Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 10:43:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Alto-falante: circular ou retangular?  (Lida 4772 vezes)
sr.mostarda
Visitante
« : 26 de Dezembro de 2013, as 00:46:36 »

Fala galera! Tentei procurar algo acerca da minha dúvida aqui no fórum, mas não encontrei....então aqui vai.

Minha dúvida é a seguinte: estou fazendo um miniamp (o noisy cricket) queria saber se dará muita diferença ligar um falante redondo ou um retangular. Tenho dois retangulares de 5w/8ohms e queria colocar esses dois, daí teria uma impedância de 4 ohms em paralelo. Seria uma boa ideia ou é melhor ligar apenas um circular de 4 ohms?

Valeu gente!!
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #1 : 26 de Dezembro de 2013, as 01:33:56 »

Acho que o melhor seria você montar o circuito e experimentar ambas as opções que você deu. Ás vezes até mesmo uma opção híbrida, com os retangulares em paralelo, e o outro em série com eles, seria possível (já que o LM386 funciona bem de 4 a 16 ohms).
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 26 de Dezembro de 2013, as 05:53:03 »

Só lembrando que se a impedância do alto-falante for de 4 ohms, se usa mais potência do amplificador  do que um falante de 8 ohms, e este usa mais potência do que um de 16 ohms. Se no amplificador houver o transformador de saída (como em valvulados ou em alguns transistorizados) para casar as impedâncias e este tiver as tomadas específicas para impedâncias diversas, a potência permanece a mesma sem depender do valor da impedância dos falantes.
 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #3 : 26 de Dezembro de 2013, as 08:57:40 »

Só lembrando que se a impedância do alto-falante for de 4 ohms, se usa mais potência do amplificador  do que um falante de 8 ohms, e este usa mais potência do que um de 16 ohms. Se no amplificador houver o transformador de saída (como em valvulados ou em alguns transistorizados) para casar as impedâncias e este tiver as tomadas específicas para impedâncias diversas, a potência permanece a mesma sem depender do valor da impedância dos falantes.
 

O Noisy Cricket é um amp com 12AX7 como pré e LM386 como Power, portanto não importa muito a impedância de saída.
Mas o que você disse é sempre bom de se esclarecer.

Ah, a ligação que eu indiquei antes seria essa:



A e B sendo os falantes retangulares e C sendo o falante redondo.
E na caixa, você poderia colocar o falante redondo no centro, e os retangulares à esquerda e à direita:

[]O[]
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2013, as 09:00:40 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Albuquerque
Visitante
« Responder #4 : 26 de Dezembro de 2013, as 10:45:49 »

Olá Sr. Mostarda.
O ideal mesmo, nessa questão que você levantou, é testar!
Existem diferenças no som? Claro! Se essas diferenças serão aceitáveis? Só você poderá dizer.  Wink
Eu já fiz vários testes com vários auto falantes, inclusive os retangulares. Obtive bons resultados com alguns e maus resultados com outros. Já teve casos em que um retangular se saiu "melhor" (para mim) do que um redondo da mesma potência e impedância.
Vai depender de muitos fatores envolvidos, inclusive a etapa de potência que está usando. Como você citou o 'Noisy Cricket', a impedância pode ser de 4ohms, visto que é a impedância mínima aceitável para um LM386.
Veja esse vídeo que fiz de um Ruby que montei. Atente para o auto-falante:
https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=45_sBArPm6I
Registrado
sr.mostarda
Visitante
« Responder #5 : 27 de Dezembro de 2013, as 08:35:06 »

Obrigado pela ajuda pessoal. Como você falou, Albuquerque, o negócio é testar mesmo. Mas já valeu a troca de experiências. Blackcorvo, esse miniampli a que você se refere é o tube cricket, que é híbrido. O que montarei não possui válvula no pré.  Muito obrigado e um feliz ano novo!!
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #6 : 28 de Dezembro de 2013, as 00:34:53 »

Obrigado pela ajuda pessoal. Como você falou, Albuquerque, o negócio é testar mesmo. Mas já valeu a troca de experiências. Blackcorvo, esse miniampli a que você se refere é o tube cricket, que é híbrido. O que montarei não possui válvula no pré.  Muito obrigado e um feliz ano novo!!

Ah sim, é verdade. Sempre confundo esses dois mesmo, desculpe.

E feliz ano novo pra você também!
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.066 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal