Fender Mini Twin MT-10: Diário de construção

Started by gorbachev, 18 de December de 2013, as 17:53:23

Previous topic - Next topic

gorbachev

Guest
Boa tarde, galera! Após a minha primeira tentativa de montar um pedal no ano passado (que não deu certo... ou melhor desisti...  :-) ) resolvi montar nesse final de ano um mini-amp para testar os instrumentos aqui da luthieria. O projeto será o do Mini Twin disponibilizado no fórum. Vou atualizando o tópico conforme for adiantando o trabalho!

Amplificador Fender Mini Twin MT-10: http://www.handmades.com.br/conteudo/pdfs/Fender%20Mini%20Twin%20Clone.pdf
(Retirado do tópico: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2861.msg57586#msg57586)
Uma pequena demonstração do timbre feito por um colega do fórum: http://www.4shared.com/mp3/_61F8b3_/demonstrao_do_fender_mini_twin.html

Albuquerque

Guest
Uma dica pra dar certo dessa vez: Não desista!  ;)
Quando nos empenhamos por um projeto e este apresenta alguma dificuldade, é exatamente aí, na dificuldade, que nascerá o aprendizado. Fico no aguardo!  :tup

gubterra

Guest
Foi bom você term me lembrado desse mini amp, o som dele é animal e eu tenho um layout dele pronto pra caber em uma caixa de pedal, vou monta se funcionar posto pro pessoal.
Monta que você não vai se arrepender...

GuitarCris

Handmaker
Ei Gubterra em caixa de pedal? Posta aí pra galera! Eu monto com certeza
Em busca do drive perfeito!!!

gorbachev

Guest
Quote from: Albuquerque on 18 de December de 2013, as 23:25:39
Uma dica pra dar certo dessa vez: Não desista!  ;)
Quando nos empenhamos por um projeto e este apresenta alguma dificuldade, é exatamente aí, na dificuldade, que nascerá o aprendizado. Fico no aguardo!  :tup
Com certeza, Albuquerque, desisti por "n" motivos em jan/2012, mas dessa vez não vou desistir não. Assim que tiver novidades vou postando aqui!

Quote from: gubterra on 19 de December de 2013, as 02:39:12
Foi bom você term me lembrado desse mini amp, o som dele é animal e eu tenho um layout dele pronto pra caber em uma caixa de pedal, vou monta se funcionar posto pro pessoal.
Monta que você não vai se arrepender...
O som dele é muito bom mesmo. Foi bom você ter falado que aí editei o post inicial com um áudio que achei dele, hehehe....

-----

Pessoal, hoje comprei os componentes eletrônicos (placa de fenolite, capacitores, resistores, pots, ICs, transistores), o alto-falante, percloreto de ferro e solda de 1mm. Tudo deu ao total R$ 50,00. O gabinete juntamente com os acessórios (chave L/D, knobs) ficarão para a próxima "remessa" de compras. Junto um misto de empolgação e receio para começar a montagem!

;D  (guitar_player

gorbachev

Guest
É, galera... não foi dessa vez que consegui fazer a placa... mas... AVANTE para a segunda tentativa!

hgamal

Hand MasterMind
Quote from: gorbachev on 21 de December de 2013, as 11:18:52
É, galera... não foi dessa vez que consegui fazer a placa... mas... AVANTE para a segunda tentativa!

Usou muito calor! vai com calma... você consegue!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

Ferro_Velho

Guest
gorbachev, eu uso um ferro igual a este que aparece na sua foto.

Coloque na posição "2", que já é suficiente.

Passe sobre o papel sem quase fazer força pra baixo, só o peso do ferro e um pouquinho mais.

Faça isso durante uns dois a três minutos sobre toda a superfície, com mais atenção nas bordas.

Abraço.

gorbachev

Guest
Vou usar as sobras que não foram danificadas para transferir o layout do Ruby amp, que é pequenininho, pois terei que comprar outra placa para o mini Twin. Realmente torrei a placa... segui um tutorial que mandou deixar o ferro bem quente e passar por 8 minutos. Me lasquei-me, mas vamos a segunda tentativa! hehe

kem

DIY Freak
Quote from: gorbachev on 21 de December de 2013, as 17:53:58
Vou usar as sobras que não foram danificadas para transferir o layout do Ruby amp, que é pequenininho, pois terei que comprar outra placa para o mini Twin. Realmente torrei a placa... segui um tutorial que mandou deixar o ferro bem quente e passar por 8 minutos. Me lasquei-me, mas vamos a segunda tentativa! hehe
Quando for fazer pela primeira vez, tente com menos tempo... o maximo que pode acontecer é a transferencia não ficar boa e você ter que limpar a placa e fazer outra. Não existe um tempo certo pra todos (temperatura do ferro, força da mão do usuario, etc são diferentes). Comece com pouco tempo e va aumentando até dar certo.
I don't want to die young...
I want to diode!

gorbachev

Guest
Quote from: kem on 21 de December de 2013, as 17:59:58
Quando for fazer pela primeira vez, tente com menos tempo... o maximo que pode acontecer é a transferencia não ficar boa e você ter que limpar a placa e fazer outra. Não existe um tempo certo pra todos (temperatura do ferro, força da mão do usuario, etc são diferentes). Comece com pouco tempo e va aumentando até dar certo.
Vou fazer isso agora. Aliás, já fiz. Estou esperando a plaquinha esfriar. :D

Andshadows

**
Freqüente
Meus amigos, estou com um problema:
Montei o mini twin, ele está dando ruido no potenciometro de gain (500k b  log), ja o troquei e continua do mesmo jeito.
inicialmente pensei ate que poderia ser o jack, mas fiz o teste sem ele. continua o ruido. Se eu zerar o gain, o ruido diminui, e zera totalmente se eu baixar o volume (bom, sinal de que tem alguma coisa funcionando).
Alguém passou por algo parecido? os dois potenciometros que usei são novos. Usei o layout daqui mesmo, aquele que a placa tem 14,2cm.
Desde já agradeço.
Abração!

-----

Perdão pode desenterrar o tópico, mas acho que seria mais apropriado que criar um novo só pra uma dúvida como essa.

nandinhuuoliveira

*
Iniciante
Quote from: Andshadows on 04 de December de 2015, as 10:37:41
Meus amigos, estou com um problema:
Montei o mini twin, ele está dando ruido no potenciometro de gain (500k b  log), ja o troquei e continua do mesmo jeito.
inicialmente pensei ate que poderia ser o jack, mas fiz o teste sem ele. continua o ruido. Se eu zerar o gain, o ruido diminui, e zera totalmente se eu baixar o volume (bom, sinal de que tem alguma coisa funcionando).
Alguém passou por algo parecido? os dois potenciometros que usei são novos. Usei o layout daqui mesmo, aquele que a placa tem 14,2cm.
Desde já agradeço.
Abração!

-----

Perdão pode desenterrar o tópico, mas acho que seria mais apropriado que criar um novo só pra uma dúvida como essa.

Andshadows,

Eu acabei de comprar os componentes que faltavam para construir o meu, mas vi que meu fenolite não dá pra essa placa (um erro básico).

Vou fazer a placa e depois testo e vejo se consigo reproduzir seu defeito e tentar te ajudar.

Alias, você conseguiu resolver ?

daniellp

**
Freqüente
Curitiba - PR
Eu já montei esse e mais uns outros com o KA6213 mas não achei tudo isso não. O KA6213 é muito fraquinho. To mexendo num com o power com TDA2003, para dar uns 4/5W aí já vai falar um pouco mais...

Esse aí talvez vá bem com fones de ouvido... Com fones eu não testei...

Abraços.

Daniel.
"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com

Andshadows

**
Freqüente
Nandinho, eu fui vagabundo, me envolvi com outros projetos e findei deixando ele de lado.
a placa que eu comprei foi uma de fenolite de 15x4cm
Mas vou pegar direitinho pra ver no que deu.
Se você quer um amp de estudo, acho que o ruby se torna ainda mais fácil de fazer, vou tentar consertar o meu twin amanhã e te falo o resultado.