Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 01:42:07


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Reforma de um Duovox 120G  (Lida 18862 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #30 : 26 de Março de 2014, as 20:56:35 »

Guilherme, eu entendi seu ponto de vista.
Mas tem alguns poréns quanto a nomenclatura, coisa que já deu pano pra manga por aqui.
Um transformador de 180+180V como nesse caso, pode ser chamado de 360V com CT. Alias, é assim que a hammond denomina seus transformadores. Ela não chama o transformador de 180+180V 250mA, e sim 360V 125mA com CT.
E levando em conta que é um transformador de 360V, usar uma ponte nele não vai dobrar a tensão na saida. O CT só esta lá para garantir a tensão intermediaria. Se essa tensão intermediaria não fosse necessaria, não seria necessario o CT, e seria uma retificação comum em ponte.
E o ponto de vista do xformer também esta certo... também não deixa de ser uma fonte simetrica com o -V como referencial de terra.
O resultado final não vai mudar, mas isso sempre vai dar confusão.
Mas vamos fixar nossos esforços em ajudar na reforma desse ampli...
« Última modificação: 26 de Março de 2014, as 22:10:43 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #31 : 26 de Março de 2014, as 21:14:21 »

Eu só quis simplificar o entendimento da fonte com meu post anterior. Mas podemos desenhar a fonte de outra forma, com dois dobradores de tensão combinados:



Os dois circuitos da esquerda são dobradores de tensão, mas se considerarmos que os capacitores sejam comuns aos dois dobradores, e fazendo as ligações adequadas, reconhece que vamos chegar ao circuito de fonte simétrica.  Na verdade podem ser dois dobradores de tensão funcionando de forma combinada.
« Última modificação: 26 de Março de 2014, as 21:20:25 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
edivan
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 48

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 0


« Responder #32 : 26 de Março de 2014, as 23:27:18 »

Guilherme,

o que você sugere pra eu deixar esse amplificador melhor do que quando saiu da fábrica?

As condições são: usar o mesmo chassi, mesmo gabinete de madeira e (a mais importante) usar o mesmo kit de transformadores.

O resto eu posso trocar tudo (resistores, capacitores, fiação, potenciômetros e chaves ).

Quando você diz pra eu deixar ele melhor, quer dizer pra eu manter o mesmo circuito do Duovox ou usar outro?
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #33 : 27 de Março de 2014, as 19:34:15 »

Exatamente, Edivan, replicar o mesmíssimo circuito do 120G, sem tirar nem por. Com paciência e planejando cuidadosamente os passos a serem cumpridos

Minhas sugestões:

1. Capriche na recuperação do gabinete, chassis e painéis. Mas capriche mesmo. Assim, quando eles ficarem OK, tinindo, sua vontade de caprichar nos passos seguintes vai aumentar.

2. Preserve o transformador de saída e o choke, pelas suas medições eles estão bons. Limpe-os e remova marcas de oxidação. Use removedor tipo Varsol, protegendo as mãos, e/ou WD40

3. Soquete de válvulas para o lixo. Sem pensar duas vezes. O Eduardo aqui do Fórum tem todos.

4. Potenciômetros também. Dificilmente valerá a pena tentar recupera-los. Compre os da marca ALPHA. O Eduardo e o Felix os mantem em estoque.

5. Todos os capacitores eletrolíticos também devem ser descartados sem muita tristeza, exceto os...

6. Quatro capacitores de 50+50uF/500V e suas respectivas abraçadeiras. Provavelmente devem estar comprometidos, em maior ou menor grau, mas levando em consideração que esses quatro, novos, custam por volta de 70 pratas cada um, sem a abraçadeira, vale a pena verificar cuidadosamente sua verdadeira situação. Mas para isso você irá precisar de uma fonte de tensão DC de uns 400...500V e alguns resistores. Limpe-os e guarde-os para testá-los mais tarde.

7. Faça uma nova placa-mãe, mas com turrets ao invés de ilhoses. O Eduardo tem a placa os turrets e o aplicador. Mas não jogue fora a placa de ilhoses, ela servirá de gabarito para você fazer a nova placa com turrets.

8. Caso algum componente da placa-mãe estiver realmente OK, tipo algum capacitor de poliéster vintage, limpe-os e reserve-os para a nova placa.

9. O transformador de potencia é um problemão. Sinceramente não sei o que você poderá fazer com ele. Minha sugestão é que você procure alguma empresa ou um bom profissional e encomende um novinho com as especificações corretas. Esse item certamente vai encarecer a recuperação do amp, mas esse que você tem em mãos não lhe será util. Informo antecipadamente que não poderei lhe atender nesse transformador.

Bem, já é bastante trabalho por enquanto. Se você demonstrar interesse nessa restauração e postar o andamento dos trabalhos, certamente não faltarão elogios e colaborações.

abraços

Guilherme

Registrado
edivan
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 48

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 0


« Responder #34 : 27 de Março de 2014, as 22:11:13 »

Guilherme,

muito obrigado pela resposta!

Vou fazer tudo isso que você recomenda.

Mas ainda tenho esperança pra esse transformador de potência.

Posso usar um dobrador de tensão e depois reduzir para algo perto dos 500volts usando resistores?

Ou rebobinar somente o secundário? (para isso eu iria tirar as tampas, dar uma volta de um fio qualquer pelo carretel e medir a tensão nessa volta para ter a relação expira/volt. Depois eu poderia remover todo o secundário ou até mesmo somente remover "algumas" expiras do enrolamento HT).

Funcionária?
Funcionaria?
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #35 : 27 de Março de 2014, as 23:06:50 »

 Estive pensando aqui, você testou esse transformador em 127v ou 220v ? Precisa atenção pois o enrolamento é de 110v...

 Pergunto isso pois fazendo algumas contas, a relação 127/110 = 1,15 ou seja, a tensão no secundário seria na verdade de 290/1,15 = 250v, ou seja, um transformador de 250+250.

 Com isso, 500v retificados teríamos cerca de 700v (sem carga, provavelmente caia 680v~670v) para o B+, um tanto quanto alto para um quarteto de 6L6GC, mas já vi uns doidos (pessoas quanto empresas!) que negam a recomendação dos fabricantes e polarizam a válvula para trabalhar nessa região.

 Para válvulas antigas, talvez isso funcione devido a melhor construção, mas com válvulas de produção atual, duvido muito que não ocorra centelhamento e outros problemas devido a sobre-tensão de operação...

 
Registrado
edivan
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 48

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 0


« Responder #36 : 27 de Março de 2014, as 23:23:27 »

Testei em 220 e estava dando 219v no primário.
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #37 : 01 de Abril de 2014, as 19:11:33 »

Edivan,

O 5068 tem seção magnética de uns 19cm², em números redondos.

Como não sabemos as características do material do núcleo, não forçaremos mais do que 10.000 gauss nele, a 60Hz.

Nessas condições, 2 espiras/volt seria bem realista.

Mantendo a retificação/filtro conforme o esquema original, estime algo entre 175-CT-175Vac e 180-CT-180Vac se você for experimentar com o transformador atual.

Mas creio que você não vai tentar fazer esse amp funcionar na forma em que ele se encontra. Caso vá, desconsidere minha sugestão, OK.

Registrado
edivan
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 48

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 0


« Responder #38 : 01 de Abril de 2014, as 22:54:56 »

Eu vou fazer o que você indicou: fazer uma nova "placa mãe".

Tenho 200 turrets que comprei do Hoffman (só soube que o Eduardo tinha, depois te ter comprado) e a placa de fibra eu pego no lixo de uma fabrica de lanchas que tem aqui perto.

Quanto aos resistores e capacitores eu não sei se vale a pena investir muito. Os que são vendidos em lojas de eletrônicas devem ser melhores que os da década de 70. Mas...
vou fazer uma lista de componentes e fazer cotações em vários revendedores/sites. Se for viável, compro os "top".

Vou reduzir a potência e usar somente duas 6l6. Ligarei a caixa de 8ohm no tap de 4ohm e vamos ver o que da  Grin
Registrado
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal