioso pra saber que projeto é esse que você montou e pra ver mais fotos! Tá bonitão!
Tira fotos internas, com uma boa resolução. Fica mais fácil também ajudar vendo do que imaginando o que pode ser.

Abraços.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2013, as 01:01:24 por Marcel. » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #7 : 28 de Outubro de 2013, as 05:27:36 »

Trocar toda a fiação é exagero. Tente encontrar o mal contato ou fio partido. Conserte com a cabeça, não com o braço!
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #8 : 28 de Outubro de 2013, as 08:40:10 »

Bom dia , Explica melhor isso aqui : "A unica coisa que consigo enxergar no momento que está diferente do esquema original é o fio de feedback que está voltando pra realimentação no power, no esquemático o fio de feedback é o de 8ohms, no meu caso o que está conectado é o de 16ohms. "

Se tiver como desenhar o seu esquema e postar aqui junto com o original .

Ta estranho oque você descreveu.

Att Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
lucastor4
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 33

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 3


« Responder #9 : 28 de Outubro de 2013, as 11:16:06 »

Marcel, Pode deixar, vou verificar tudo certinho com calma desde os pinos das valvulas até o input! Claro, pode deixar! ja to cheio de fotos aqui e logo logo posto tudo com muitos detalhes! O projeto é um Dual Rectifier 1993 revF. Deixa eu resolver esse problema que a gnt faz isso.

Eduardo, farei isso! Obrigado!

daniel_tubes, E entao, esse fio de feedback na verdade é a derivação do transformador de output. Meu transformador tem derivações de 4, 8 e 16 ohms. A derivação que está atualmente para feedback é a de 16ohms, e a original no esquemático é a de 8 ohms. Olha o esquema no secundário do transformador de output que vc vai sacar (fio YL):

http://tubegeek.de/_media/rectifier-poweramp.jpg?id=rectifier&DokuWiki=85f562ccc2ce93d1feb652a4619e8ac8

Obrigado a todos galera! To mais motivado agora pra terminar esse amplizinho!
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #10 : 28 de Outubro de 2013, as 11:44:22 »

Agora entendi.. ta certa a sua ligação.

Mas revise com cuidado, pode ser ate uma solda mal feita.

Olhe com cuidado, ja peguei resistore e capacitores com terminais oxidados, mesmo sendo novos ai parece que soldou mas não ta soldado, então fica com uma falha intermitente.

Att daniel.
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Guilherme
Visitante
« Responder #11 : 28 de Outubro de 2013, as 19:07:35 »

Lucas, perdoe-me as perguntas:

1a. Qual é a procedência dos transformadores ?

2a. Quais as condições de operação do estágio de saída sem sinal na entrada, de preferencia curto-circuitada, e com carga, seja de 4, 8 ou 16 ohms ?

3a. Esse horrível fenômeno acontece em ambas formas de retificação ?

4a. Quais instrumentos de medição que você tem em sua bancada ?

Eu teria mais umas 30 perguntas, mas, somente com as informações que você passou na abertura do tópico, nem com bola de cristal.

Quer um conselho: revise e teste todos os estágios desse amp, válvula por válvula, até isolar o estagio mais suspeito e cuidado para não se machucar ou machucar alguém



Registrado
lucastor4
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 33

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 3


« Responder #12 : 28 de Outubro de 2013, as 23:42:51 »

Olá Guilherme! Cara, fica a vontade pra perguntar meu amigo!

1a - Schatz

2a - Preciso medir nessas condições, assim que eu tiver um tempinho faço isso e posto aqui, ok?

3a - Eu constatei esse fenomeno na retificação a valvula. Testei o amplificador no Solid State nessa semana que passei tocando e nada aconteceu, tudo aparentava estar normal. Mas sempre costumei tocar com retificação a valvula, nao tenho como afirmar se esse fenomeno ocorre somente nesse tipo de retificação.

4a - Aqui em casa somente 4 multimetros!

Uma coisa que é importante ressaltar que acabei esquecendo de mencionar no primeiro tópico é que nos testes, quando aconteceu o esse primeiro papoco (quando a 6L6 ruim ainda estava plugada) eu liguei o amp sem cabo na entrada de sinal! Desliguei o amplificador após o susto e coloquei um cabo já plugado na guitarra e liguei novamente, nada aconteceu, mas ao mexer no plug do cabo na entrada do amplificador já ouvi novamente os ruídos, foram rápidos p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) retirei a mão logo do plug quando ouvi. Pensei que o problema ainda pudesse ter acontecido por conta da valvula ruim mas mesmo assim refiz as soldas no jack input (É um jack padrão BOSS e um cabo blindado pra conduzir o sinal), abri o amplificador e refiz as soldas. E depois foi como falei a todos, após trocar a valvula, passei uma semana tocando com o amplificador e inclusive liguei ele novamente sem sinal de entrada e nada aconteceu, parecia tudo normal.

Agradeço a ajuda de todos e preocupação! vamos colocar esse cara pra falar!

Obrigado por ressaltar a importancia do cuidado Guilherme!! Realmente é a primeira coisa que se deve ter em mente ao mexer num cara como esse!!!
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #13 : 29 de Outubro de 2013, as 14:09:21 »

Hummm...
Quando esses pipocos voltaram a acontecer, agora, aconteceu o mesmo lance do input? Se sim, eu experimentaria trocar o jack (custa nada).

Pode ser que essas técnicas/ferramentas te sejam úteis:
http://tubenexus.com/?p=39
http://www.el34world.com/Hoffman/tools.htm

Grande parte do processo de aprendizagem para construção de valvulados é saber fazer o chamado "debugging". Quem constrói amps assim tem que estar, constantemente, colocando ele em prática, pois é muito comum apresentarem algum tipo de problema. Particularmente, acho chatíssimo (_. MAs há quem goste.) e ainda preciso aprender muito disso. Pra mim é sempre um desafio.

Abraços.
Registrado
lucastor4
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 33

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 3


« Responder #14 : 29 de Outubro de 2013, as 16:30:12 »

Marcel., obrigado pelos links caras! Serão úteis sim!! ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Pois eh, vou trocar o jack input sim! Pode deixar!
Ainda tenho muito o que aprender nesse mundo, principalmente em relação ao diagnóstico!
Eu estou montando uma carga resistiva de 8ohms e 150w para conectar no lugar dos alto-falantes até deixar as coisas mais estáveis, não aguento mais esses sustos! _. O que v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) acham? é uma boa pessoal?
Um abraço a todos!!
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.059 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal