Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 22:02:47


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: (Duvida) Acabamento alternativo para PCB  (Lida 8489 vezes)
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 630
-Recebido: 134



« : 25 de Fevereiro de 2014, as 15:09:17 »

Pessoal,

Fiz uma placa e como o verniz que eu estava utilizando para protege-la acabou, roubei um esmalte de unha de minha esposa e lambrequei a placa com ele, após secar parece estar ok, agora estou na duvida de como ele vai reagir com o calor do ferro de solda, será que vai ficar tudo preto em volta dos pontos de solda? Alguém aqui já teve uma experiencia com o esmalte para me precaver e se for o caso remove-lo antes de fazer uma besteira...
Quem tiver outras soluções serão bem vindas.
Segue o resultado:
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2014, as 15:11:10 por Etelvino Costa » Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 25 de Fevereiro de 2014, as 17:11:30 »

Seja o primeiro a fazer a experiência e depois nos conte (eu estou curioso pra saber o resultado). Ninguém vai morrer se você experimentar por a solda sobre o esmalte (eu ia sugerir pra você experimentar colocar solda na unha pintada da sua esposa, obviamente enquanto ela dormisse, mas aí ela iria te matar e não saberíamos o resultado...   Grin).
Se não quiser soldar na sua placa, pegue uma moeda de 5 centavos (ou outra superfície que possa estragar sem muito prejuízo), pinte com o esmalte e depois de seco, tente soldar pra ver se o que acontece com ele.  Use a cuca né ?  Depois, se todos inventores que existiram no mundo ficassem perguntando para os outros se já tinham experimentando tal coisa e ficar esperando resposta, o mundo ainda estaria na idade da pedra ...

Se bem que o simples fato de você ter usado o esmalte da digníssima pra fazer a placa, pode ser motivo pra você não conseguir ler isso ou fazer a experiência (espero que ainda esteja vivo).
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2014, as 17:27:28 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #2 : 25 de Fevereiro de 2014, as 18:03:08 »

Eu nunca usei esmalte para unhas, mas já usei verniz vitral em spray. Dei uma raspada nos locais onde seria aplicada a solda, não por medo de não pegar, mas justamente para minimizar o risco de queimar e ficar feio.

Não ficou ruim não, o "queimado" em volta das ilhas foi mínimo.

Imagino que com o esmalte de unha não será pior, desde que a camada não seja muito grossa.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 630
-Recebido: 134



« Responder #3 : 25 de Fevereiro de 2014, as 18:12:41 »

Hehehe! Caro Xformer, obrigado, captei vossa mensagem!
Agora quanto minha esposa estou me arriscando mesmo, a mulher é brava!  Cheesy
Como trabalho o dia todo e em casa anoite também, e ela não da muito valor na minha atividade com a eletrônica, pois consome o tempo que preciso dar atenção a ela, acabo tendo que mexer com minhas montagens pelas madrugadas. Outro dia ela me chamou de assombração: um louco de olheiras vagando pela noite na casa. Agora imagina se ela descobre que roubei o esmalte dela hehehe Toma na Cabeça

Finck,
Vou começar soldar hoje e ponho uma foto aqui para gente avaliar o resultado.
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 25 de Fevereiro de 2014, as 18:17:53 »

Hehehe! Caro Xformer, obrigado, captei vossa mensagem!
Agora quanto minha esposa estou me arriscando mesmo, a mulher é brava!  Cheesy

Ufa !  Tá vivo ainda !  Se eu fosse você, comprava outro vidro de esmalte e enchia o vidro da sua esposa antes dela perceber (tem que ser o mesmo vidro dela e deixar no nível que estava, mulher percebe as coisas ...). E você fica com o vidro novo (meio cheio).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #5 : 25 de Fevereiro de 2014, as 19:10:42 »

Faça como o Finck comentou... raspe o esmalte das ilhas onde for soldar. Facilita muito a soldagem.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #6 : 25 de Fevereiro de 2014, as 19:58:44 »

Eu pessoalmente nunca tenho problemas de "compartilhamento de insumos" com minha esposa... Ela até já me emprestou o alicate de cutícula para eu cortar lides de componentes... A única exigência: "não esquece de me devolver quando acabar de usar, viu?". Não é um doce?

Obviamente que eu detonei o corte do alicate, e me senti na obrigação de comprar um novinho para ela depois. Até agora não decidi se ela é um anjo, ou muito esperta...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #7 : 26 de Fevereiro de 2014, as 10:43:17 »

...ela não da muito valor na minha atividade com a eletrônica, pois consome o tempo que preciso dar atenção a ela, acabo tendo que mexer com minhas montagens pelas madrugadas. Outro dia ela me chamou de assombração: um louco de olheiras vagando pela noite na casa. Agora imagina se ela descobre que roubei o esmalte dela hehehe
Comigo até tento ficar acordado até mais tarde, daí a minha esposa diz: "já que tá acordado cuida do bebê"...  sorte que ela não usa esmalte de unhas.

Eu já tentei colocar esmalte na placa uns anos atrás.   Juro que não quero mais sentir o cheiro dele queimando.

Abraços, T+  Saúde e amor!
« Última modificação: 18 de Abril de 2014, as 08:00:02 por Patines » Registrado
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 630
-Recebido: 134



« Responder #8 : 26 de Fevereiro de 2014, as 13:07:21 »

Caros,

Fiz um teste ontem, até que funcionou mas não parece ser uma opção a se indicar. O esmalte parece ser muito sensível ao calor, ele "carboniza" muito rápido, para ter um bom resultado precisa ter a mão leve no ferro de solda. Vou terminar as soldas mas não pretendo utilizar novamente e assim já evito também conflitos com minha esposa hehehe.
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 26 de Fevereiro de 2014, as 13:20:27 »

Pelo o que entendi, o uso de esmalte de unha foi só um quebra-galho numa situação de falta de outro verniz.  Certamente o preço do esmalte de unha é maior do que outros vernizes mais apropriados para essa finalidade, então não valeria a pena.  Eu uso verniz vitral que custa R$ 3,50 o vidro de 37ml.  Quanto custa o vidrinho de esmalte de unha ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
felix
Visitante
« Responder #10 : 26 de Fevereiro de 2014, as 14:52:29 »

No caso de esmaltes sem boa resistência térmica, o ideal é aplicar após a soldagem dos componentes, evitando excessos nos pontos de soldagem. É mais demorado mas o serviço fica garantido.
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #11 : 26 de Fevereiro de 2014, as 19:21:38 »

O melhor modo "handmade" de proteger as placas é breu+álcool isopropílico o resto é dor de cabeça...
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #12 : 26 de Fevereiro de 2014, as 20:21:00 »

O melhor modo "handmade" de proteger as placas é breu+álcool isopropílico o resto é dor de cabeça...

Nisso eu concordo. Mas que com verniz vitral fica bonito, isso fica...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Fisioterapeuta
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.056

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 16



« Responder #13 : 04 de Março de 2014, as 15:05:32 »

uso spray colorgim verniz universal a séculos e nunca tive dor de cabeça
Registrado
VOX
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.630

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116



« Responder #14 : 06 de Março de 2014, as 13:04:08 »

Plaquinha de um Phase 90 com verniz vitral:

Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal