Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 02:55:35


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Para os construtores de layouts!!!! Uma sugestao importante.  (Lida 4215 vezes)
Fisioterapeuta
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.056

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 16



« : 09 de Maio de 2010, as 18:58:15 »

Primeiro e claro devo agradecer aos queridos amigos que doam seu tempo interpretando os esquemas de cirquitos ai na net e constropem seus devidos layputs e disponibilizam para nos... Tais pessoas como o guero o plautz, o big louiz etc...

Porem acredito que deveriamos padronizar os layouts no quesito distancia dos pads, deveriaomos padronizar a distancia dos pads de acordo com o tamanho do componente, um exemplo seria padronizar a placa da seguinte forma: ou coloca os resistores deitados ou em pé mudando a distancia, capacitores mesmo rincipio com distancia de 0,5cm entre os pads.... tenho crtz que dessa forma a placa em si vai ficar esteticamente muito mais bonita o que conta muito em um projeto.

o que v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) acham concordam?
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #1 : 09 de Maio de 2010, as 19:31:59 »

Tem um tópico na seção softwares que abrange um pouco disso que você fala (mas de outra forma).

Não é questão de padronizar o tamanho dos pads. Isso já é padronizado pela indústria. O problema está na utilização errônea de certas bibliotecas que ou não seguem o padrão ou o fazem de maneira estranha.

Primeiro deve-se prestar atenção à ilha e sua furação. Para furação a maioria dos componentes aceita 0.9 mm (0.03543 polegadas [in]). Os potenciômetros, desses pequenos, usa 1.3 mm (0.05118 polegadas), os kre´s idem. Para diodos da série 1N400X a furação é de 1 mm (0.03937 polegadas). Para as ilhas o ideal é que tenham diâmetro de 3mm (0.1181 polegadas)para os KRE´s e potenciômetros, de 2,54 mm (0.1 pol) para os 1N400X, resistores e capacitores.

Para os eletrolíticos, depende da voltagem, pois esse parâmetro é o que influencia diretamente em seu tamanho.

Como falei no outro tópico, hoje praticamente só uso uma LBR própria no eagle e trabalho com os seguintes parâmetros:

  • Resistores sempre deitados, e sempre no encapsulamento 207/10. Só mudo encapsulamento ou coloco um em pé quando é absolutamente necessário.
  • Capacitores cerâmicos ou poliéster de baixa voltagem (até 63V), sempre o C050-030X075. Para os com 100V o C075-032X103 e para os com mais de 100V o C102-043X133.
  • Para eletrolíticos até 63V, o E5-8,5. Para os até 100V, o E5-10,5. Acima disso, só com o capacitor em mãos (os do IALL, por exemplo, para 450V, uso o EB30D).

O Resto é com o andar da carruagem (leia-se: necessidades do projeto).

O grande problema que resulta na diferença dos layouts é realmente a utilização de bibliotecas erradas ou mal feitas (vide o caso da biblioteca do LM3886 que foi feita por um cego). Mas isso é outra história.
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #2 : 09 de Maio de 2010, as 21:13:03 »

Pô Plautz, dicas valiosas essas suas!! Smiley
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Fisioterapeuta
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.056

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 16



« Responder #3 : 09 de Maio de 2010, as 21:25:48 »

Perfeito plautz se a galera conseguir usar estas bibliotecas que vc citou acredito que o slayout ficarao bem melhor, com a distancia correta os componentes nao ficariam tortos na placa, ai no caso daquele resistor que vc so tem um mas que ta com a perninha curta nao seja necessario soldar um fio nele fazendo uma gambiarra rsss
Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #4 : 16 de Maio de 2010, as 16:41:55 »

Eu sou meio enjoado com os layouts... também tenho usado uma biblioteca própria...

A coisa que mais me irrita na hora de montar um pedal são eletrolíticos com o tamanho errado... ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...

Geralmente eu meço com um paquímetro e procuro a medida correspondente!

E quanto a lbr do LM3886 que o Plautz citou... era triste ein... ta loco...
Registrado
Fisioterapeuta
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.056

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 16



« Responder #5 : 17 de Maio de 2010, as 22:34:45 »

eu ja fico injuriado com o tamanho dos capacitores de poliester queles azuizinhos as perninhas deles ja sao pequenas ai no layput ta la com 1 cm de distanciaentres os pads isso deixa a placa com aparencia de porca
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #6 : 18 de Maio de 2010, as 02:57:42 »

eu ja fico injuriado com o tamanho dos capacitores de poliester queles azuizinhos as perninhas deles ja sao pequenas ai no layput ta la com 1 cm de distanciaentres os pads isso deixa a placa com aparencia de porca

Se for aqueles quadradinhos azuis iguais ao do anexo use esse componente: C050-030X075. Não tem erro. São eles que sempre uso.
Registrado
Fisioterapeuta
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.056

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 16



« Responder #7 : 18 de Maio de 2010, as 12:46:14 »

Exatamente este plautz....
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.035 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal