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Autor Tópico: Um passo a frente na construção de captadores magnéticos para guitarra?  (Lida 8325 vezes)
Alex Frias
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« : 15 de Janeiro de 2014, as 11:51:31 »

http://www.premierguitar.com/articles/20082-unwound-fishman-rethinks-the-electric-guitar-pickup#comments
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2014, as 00:10:22 por Alex Frias » Registrado

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« Responder #1 : 15 de Janeiro de 2014, as 12:03:01 »

Eita p...
Aquela guitarrinha ali para testar os captadores é meu sonho antigo.
To pensando seriamente em "cavar" uma guitarra que eu tenho aqui parada, coisa boa demais.
 Legal!

Galera analisando o espectro completo, já mostra o cuidado com a coisa toda.
Espero que na linha de produção a qualidade se mantenha a mesma dos protótipos.
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« Responder #2 : 15 de Janeiro de 2014, as 12:17:32 »

Aparentemente é uma tecnologia similar à usada em transformadores planares, algo próximo disso:



-----
Na última página da matéria, o autor diz que esse novo captador possui um pequeno preamp com "presets" conferindo sons distintos, alguns vão dizer que soa artificial...
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2014, as 12:57:24 por EddieTavares » Registrado
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« Responder #3 : 15 de Janeiro de 2014, as 22:27:10 »

Um design que eu acho realmente diferente do usual é este:

http://www.lacemusic.com/Alumitone_Humbucker.php

Você tem pouquíssimas espiras (uma?) ao redor do magneto, formadas pelo próprio "corpo" do captador. Como as espiras são formadas por barras de metal grosso a impedância é ultra baixa. Aí, pra chegar numa saída razoável, tem um transformador montado no próprio captador, o que também aumenta a impedância. Forçando um pouco a barra, lembra um pouco os microfones ribbon.

Patentes:

http://www.google.com/patents/US5767431

https://www.google.com/patents/US6897369

https://www.google.com/patents/US5831196
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Alex Frias
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« Responder #4 : 16 de Janeiro de 2014, as 00:09:29 »

Também acho, mas ao experimentar o captador não gostei nem do timbre nem da forma que ele responde às dinâmicas e articulações da guitarra. Talvez um pouco mais pra frente eles melhorem...

Agora resta ouvir esse novo da Fishman.
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« Responder #5 : 16 de Janeiro de 2014, as 00:19:05 »

Alex é ***** rapá.  Cheesy
Galera trepando na arvore ainda e ele já tá tomando ki-suco.
Volta e meia vou perguntar se ele conhece algo extremamente louco que estão fazendo, quando vejo ele já falou da parada a 3 anos atrás.  Cheesy

Alex é um dos caras que a gente tem que pesquisar no fórum antes de conversar para não ficar redundante, e fazer o cara digitar tudo de novo.
 
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2014, as 03:12:07 por Plautz » Registrado
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« Responder #6 : 16 de Janeiro de 2014, as 07:02:18 »

Bom, o design eu achei diferente, o som eu não faço ideia... Mas, como eu nunca gostei de nenhum captador de baixa impedância que já tenha experimentado (embora não deva ter testado nem 0,1% dos equipamentos que o Alex já testou), por puro e assumido preconceito acho que não iria gostar logo deste que é de ultra baixa impedância Smiley

Ah, e odeio captadores piezo também, todos - inclusive da Fishman  Evil
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« Responder #7 : 16 de Janeiro de 2014, as 15:58:47 »

Imagina quando tivermos impressoras 3D multi-material de alta resolução. Daria pra fazer um captador assim intercalando camadas da bobina e do plástico com espessura menor que de uma folha de papel...

Melhor eu nem começar a falar muito das idéias que isso me dá, porque eu vô deixar o fórum todo maluco.   Roll Eyes
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« Responder #8 : 16 de Janeiro de 2014, as 16:22:08 »

Pois então, por que será que eu também ainda não peguei um captador de baixa impedância com um som que eu curtisse? Não sei nem dizer se seria por conta desse detalhe!

Quanto aos Piezos, há alguns que gosto e uso, mas eles não reproduzem o som do instrumento ouvido acusticamente, parece mais uma caricatura...rs. Eu uso como alternativa à microfonia ao vivo e pela facilidade em processar o som de instrumentos acústicos.

Meu grande amigo e irmão Mit Mujalli usava um pequeno microfone da AKG de condensador em seu sitar indiano com o qual conseguia amplificar bem o instrumento com som bem próximo do acústico, se reproduzido num bom monitor ou PA. Vou até buscar a informação sobre o modelo. Para um microfone apresentava boa rejeição à microfonia, mas necessita de Phantom Power.
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« Responder #9 : 17 de Janeiro de 2014, as 08:58:46 »

Muitos preamps novos de violão estão vindo com um blend de microfone e piezo, não é perfeito mas é melhor.
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« Responder #10 : 17 de Janeiro de 2014, as 09:05:23 »

Imagina quando tivermos impressoras 3D multi-material de alta resolução. Daria pra fazer um captador assim intercalando camadas da bobina e do plástico com espessura menor que de uma folha de papel...

Melhor eu nem começar a falar muito das idéias que isso me dá, porque eu vô deixar o fórum todo maluco.   Roll Eyes

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« Responder #11 : 17 de Janeiro de 2014, as 11:58:14 »

Muitos preamps novos de violão estão vindo com um blend de microfone e piezo, não é perfeito mas é melhor.

Se a coisa for bem feita, melhora bastante!
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« Responder #12 : 17 de Janeiro de 2014, as 19:35:56 »


Putz, só falta fazerem um filete pra imprimir o cone em papel pra "nóis fazê" um desses pra guitarra no futuro hehehe, o que não vai ser difícil. Já tem até um pra imprimir em madeira: http://www.youtube.com/watch?v=g4ZUJ1d-Jks (acho que com esse aí dava pra fazer um combo com falante de 4" ou 6" sem problemas)
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« Responder #13 : 18 de Janeiro de 2014, as 12:56:52 »

Muitos preamps novos de violão estão vindo com um blend de microfone e piezo, não é perfeito mas é melhor.

Se a coisa for bem feita, melhora bastante!


Eu experimentei um AKG C411 (que a AKG chama de "microfone de eletreto de contato") e achei um compromisso razoável, um som não tão caricato quanto um piezo mas menos fiel que um mic "de verdade", mais suscetível a feedback que piezo mas mais fácil de evitar do que com mic.

O blend também ajuda a chegar num compromisso razoável.

E tem o sistema "Aura" da fishman que pega o sinal do piezo e tenta aplicar um modelo digital de instrumento acústico... nunca experimentei, a maioria dos demos na internet é com cordas de aço e não cordas de nylon (que é o que me interessa particularmente).
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« Responder #14 : 18 de Janeiro de 2014, as 16:41:58 »

Esse AKG talvez seja o "caminho do meio"? Legal!

O sistema Aura, para cordas de aço, que é o que conheço e experimentei, é um dos melhores tratamentos que já ouvi em aparelhos desse tipo. Porém, ainda que estejamos falando em algo agradável, o resultado não é realista...

Para Nylon então, acho que a coisa só complica... Dentre os modelos digitais na parte VG do meu GR-55 é o que não engana nem a velha surda do programa de humor. Já os de aço, bem acertadinhos dão um caldo ao vivo.

Eu estou aqui me virando com uns captadores de contato para amplificar uma Pipa chinesa. Ela veio com cordas de aço, como é comum nesses dias. No entanto o timbre que me conquistou foi o da WuMan e associadas...rs (tocam aquilo como anjos do tremulando). Certamente só se consegue aquele timbre com cordas especiais de seda (Silk Strings). Tenho até como comprá-las, mas como preciso da Pipa amplificada, nem sei se valerá a pena gastar essa grana nessas cordas...
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