Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 10:03:12


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mini amplificador SE com 12AU7  (Lida 6491 vezes)
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« : 20 de Fevereiro de 2014, as 21:58:09 »

Oi,
como sugerido, resolvi abrir este tópico para apresentar o projeto deste amplificador com uma 12AX7 no pré e uma 12AU7 em SE no estágio de saída numa caixa Hammond 1590b, utilizando o Max1771 para atingir 240V de uma fonte de 12V 1A.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

O projeto é inteiramente baseado no "Obsession" do Frequency Central, apresentado neste tópico:
http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=84832.0

Embora o autor não tenha disponibilizado o projeto, o esquema pode ser traçado através das imagens.
Além disso, existem também os amplificadores "Killer Ant" e "Hilo Watt Plexi" que apresentam esquemas similares disponíveis na internet.
Fiz algumas alterações para ajustar o amplificador para o meu gosto e limitações.

O esquema do amplificador:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Arquivos Eagle:

PDF:
https://www.dropbox.com/s/8rw7ayyo2sl9633/Obsession.pdf


Não tenho um layout atualizado
Registrado
enilson
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 196

Obrigado
-Dado: 20
-Recebido: 14



WWW
« Responder #1 : 20 de Fevereiro de 2014, as 22:15:43 »

Nossa, achei muito interessante o projeto.
Sabes de algum vídeo ou sampler dele?
abraços
Registrado

Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #2 : 20 de Fevereiro de 2014, as 22:49:22 »

Olá Thomas_h

Muito bom o seu projeto! Ficou ótimo!

Uma dúvida: Qual a corrente consumida na alimentação de 12V?

Eu li seus comentários sobre o som do ampli, é bem interessante.

Abs.
Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #3 : 20 de Fevereiro de 2014, as 23:40:47 »

Oi Matec,
eu nem medi a corrente, mas estou usando uma fonte chaveada dessas chinesas de 12V 1A, o Frequency Central usou uma de 500mA aparentemente.
O problema é que o capacitor de reservatório da SMPS é pequeno, 4,7uF não achei um de 10uF que coubesse no layout.

Fiz um vídeo pra mostrar o som do amplificador, recortei as falhas hehe.
http://www.youtube.com/watch?v=ZeQSXpYz2sk

abraços
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #4 : 21 de Fevereiro de 2014, as 00:16:26 »

Que show Thomas_h!
Já vi amplis grandes que não tinham um timbre bom assim. Esse grave da distorção é ótimo. Parabéns.
Procure que uma hora você encontra uns capacitores de valor maior que caibam aí.
Mas se ele não mantiver esse timbre, deixa do jeito que está. Legal!
Abs
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #5 : 21 de Fevereiro de 2014, as 08:25:28 »

Olá Thomas,


Muito bom o som do bichinho!  Smiley

Mas depois de montar um pré amp com estas fontes smps, eu acho que bom mesmo é um transformador.

A montagem fica um pouco maior, mas vale a pena por conta da maior confiabilidade na alimentação.

Para um amp assim como o seu um transformador com dois secundários, um de 250V por 50mA e o outro de 3,15V + CT + 3,15V por 600mA, não seria assim tão grande e forneceria as tensões e corrente de sobra para alimentar ele, e acho que caberia tudo dentro (e sobre) de uma hammond 1590BB.

Com a possibilidade de ter mais headroom e consequentemente, um som mais clean.

Mas esta muito bom. Legal!

Abraço.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #6 : 21 de Fevereiro de 2014, as 12:10:37 »

Gostei muito do som! Se esses transformadores fossem vendidos por aqui, com certeza iria adicionar ele à minha lista de projetos.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 21 de Fevereiro de 2014, as 13:43:54 »

O problema é que o limite de tensão na placa (anodo) da 12AU7 é 300V e ao alimentar com 240V e dependendo da polarização, podem aparecer tensões maiores do que 300V (pode ser até o dobro dos 240V) por causa da carga reativa (o transformador de saída em SE) ao ter sinal na entrada da válvula. Quando o estágio amplificador é classe A, mas com carga resistiva, não tem problema ter perto de 300V de alimentação, mas com carga reativa, a tensão precisa ser bem mais baixa pra não ocorrer esse problema. 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #8 : 21 de Fevereiro de 2014, as 14:48:21 »

Xformer eu li exatamente isso no "Valve Wizard", mas não associe a informação para esse amplificador!

Tanto que o "Hilo Watt Plexi" utiliza tensões da ordem de 135V:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

É possível diminuir a tensão com o trimmer até 160V, mudando o valor dos resistores até mais, assim corrige esse problema.

Minha dúvida é em relação ao próximo amplificador...

Se o estágio fosse em PP teria o mesmo problema, não? Pelo menos no trecho no qual o amplificador trabalha em classe A?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 21 de Fevereiro de 2014, as 15:21:39 »

O estágio de saída em PP geralmente trabalha em classe AB, onde a corrente de repouso é baixa, de forma que se houver o aparecimento de tensão induzida esta será baixa, mesmo no momento em que estão em classe A (porque só funciona com sinais de baixo nível).  
Se o estágio PP trabalhar só em classe A (PP pode trabalhar em classe A, onde as duas válvulas ficariam em condução durante todo o tempo) ai pode voltar o problema se a placa não aguentar uma tensão suficiente.

Abaixar a tensão de alimentação resolve de um lado, mas piora no aspecto de potência de saída, pois esta vai cair bastante.  É o preço a pagar, pois a 12AU7 não foi feita pra estágio de saída de potência. Veja o exemplo daquele amplificador JTM-1 que opera com uma 12AU7 em  PP e pra conseguir 1W é o parto da montanha. Esse SE que você montou, não deve passar de 0,3W com os 240V.  Se baixar para 160V, deve ir pra 150mW ou perto disso.

Veja as retas de carga da situação atual (240V, 1k no catodo, -4,5V de bias, 22,5k de carga):


A reta roxa é a rebatida, e atinge quase 350V para a placa. A linha vermelha vertical nos 300V, é a máxima tensão na placa. Vai tocando, quem sabe não aconteça nada.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2014, as 16:09:16 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #10 : 22 de Fevereiro de 2014, as 02:50:12 »

Desde que você mantenha a dissipação de placa num nível aceitável, acredito que não vai ter problemas com a sobretensão.
Já li e ouvi falar sobre válvulas sendo usadas acima da tensão máxima, especialmente a 6AQ5 em 300v (mantendo G2 abaixo de 250v), quando sua tensão máxima de placa é de 275v.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 22 de Fevereiro de 2014, as 08:16:52 »

A questão da máxima tensão aplicável na placa, segundo o que tenho no livro Eletrônica Aplicada do Truman S. Gray, é que ela é limitada pela eletrólise do vidro ou pelo faiscamento externo à válvula, do que problema por aquecimento. Quando os terminais do catodo e do anodo são colocados lado a lado no vidro, e uma alta tensão é aplicada entre eles, uma condução apreciável entre os terminais acompanhada pela eletrólise do vidro podem acontecer, especialmente se o vidro estiver quente. Esta eletrólise resulta em deterioração do vidro com consequente perda do vácuo. A maior tensão permitida entre dois terminais adjacentes depende do espaçamento, da temperatura e do tipo de vidro; por exemplo, é de mais ou menos 500 a 1000V para uma válvula de recepção na qual os terminais estejam separados por apenas 2 mm.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal