Como deixar o JCM 800 com mais ganho?

Started by Nefi, 09 de December de 2013, as 11:17:52

Previous topic - Next topic

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Nefi, apenas fui ao (google_it) atrás dos datasheets e confirmei o que é cada um dos componentes...
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: Nefi on 10 de December de 2013, as 10:20:14
Então está explicado a diferença enorme de ganho desse combo do meu amigo, para o meu...  (guitar_player

Se o seu é um 2204 e do seu amigo um 2210 (4211 combo). A diferença vem de pelo menos dois triodos a mais! Um no circuito que empurra a ponte e outra após a mandada de efeitos.

No 2204, são apenas 2 triodos no pré!

Um nunca vai conseguir fazer o som do outro! :)
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

kem

DIY Freak
Que coisa... clipping simetrico num valvulado TOP... é o que eu falo. A Marshall põe clipping de diodos (ou ponte), FET na inversora, etc, etc, etc... E todo mundo acha lindo... mas põe essas coisas no seu ampli e tenta vende-lo... ninguém vai comprar porque não é 100% valvulado...
Olha a ponte ai gente... Logo depois do 4º triodo...
É um jeito bom de disfarçar os diodos...  :D

-----

Nefi... se o Haroldo esta certo (em geral ta), chegar no timbre do outro você não vai mesmo.
Mas ainda da pra aumentar um pouco o ganho no seu ampli... Mas você viu que existem muitas variações do esquema desse ampli.
Se você não levantar o esquema 100% do seu, não tem jeito de modificar...
I don't want to die young...
I want to diode!

Nefi

**
Freqüente
Quem montou esse cabeçote foi o George Mazzotti de Campinas. Amanhã vou levar para ele dar uma olhada, conferir o que foi feito e ver o que ele consegue fazer para deixar o som supimpa!  :D

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Mete um OCD da vida aí, rapaz! :D
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Nefi

**
Freqüente
Hahaha.... É o que eu vou fazer, mas pelo que vi, o circuito ainda não está como o original. Então... vou falar para ele fazer uma revisão na montagem dele. Acredito que o antigo dono do cabeçote, pediu para ele fazer com menos ganho saturado, algo mais limpo...

O que garanto é que coloquei um Pinnacle na frente dele e o som ficou animal!! Bem pro lado do AFD.  (rckt

Guilherme

Guest
QuoteQuantos carboninhos ai dentro em

Nenhum, Felix. Nesses, todos são metal-film.

Carbono "composition", ou quase um cilindro de grafite polida, a Marshall jamais utilizou em seus amps.

Lá no comecinho usava carbon-film, muito diferente de composition.

Desconheço a diferença de fabricação entre os dois, mas suponho que o carbono-film seja parecido com o processo de produção do metal-film.

Abraços

Nefi

**
Freqüente
Pessoal, tirei algumas fotos da montagem... Acho que tem alguns componentes com valores diferentes. Não havia visto esse layout de montagem ainda...

[spoiler]

[/spoiler]

Ferro_Velho

Guest
QuoteCarbono "composition", ou quase um cilindro de grafite polida, a Marshall jamais utilizou em seus amps.

Claro que sempre ha a possibilidade de ser reposição, mas várias imagens
de Marshalls do anos 60 tem CC.

http://www.amparchives.com/album/Marshall/JTM%2045%20Series%201962-1966/1985%20JTM%2045%20PA/65%201985%20JTM%2045%20PA%2045W%20SN%20xxxx%20-%20Dieter%20Roesberg/65_JTM45-PA_2_jpg_orig.html

http://forum.metroamp.com/viewtopic.php?f=15&t=17215

http://drewsgeezeramps.com/Marshall-JTM45-100Super.html

Mas porque alguém trocaria um de filme de carbono original por um de CC?  :-)

Abraço.

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: Ferro_Velho on 10 de December de 2013, as 22:16:54
Mas porque alguém trocaria um de filme de carbono original por um de CC?  :-)

Já ouviu a expressão: "Na guerra, urubu é frango!"?

Não dá para saber pelas fotos se é original ou não!

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

Guilherme

Guest
QuoteClaro que sempre ha a possibilidade de ser reposição, mas várias imagens
de Marshalls do anos 60 tem CC

Na imagem os CC são os mais opacos enquanto os mais brilhantes são CF fabricados pela Mullard (Philips Inglaterra) desde final dos anos '50.

Os CC podem ser A&B, IRC, Ohmite, Reohm, todas USA. Europeu, posso estar redondamente enganado, mas não é mesmo.

CC foram os preferidos pela Fender até os silverface ou  mais além.

Posso estar novamente redondamente enganado, mas a Marshall jamais usou um só CC em toda sua história. Porém......

abração

-----

editando...

No JTM45 do Geezer amps,  CF's Mullard estão misturados com CC's da Tyco Electronics.

Na Farnell tem CC's da Tyco por R$ 1,30 (quando o dólar estava <2,00).

Nefi

**
Freqüente
Pessoal, bom dia...

Ontem fiz algumas modificações seguindo esse esquema: http://www.mrbobo.com/mods/JCM800_2204_Modified.gif
Não fiz todas que estão, mas deu para chegar à um nível de ganho bem legal!! Não chega ser um high gain, porém está quase lá... Do jeito que eu queria..

Esse esquema é bem legal... para quem quiser se aventurar.

Um abraço!!

Electric Effects

Handmaker
Ele colocou uns capacitores menores ali no caminho do sinal... eu faria o contrário, colocaria maiores, acho que deixa um clean mais encorpado e limpo e também uma distorção mais pesada...

Nefi

**
Freqüente
Ele fez isso para distorcer mais os médios e agudos e não muito os graves para não embolar. Só fiz as modificações de ganho.. foi bem simples, mas ajudou muito...