Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 18:49:12


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Seletor automático 110/220V  (Lida 15582 vezes)
007
Visitante
« : 03 de Novembro de 2013, as 12:06:20 »

Bem, em primeiro lugar, não  sei se aqui é olugar certo par este tópico, então peço aosa dministradores para moverem para o lugar certo se for o caso.

Andei pesquisando muito no forum e não encontrei algum circuito automático para selecionar entre 110 e 220V na alimentação do ampli. Óbvio que precisa ser um circuito silencioso para não gerar ruidos na saida do ampli.

A idéia mais rústica que me veio a mente foi usar uma fonte normal de 12V ajutada sempre com entrada em 220V. Sendo que esta alimenta um relê, que ao ser acionado, move sua chave para a posição 220V. Sendo esta mesma fonte alimentada com 110V, alimentariao relê com 6V, o que não é suficiente para mover  sua chave, mantendo-se na posição 110V.

Vou montar esta gambiarra mais tarde e postar o resuntado aqui.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 03 de Novembro de 2013, as 12:29:38 »

007

Ótima ideia! E muito útil.
Aguardo mais posts com os resultados.  Legal!
Abs
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #2 : 03 de Novembro de 2013, as 12:55:35 »

Bota útil nisso. Não só pra amplis, como pra mais projetos!
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #3 : 03 de Novembro de 2013, as 13:28:12 »

 Só uma ressalva:

 O tempo de comutação do relé deve ser levado em consideração, caso contrário poderá ocorrer de ser aplicado 220v no enrolamento de 110v por alguns mili segundos, o que, no melhor dos casos, pode queimar o fusível de entrada.
 A lógica deve prever isso, chavear diretamente (do modo como propôs) ao meu ver é perigoso.

 Outro fato é a comutação em si, o relé precisa ser de excelente qualidade. Lembremos que estamos alimentando um amplificador que possuí um pico de corrente na energização devido a carga dos capacitores de filtragem, além da indutância do primário do transformador (que pode ocasionar arcos voltaicos) e "colar" os contatos.

 No caso deste circuito, se colar o contato é 220v no enrolamento de 110v direto!

 Todo o cuidado é pouco...

 Um abraço,

 Eduardo
Registrado
007
Visitante
« Responder #4 : 03 de Novembro de 2013, as 14:15:21 »

Não sei se fui bem claro, mas minha idéia "rustica", seria a  do relê ser alimentado pela fonte, estando ele com sua chave em 110V. Ao ser alimentado por 6V com 110V na entrada da fonte, continuaria na mesma posição. E ao ser alimnetado por 12V mudaria sua chave para 220. E isto tudo aconteceria ao ligar o cabo de alimentação na tomada, com o amp ainda desligado. Só depois de plugar na tomada é que se liga o amp. E creio que  o tempo que se leva deve ser o suficiente para o relê mover sua chave.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 03 de Novembro de 2013, as 16:03:08 »

No caso de haver uma queda de energia enquanto o equipamento estiver ligado (inclusive a "chave manual") pode dar problemas como o Eduardo comentou, ou no caso de alguém esquecer de desligar ou ligar a chave sem querer antes do relé atuar é outra possibilidade de problema. Teria que haver um sistema de temporização antes de ter o acionamento da fonte principal ser disponibilizado e talvez o circuito auxiliar  ter uma inteligência e sempre acionar um relé ou outro relé que selecione o terminal do enrolamento correto. 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #6 : 03 de Novembro de 2013, as 16:13:52 »

Bom, acho que o relé comuta com menos de 12V. E a fonte fornece mais que 6V sem carga. O que pode acontecer é a fonte ligar em 220V até ter uma carga no circuito.
Registrado
007
Visitante
« Responder #7 : 03 de Novembro de 2013, as 17:39:41 »

No caso de haver uma queda de energia enquanto o equipamento estiver ligado (inclusive a "chave manual") pode dar problemas como o Eduardo comentou, ou no caso de alguém esquecer de desligar ou ligar a chave sem querer antes do relé atuar é outra possibilidade de problema. Teria que haver um sistema de temporização antes de ter o acionamento da fonte principal ser disponibilizado e talvez o circuito auxiliar  ter uma inteligência e sempre acionar um relé ou outro relé que selecione o terminal do enrolamento correto.  

Ótima idéia Xformer, vou pesquisar sobre isso. Outra idéia é ter a posição natural do relê em 220V, pois assim, se o amp por acidente for ligado em 110V não sofrerá sobrecarga.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2013, as 18:26:52 por 007 » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 03 de Novembro de 2013, as 20:30:02 »

Dá uma olhada nesse circuito, ao invés de relés ele usa TRIACs, sendo que somente um TRIAC aciona o enrolamento correto.

http://www.onsemi.com/pub_link/Collateral/AND8005-D.PDF

Eu acho que o mais correto é deixar ambos enrolamentos da fonte principal desconectados ao ligar e só depois do circuito auxiliar selecionar qual chave (TRIAC ou relé) deverá ser acionada segundo a tensão de entrada, fazer a conexão do circuito de alimentação principal.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2013, as 20:38:06 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
007
Visitante
« Responder #9 : 05 de Novembro de 2013, as 16:38:39 »

Dá uma olhada nesse circuito, ao invés de relés ele usa TRIACs, sendo que somente um TRIAC aciona o enrolamento correto.

http://www.onsemi.com/pub_link/Collateral/AND8005-D.PDF

Eu acho que o mais correto é deixar ambos enrolamentos da fonte principal desconectados ao ligar e só depois do circuito auxiliar selecionar qual chave (TRIAC ou relé) deverá ser acionada segundo a tensão de entrada, fazer a conexão do circuito de alimentação principal.

Valeu de novo Xformer. Já estou pensando em montar um aparelho separado, como uma fonte protetora contra sobrecargas, ocilações da rede, etc.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #10 : 05 de Novembro de 2013, as 16:45:14 »

Não seria mais facil (e mais seguro) deixar a chave 110/220V e implementar um alarme que corte a alimentação do circuito em caso de sobretensão?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
007
Visitante
« Responder #11 : 05 de Novembro de 2013, as 21:03:22 »

Não seria mais facil (e mais seguro) deixar a chave 110/220V e implementar um alarme que corte a alimentação do circuito em caso de sobretensão?
 

Como seria isso?

Edit: O uso do botão "Pré-Visualizar" evita edição da mensagem por um moderador!
« Última modificação: 05 de Novembro de 2013, as 21:11:39 por Plautz » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #12 : 10 de Novembro de 2013, as 08:11:27 »

Eu uso um fusível de ação rápida e pronto.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
007
Visitante
« Responder #13 : 10 de Novembro de 2013, as 10:02:11 »

Eu uso um fusível de ação rápida e pronto.


Isso já está previsto, mas meu objetivo é um circuito que selecione automaticamente a allimentação, já que aqui a rede é de 220V e em outros etados, 110V. Ou se for o caso um aparelho que mantenha sempre a mesma tesão inedpendentemente da rede.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #14 : 10 de Novembro de 2013, as 11:12:59 »

Não custa lembrar que a rede padrão do Brasil é 127V/220V, embora alguns locais tenham voltagens exóticas. Mesmo assim, em nenhum ponto no território nacional algum dia houve de forma normatizada a tensão de 110V.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal