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Autor Tópico: O Fantástico Lab Series L5  (Lida 10962 vezes)
Alex Frias
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Flanelinhas, cuidado!!!


« : 18 de Dezembro de 2013, as 23:04:28 »

Um amplificador Solid State de fazer inveja a alguns valvulados:

http://www.youtube.com/watch?v=-NSbAa-8aH4

http://www.youtube.com/watch?v=HeOWpZErVbY

Aqui uma página com esquemas e layout do bicho:

http://www.rru.com/~meo/Guitar/Amps/Lab/schem.html
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gubterra
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« Responder #1 : 19 de Dezembro de 2013, as 00:24:52 »

Bacana... se eu tivesse os dons de retirar outras cores e deixar só o cinza do layout eu postava aqui pra moçada... mas infelizmente, não tenho   Grin 

Grandão heim!
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Fabio D.
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« Responder #2 : 19 de Dezembro de 2013, as 00:47:59 »

Esse não é o amplificador que B.B. King usa?
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Alex Frias
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« Responder #3 : 19 de Dezembro de 2013, as 07:45:37 »

Sim, é um deles junto ao Fender Twin, mas como o próprio BB King diz, ele sempre tira o som dele, independente do amplificador usado...rs.
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Marcos Câmara
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« Responder #4 : 19 de Dezembro de 2013, as 07:49:38 »

Com paciência dá para redesenhar as placas no Corel.

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hgamal
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« Responder #5 : 19 de Dezembro de 2013, as 08:10:21 »

O circuito é um tanto "diferente". O canal II por exemplo, tem uma equalização fixa, após o controle de tom baxandall. Este baxandall parece limitado a atenuar bem, mas enfatizar pouco, tanto nos graves quanto agudo (não analisei o controle de médios).

O canal I parece bem "normalzinho" com controle de tom "normal", fender/marshall apenas com os valores mudados para funcionar com CI.

A distorção é feita com um OTA 3094! (boa idéia, mas já vi antes).

Tem um compressor embutido com 3080!

Seja lá quem foi que projetou este treco, ele sabia o que queria e o que estava fazendo!

Tenho dúvidas se o pessoal que usa pedais de forma vigorosa, processamentos muito fortes ou toca estilos variados (como covers) irão conseguir usar amp com toas as suas features.

O power é muito legal! Mas olha a nota na escolha dos transistores de saída! Se um pifar, tem que trocar por equivalentes MUITO parecidos, de preferência da mesma marca e modelo.
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Alex Frias
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« Responder #6 : 19 de Dezembro de 2013, as 08:49:35 »

Coincidência ou não, praticamente todos os amplificadores em estado sólido que aprecio tem ao menos em sua entrada um OpAmp com entradas a FET. Normalmente encontramos o famosíssimo TL072, mas nesse caso específico um LF 356N.

Não acho que esse amplificador, como o Haroldo mesmo disse, seja lá muito flexível. O que me interessou nele foi sua combinação de timbre e "comportamento" em relação ao que se toca na guitarra, como um valvulado mais tradicional. O timbre cremoso e morno da distorção, que também extremamente dinâmica, a compressão na medida, os agudos e graves bem amarradinhos, etc.

Eu não acho que todo amp SS deva "imitar" ou simular as características de um valvulado. Mas eu realmente prefiro tocar em um amplificador com tais características. Então vai de cada um...
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EddieTavares
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« Responder #7 : 19 de Dezembro de 2013, as 09:12:29 »

O power é muito legal! Mas olha a nota na escolha dos transistores de saída! Se um pifar, tem que trocar por equivalentes MUITO parecidos, de preferência da mesma marca e modelo.

A minha tia Cotinha falou que se eu for montar um desse e não usar uns TDA ou LM3886 ela vai pegar a palmatória da vó Florinda e vai dar na minha cabeça!
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Guilherme
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« Responder #8 : 19 de Dezembro de 2013, as 19:11:51 »

300mA quiescente em classe AB  Evil

O banco de transistores de saída realmente pode ser um problemão em caso de substituição...

A MOOG sabe o que é bom, então mandou ver os NPN 40-410, RCA. O mesmo que a ALTEC usava em seus powers e a Acoustic também.

O 40-411 vai bem alí, e os velhos de guerra 2N3055, 2N3773 e MJ15003 também, desde que criteriosamente selecionados.

A turma que conhece bem os Acoustics afirmam que o 40-410 e 411 são 2N3055 selecionados em labs bem equipados...

Esses 40-xxx são transistores lentíssimos para os padrões atuais, mas muito, muito bons para áudio  Legal!
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gfr
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« Responder #9 : 20 de Dezembro de 2013, as 07:01:10 »

Por falar em Acoustic, o Albert King usou (em parte da carreira) um Acoustic 270, solid state e monstruoso, com corneta e tudo Smiley

Outro SS interessante (só que pra quem quer um som mais "clean") é o Polytone Minibrute, usado pelo Joe Pass, Jim Hall, Herb Ellis, George Benson...
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whitebilly
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« Responder #10 : 20 de Fevereiro de 2014, as 21:13:56 »

Salve Handmades!

Hoje conversando com meu patrão na Luthieria sobre amplificadores (Pois ele tem muita experiência em amps valvulados, ele teve e ainda tem muitos amps bons e com falantes bons)
Ele me falou sobre o ampli  L5 Lab Series que o B.BKing usa, qu eu jurava que pelo som era um valvulado mas para minha surpresa era um Solid State e me enganou direitinho.
Vocês conhece esse ampli, e saberiam me dizer poque o som dele é tão bom assim?

segue dois vídeos para ouvirem...

http://www.youtube.com/watch?v=-NSbAa-8aH4


http://www.youtube.com/watch?v=OPpmzLoPwAM

Vejam também..
Board Layout
http://www.rru.com/~meo/Guitar/Amps/Lab/Images/Lab_Series_L5_L7_L9_L11_board_layout.pdf

e esquema
http://www.rru.com/~meo/Guitar/Amps/Lab/Images/Lab_Series_L5_L7_L9_L11_scheme.pdf

abraços
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2014, as 21:17:52 por whitebilly » Registrado
Marcos Kb
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« Responder #11 : 20 de Fevereiro de 2014, as 21:25:05 »

Rapaz... que sonzera! Legal!
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whitebilly
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« Responder #12 : 20 de Fevereiro de 2014, as 21:38:50 »

Também achei o máximo esse amp....ahhh se fosse viável faria na boa!
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Guilherme
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« Responder #13 : 21 de Fevereiro de 2014, as 19:53:37 »

whitebilly,

Viável é, mas vai custar alguma $$$ e vai exigir paciência, dedicação e uma boa bancada de testes com alguns instrumentos...

Existem outros circuitos tão bons quanto esse porem mais "manjados" e testados, que utilizam transistores mais acessíveis.

Vou scanear um clássico e testado circuito Elektor e abro um tópico para ele.
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whitebilly
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« Responder #14 : 22 de Fevereiro de 2014, as 13:48:47 »

Opa Guilherme, será bem vindo!  Grin
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