Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 09:06:47


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Alicate de corte: alguma dica para algo de qualidade?  (Lida 14582 vezes)
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« : 10 de Janeiro de 2014, as 22:42:46 »

Já estou na quarta geração de alicate de corte, porque em pouco tempo meu alicates perdem o corte no bico. É ruim porque sempre tenho a impressão de que ao tentar cortar as perninhas dos componentes,  o alicate acaba "esmagando" o arame e, assim, fazendo alguma tração na solda, com risco de puxar a trilha para cima e soltá-la do fenolite. Ainda não aconteceu, mas tenho a impressão de que é possível.

Acho que essas ferramentas perdem o corte muito rápido, sem falar no emborrachamento do cabo que vai ficando frouxo em pouco tempo.

Tenho certeza de deve haver alternativas (certamente mais caras...  Embarrassed) de marcas para esses alicates pequenos, só que não tenho nenhuma referência. Por isso venho pedir as dicas dos mestres para  poder comprar um alicate de corte decente e que dure mais.
Já ouvi dizer que há pessoas que usam com sucesso aqueles cortadores de unha (imagem no spoiler). Será??  Roll Eyes

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
nilopalmieri
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 88

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 17



WWW
« Responder #1 : 10 de Janeiro de 2014, as 22:48:48 »

Boa noite.

Bom, indico esse abaixo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-534109476-alicate-de-corte-italiano-piergiacomi-modelo-tre-03-nb-_JM

É um pouco caro, mas vale muito a pena.
Fica um acabamento perfeito e é muito durável.


Abraço.
Registrado

GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #2 : 11 de Janeiro de 2014, as 00:15:52 »

Para não nos decepcionarmos, ferramentas devem ser de qualidade, por menor que seja seu uso.
Atualmente preparo um artigo sobre ferramentas que pretendo postar tambem aqui no fórum, afim de auxiliar para um melhor desempenho e conforto em relação as ferramentas.
Aqui vou falar só sobre o alicate, já que é seu interesse do momento.

Para o corte temos 3 principais tipos de alicates:
Alicate de corte lateral (o mais comum que usamos)
Alicate de corte frontal (também chamado de turquês ou turquesa)
Alicate de corte zero     

Sobre perder o corte rapidamente pode estar relacionado a 3 principais motivos:
Má qualidade;
Uso incorreto da ferramenta;
A própria ferramenta incorreta  Huh? (sim, isso mesmo, já explico).

Quando o alicate for de má qualidade, obviamente que perderá o corte rápido.

O uso incorreto faz o alicate perder o corte, ate mesmo mais rápido de que usar um de má qualidade corretamente.
Muitas vezes pressionamos o alicate ate o corte final do objeto, este é o erro!
Para cortar fio tipo cabinho, terminais finos e moles tipo resistor de 1/8, 1/4 pequenos eletrolíticos, etc..., não tem problema. Mas já para cortar terminais mais grossos (tipo resistores de potencia, diodo 1n54xx, etc...), fios rígido, e fios flexíveis de grande diâmetro, arames, cordas de guitarra, violão e baixo, deve ser dado um aperto, seguido de outros apertos, ate o corte total.

A ferramenta incorreta! (esse é ate um capitulo do uso incorreto) temos tipicamente alicates de 4", 6" e 8".
Obviamente os de 8" são mais "robustos" nos cortes do que os de 4". Porem dependendo do uso e local, pode ser desconfortável usar um alicate de 8".
Os de 4" são mais indicados para coisas leves.

Usar cortador de unha (creio que muitos já fizeram isso alguma vez, confesso que sou um deles  Cheesy ) é a mesma coisa que usar ferramenta incorreta e uso incorreto.
Também existem cortadores de modelos e qualidade diferentes, o que poderá se estragar facilmente.
Entao sugiro que use alicate mesmo.

Dicas sobre marcas:
Bons alicates são Belzer, e Gedore, mas serão caros.
A Gedore é proprietária e uma sub marca, que tem ferramentas de ótima qualidade e preço bastante acessível, é a Robust.
O alicate da marca Taurus é muito bom também, mas so aquele que é de metal preto (não sei se ainda encontra esse).

Essas dicas são com base nas ferramentas e marcas que tenho ou que já tive.
Marcas que tem valores de baixo custo, e ate algumas mesmo de preço moderado não são muito garantidas.
O ideal é usar marcas já conhecidas.

Registrado

Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #3 : 11 de Janeiro de 2014, as 00:35:11 »

Obrigado Nilopalmieri e GrAmorim, pela grande colaboração.

Achei o máximo sua aula, GrAmorim, porque às vezes vamos acumulando maus hábitos e nem percebemos, no final acaba doendo no bolso. Achei muito importante sua intenção de postar o artigo sobre ferramentas, pelo menos para mim certamente será muito útil. Vou procurar pelas marcas que vc recomendou.  Legal!

Nas minhas andanças pela internet procurando por ferramentas acabei encontrando um site muito interessante, que fornece ferramentas e materiais para relojoeiros e joalheiros. Quem estiver interessado é só dar uma olhada neste endereço http://www.forniturabulka.com.br


O Taurus seria este?

« Última modificação: 11 de Janeiro de 2014, as 00:44:19 por Sergiodam » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #4 : 11 de Janeiro de 2014, as 01:21:35 »

O Taurus seria este?
A marca sim, mas o alicate não.
O que me refiro, não é pintado, e é inteiro preto.

Citar
... às vezes vamos acumulando maus hábitos e nem percebemos...
Eu que diga, muitas vezes usei um alicate de 4" para cortar cordas, terminais grossos, etc...   mas na maioria das vezes fiz o corte por apertos seguidos.

A proposito, o site que postou já foi útil  Smiley
Encontrei algumas coisas que preciso  Smiley

Depois vou passar alguns sites onde comprei ferramentas que indiquei com excelentes preços.
Registrado

Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #5 : 11 de Janeiro de 2014, as 01:25:45 »

Otimo! Estou aguardando.  Legal!
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #6 : 11 de Janeiro de 2014, as 16:38:13 »

Pra quem usa muito pouco, digo monta um pedal aqui outro ali e não usa essa ferramenta pra mais nada, só pra cortar os terminais de componentes comuns como resistores de 1/4, capacitores, transístores, etc... minha opinião é usar cortador de unha mesmo, (eu uso até hoje) não que eu discorde do ponto de vista de nosso amigo Amorim, pelo contrário, suas dicas são muito valiosas pra nós do HM.

O cortador de unhas é baratinho e se usado só pra isso dura bastante tempo e se encontra em qualquer lugar.


Que bom que apareceu por aqui Amorim Legal!
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2014, as 16:40:20 por Espanhol » Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #7 : 11 de Janeiro de 2014, as 18:47:07 »

Além de concordar muito com o que o Amorim falou, eu já tive duas vezes alicates muito baratos que nunca consegui estragar, justamente porque tenho 2 alicates mais fortes que uso para cortar fios, além é claro de esconder da patroa, que tem mania de cortar fios monstruosos com os menores alicates.
Eu não costumo usar a ponta do alicate para cortar, uso a parte mais próxima do eixo e corto sempre devagar..  dou tempo ao corte.

Estes em especial(ou parentes destes) são os que nunca consegui estragar e usava só para cortar pequenos terminais soldados nas placas:

http://www.huinfinito.com.br/ferramentas-instrumentos/745-alicate-de-corte-zero.html
 mais ou menos a mesma coisa que este:


Abraços, T+ Saúde e amor!
« Última modificação: 18 de Abril de 2014, as 09:46:54 por Patines » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #8 : 12 de Janeiro de 2014, as 01:32:48 »

Pra quem usa muito pouco, digo monta um pedal aqui outro ali e não usa essa ferramenta pra mais nada, só pra cortar os terminais de componentes comuns como resistores de 1/4, capacitores, transístores, etc... minha opinião é usar cortador de unha mesmo...
O cortador de unhas é baratinho e se usado só pra isso dura bastante tempo e se encontra em qualquer lugar.
Tem alicates baratinhos que se forem usados corretamente duram muito tempo.
Ainda da para cortar terminais mais grossos como diodo 1n400X, algo que o cortador de unhas poderá se estragar facilmente.

... eu já tive duas vezes alicates muito baratos que nunca consegui estragar...
Como disse no post anterior "O uso incorreto faz o alicate perder o corte, ate mesmo mais rápido de que usar um de má qualidade corretamente."
Tenho aqui em minha bancada 2 alicates Western, paguei muito barato neles, comprei apenas p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) achei bonitinho, mas usando corretamente estão bons ate hoje, eu já os tenho a uns 5 anos.

Citar
... Eu não costumo usar a ponta do alicate para cortar, uso a parte mais próxima do eixo e corto sempre devagar...
Outro grande erro praticado. É muito comum cortarmos com a ponta, isso faz um desgaste prematuro da ferramenta.
O certo é como foi mencionado, cortar o mais próximo possível do eixo.
Se desta forma o corte estiver dificultoso ou estiver fazendo "dentes", é porque se esta fazendo uso incorreto, ou a ferramenta é incorreta, algo que acontece ao se usar alicates de 4" para cortes de diâmetro não adequado para esta ferramenta.

Outro erro comum é torcer algo ao usar o alicate de corte, tipicamente quando cortamos arames ou fios rígidos, ou ate mesmo terminais mais grossos.
Torcer o alicate nao vai efetivamente tirar o corte, mas faz criar folgas que faz a parte superior ficar desalinhada com a inferior, o que prejudicará a fazer o corte.

Criei um tópico onde indiquei algumas lojas:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=6093.msg138740#msg138740
Registrado

Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #9 : 12 de Janeiro de 2014, as 01:50:42 »


Outro grande erro praticado. É muito comum cortarmos com a ponta, isso faz um desgaste prematuro da ferramenta.
O certo é como foi mencionado, cortar o mais próximo possível do eixo.
Se desta forma o corte estiver dificultoso ou estiver fazendo "dentes", é porque se esta fazendo uso incorreto, ou a ferramenta é incorreta, algo que acontece ao se usar alicates de 4" para cortes de diâmetro não adequado para esta ferramenta.


Aí está um problema para mim. Vou tentar exemplificar. Quando estou "populando" a placa com os componentes (por exemplo, resistores), depois de algum tempo não dá para alcançar a base da haste a ser cortada com a parte próxima do eixo do alicate, pois as soldas já feitas ao redor não permitem um corte rente. Aí eu tenho que usar a ponta do alicate mesmo; e isso acaba sendo a maior parte das vezes... Não sei se isso é uma deficiência técnica minha, mas depois dos primeiros componentes colocados não consigo cortes rentes sem usar a ponta do alicate...  Embarrassed  (Será que deu para entender a exemplificação?)
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #10 : 12 de Janeiro de 2014, as 04:47:14 »

Sim entendi perfeitamente e claramente a exemplificação.
De fato ate se trata de uma deficiência técnica, mas não sua, e sim da ferramenta.
Isso ocorre pelo formato geral da ferramenta, assim como angulo usado no manuseio.

Pode ate se enquadrar no uso da ferramenta inadequada ao serviço.
No caso de terminais de resistores, eletrolíticos, etc... não chega ser prejudicial por se tratar de terminais finos e moles.
O que acontece é que muito costumam cortar com a ponta qualquer coisa, como por exemplo um cardo MIzona...   isso já é bem prejudicial ao alicate.

No caso para corte dos terminais na placa populada, é indicado o alicate de corte zero, ou o alicate e corte frontal.
Mas um alerta, o alicate de corte zero costuma ser frágil em certos casos.  Para corte de terminais de componentes é tranquilo, mas não é de maneira alguma indicado para corte de encordoamento, onde será mais indicado o de corte frontal.
Registrado

Jupterra
Visitante
« Responder #11 : 12 de Janeiro de 2014, as 12:03:01 »

Bacana as aulas que temos nestes artigos.
Eu particularmente, adoro o uso de "cortadores de unha" porque são precisos nos cortes e não forçam os componentes soldados. Por outro lado, são vendidos à um preço baixo em Sampa.
 
Estar 'bem aparelhado' é bem melhor, é claro.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2014, as 21:05:39 por Jupterra » Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #12 : 12 de Janeiro de 2014, as 13:54:31 »

Estou concluindo, então, pelo que recomenda o GrAmorim e os outros depoimentos, que a melhor ferramenta para o corte dos terminais já fixos na placa é o alicate de corte frontal, já que o modo de funcionamento desse alicate e dos cortadores de unha são semelhantes. Vou procurar um de boa marca para mim, pois prefiro ferramentas que durem (gosto de me acostumar com elas... Cheesy).

Bacana as aulas que termos nestes artigos.


É sempre assim. Concordo plenamente!  Legal!

-----
Interessante este modelo. Alguém já experimentou? O problema é que é caro...  Embarrassed



Vi neste site:
http://www.tudoemferramentas.com.br/loja/produto-178074-2662-alicate_de_corte_frontal_inclinado
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2014, as 15:40:27 por Sergiodam » Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #13 : 12 de Janeiro de 2014, as 16:20:34 »

Vou continuar com meu cortador de unhas, (que não deixa de ser um alicate de corte frontal) custa em média R$3,50, compro no mercadinho de esquina em qualquer hora e lugar  Cheesy

Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
felix
Visitante
« Responder #14 : 12 de Janeiro de 2014, as 17:25:14 »

Eu também!  Cheesy

Eu uso um cortador de unhas espanhol... Isso é sério mesmo.
Presente que eu não usava, porque unha eu arranco com o alicate dentar Tongue, uso a anos e muito bem, o de unhas nos fios e terminais, e o dentar nas unhas.
 Legal!
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal