Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 12:31:38


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: 12AX7 para "Starved Plate"  (Lida 5952 vezes)
Ferro_Velho
Visitante
« : 14 de Fevereiro de 2014, as 14:01:05 »

Pessoal,

Tenho duas 12ax7 da marca Bugera (behringer) e observando-as notei que tinham nomeclaturas diferentes.

Uma é 12AX7C e a outra 12AX7Q.

Procurando informação achei no fórum da Bugera que, de A a D seria uma classificação de ruido, sendo A a mais silênciosa e D a menos.


Já a Q seria uma 12AX7 para uso em circuitos que trabalham com baixa tensão, os starved plate.

Então eu pergunto, alguem sabe qual seria a caractéristica que faria uma 12AX7 ser mais indicada para trabalhar com baixa tensão de placa?


Abraço e desde já obrigado.  
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2014, as 20:53:22 por Ferro_Velho » Registrado
felix
Visitante
« Responder #1 : 14 de Fevereiro de 2014, as 15:18:32 »

O Mestre Eduardo com certeza pode falar melhor, mas basicamente a maioria dessas válvulas de fabricantes de amps são fabricadas pela Shuguang (China), vendidas já selecionadas ou selecionadas posteriormente dependendo do fabricante, são vendidas lisas para ele, a escrita é feita depois.

Pelo volume de vendas da Behringer eles provavelmente optam pela seleção feita pela própria Shuguang.

Engraçado é que existem "fabricantes" de válvulas premium, que compram lotes de válvulas já selecionadas com alta performance e fazem uma pós-seleção.
Como por exemplo a Tube Amp Doctor.

O que importa no final não é o fabricante em si, mas a qualidade da seleção.


Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #2 : 14 de Fevereiro de 2014, as 15:31:22 »

Oi Félix,

Elas tem "rótulo" bem simples:  


12AX7Q

Bugera

Premium
Selected





Embora diga que é "Premium Selected", na verdade não são grande coisa não, as JJ são bem melhores.

Eu as tirei de pedais Behringer da linha Vintage (VT 999 cópia do Ibanez tube king e VT 911 cópia do Chandler/Butler Tube Driver) e coloquei JJs e os alimento com 12V, ficaram beeeem melhor assim.


Como estão de bobeira aqui, estava pensando em fazer algo com elas.

Mas gostaria de saber se existe alguma característica especial nesta que seria para trabalhar com baixa tensão, até pensei em fazer um pré em que esta tal "Q" ficaria em V1 trabalhando com baixa tensão e consequentemente saturando mais e a segunda em V2 com uma tensão bem alta apenas para arredondar a saturação da primeira.


Estou contando que o Eduardo apareça e nos presentei com uma explicação através das suas ótimas analogias. Smiley


Abraço.
    
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2014, as 20:57:34 por Ferro_Velho » Registrado
felix
Visitante
« Responder #3 : 15 de Fevereiro de 2014, as 17:13:12 »

Acho que essas de baixa tensão, já são válvulas que não estão tão legais.
Porque trabalhando em baixa tensão elas podem operar por anos mesmo já estando meio baleadas.

Se você sentiu diferença significativa somente na troca dela, pode ser que ela já estivesse aquém de sua capacidade.
Eu não arriscaria usar elas nesse caso.

Como eu disse, internamente essas tipo C e tipo Q são iguais e são feitas pela Shuguang.
A seleção da Shuguang é boa, com certeza a Behringer já compra elas selecionadas, e talvez até já com o rotulo personalizado.

Mas não é garantia de funcionamento realmente dentro do escopo, porque acho muito difícil que a Behringer faça pós seleção nas válvulas, até pelo preços dos produtos da Behringer e sua fabricação em larga escala.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2014, as 17:15:22 por felix » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #4 : 15 de Fevereiro de 2014, as 17:56:10 »

Oi Pessoal

Essa coisa das letras após o código sempre causa confusão. A norma é que as letras após o código devem designar coisas específicas ou versões da válvula. É o caso da 6L6GC. O G significa que o invólucro é vidro e o C que é a quarta versão da válvula, ou seja, uma 6L6 4.0. A 6L6 original era de metal e sem letras. A versão 2.0 recebeu a letra A.

No caso da 12AX7, a versão original não tem letra alguma. A 12AX7A apareceu na década de 1960 e seria uma versão de menor microfonia e ruído. A 12AX7B foi uma invenção da Shuguang e, francamente, não consegui descobrir qual a real vantagem sobre a 12AX7A, fora o desenho completamente diferente.

Parece ter havido uma bagunça total com relação as letras após o código na última década e cada fabricante bota o que acha bom. É tamanha a falta de documentação e justificativas, que as letras poder significar qualquer coisa. No caso da Sovtek, tem a 12AX7WA, 12AX7WB e 12AX7LPS. A LPS é uma 12AX7A clássica, já as 12AX7WA e 12AX7WB da Sovtek nem 12AX7 são.

Fiz uma série de artigos sobre o assunto e estão publicados nos seguintes links:

Sobre as 12AX7 em geral

Sobre a 12AX7WA

Sobre a 12AX7LPS

Boa leitura!

Em resumo, a menos que exista uma ficha técnica do fabricante explicando direito do que se trata, o melhor a fazer é ignorar a letra final pois, muito provavelmente, trata-se apenas de alguma jogada de mercado.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Guilherme
Visitante
« Responder #5 : 15 de Fevereiro de 2014, as 19:25:51 »

Sim, é uma bagunça esses sufixos, mas o sufixo WA tem sentido:

Armed Service Reliable Eléctron Tubes

ou Norma MIL-E-1B

A parte "reliable" da 12AX7, que é um exemplar "lower quality counterpart" , é exatamente a 12AX7WA.

Mas se a 12AX7WA da Sovetk atende a MIL-E-1B isso é uma outra história...

Cordialmente

Guilherme
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #6 : 15 de Fevereiro de 2014, as 20:14:32 »

Olá pessoal,

Obrigado pelas respostas.


Citar
Acho que essas de baixa tensão, já são válvulas que não estão tão legais.

Era isso mesmo que eu estava pensando, como eles tem esta classificação de A a D, uma pior que a D vai para baixa tensão. Ui


Citar
Se você sentiu diferença significativa somente na troca dela, pode ser que ela já estivesse aquém de sua capacidade.

São zero bala, não toquei nem meia hora com elas.(pedais comprados novos)

Quando comprei os pedais já sabia que deveria trocar as "lampadas", é o que todos dizem sobre estes pedais e até sobre os amps bugera, "Troque as válvulas!".

Com as JJs a distorção é mais redonda, menos ardida, e com 12V fica ainda melhor.

Estes pedais da linha Vintage (caixa de metal) da behringer até que são bem legais, e bem baratos.


Eduardo eu procurei o datasheet delas, mas não achei.   Esta informação sobre as letras eu só achei no fórum da bugera, e foi só isso que achei sobre elas.

Tinha a esperança que essa tal de Q para starved plate tivesse alguma "boa" característica como triodos balanceados ou casados, mesmo que fosse de baixo ganho.

Esperança vã...


Mais uma vez, obrigado a todos, vou deixar as garrafas por aqui mesmo, serão usadas em experimentos futuros como cobaias.


Abraços.






« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2014, as 20:17:41 por Ferro_Velho » Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #7 : 17 de Fevereiro de 2014, as 11:02:37 »

Ferro_Velho.

É muito bom deixar essas Válvulas para futuros testes de comparação.
Tenho algumas 6L6 que faço questão de compará-las com as que chegam em ampli's; com isso sei as que estão à todo vapor ou não.

Abraços, cara.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal