Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 16:38:55


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Alto-Falante para Amp para Violão  (Lida 11044 vezes)
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« : 06 de Fevereiro de 2014, as 21:55:43 »

Olá pessoal,

Existe alguma indicação mais específica de Alto-Falante para ser aplicado em um Amplificador para Violão?
A idéia é ter o máximo de fidelidade para reproduzir o som do instrumento.
Existe algum fabricante nacional que tenha um bom produto?  Alguma indicação?
Toda opinião é bem vinda!
Obrigado!
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2014, as 22:07:11 por Antonio de Campos Junior » Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #1 : 06 de Fevereiro de 2014, as 22:18:55 »

De cara, se você quer fidelidade, o que eu sugiro, tanto para teclados quanto para instrumentos eletroacústicos, é um sistema de no mínimo duas vias. Um falante Woofer/Full Range para graves e médios e um Tweeter para as frequências mais altas.

Ou seja, trocando em miudos, uma caixa de som para equipamento de alta fidelidade.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 07 de Fevereiro de 2014, as 06:11:12 »

Não entendo como as pessoas entram na seção ALTO-FALANTE do fórum, leem que ALTO está escrito com L e ainda conseguem criar um tópico novo e escrever com U no título do tópico e na mensagem do texto.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #3 : 07 de Fevereiro de 2014, as 08:45:00 »

Um alto-falante bom para isso seria o Selenium 12PW3, eu fiz 4 caixas com ele, e gostei do resultado.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #4 : 07 de Fevereiro de 2014, as 17:20:03 »

Um alto-falante bom para isso seria o Selenium 12PW3, eu fiz 4 caixas com ele, e gostei do resultado.
Valeu Diego.fcs, vou dar uma pesquisada neste modelo,
Obrigado.

-----
Não entendo como as pessoas entram na seção ALTO-FALANTE do fórum, leem que ALTO está escrito com L e ainda conseguem criar um tópico novo e escrever com U no título do tópico e na mensagem do texto.
Valeu pela dica professor,
Alguma outra dica sobre o tópico ou ainda para contribuir com o fórum?
Obrigado.

-----
De cara, se você quer fidelidade, o que eu sugiro, tanto para teclados quanto para instrumentos eletroacústicos, é um sistema de no mínimo duas vias. Um falante Woofer/Full Range para graves e médios e um Tweeter para as frequências mais altas.

Ou seja, trocando em miudos, uma caixa de som para equipamento de alta fidelidade.
Valeu Alex,
Vou pesquisar alguns modelos de caixas nesta configuração,
Obrigado.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2014, as 17:25:03 por Antonio de Campos Junior » Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
EddieTavares
Visitante
« Responder #5 : 07 de Fevereiro de 2014, as 17:53:25 »

Eu recomendaria a vc pesquisar bastante, procure algum projeto e siga a risca: a espessura da madeira, as dimensões da caixa, o falante (curvas de resposta), o duto deve ter largura e comprimento específico ao projeto, se for usar duas vias, atente para o divisor de frequencias...

O Woofer e o twiter devem complentar um ao outro.

Sem dúvida uma caixa de guitarra é bem mais simples de se produzir.

boa sorte!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 07 de Fevereiro de 2014, as 19:34:41 »


Não entendo como as pessoas entram na seção ALTO-FALANTE do fórum, leem que ALTO está escrito com L e ainda conseguem criar um tópico novo e escrever com U no título do tópico e na mensagem do texto.
Valeu pela dica professor,
Alguma outra dica sobre o tópico ou ainda para contribuir com o fórum?
Obrigado.

Eu costumo brincar com o pessoal aqui que escreve "auto-falante" que isso seria um carro que fala, tipo o Relâmpago McQueen. Mas não foi o primeiro, nem será o último a escrever assim.

Voltando ao seu assunto, é interessante saber até onde alcançam as notas do violão e quais as frequências máximas das harmônicas presentes no timbre. Veja nesse desenho:



Pelo desenho pode-se notar que as harmônicas do violão (guitar) devem atingir até uns 7kHz. É essa resposta em frequência que você deve ter no seu sistema, incluindo o microfone (que é tão importante quanto a caixa acústica e o amplificador). Veja abaixo:



Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #7 : 07 de Fevereiro de 2014, as 20:03:18 »

Sem querer contrariar, mas apenas somar... Há ruídos, além das fundamentais e harmônicos apresentados, que fazem parte do timbre original do violão e podem, ou não, contribuir para um resultado mais ou menos convincente.

O ataque da palhetada, por exemplo, mais do que a corda tocada com a ponta do dedo, provoca um transiente rico em frequências outras que essas apresentadas.

Isso é só para lembrar de não restringir demais a banda de frequências que deve ser amplificada e reproduzida.

Na parte de amplificação pode ser bem útil ter um notch filter na região de médio-graves, onde se costuma ter problemas de realimentação acústica.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 07 de Fevereiro de 2014, as 20:19:30 »

Sem querer contrariar, mas apenas somar... Há ruídos, além das fundamentais e harmônicos apresentados, que fazem parte do timbre original do violão e podem, ou não, contribuir para um resultado mais ou menos convincente.

Eu só coloquei alguns desenhos que eu havia pesquisado, mas eu nem tenho conhecimento e base para saber se estão corretos. Eu não sou músico e nem sei tocar instrumento algum, nesse ponto eu só tenho a aprender com a colocação de mestre Alex.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #9 : 07 de Fevereiro de 2014, as 21:18:22 »

Muito educativo o tópico e inédito. Estamos nos saindo muito bem.

Na linha violão, estou com o Alex. O conjunto power + alto-falantes devem interferir o mínimo no processo. Não acredito que neste sentido, seja necessário caixas com pelo menos um tweeter e um woofer. Veja que muitos amps comerciais para violão são equipados desta forma.

O 12PW3, como falado aqui, me parece uma boa opção, desde que seja acompanhado de um tweeter e de um power que não colora de forma alguma!

É uma pena que será necessária alguma experimentação para chegar a alguma conclusão!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #10 : 07 de Fevereiro de 2014, as 21:37:31 »

Não entendo como as pessoas entram na seção ALTO-FALANTE do fórum, leem que ALTO está escrito com L e ainda conseguem criar um tópico novo e escrever com U no título do tópico e na mensagem do texto.
Valeu pela dica professor,
Alguma outra dica sobre o tópico ou ainda para contribuir com o fórum?
Obrigado.
O xformer tem 2 "funções" aqui no fórum...
Uma que é participar e ajudar como usuário, e que ele tem feito MUITO bem desde que entrou no fórum.
Outra, que lhe foi confiada pelos administradores aqui do fórum, é a de Moderador, cujo trabalho ingrato é a de tentar manter o português por aqui  no minimo aceitável.
É uma tarefa chata, ninguém gosta de ser corrigido, mas ele ainda tem a educação de avisar que tem algo errado nos nossos posts, ao invés de somente edita-lo sem nenhum aviso.
Devemos agradecer a ele por ajudar a manter esse fórum em alto nivel, tanto como usuário quanto como moderador.

Nesse assunto em especifico ouça, e bem, o que o Alex e o Hgamal tem a dizer... eles são feras...
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2014, as 21:42:32 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #11 : 08 de Fevereiro de 2014, as 00:23:39 »

Obrigado, mas não precisam exagerar, gente!  Embarrassed

Concordo que o power deveria ser bem "linear", porém como a maioria dos sistemas de captação de violão não são perfeitos, mesmo que bem eficientes, seria interessante ter no preamp alguns recursos mínimos. No caso de se usar um violão com piezo na ponte e um preamp embutido, como é até comum e aconselhável hoje em dia, já facilita a vida do preamp, pois um EQ simples resolverá. Na verdade só insisto no Notch Filter com o Q bem alto e fixo para sintonizar e atenuar a frequência chatinha de realimentação sem afetar demais a sonoridade geral. Assim o NF deverá ter os controles de frequência e atenuação variáveis. Eu imagino assim um bom sisteminha ( amplificador e caixa de som ) para amplificar violão. Como, a princípio, não vai se usar o preamp para distorcer o som como em muitos amplificadoress de guitarra, não vejo a necessidade de Loop de Efeitos, a não ser pelo uso do NF antes de algum efeito de reverber ou eco. Mas aí já é preciosismo...rs.

Um toque: Se a pessoa pensa em ter um pequeno P.A. para violão e voz, pode simplesmente construir um sistema como esse descrito aqui e colocar dois preamps  ( um específico para o microfone de voz e o outro para o violão ) e misturá-los ao final, antes do power. E ainda é bom lembrar que, mesmo num sistema assim mais na onda da alta fidelidade e com Tweeter, é possível ligar uma guitarra e obter bons timbres, basta usarmos um simulador de amp & cabinet de boa qualidade.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #12 : 08 de Fevereiro de 2014, as 11:50:43 »

Os amplificadores de violão comerciais costumam usar sistemas multi vias (e caixas sintonizadas), ou alto falantes full range pequenos (6", 8"). Mesmo em sistemas multivias não é normal alto falantes de 12, 15 polegadas.

Ex. Roland AC60 dois falantes de 6.5"
Marshall AS50D dois de 8" + tweeter
behringer Ultracoustic ACX450 falante de 8" "dual cone".
Fender Acoustasonic 100 8" + tweeter
AER Compact 60 (coisa fina) um de 8"
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #13 : 08 de Fevereiro de 2014, as 13:49:42 »

Pessoal,

As dicas postadas são muito interessantes e serão todas consideradas. 
Pelo que temos, primeiramente devo definir que tipo de Caixa será montada.  Se com um ou dois falantes, e ainda com ou sem tweeter + divisor de frequência.
Se for com 1 falante, provavelmente de 10" ou no máximo 12", se com 2 falantes, provavelmente de 8".  Vou pesquisar sobre os projetos disponíveis de Caixas, mas se tiverem sugestões postem por favor.
Sobre o Amplificador, existe já um post no Fórum deste.  Mas pelo que já foi colocado aqui, deverá ser "Clean", com o Filtro para evitar feedback. 
Quanto aos efeitos, para Violão gosto apenas de efeitos tipo Delay, Reverb e Chorus, os quais podem ser acrescentados na forma de pedais.
Obrigado pelas dicas até agora!  Legal!
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #14 : 08 de Fevereiro de 2014, as 19:33:49 »

O problema é que se as opções de alto falantes para guitarra (10 a 12 polegadas)  em Pindorama são pouquíssimas, as opções de alto falantes para violão são totalmente nulas. Não tem opção nenhuma de 6 ou 8 polegadas com uma resposta adequada e que aguente o tranco de um amplificador de instrumentos musicais. Nenhuma.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal