Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 21:35:46


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Reforma de um Duovox 120G  (Lida 19114 vezes)
Guilherme
Visitante
« Responder #15 : 24 de Março de 2014, as 19:32:31 »

O transformador de potencia 5068, o transformador de saída 4740 e o self 3078 já eram empregados em vários outros modelos Giannini antes de serem utilizados nos Duovox 120G e B e 150G e B.

O 5068 tem secundário de HT 180-CT-180Vac e sec. de BIAS 60Vac.
Logo ele é indicado para fontes com dobradores de tensão, como são todas as fontes dos modelos Giannini e Duovox, exceto a serie Tremendão, que utilizava o transformador de potencia FG-4010 em um fonte com retificação em onda completa convencional.

Todavia, é prática comum e disseminada usar o FG-4010 nos Duovox 120 e 150 sem fazer as modificações necessárias na fonte o que resulta em tensões sobre o primeiro condensador de filtro da ordem de 800Vdc ou  mais.

O FG-4010 tem sec. de HT com 360-CT-360Vac !

A tensão sobre o primeiro condensador, +B, pode variar entre 470...500Vdc. Com 500V é bom manter o BIAS do quarteto de 6L6-GC em -50V, em 500V manter entre -55...-60V.

O 5068 não aguenta o tranco dos filamentos de 4 KT88, mas esse quarteto é possível de ser utilizado. Por isso, caso se encomende ou re-enrole um transformador novo, deve-se fazer o sec. de filamento para 9A.

O transformador de saída 4740 é idêntico ao Fender 022899, empregados nos Twin's, entre muitos outros. Primario com 2000 ohms P-P e sec. 0-4-8-16 ohms. Bom para 6L6-GC ou KT88 e legal também para EL34, embora não o ideal.
No Duovox 150B e G, tem um ótimo low-end com boa potencia na faixa dos 80...100 c/s.


O self 3078, se não me engano, é contruido com núcleo de 7/8 x 7/8" e tem Rdc de 80 ohms. É instalado dentro do chassis, lateralmente.

Esses amps, se bem re-construidos, são satisfação para toda a vida.

Guilherme
Registrado
edivan
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 48

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 0


« Responder #16 : 25 de Março de 2014, as 00:31:18 »

Guilherme,

muito, mas muito obrigado mesmo pela resposta. Em um único post você deu mais informações do que existe em toda internet sobre essas transformadores!
Eu já estava pensando em jogar todo circuito fora e montar outro amplificador, mas depois da sua resposta, vou me empenhar em reformar e deixar ele o mais original possível.


Você disse que esse transformador de força tem 180-ct-180, mas medi 290-ct-290; talvez tenham modificado. Com 290 eu iria ter por volta de 410 volts no primeiro capacitor.
Teria algum problema de usar esse valor? Se o único inconveniente for ter menos potência, não vejo problemas. Eu pergunto isso pois gostaria de usar um quartado casado de 6l6 que comprei e o vendedor disse que elas não são feitas para serem usadas com muito mais do que 400 volts, mas que eles usam com 480 volts sem problemas.

Se eu usar 410 volts, teria algum problema pro transformador de saída? Pergunto isso, pois penso que a corrente que circulará no transformador de saída será maior.

Eu queria mesmo era usar apenas duas válvulas, mas se for preciso usar 4 para casar impedância, não tem problema.


Essa parte eu não entendi, principalmente o "c/s"  Grin
...
No Duovox 150B e G, tem um ótimo low-end com boa potencia na faixa dos 80...100 c/s.
...
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #17 : 25 de Março de 2014, as 09:31:02 »



Essa parte eu não entendi, principalmente o "c/s"  Grin
...
No Duovox 150B e G, tem um ótimo low-end com boa potencia na faixa dos 80...100 c/s.
...

c/s = ciclos por segundo  Também conhecidos por Hz => "faixa dos 80...100 Hz"

Abs
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #18 : 25 de Março de 2014, as 19:50:21 »

Não, não descarte esse amp.

Pelas imagens é perfeitamente possível aproveitar os transfos, o painel, o chassis e, provavelmente, o gabinete. A eletrônica, infelizmente, parece que vai para o lixo mesmo, a não ser que você leve ao pé-da-letra o termo "restauração". Mas, em geral, não compensa e dá aborrecimentos no futuro.

Você pode, investindo pouco $$$, colocar esses itens em perfeitas condições, tal como vieram ao mundo. O Kem já deu algumas dicas.

Com 290-CT-290 Vac, você terá dificuldades em timbrar esse amp, mesmo porque você obteria 410Vdc somente caso seu transformador de potencia, diodos e capacitores fossem "ideais" e sem dobrador de tensão. Verifique, antes de mais nada, como está ligada a fonte desse amp

Na pratica, medindo com o amp funcionando no ponto de trabalho, você teria não mais do que 380Vdc antes do self (choke). Tocando pesado isso cairia para uns 350.

Em fontes de alimentação DC com dobrador de tensão do tipo utilizado na maioria dos amps a válvulas que conhecemos, a tensão DC sobre o primeiro capacitor pode ser estimada, a grosso modo, como sendo 2x a tensão máxima ou 2Em. Sendo a tensão máxima (Em) 1,41 vezes a tensão RMS no secundário do transformador de potencia é fácil calcular o resto com ótima aproximação.

Sendo a tensão RMS do 5068 igual a 180Vac por lado, a tensão máxima DC sobre o stack dobrador de tensão seria 2x (180 x 1,41) = 507Vdc.

Incluindo a resistência interna do secundario do transformador de potencia e demais perdas e fugas no circuito e componentes que aumentam progressivamente com o aumento de consumo de potencia, veremos que a fonte do 120G tem +B de aproximadamente 470Vdc em operação, valor coerente com a maioria dos circuitos clássicos de 100W.

Caso você opte realmente por usar apenas um par de saída, creio que será necessário avaliar com mais calma qual o circuito ideal.

Sim, o Matec lhe explicou: c/s ou ciclos por segundo = Hz.

Como estamos tratando de tecnologia obsoleta de quase 1/2 século, deveríamos usar a terminologia da época. Self no lugar de choke, condensador no de capacitor, ciclos por segundo no lugar de Hz e por aí vai  Cheesy

abraços

Guilherme

Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #19 : 25 de Março de 2014, as 20:04:22 »

Guilherme... talvez eu esteja tendo uma visão mais moderna da coisa... mas fiquei com um duvida...
Qual a vantagem de, num transformador de 180 - 0 - 180, usar um dobrador de tensão ao invés de ignorar o CT e fazer uma retificação em ponte com os 360V?
A não ser claro, que se use a tensão obtida no "meio" do dobrador para alimentar grade ou o pré...
Agora... se o transformador tem realmente 290 - 0 - 290 V em AC (verifique se não usou o multimetro em DC), fica impraticável pensar em dobrador ou qualquer coisa do genero...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
felix
Visitante
« Responder #20 : 25 de Março de 2014, as 20:18:46 »

Estou começando a entender o que o Guilherme está dizendo, com o transformador do tremendão no Duovox fica quase impossível casar a tensão correta do projeto.
Com o transformador original de 180v mais dobrador ele iria a 470Vdc enquanto com o transformador do tremendão de 290v mais ponte chegaria suando a 410vDC

Ai creio eu vem aquela questão da bias.

Sei lá, eu acho que faria um de 180v e guardaria o transformador do tremendão bem guardado (se ele estiver ok ainda, porque parece que está modificado?).
« Última modificação: 25 de Março de 2014, as 20:21:43 por felix » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #21 : 25 de Março de 2014, as 20:19:59 »

Não é a primeira vez que o Guilherme chama essa retificação de onda completa, com diodos em ponte, em um secundário com CT, de dobrador de tensão. Isso porque os capacitores de fonte estão ligados ao CT, que funciona como divisor de tensão. Não é uma classificação correta, mas ele chama esse tipo de fonte assim. Para mim dobrador real é o que tem no HB-1.
Registrado
felix
Visitante
« Responder #22 : 25 de Março de 2014, as 20:45:56 »

Aqui eles chamam de dobrador em ponte:
http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_36.asp

Tem até um quadruplicador de onda completa.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #23 : 25 de Março de 2014, as 20:52:23 »

É Félix, mas nenhuma delas é igual à fonte real desse aparelho.

Antes de tudo vamos reconhecer, falar de amplis Giannini sem ver o esquema é dar chute na parede. Vejam a fonte desse ampli.

Ela trabalha com duas tensões, uma para pré e screem, e outra para as placas das 6L6 (+B1). Talvez ele até chegue perto dos 120W afinal.



Abs
Registrado
felix
Visitante
« Responder #24 : 25 de Março de 2014, as 21:02:05 »

Eu tinha baixado o esquema aqui, vi que fica elas por elas mesmo por causa do CT.
Mas obrigado pela correção.

Para quem não tem, aqui tem o esquema, tem que esperar um pouco até aparecer lá em baixo escrito "Get manual", só clicar, ai baixa o arquivo em alta resolução.
http://elektrotanya.com/giannina_duovox_120g_schematic.pdf/download.html

« Última modificação: 25 de Março de 2014, as 21:07:02 por felix » Registrado
edivan
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 48

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 0


« Responder #25 : 25 de Março de 2014, as 23:24:37 »

Primeiramente quero agradecer a todos pelas respostas. Estão ajudando bastante!

Felix, eu ia postar o esquema aqui. Mas esse site tava fora ontem. Uma dica pra quem quer procurar por esquemas da Giannine nele, use GianninA na busca.

Se eu manter o dobrador e continuar usando esse transformador, vou ter algo em torno de 800V... não posso usar algum resistor pra baixar essa tensão?

Se eu não conseguir usar essas 6l6 chinesas por causa da tensão muito alta, uma alternativa seria usar apenas duas 6l6 (ai eu compraria duas 6l6 "de verdade") e ligar uma caixa de 8ohm no tap de 4ohm, certo?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #26 : 25 de Março de 2014, as 23:40:01 »

O circuito que o Matec postou não é um dobrador. Apenas retificação em ponte. O CT esra la provavelmente para garantir a tensão intermediaria.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #27 : 26 de Março de 2014, as 08:32:04 »

O circuito que o Matec postou não é um dobrador. Apenas retificação em ponte. O CT esra la provavelmente para garantir a tensão intermediaria.

Oi Kem

Este circuito pode ser "lido" como dois dobradores de onda completa em paralelo defasados de 180 graus. Era prática comum para usar capacitores com menor isolação.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #28 : 26 de Março de 2014, as 09:47:50 »

É só uma fonte simétrica que foi ligada com o terra no -V. Assim os outros terminais passam a ser +V e +2V, relativamente ao terminal que era -V.


Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Guilherme
Visitante
« Responder #29 : 26 de Março de 2014, as 19:04:45 »

Edivan,

Sabe aquele cara, aficionado por automóveis, que encontra no celeiro de uma velha fazenda um Mustang todo detonado servindo de playground para galhinhas, patos e marrecos ?

Pois esse cara paga uma merreca pelo Mustang,  leva para a oficina e um tempo depois - geralmente muito tempo depois - o carango sai  novinho, melhor do que quando saiu da fabrica sei lá há quanto tempo.

Quando eu olho um amp igual ao seu eu penso igualzinho, mas tanto o cara do Mustang quanto você, podem muito bem fazer uma reforminha básica no automóvel/amp e saírem andando/tocando por aí. É só uma questão "filosófica".

Eu, se fosse você, faria esse amp ficar melhor do que quando saiu da Giannini, lá pelo idos de 1972-3.

A imagem abaixo ilustra resumidamente quase tudo que se escreveu até aqui sobre dobradores de tensão.

Trata-se de um dobrador onda-completa/ponte e dele pode-se extrair o dobrador onda-completa convencional e o dobrador meia-onda.

A tensão sobre RL, e o capacitor, só será igual a 2Em nos seguintes casos:

1. RL tiver valor extremamente elevado. Para os iniciantes, RL representa, em nosso caso, o amplificador propriamente dito;

2. Todos os componentes do circuito apresentarem resistência interna desprezível.

3. RL for removido e a fonte operar "em vazio".

Com as polaridades dos capacitores conforme indicado no desenho e as fases do(s) transformadores também, pode-se descobrir como os capacitores são carregados para manterem as polaridades indicadas e porque cada um se carrega em Em.

Essa fonte é empregada nos Marshall Plexi de 100W, tanto os mais antigos quanto os reissue, em particular o Plexi 1959.

Para quem quiser aprender bastante sobre retificadores e filtros, é só digitar "Curvas de Schade" em algum mecanismo de busca.

Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal