Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 12:56:12


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Testador de Componentes μControlado  (Lida 13040 vezes)
plautz
Visitante
« : 08 de Novembro de 2013, as 12:17:56 »

Senhores,

Já faz tempo que surgiu um tópico sobre um testador de componentes. Se bem me lembro era um tal de Atlas DC55.

Eu já conhecia esse e outros projetos do gênero, como o SC Analyzer que saiu até na revista Elektor.

Vagando mais um pouco pela internet achei o projeto do AVR transistor tester, e achei-o muito interessante, principalmente pelo fato de estar sempre sendo atualizado e contar com um fórum bem ativo.

Sendo assim, conversei com o Fernando e fizemos uma parceria para montar o projeto e o resultado foi mais que satisfatório.

Foram feitas poucas unidades nesta primeira leva, para verificarmos a aceitação ou não do testador.

As características dele estão descritas no manual disponibilizado pelo autor e que podem ser vistas neste link.

Para aqueles que estão com o Alemão em dia os links originais são:

Página do projeto inicial: http://www.mikrocontroller.net/articles/AVR-Transistortester

Primeiro debate no fórum: http://www.mikrocontroller.net/topic/transistortester-mit-avr

Segundo debate no fórum: http://www.mikrocontroller.net/topic/248078

Aqui um pequeno vídeo que fiz demonstrando o funcionamento: http://www.youtube.com/watch?v=gg5_XDMBrRg

O projeto em sí não apresenta muitas dificuldades. É necessário, entretanto, ter conhecimento de como se programa um AVR (é mais chato que programar PIC), bem como saber recompilar o código fonte.

A única dificuldade real é encontrar os resistores de 0.1% de precisão. Como eles não estão facilmente disponíveis, minha saída foi casar resistores de 1% e recompilar o código fonte com os valores encontrados.

Enfim, agora vocês perturbem o Fernando para saber os detalhes de como adquirir o testador.

Daqui a pouco ele deve colocar umas fotos para vocês verem.

Abraços.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2013, as 12:21:47 por Plautz » Registrado
rafammbass
Visitante
« Responder #1 : 08 de Novembro de 2013, as 13:15:21 »

Muito bom, Plautz!

Como nos anima o Plautz no final do vídeo, E AÍ FERNANDO? CADÊ? VAMO LÁ CARA!

Abs!
« Última modificação: 08 de Novembro de 2013, as 13:43:52 por rafammbass » Registrado
fovb
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.724

Obrigado
-Dado: 21
-Recebido: 69


MICTMR


WWW
« Responder #2 : 08 de Novembro de 2013, as 13:39:16 »

Presente Smiley
Registrado

Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #3 : 08 de Novembro de 2013, as 14:04:51 »

Fernando,

já está disponível?  Grin
Registrado
fovb
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.724

Obrigado
-Dado: 21
-Recebido: 69


MICTMR


WWW
« Responder #4 : 08 de Novembro de 2013, as 14:13:15 »

Já sim Marcos, estou esperando apenas a garra jacaré verde chegar pra finalizar.
Registrado

zekkez
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 477

Obrigado
-Dado: 24
-Recebido: 33


« Responder #5 : 08 de Novembro de 2013, as 14:19:09 »

Queremos fotos!  E o preço !  Cheesy
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #6 : 08 de Novembro de 2013, as 14:44:27 »

Eu tenho um em casa e é bommmmmm.....

Esta tal de Plautz é meu amigo!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #7 : 08 de Novembro de 2013, as 18:35:23 »

Maravilha heim!!! Legal!
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #8 : 08 de Novembro de 2013, as 19:31:39 »

Parabéns sr. Leonardo! Ótima contribuição como sempre!  Bravo
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 08 de Novembro de 2013, as 20:02:57 »

Aparelho muito útil !!  Leo, pelo que entendi o firmware teve tradução em alguns termos e portanto foi recompilado por vocês. Vai ter esse arquivo HEX disponibilizado ?  A idéia do Fernando é vender só a placa ou o kit completo (incluindo ATMEGA gravado) ? Foi a versão mais completa ou a simplificada ?.

Comentários sobre sua apresentação:
- Quando mediu um indutor de 0.04mH (o que apareceu no display) você disse que seria e precisava de um de 400uH, mas na verdade é 40uH.
- FETs de junção (JFET) podem ser simétricos (nem todos são) quanto ao dreno e fonte (a porta não), por isso tanto faz a posição no medidor e ele não diferencia qual é dreno e qual é fonte.
- MOSFETs como o IRF530 que você mediu não são simétricos, então não foi por causa do diodo de proteção que o aparelho identificou os terminais.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
plautz
Visitante
« Responder #10 : 09 de Novembro de 2013, as 02:02:10 »

Obrigado a todos.

Postei esse tópico antes de iniciar as obras no apartamento antigo pois não sabia quando poderia entrar no site novamente (olha a hora que estou escrevendo!).

Aparelho muito útil !!  Leo, pelo que entendi o firmware teve tradução em alguns termos e portanto foi recompilado por vocês. Vai ter esse arquivo HEX disponibilizado ?  A idéia do Fernando é vender só a placa ou o kit completo (incluindo ATMEGA gravado) ? Foi a versão mais completa ou a simplificada ?

Xformer, é a versão completa. O primeiro protótipo que montei foi o simplificado, mas em virtude de alguns problemas (e do Fernando ter achado os AtMega 328 com bom preço), decidi montar o mais completo mesmo.

Nem um (placa), nem outro (kit). A venda é do circuito montado completo, calibrado e funcionando.

A tradução foi feita por mim. São só as strings de texto usadas pelo programa. O autor me pediu e eu enviei autorizando o uso para as próximas versões.

Citar
Comentários sobre sua apresentação:
- Quando mediu um indutor de 0.04mH (o que apareceu no display) você disse que seria e precisava de um de 400uH, mas na verdade é 40uH.

Falha minha mesmo.

O indutor que precisava era entre 35uH e 50uH. Enrolei e dei 40uH. Muito provavelmente falei 400uH pois estou testando um joule thief com 100 leds que usa um desses.

Citar
- FETs de junção (JFET) podem ser simétricos (nem todos são) quanto ao dreno e fonte (a porta não), por isso tanto faz a posição no medidor e ele não diferencia qual é dreno e qual é fonte.

Outra falha minha. Depois que ví o vídeo percebi meu erro. Devia ter colocado um texto avisando, mas sabe como é... estou em obras e com "dinheiro saindo pelo ladrão..."

Citar
- MOSFETs como o IRF530 que você mediu não são simétricos, então não foi por causa do diodo de proteção que o aparelho identificou os terminais.

Aí você tem mais conhecimento do que eu para dizer o motivo da identificação correta do Mosfet. Realmente quando se trata de Fet ou Mosfet, fico mais perdido que cego em tiroteio quando cai do caminhão.

Abraços pessoal. Quando puder volto novamente.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 09 de Novembro de 2013, as 08:33:08 »

Aí você tem mais conhecimento do que eu para dizer o motivo da identificação correta do Mosfet. Realmente quando se trata de Fet ou Mosfet, fico mais perdido que cego em tiroteio quando cai do caminhão.

Tem um AN muito bom da Fairchild (AN-9010) do qual eu extraí essas imagens que explicam a estrutura desses transistores:



Como se pode ver, um JFET é como se fosse um resistor feito de material N ou P, formando um canal de condução entre o dreno e a fonte (source). Esse canal de condução varia de largura sob o efeito de uma tensão aplicada na porta (gate).  Pelo desenho dá pra notar a simetria.



Já os MOSFETs de potência (os da série IRF por ex.) precisam de uma estrutura vertical, que nos desenhos acima tem o dreno na parte de baixo e a fonte na parte de cima, assim não existe simetria em relação a porta. A tensão na porta faz aumentar ou diminuir um canal de condução entre o dreno e a fonte.



Existem alguns MOSFETs com construção lateral (acima), onde o dreno e a fonte ficam na superfície e até podem ser simétricos. Mas geralmente são para pouca potência e mais comuns em circuitos integrados. Exemplo de MOSFET de potência lateral é o par 2SK1058/2SJ162  muito usados em amps de áudio HIFI.





Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #12 : 09 de Novembro de 2013, as 20:53:33 »

quanto?
Parabens Plauts, muito bom mesmo o projeto!
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
rafammbass
Visitante
« Responder #13 : 19 de Novembro de 2013, as 09:37:32 »

E aí, Fernando, chegou a garra verde?  Huh? Huh?

Abs!
« Última modificação: 19 de Novembro de 2013, as 09:47:07 por rafammbass » Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #14 : 21 de Novembro de 2013, as 18:25:35 »

Pessoal, vi ao vivo o testador.........maravilhoso!
vou juntar uns reais para comprar um, muito boa a ferramenta. tem multimetro por ai que não faz 1/3 doque o testador faz
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal