Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 08:35:40


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tutorial de Confecção de Placa de Circuito Impresso por Fotogravação  (Lida 48150 vezes)
gugarn
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 252

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 223



« : 28 de Janeiro de 2014, as 11:03:50 »

Galera,

Acabei de upar um vídeo com um tutorial passo a passo e descomplicado para fazer placas por fotogravação, sem uso de centrífugas e componentes complicados e perigosos de se trabalhar. A ideia é mostrar que é mais fácil do que muitos imaginam!

Irei abrir um canal com uma série de vídeos como esse para vários processos. Inclusive mascara de solda, furação bem como outros assuntos da área.

http://www.youtube.com/watch?v=bWt2m0B_VCo

Espero que gostem!
Registrado
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #1 : 28 de Janeiro de 2014, as 11:26:03 »

Mais fácil do que eu imaginava Legal!
Registrado
felix
Visitante
« Responder #2 : 28 de Janeiro de 2014, as 12:20:18 »

Cara tem gente tão profissional que me dá nojo.  Cheesy
Demais cara, melhor que telecurso, mais bonito que propaganda de veja, mais prático que mijar em pé!
Esse Gustavo é mais um paranormal, gênio da lampada.

Dica, faça sempre uma versão em inglês e coloque os termos consolidados na área bem pesquisados na língua, você terá milhares de views, e quem sabe fará uma grana boa.

Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #3 : 28 de Janeiro de 2014, as 12:23:37 »

Eu nunca dei conta de fazer esse negócio... De qualquer forma achei um processo que dá uma qualidade boa e menos trabalho, mas parabéns Gustavo. 
Registrado
Targino
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 65
-Recebido: 104



« Responder #4 : 28 de Janeiro de 2014, as 12:24:26 »

Cara tem gente tão profissional que me dá nojo.  Cheesy
Demais cara, melhor que telecurso, mais bonito que propaganda de veja, mais prático que mijar em pé!
Esse Gustavo é mais um paranormal, gênio da lampada.

Dica, faça sempre uma versão em inglês e coloque os termos consolidados na área bem pesquisados na língua, você terá milhares de views, e quem sabe fará uma grana boa.



Eu ia comentar aqui também, mas o Felix já disse tudo o que eu pretendia dizer, mais uma vez, parabéns Gustavo.
Registrado

felix
Visitante
« Responder #5 : 28 de Janeiro de 2014, as 12:29:48 »

Esse Gustavo saiu daquele desenho Phineas & Ferb veio, o método mais prático para ele é construir uma CNC a laser caseira:
http://www.youtube.com/watch?v=PhH05jNyjCk

Ou um Robô de solda:
http://www.youtube.com/watch?v=yR0k0tUvHKw
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #6 : 28 de Janeiro de 2014, as 12:34:47 »

Excelente tutorial!  Deu até vontade de fazer!   Bravo
Registrado

Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #7 : 28 de Janeiro de 2014, as 12:57:13 »

Arrasou mais uma vez, Gugarn!  Legal!
Mal posso esperar pelo vídeo demonstrando a máscara de solda!  Tongue
Agora, aquele soprador térmico............  Embarrassed
Registrado
gugarn
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 252

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 223



« Responder #8 : 28 de Janeiro de 2014, as 14:14:24 »

Que bom que gostaram. Muito obrigado a todos pelas as palavras de incentivo!

Citar
Agora, aquele soprador térmico............  Embarrassed

Pode ser substituído por um secador de cabelo sem problemas. Na verdade eu uso uma estufa, mas quis simplificar o processo! Irei em breve fazer um tutorial da montagem da estufa.


Citar
Dica, faça sempre uma versão em inglês e coloque os termos consolidados na área bem pesquisados na língua, você terá milhares de views, e quem sabe fará uma grana boa.

Eu pensei em fazer em inglês o vídeo. De última hora mudei para portugês. Tanto é que não tem audio pensando nisso. É melhor ter uma versão pra inglÊs ou ter os balões com a tradução? Ainda não sei qual a melhor forma de atender aos dois públicos. Até por que teria que ter um título em inglês... =/


Registrado
felix
Visitante
« Responder #9 : 28 de Janeiro de 2014, as 14:23:48 »

Faça um vídeo com legendas em português e boas palavras chave em português, que isso ajuda demais no ranqueamento e busca.

Depois mude as legendas do vídeo para inglês e procure os termos certos em língua inglesa.

Fazer o vídeo bilíngue é péssimo porque o mecanismo de classificação do Google e do youtube pode não identificar ranquear corretamente.

Depois de feito o vídeo você pode até colocar em espanhol, assim a visualização será ainda maior.

Em média com algumas propagandas a cada 1000 views você ganha 1 dólar, mas tem que obedecer alguns critérios, acho que você se enquadra bem.
Registrado
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #10 : 28 de Janeiro de 2014, as 14:49:49 »

Galera,

Acabei de upar um vídeo com um tutorial passo a passo e descomplicado para fazer placas por fotogravação, sem uso de centrífugas e componentes complicados e perigosos de se trabalhar. A ideia é mostrar que é mais fácil do que muitos imaginam!

Irei abrir um canal com uma série de vídeos como esse para vários processos. Inclusive mascara de solda, furação bem como outros assuntos da área.

http://www.youtube.com/watch?v=bWt2m0B_VCo

Espero que gostem!

Nossa, perfeito cara!

Com certeza vou tentar nos meus próximos projetos.

Sobre a resina fotografica, qual marca foi usada? Ao inves de imprimir em papel vegetal, dá pra imprimir em transparencia e fazer a tecnica da sobreposição para deixar o mais opaco possível?
Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #11 : 28 de Janeiro de 2014, as 15:09:45 »

Fusion,

me parece que ele usou poliéster filme para impressora a laser. É o que uso e recomendo. O papel vegetal é o menos indicado.
Você pode usar transparência sim, tanto para impressoras a laser quanto para jato de tinta, mas para essa última não dá para reforçar com o Thinner.

Para deixar o fotolito (impresso na impressora a laser) bem preto eu uso o reforçador de toner com Thinner.

-----
Pelo potinho é a Easypcb.
Registrado
gugarn
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 252

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 223



« Responder #12 : 28 de Janeiro de 2014, as 15:13:10 »

Citar
Sobre a resina fotografica, qual marca foi usada?

Eu usei da marca easyPCB. Mas o site está até fora do ar. Já usei também fastpcb, bem como, as compradas na china via ebay. Todas funcionam do mesmo jeito.

Citar
Ao inves de imprimir em papel vegetal, dá pra imprimir em transparencia e fazer a tecnica da sobreposição para deixar o mais opaco possível?

Poder pode, mas convenhamos: sobrepor transparência dá um trabalho desgraçado. Fora que você perde definição já que é quase impossível uma sobreposição perfeita. Por isso, que comecei a verificar métodos mais simples. O papel vegetal funciona muito bem para isso. Eu uso papel vegetal simples de papelaria safada mesmo (achoq ue é chamequinho hehehe) . Eu imprimo só uma única vez com impressora (já usei laser e jato de tinta e ambas funcionam). Mesmo que a impressão não fique perfeitamente negra, o método funciona e muito bem. O detalhe está no tempo de exposição. Com a transparância sobreposta, você tem margem pra super expor a tinta sem problemas já que fica bem opaco. Com o papel vegetal o tempo se torna um fator mais importante. Nos meus testes de 1:30 a 2:00 é o tempo perfeito. 100% funcional! Pode fazer sem medo!
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #13 : 28 de Janeiro de 2014, as 15:17:30 »

Gugarn,

eu pelo menos não obtive bons resultados com o papel vegetal não. Sempre houve falhas em alguma parte. Talvez possa ser pela posição e altura da lâmpada. Uso ela na horizontal +/- uns 12cm de altura.
Registrado
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #14 : 28 de Janeiro de 2014, as 15:22:00 »


Eu usei da marca easyPCB. Mas o site está até fora do ar. Já usei também fastpcb, bem como, as compradas na china via ebay. Todas funcionam do mesmo jeito.

Poder pode, mas convenhamos: sobrepor transparência dá um trabalho desgraçado. Fora que você perde definição já que é quase impossível uma sobreposição perfeita. Por isso, que comecei a verificar métodos mais simples. O papel vegetal funciona muito bem para isso. Eu uso papel vegetal simples de papelaria safada mesmo (achoq ue é chamequinho hehehe) . Eu imprimo só uma única vez com impressora (já usei laser e jato de tinta e ambas funcionam). Mesmo que a impressão não fique perfeitamente negra, o método funciona e muito bem. O detalhe está no tempo de exposição. Com a transparância sobreposta, você tem margem pra super expor a tinta sem problemas já que fica bem opaco. Com o papel vegetal o tempo se torna um fator mais importante. Nos meus testes de 1:30 a 2:00 é o tempo perfeito. 100% funcional! Pode fazer sem medo!

Bem, pelo menos não são extremamente caras essas resinas aqui no Brasil (vi que a fast PCB custa 38 reais). Barato não é, mas "aceitável". Sobre o papel e a transparencia, eu não tenho impressora em casa, não sei se o pessoal do xerox imprimiria em um papel vegetal. Dá pra reaproveitar a folha de papel vegetal?

Mas sei que o sucesso do método esta na tentativa e erro. Cada processo com marcas e materiais diferentes deve ser individualizado. Vou tentar fazer. Tomara que chegue a um resultado satisfatório!

Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
Páginas:  [1] 2 3 ... 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal