Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 12:01:45


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte para amplificador.  (Lida 7195 vezes)
sodomyzer
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2


« : 27 de Abril de 2010, as 20:30:12 »

Olá pessoal, é o seguinte, to montando um sistema de som para meu quarto e gostaria de uma pequena ajuda de vocês.
Não entendo praticamente nada de fontes, e por isso não sei se os esquemas que eu tenho aqui irão funcionar, então gostaria que os mais experientes dessem uma olhada para mim nesses esquemas e me relatassem se irá funcionar bem ou não, tenho lido algumas coisas na internet sobre fontes e uma coisa que to bastante preocupado é com ruído, abaixo segue os esquemas.

Essa fonte será utilizada por um transformador de 18V 3A pra tocar um TDA2009.
http://img19.imageshack.us/img19/8374/fontetda2009.jpg

Essa outra será utilizada por um transformador de 16+16 6A pra tocar 1 pré amplificador, 1 crossover e 2 TDA2050.
http://img685.imageshack.us/img685/4931/fontecrossover.jpg

Essa parte é que está me preocupando um pouco pois não tenho muito conhecimento pra dizer se tem componente inútil aí e se a fonte vai gerar ruído(o tal do ripple da fonte).

O projeto inteiro é o seguinte:
Um sistema de som 2.1 que será utilizado principalmente para filmes(vejo muito) e músicas(escuto razoavelmente). Esse sistema irá utilizar um Crossover para dividir as frequencias em grave, médio e agudo.
O agudo será tocado pelo TDA2009A 2x10W
O médio será tocado por 2 TDA2050 2x28W
O grave será tocado por um LM3886 1x50W

Vou montar um cabeçote (tipo um amp valvulado) pra colocar o pré, crossover, TDA2009 e TDA2050. O LM3886 será montado em uma caixa separada, ficando parecido com um cubo comum.
E por fim irei montar duas caixas pra médio e agudo, onde cada caixa terá um Mid-rage(pro médio) e um Tweeter(pros agudos).

O pré, crossover, TDA2009 e TDA2050 já estão montados, falta agora a fonte pra eles pra mim já comerçar a construção do cabeçote que ainda to pensando em como vai ser montado exatamente.

Depois de tudo pronto eu vou postar aqui no fórum as fotos da montagem toda, o crossover ficou até "bunitinhu" todo verdinho, aqui a foto.
http://img7.imageshack.us/img7/1406/dsc00969en.jpg

Bem, é isso, se alguém puder me ajudar ou tiver alguma opinião com relação ao projeto eu agradeço.

Abraços
Registrado
Andre_
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 462

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 4



« Responder #1 : 05 de Maio de 2010, as 21:38:48 »

Amigo...
você poderia me mandar ou anexar o projeto dessa placa ai que você montou ?
Vaaleu
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #2 : 07 de Maio de 2010, as 20:11:57 »

Quanto ao primeiro projeto, "c7" que na verdade deveria ser c3 junto com r1 podem ser eliminados, caso voçê queira manter os 18v de saída voçê precisará colocar um regulador de tensão 7818, aí sim voçê deixa c3 na saída do  regulador. Quanto a filtragem, 6800uf está ótimo e a voltagem é v+ e terra e nãov+ e v-. No segundo projeto c7 e c14 junto com r1  r2 r3 e r4 podem ser eliminados,c9 e c10 são depois de c17 e c19 t1 et2 são a mesma coisa.Preste atenção nas voltagens de saída, pois em v+ e v- a tensão será bem maior, talvez por volta de  25v ou mais. Em um projeto que use essas duas voltagens voçê poderá usar esta fonte sem problemas!
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
sodomyzer
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2


« Responder #3 : 08 de Maio de 2010, as 00:29:31 »

espanhol

Vou fazer as modificações que o espanhol falou e logo posto os arquivos aqui pra quem se interessar.

André_

Valeu demais pela correção, vou alterar assim que tiver um tempinho sobrando... sobre os nomes trocados... é que eu estava montando os dois esquemas em um único documento, aí acabou ficando com os nomes um pouco trocados, depois pretendo alterar, por enquanto me interessa mais os valores dos componentes do que os nomes, o meu transformador já chegou que na verdade são esses dois secundários em um único transformador, aí vou montar a placa possivelmente amanhã(ou depois) e logo mais posto aqui o que deu.

Abraços
Registrado
Andre_
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 462

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 4



« Responder #4 : 08 de Maio de 2010, as 17:40:15 »

não entendi !
hauehaeuhae
só queria o PDF...
você não tem ?

Valeu
Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #5 : 08 de Maio de 2010, as 23:45:04 »

André segue o desenho da placa do crossover.
O projeto é esse 3-way

http://sound.westhost.com/project09.htm

Estou no momento sem nenhum software para editar o PDF, assim que der um jeito nisso posso te passar o arquivo com mais detalhes.
Ainda não montei, não sei dizer se está funcionando, acho que só o sodom montou até o momento. Todos capacitores de 100nF são cerâmicos e o restante são do tipo BOX
Registrado

Americana-SP
Andre_
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 462

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 4



« Responder #6 : 09 de Maio de 2010, as 10:41:13 »

André segue o desenho da placa do crossover.
O projeto é esse 3-way
http://sound.westhost.com/project09.htm
Estou no momento sem nenhum software para editar o PDF, assim que der um jeito nisso posso te passar o arquivo com mais detalhes.
Ainda não montei, não sei dizer se está funcionando, acho que só o sodom montou até o momento. Todos capacitores de 100nF são cerâmicos e o restante são do tipo BOX

Opaaa
Valeu mrmagoo
vou fazer um orçamento desse projeto ai, dependendo de quanto fique eu vou montar Cool

Valeu
Registrado
sodomyzer
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2


« Responder #7 : 10 de Maio de 2010, as 16:01:42 »

não entendi !
hauehaeuhae
só queria o PDF...
você não tem ?

Valeu


_

Lí muito rápido e não tinha entendido que você queria era a placa do crossover, eu achei que queria era a placa da fonte _, vo pegar lá em casa a plaquinha corrigida e te mando depois.


André segue o desenho da placa do crossover.
O projeto é esse 3-way

http://sound.westhost.com/project09.htm

Estou no momento sem nenhum software para editar o PDF, assim que der um jeito nisso posso te passar o arquivo com mais detalhes.
Ainda não montei, não sei dizer se está funcionando, acho que só o sodom montou até o momento. Todos capacitores de 100nF são cerâmicos e o restante são do tipo BOX

Funciona perfeito, porém tive que alterar o layout pra caber os capacitores, pois o tamanho dos pads eram demasiados pequenos até mesmo para os capacitores cerâmicos.

Abraços
Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #8 : 11 de Maio de 2010, as 09:08:20 »

Citar
Funciona perfeito, porém tive que alterar o layout pra caber os capacitores, pois o tamanho dos pads eram demasiados pequenos até mesmo para os capacitores cerâmicos.
Abraços

Sodom acho que voce imprimiu em escala errada! não? os pads estão com distância de 5mm para os caps (entre os furos) os caps cerâmicos e do tipo box encaixam perfeitamente.
Voltando ao tópico.... no segundo projeto, acho que R4 e R5 devem permanecer pois "separam" as duas fontes de tensão ajudando na filtragem.
Abraços
« Última modificação: 11 de Maio de 2010, as 16:32:47 por mrmagoo » Registrado

Americana-SP
sodomyzer
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2


« Responder #9 : 11 de Maio de 2010, as 13:47:53 »

Não, eu imprimi na escala certa, porque os CIs e resistores ficavam perfeitos, porém os capacitores é que ficavam pequenos, dê uma olhada nos arquivos do Eagle lá pra você ver, o corpo do capacitor é que é de 5mm(4,4 na verdade) e os pads é de 2,5 entre eles, olha a característica dele no Eagle (grid 2.5 mm, outline 2.4 x 4.4 mm).
Quanto ao tópico... também acho que R4 e R5 deveriam continuar, pois além de "separar" como você disse, eles baixam a corrente do circuito aliviando os reguladores SE ACONTECER de o pré e crossover pedir mais corrente do que os reguladores aguentam, é claro que isso é quase impossível acontecer, MAS... pode acontecer caso alguma peça dê defeito ou aconteça da pessoa que está montando o circuito inverter as voltagens(como eu fiz, não prestei atenção na hora de ligar e inverti os fios + com -), quando isso ocorre o regulador costuma esquentar e fritar(igual o meu), então acho que R4 e R5 iriam minimizar as coisas um pouco.

Abraços
Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #10 : 14 de Maio de 2010, as 00:19:22 »

Sodom... acho que fiz besteira mesmo....vou consertar o arquivo... Toma na Cabeça

Outra coisa.... eu pensava em testar esse projeto com esses softwares gerando um sinal com uma determinada frequencia utilizando a saída de audio do PC e a saída do crossover conectada na entrada do microfone.
Na imagem anexo foi gerado um sinal de 300Hz e lido no VA (frequency meter) será que dá certo?!

Abraço
Registrado

Americana-SP
sodomyzer
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2


« Responder #11 : 15 de Maio de 2010, as 08:44:29 »

Sodom... acho que fiz besteira mesmo....vou consertar o arquivo... Toma na Cabeça

Outra coisa.... eu pensava em testar esse projeto com esses softwares gerando um sinal com uma determinada frequencia utilizando a saída de audio do PC e a saída do crossover conectada na entrada do microfone.
Na imagem anexo foi gerado um sinal de 300Hz e lido no VA (frequency meter) será que dá certo?!

Abraço

Opa, joia?

Então, esse VA é muito bom pra esse tipo de teste, da certo sim, você pode montar o crossover ligar na porta do mic ou na auxiliar(mas tem que configurar o pc pro VA ler apenas essas saídas), aí você manda tocar alguma música e olha a frequencia de corte do crossover no VA.

Sobre consertar o arquivo... não precisa eu te mando ele já consertado por e-mail, dei uma fuçada nele e diminuí inclusive o número daqueles fios grandes usados como jumper, e também dei organizada nos fios dos pots. Vou só trocar as cores do layout pra colocar em um pdf pra ficar bem legível os valores dos componentes aí eu posto o pdf aqui no fórum(eu já tinha feito tudo, faltava só unir os arquivos em um único pdf, aí fui tomar banho e deixei o pc ligado com pendrive plugado, caiu a energia e quando liguei novamente o pendrive tinha ido pro saco, e pro meu azar eu não tinha feito backup de nada que tinha no pendrive por falta de espaço no hd, ou seja, já era todos os meus arquivos, provas, trabalhos, filmes e outras coisinhas).

Vou organizar tudo nesse fim de semana e te mando na segunda(ou hoje mais tarde).

Abraços
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.058 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal