Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 04:40:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Válvulas de power EL34  (Lida 5912 vezes)
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« : 22 de Fevereiro de 2014, as 22:59:14 »

Pessoal, comprarei 2 válvulas de power EL34 e tem uma opção de comprá-las casadas, qual é a vantagem em relação a outras 2 "divorciadas"?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 23 de Fevereiro de 2014, as 07:27:37 »

Nos amplificadores com etapa de saída push-pull normalmente se deseja que as duas válvulas conduzam igualmente em posição de repouso (a corrente quiescente) de forma que haja um cancelamento das correntes opostas em cada metade do enrolamento primário. 
Se a polarização das válvulas for por resistor de catodo único (os dois catodos forem ligados a um único resistor aterrado) ou com polarização fixa única (um trimpot só que ajusta a tensão de grade negativa para as duas válvulas) pra obter esse cancelamento, as válvulas precisam ser o mais iguais possível.  Se houver polarização fixa com um trimpot de ajuste para cada válvula, então dá pra ajustar esse balanceamento das correntes no primário sem que as válvulas sejam casadas.
Veja que mesmo que o vendedor anuncie que as válvulas sejam casadas, esse casamento não é perfeito e só é válido para um determinado ponto ou tensão de operação, podendo haver o descasamento em outra condição de trabalho (que seja diferente da condição para o qual ele fez o casamento/seleção das válvulas). 
Se você não se importar com o balanceamento perfeito e permitir uma distorção devido ao descasamento, não precisa pagar mais caro pelas válvulas casadas.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Codorna
Visitante
« Responder #2 : 23 de Fevereiro de 2014, as 08:46:54 »

Se você não se importar com o balanceamento perfeito e permitir uma distorção devido ao descasamento, não precisa pagar mais caro pelas válvulas casadas.

Essa é uma dúvida minha também. Então o efeito do não casamento é um som mais distorcido? Sou 100% leigo porque comprei meu primeiro amplificador valvulado há mais ou menos 1 mês.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 23 de Fevereiro de 2014, as 08:58:19 »

Essa é uma dúvida minha também. Então o efeito do não casamento é um som mais distorcido? Sou 100% leigo porque comprei meu primeiro amplificador valvulado há mais ou menos 1 mês.

Veja mais explicações em:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=725.msg130099#msg130099
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #4 : 23 de Fevereiro de 2014, as 13:27:19 »

...Se você não se importar com o balanceamento perfeito e permitir uma distorção devido ao descasamento...

Essa distorção seria a distorção de crossover?
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2014, as 13:29:22 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 23 de Fevereiro de 2014, as 17:09:23 »

Essa distorção seria a distorção de crossover?

A distorção por crossover ocorre em amplificadores classe B, na transição entre o início da atuação de uma válvula (ou transistor) e desligamento da outra e portanto haveria polarização da grade pra deixar as válvulas em corte no repouso. Como se usa mais classe AB para essa aplicação, então não há esse problema do crossover.

A distorção a que me refiro seria de assimetria na condução das válvulas, onde uma válvula poderia, por exemplo, entrar em saturação com uma tensão na grade menor do que na outra, ou como haverá desbalanceamento nas correntes e permanecerá uma corrente DC no primário, a magnetização do núcleo cria distorção de ordem ímpar.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2014, as 18:57:13 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #6 : 23 de Fevereiro de 2014, as 17:19:12 »

Eu já li que vávulas não casadas vão "se casando" com o uso.

Como se dá isso X?

Abraço.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 23 de Fevereiro de 2014, as 17:23:10 »

Não sei, nunca li nada sobre esse efeito. Só se com o tempo (muito tempo) a capacidade de emissão delas vai diminuindo e no final bem fraquinhas elas fiquem parecidas ,i.e. emissão zero, ai ficam casadas, nesse caso nem a morte as separa, ao contrário, as une.    Cheesy
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #8 : 23 de Fevereiro de 2014, as 18:38:24 »

 Parece-me que com o uso, a válvula que conduz mais acaba se desgastando mais rápido que a válvula que conduz menos.

 Ao se desgastar, passa a conduzir menos também, "igualando" ao seu par.

 Não sei até que ponto isso é verdade, até porque nunca via alguém que tenha mensurado esse efeito do desgaste maior de umas das duas válvulas durante sua vida útil.

 Se o descasamento for muito acentuado, talvez nem dentro da vida útil das mesmas pode ser que elas voltem a se unir (é, acontece na vida real também... rs).

 Um abraço!

 Eduardo
Registrado
Codorna
Visitante
« Responder #9 : 24 de Fevereiro de 2014, as 11:50:23 »


Uai cara! Você deu uma baita aula naquele post. Parabéns! Infelizmente meu nível de conhecimento sobre válvulas ainda é praticamente nulo, então eu boiei na maioria do que foi discutido no tópico em questão por estar um pouco avançado pra mim. De qualquer forma foi ótimo para dar algumas diretrizes sobre várias coisas nesse assunto.

Acho que seria mais justo, de acordo com meu nível de conhecimento e pretensões de curto prazo, perguntar: na substituição de válvula(s) queimada(s) em um Classe A o que é importante se observar?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 24 de Fevereiro de 2014, as 12:06:14 »

Acho que seria mais justo, de acordo com meu nível de conhecimento e pretensões de curto prazo, perguntar: na substituição de válvula(s) queimada(s) em um Classe A o que é importante se observar?

Pergunta estranha ...  Se a válvula está queimada, apenas troque por outra igual que esteja funcionando.

Em classe A single ended, ninguém se preocupa com casamento (geralmente é uma válvula só, solteira, a menos que haja duas em paralelo) e com a polarização (normalmente se usa bias automático).
Difícil achar um amplificador de guitarra com PP trabalhando em classe A, porque se perde muita eficiência.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2014, as 12:07:47 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Guilherme
Visitante
« Responder #11 : 24 de Fevereiro de 2014, as 20:54:41 »

Não é necessário selecionar/casar igual faz a Mesa Boogie, afinal eles são insuperáveis nesse ramo, mas uma casadinha entre pares e quartetos de saída em amps AB1 é igual canja de galinha: não faz mal a ninguém.

Ainda mais se o transformador de saída for desequilibrado no primario, como é muito comum. Por isso e´bom adquirir pares razoavelmente casados.

O artificio de se usar dois trimpots para ajustar individualmente o Bias de cada válvula deve ser encarado com reservas. Esse artificio permite apenas um ajuste fino, de dezenas de milivolts, entre cada válvula. Não serve para compensar pares altamente descasados. Isso é importante ressaltar.

Distorção por crossover é inerente aos estágios Classe B e não aos amplificadores Classe B.
Existem amps Classe B que não revelam nenhuma distorção por crossover, basta polariza-los corretamente.

Dentre os amps que comentamos nesse Fórum, dificilmente encontraremos algum Classe B. Logo essa preocupação não faz muito sentido.
Registrado
nene_guitar
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 97

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 3



« Responder #12 : 11 de Abril de 2014, as 09:37:59 »

bom dia!! queria saber em relação as marcas!
Electro-Harmonix, Mullard, Svetlana, Sovtek, alem das TungSol e Shu gang!
na opinião dos amigos qual delas é melhor?
 Legal!.

muito obrigado
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #13 : 11 de Abril de 2014, as 10:09:40 »

https://tubedepot.com/tube-comparison-tool
Nesse link fizeram uma comparação entre as válvulas de pré, ainda não fizeram com as de power.

Mas se nesse mesmo site olhar por exemplo nas válvulas da EHX de power vai ter uma breve descrição, no meu ampli eu escolhi as da EHX de power pois as JJ Tesla constavam o detalhe de que não tinham uma boa resposta em graves, era mais ardida parece...
Abraços.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #14 : 11 de Abril de 2014, as 11:12:08 »

Entre essas marcas que você escreveu ai acho que a melhor delas ainda é a Svetlana (winged C).
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal