Apanhando de bobagens...

Started by Adiel, 03 de November de 2013, as 17:53:33

Previous topic - Next topic

EddieTavares

Guest
O pior é que eu acho que já fiz isso tudo que foi dito... até explodir capacitor.

bossman

Administrator
DIY Freak
São erros normais de se cometer. Quem (daqui, lógico) nunca ?
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

felix

Guest
Experimentem fazer uma ponte retificadora invertida e ver 4 capacitores de 4700uF caros pulando na sua cara além do delicioso cheiro dos TDA torrando gostoso.

Capacitores grandes  parecem balas de calibre 12 explodindo.

Me senti no exterminador do futuro, exterminando o futuro do meu power.

A esqueci do pior, tinha selecionado os capacitores para pegar os com ESR mais baixa, não adiantou nada....  :'(

rafammbass

Guest

EddieTavares

Guest
Quote from: felix on 05 de November de 2013, as 15:26:00
Experimentem fazer uma ponte retificadora invertida e ver 4 capacitores de 4700uF caros pulando na sua cara além do delicioso cheiro dos TDA torrando gostoso.

Por isso eu sempre testo a fonte separadamente e então conecto no restante do circuito.

felix

Guest
Eu também...  :D
Mas nesse caso a retificação ficava na mesma placa do power, ai você já sabe né.  :'(

Cidão

**
Freqüente
Explodi um capacitor eletrolitico de 2200uF a alguns meses. Eu não inverti o coitado, porém esqueci de revisar a tensão de isolação que estava em cima, era 15V e alguma coisa e o capacitor de 16V. De repente começou a subir mó fumaça no quarto, parecia abertura de show do Kiss, ai o capacitor sai voando e soltando papel igual o pessoal joga durante o carnaval.
Meu quarto ficou todo branco ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ, devia ter ligado a guitarra na hora e tocado, ia me sentir entrando num palco para um show grande   (deathmet

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Cidão on 05 de November de 2013, as 16:28:58
Explodi um capacitor eletrolitico de 2200uF a alguns meses. Eu não inverti o coitado, porém esqueci de revisar a tensão de isolação que estava em cima, era 15V e alguma coisa e o capacitor de 16V. De repente começou a subir mó fumaça no quarto, parecia abertura de show do Kiss, ai o capacitor sai voando e soltando papel igual o pessoal joga durante o carnaval.
Meu quarto ficou todo branco ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ, devia ter ligado a guitarra na hora e tocado, ia me sentir entrando num palco para um show grande   (deathmet

:D faço ideia da cena! Pessoal todas essas explosões de capacitores são legais e tal de se ver mas, temos que nos atentar para a segurança hein! Se um desses vai em direção aos olhos... :pinchX

Já tive o desprazer de me queimar com um pedaço de encapsulamento de um regulador 78XX que explodiu e só posso dizer que dói bastante!
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Cidão

**
Freqüente
Quote from: bossman on 05 de November de 2013, as 23:49:36
:D faço ideia da cena! Pessoal todas essas explosões de capacitores são legais e tal de se ver mas, temos que nos atentar para a segurança hein! Se um desses vai em direção aos olhos... :pinchX

Já tive o desprazer de me queimar com um pedaço de encapsulamento de um regulador 78XX que explodiu e só posso dizer que dói bastante!

É bom sempre usar óculos de proteção. Na penúltima empresa onde trabalhei, tava esperando o pessoal liberar a máquina para eu montar a parte elétrica, dai pensei com o tico e o teco "vou ligar um led na bateria selada de 12Vdc para ver ele fritar >d"
Só que assim, além dele fritar, ele estourou e metade do led saiu voando, bateu na parede e foi parar no chão :D
[spoiler]
Falei desse caso acima, porque juntando com o que você comentou do regulador, serve para o pessoal tomar cuidado. Não é só capacitor eletrolítico que pode estourar e sair voando :D
Meu professor de eletrônica sempre pegou no pé para usar o óculos. Ele morria de medo de um capacitor pegar no olho de alguém. Sempre que vou testar fonte que montei ou algo do tipo, eu coloco algo em cima igual fazem com rojão, no caso de estourar um capacitor não acerta em mim ou no que está próximo na bancada/quarto.
[/spoiler]
Teve outras situações de eu testar pedal e nada de sair som. Vou conferindo tudo e vejo que só conectei o cabo na guitarra, mas não conectei no pedal rs. Em outro eu achei o som fraco e estranho, fui descobrir que tinha esquecido de colocar a bateria de 9V (captação ativa) na guitarra :D

Bizzorro

Guest
Quote from: bossman on 05 de November de 2013, as 23:49:36

e eu que tiver o desprazer de queimar a mao inteira com o soldador.....prestando atençao para nao fazer bobagem, bati a mao no suporte e o soldador caiu no chao, fui pegar olhando para placa (burro) e peguei bem no ferro....o soldador chegou a grudar na minha mao e depois aquele cheiro de carne queimada.....tive queimaduras de 3° grau na mao e fiquei mais de 4 meses sem poder relar em nada que ardia.... :pinchX

entao "atençao e segurança sempre" :tup