Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 00:34:34


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tube Screamer mod - Seletor de Clipping  (Lida 2730 vezes)
angelos
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 4


Gosto de brincar de guitarrista e fazer por mim.


WWW
« : 14 de Março de 2014, as 11:27:11 »

Saudações, confrades.

Andei pensando em construir um clone do Way Huge Green Rhino, que é um OD que me agrada muito. Interessam-me os pots 100Hz e Curve e suas possibilidades. Entretanto nunca vi o esquema na rede.

Sabendo que o Green Rhino é um clone do TS, resolvi estudar um pouco pra decidir se tento fazer algo parecido.

Consultando os artigos The technology of the Tube Screamer (GeoFex) e o Cook your own distortion (GGG) pensei: "Já que estou a fazer mods num esquema de TS, porquê não mexer também no clipping?"

Assim, pensei em ao invés de simplesmente adicionar uma chave simétrico/assimétrico, usar uma DPDT On/On/On (No esquema, a S4) para ligar o clipping com um diodo sempre ligado enquanto o outro lado fica a critério da chave sendo ligação direta (jumper) na primeira posição, um diodo na segunda e dois diodos na terceira, como demonstra a imagem.



Pra complicar um pouco Evil pensei também em substituir os diodos por chaves rotativas que selecionam tipos diferentes de diodos permitindo uma ampla variedade de combinações. Escolhi usar duas chaves de dois polos e seis posições, que já vai dar uma variedade ABSURDA, já prevendo combinar do seguinte modo: D1, D7 e D18 (posição 1) são leds, D2, D8 e D17 (posição 2) são diodos de silício, e assim por diante, sempre usando o mesmo tipo de diodo para cada posição dos seletores. Assim, quando os seletores estiverem, ambos na mesma posição e estiver selecionado o clipping Simétrico, há uma garantia de que seja realmente simétrico.

Também adicionei uma chave DPDT (no esquema é a S3) para selecionar entre Soft Clipping e Hard Clipping, como sugerido no artigo do GGG.

Desenhei um esboço de esquema com o setor de drive apenas para fins demonstrativos e queria a opinião dos senhores se isto poderia funcionar ou é viagem demais. Segue o esquema abaixo, demonstrando as três posições da S4 (chave seletora de clipping assimétrico/simétrico/sei-lá-oque) que seria mais difícil de visualizar.



Se der certo, teríamos uma seleção de clippings com 216 opções:
6 tipos de diodos na chave S2 x 6 pares de diodos na chave S1 x 3 opções de simetria (um, dois ou três diodos) x 2 opções de posicionamento (hard clipping ou soft clipping) = 6*6*(2*3) = 6³ = 216


================================ EDIT

Minha intensão é que se possa usar uma interface semelhante a isso:



OBS: Se a chave S3 for uma 3PDT, talvez dê para usar um led bicolor mostrando, por exemplo verde para soft clipping e vermelho para hard clipping, sendo apagado quando em bypass.

================================ EDIT 2

Estive pensando. No caso da chave S4 estar na posição 0 - ou seja, com apenas um diodo ligado -, no outro lado o sinal passa direto. Nesse caso seria necessário usar um resistor onde estaria o outro diodo? Ficaria então do modo como demonstrado na imagem a seguir e eu poderia usar o outro lado da chave S2 (que está vazio) para selecionar os resistores adequados a cada diodo, se fosse o caso.

« Última modificação: 22 de Março de 2014, as 16:04:45 por angelos » Registrado

"Fazer bom design é fácil.
Fazer um grande design requer um grande cliente."
(Michael Osborne)
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.036 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal