Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 22:01:56


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Monitor KRK 110V ==> 220V  (Lida 4646 vezes)
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« : 25 de Fevereiro de 2014, as 22:40:16 »

Olá pessoal!

No auge de minha cegueira mental, li que os monitores ativos que eu acabei de comprar eram bi-volt...  Batendo Cabeça (fiquem à vontade para caçoar deste que lhes escreve). Liguei um aparelho 110V no 220V...

Não sei se vou encontrar assistência técnica por aqui (Joinville). Acredito que vou ter que colocar a mão na massa.

Já troquei os fusíveis e um dos monitores começou a funcionar com um ronco. O outro está mudo. Pelo que eu andei estudando, o primeiro passo é trocar os capacitores eletrolíticos da fonte e o chip de potência.

Peço ajuda dos colegas para consertar esse pecado mortal cometido por mim...

Agradeço desde já.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2014, as 08:31:20 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #1 : 25 de Fevereiro de 2014, as 22:53:15 »

Como sempre, pra começar, o ideal é levantar os esquemas...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
felix
Visitante
« Responder #2 : 25 de Fevereiro de 2014, as 22:57:29 »

Você queimou mais de 1?
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #3 : 25 de Fevereiro de 2014, as 23:03:39 »

Caso não tenha queimado o transformador; após trocar os capacitores da fonte, é bom isolar a fonte do restante do circuito, e ligar ela sozinha.   É bom usar uma lâmpada de série, para proteger o restante do circuito ou mesmo caso a saída esteja em curto.  O esquema seria primordial.

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 26 de Fevereiro de 2014, as 07:18:10 »

Já troquei os fusíveis e um dos monitores começou a funcionar com um ronco. O outro está mudo. Pelo que eu andei estudando, o primeiro passo é trocar os capacitores eletrolíticos da fonte e o chip de potência.

Peço ajuda dos colegas para consertar esse pecado mortal cometido por mim...

Verifique também os diodos retificadores ou a ponte retificadora se for o caso. Dependendo de quanto tempo os fusíveis levaram para abrir, mais componentes podem ter estragado. Verifique também a integridade do transformador de força. Veja se tem varistores de proteção na entrada, eles também devem ter vaporizado. Descubra qual o ci amplificador e na datasheet qual a máxima tensão de alimentação pra ver se ele aguentaria o dobro da tensão nominal da fonte.

« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2014, as 12:53:27 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #5 : 18 de Março de 2014, as 09:50:29 »

Olá pessoal,

Primeiramente, valeu pelas dicas!
Os transformadores ficaram inteiros. Apenas explodiram alguns capacitores e os circuítos integrados de potência queimaram. Pedi para o técnico aqui da universidade que eu trabalho trocar para mim, pois como o circuíto é SMD, fiquei com medo de torrar alguma coisa... De tarde vou buscá-los.
Obrigado novamente!
Registrado

Guitar Craft
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal