Seletor automático 110/220V

Started by 007, 03 de November de 2013, as 13:06:20

Previous topic - Next topic

007

Guest
Logged
Quote from: Eduardo on 10 de November de 2013, as 12:12:59
Não custa lembrar que a rede padrão do Brasil é 127V/220V, embora alguns locais tenham voltagens exóticas. Mesmo assim, em nenhum ponto no território nacional algum dia houve de forma normatizada a tensão de 110V.

Sim, sim... É que já estou acostumado a muito tempo em falar 110V e não 127. Claro estou projetando a fonte de meu amp com um transformador de 127/220V no primário.

eximilson

Guest
Logged
Caros amigos, eu sou novo por aqui, e estou gostando muito deste FÃ"RUM.

Quanto ao assunto descobri 2 produtos que podem resolver o problema do seletor automático de voltagem.

Favor ver os 2 endereços de sites abaixo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-603736884-seletor-automatico-de-tenso-110v-220v-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-607006804-seletor-auto-voltagem-chave-hh-autoseletor-auto-tenso-_JM

Tudo de bom

007

Guest
Logged


Ramsay

***
Colaborador
Posts: 997
Estou suspenso por reincidência em internetês.
Logged

hgamal

*****
Hand MasterMind
Posts: 3,986
Logged
Quote from: Ramsay on 17 de December de 2014, as 19:42:49
Eu penso que o triac pode gerar ruídos espúrios no som.

O Triac não fica mudando de estado o tempo todo. Uma vez "escolhida" a tensão, ele estará ligado ou não. Ou seja, não vai gerar ruídos
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

Doug

***
Colaborador
Posts: 976
Location: Cachoeiro de Itapemirim - ES
Logged
tenho esse esquema perdido no PC, nunca testei então não posso confirmar o funcionamento, mas a ideia em si, é um bom ponto de partida.

[spoiler][/spoiler]
Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz

cesar.carazza

***
Colaborador
Posts: 683
Logged
#22
O legal, é que esse que mostrei já facilita por ser um Circuito Integrado.
Se for confiável, eu estou decidindo em colocar em meu Amplificador Valvulado.
Ainda estou comprando as peças dele. :)

Se alguém aqui do fórum já teve alguma experiência boa ou ruim com esse CI, seria interessante se puder comentar.

daniellp

**
Freqüente
Posts: 435
Curitiba - PR
Location: Curitiba - PR
Logged
#23
Se alguém quiser se aventurar a testar, este é um esquema que eu fiz usando o STR81145 (MAS NÃO TESTEI AINDA), que tem pra vender fácil aqui no Brasil. Aqui em Curitiba ele custa R$9,00 (na China custa $0.45, mas fazer o que).



Importante que tem que usar um relé para 127VCa (não sei se é fácil de achar). ele vai ligar inicialmente com o transformador em 220V. Se sentir que a tensão é 127 ele chaveia o relé para colocar o primário em 110. Melhor de tudo é que funciona como um "soft start", pois sempre vai partir em 220V, fazendo com que a corrente de partida seja menor.

Aqui está a placa e o silk para ele, já preparado para transferência térmica http://www.4shared.com/office/pXGhsZbMba/Controlador_Automatico_de_Tens.html


Forte abraço.

Daniel.
"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com

cesar.carazza

***
Colaborador
Posts: 683
Logged
Depois de alguns meses do meu comentário anterior, acabei comprando um dos CIs (AVS12CB) e ainda falta comprar o outro (AVS1ACP08), mas estou um pouco inseguro em relação a ruídos ou problemas que ele possa causar.

Se alguém mais entendido do assunto puder me ajudar a compreender estes CIs.

Não sei se ele altera a onda e pode afetar algo.

segue informações dos componentes...

http://www.st.com/st-web-ui/static/active/en/resource/technical/document/datasheet/CD00000851.pdf

http://www.st.com/st-web-ui/static/active/en/fragment/legal/statements/disclaimer/disclaimer_errata.pdf