Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 23:24:58


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tutorial de Gravura em Alumínio (Etching)  (Lida 8913 vezes)
fagnermonteiro
Visitante
« : 07 de Fevereiro de 2014, as 09:30:27 »

Olá handmakers,

Fiz um vídeo sobre o processo que utilizo para fazer gravuras em alumínio para quem se interessar. É um pouco diferente do tutorial do Fernando Ruz, pois estou usando soda caustica para corroer. Qualquer dúvida, sugestão ou correção é só falar.

PS: Coloquei o handmades.com.br no vídeo como referência, pela grande ajuda que recebi daqui do site, mas caso não possa citar o site me comunique que eu retiro sem problemas. 

http://www.youtube.com/watch?v=czRZDSppkrE
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 07 de Fevereiro de 2014, as 11:05:56 »

Oi Fagner !

Gostei muito do seu vídeo, mas não entendi se a transferência da imagem foi por método de impressão laser e transferência térmica ou outro método.   Outra coisa: fico meio receoso de manipular soda cáustica, é muito corrosivo e perigoso se respingar na pele (apesar de você usar luvas), aquela parte do rolinho me deixou nervoso (he he he).
Sai algum gás ou vapor tóxico durante a corrosão ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
fagnermonteiro
Visitante
« Responder #2 : 07 de Fevereiro de 2014, as 11:19:59 »

A transferência foi normal: térmica com papel couché 180g. Tem que ser receoso mesmo em manipular a soda cáustica! Mas como você pôde perceber é muito tranquilo trabalhar tomando os devidos cuidados: usar luvas grossas (não aquela que eu estava usando hehe), óculos para algum possível respingo nos olhos (isso sim é perigoso!). No mais é difícil acontecer respingos. Aquele rolinho não respinga. Se vc prestar atenção eu retiro ele da soda cáustica e não cai nenhum pingo na mesa. Basta que na última passada do rolinho sobre a face da lata, você faça um pouquinho de pressão para sair o excesso de líquido. O gás resultante dessa química é o hidrogênio, por isso não se preocupe. Só tome o cuidado de fazer em local ventilado.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 07 de Fevereiro de 2014, as 11:30:25 »

Entendi. E depois da corrosão ?  Se guarda a solução usada ou há o descarte ?  Quantas vezes será que se pode usá-la ?

obs: só preste atenção na hora de escrever, pra não usar internetês.
Se vc prestar atenção eu retiro ele da soda cáustica e não cai nenhum pingo na mesa.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #4 : 07 de Fevereiro de 2014, as 12:17:10 »

Bem legal!  Legal!

Pena que não dá para usar a tinta de fotogravação no processo, ela não é resistente a soda.  Sad

Vou tentar com o percloreto mesmo.
Registrado
Codorna
Visitante
« Responder #5 : 07 de Fevereiro de 2014, as 12:57:03 »

fiz com o percloreto e funcionou beleza. A vantagem da soda cáustica é ser um processo mais rápido?
Registrado
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #6 : 07 de Fevereiro de 2014, as 14:17:43 »

Muito bom o vídeo!

 parabéns Legal!

Registrado
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #7 : 07 de Fevereiro de 2014, as 14:53:50 »

Muito bom!

O legal do etching é que dar um "ar" de artesanal. Bem cara de handmade!
Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
fagnermonteiro
Visitante
« Responder #8 : 07 de Fevereiro de 2014, as 15:21:24 »

Xformer, após a corrosão descarte a solução. São só 40g de soda que você gasta  Smiley Nunca tentei re-utilizar a solução, mas creio que se você usar logo a solução ainda funcione bem, a menos que ela já esteja muito escura, como por exemplo em tempos mais longo de corrosão.

Marcos Câmara, realmente as tintas fotossensíveis tipo fast PCB não são resistentes à soda cáustica, tornando impossível sua utilização.

Codorna, com o percloreto funciona bem. A vantagem da soda é ser mais rápida (que pra mim nem é tão vantagem assim) e mais limpo: "as muié pira" ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ A soda possibilita perceber com mais clareza a profundidade da gravura.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 07 de Fevereiro de 2014, as 17:20:20 »

Xformer, após a corrosão descarte a solução. São só 40g de soda que você gasta  Smiley Nunca tentei re-utilizar a solução, mas creio que se você usar logo a solução ainda funcione bem, a menos que ela já esteja muito escura, como por exemplo em tempos mais longo de corrosão.

Achei que daria pra reusar mais de uma vez como fazemos com o percloreto. Além disso é complicado descartar um material corrosivo (embora muita gente use substâncias à base de soda cáustica pra desentupir pias e ralos). O certo seria neutralizar a solução de soda cáustica com ácido clorídrico (se não me engano o resultado é água e cloreto de sódio = sal comum).  Mas obrigado pelos esclarecimentos.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Jupterra
Visitante
« Responder #10 : 07 de Fevereiro de 2014, as 21:41:21 »

fagner,
Video bem explicativo e trabalho de mestre.
Vou fazer algo nesse sentido, para ver o resultado.

Abraços.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #11 : 07 de Fevereiro de 2014, as 22:27:31 »

Ótimo vídeo! Parabéns Fagner
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
fagnermonteiro
Visitante
« Responder #12 : 07 de Fevereiro de 2014, as 22:29:41 »

Realmente Xformer não é ecologicamente correto. Mas também não é tão mal assim. Acho que é menos prejudicial que o percloreto. A solução resultante da soda cáustica e do alumínio é o aluminato de sódio, que é usado em tratamento da água dentre outras coisas. Quando é despejado em grandes quantidades na natureza eleva o PH do solo tornando a terra infértil. Mas em pequenas quantidades, que é o nosso caso, não é suficiente para causar danos ambientais. Lógico que não sou expert em química ou nada do gênero, mas foi o que entendi em minhas pesquisas sobre o assunto.
Registrado
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #13 : 07 de Fevereiro de 2014, as 23:52:03 »

Olá handmakers,

Fiz um vídeo sobre o processo que utilizo para fazer gravuras em alumínio para quem se interessar. É um pouco diferente do tutorial do Fernando Ruz, pois estou usando soda caustica para corroer. Qualquer dúvida, sugestão ou correção é só falar.

PS: Coloquei o handmades.com.br no vídeo como referência, pela grande ajuda que recebi daqui do site, mas caso não possa citar o site me comunique que eu retiro sem problemas. 

http://www.youtube.com/watch?v=czRZDSppkrE

Caramba!!! Copinho do Formosa!!! Bacana ver mais gente de Belém por aqui!
Registrado

Belo Horizonte - MG
fagnermonteiro
Visitante
« Responder #14 : 08 de Fevereiro de 2014, as 01:52:40 »

Caramba!!! Copinho do Formosa!!! Bacana ver mais gente de Belém por aqui!

hahaha se não for esse copinho não funciona hahaha
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal