Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 22:55:04


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 18 19 [20] 21 22 23   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: EH Electric Mistress 9v com MN3007  (Lida 153174 vezes)
Moska
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 514

Obrigado
-Dado: 34
-Recebido: 117



« Responder #285 : 04 de Julho de 2013, as 20:10:49 »

Valeu Galera, eu até posso vender mas só poderei produzir  durante minhas férias, que esta prevista para o dia 22/07 caso alguém se interesse me mande uma MP.

carfranca:
Gostei muito do efeito e muito obrigado por ter postado o video e as dicas já foi de grande ajuda 
Registrado

Não Existes Trabalho ruim,ruim é ter que Trabalhar
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #286 : 05 de Julho de 2013, as 08:25:57 »

...
VBIAS = 0.42 + 0.54*VCC [V]. (Com a palavra, o Prof. GrAmorin).
...
Undecided
Desculpe, mas esta formula não é minha.
Vi algo similar se não me engano em algo que falava do Zoombie Chorus.
A formula que apresentei é a mesma para o ajuste do bias do Flanger.

Também é possível fazer este ajuste de uma forma simples:
Injete um sinal senoidal entre 100~200Hz.
Ajuste o trimpot de modo a ouvir um TUUUUUUUU.
Se ouvir TRRRRRRUUUUUU ou TRRRRRIIIII o ajuste esta fora.
Registrado

carfranca
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 186

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 45



« Responder #287 : 05 de Julho de 2013, as 09:59:25 »

GrAmorin: realmente eu vi a fórmula em http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=91981.120.
Mas, como aqui no fórum sabemos da sua experiência no ajuste desse efeito, postei para ouvir sua opinião a respeito. Legal!
Grande abraço.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #288 : 05 de Julho de 2013, as 11:07:25 »

Ok, agora entendi direito.

Se não tiver um osciloscópio, o de PC por placa de som é bem eficiente para este ajuste, conforme expliquei no tópico do flanger.
Mas o método da frequência de 100~200Hz tambem é funcional.
E esta faixa de frequência não chega a ser irritante como o de 1Khz  Cool
Alias nem chega a ser irritante. É mais grave que o tom de sinal de linha telefônica, porem escutar por um período médio (mais de 5 min) pode dar sonolência.

Mas é bem simples, basta ajustar para o sinal sair limpo, se o som "trinar" é só achar o ponto onde para.

A dica é colocar o trimpot exatamente no meio e dar um toque para esquerda ou direita.

Já o ajuste do clock só com frequencimetro, ou então ouvir uma sample que se sabe qual o ajuste dos potenciômetros, e tentar igualar o som.


Mas para o frequencimetro, tem vários projetos de baixo custo usando PIC que são bem eficientes.
Registrado

carfranca
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 186

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 45



« Responder #289 : 05 de Julho de 2013, as 11:48:08 »

Mais uma vez, obrigado pelas dicas GrAmorin.
Você chegou a ver o vídeo que postei? A qualidade do som não é muito boa por ter sido feita na própria câmera. Mas, pelo que conheço desse efeito, parece que ele está muito próximo do usual. Sua opinião é sempre bem vinda.
Registrado
Moska
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 514

Obrigado
-Dado: 34
-Recebido: 117



« Responder #290 : 08 de Julho de 2013, as 18:56:33 »

Não aguentei esperar até as minhas férias chegarem, este final de eu "populei" a PCB que havia feito, agora vem a parte mais difícil regular o danado.

 
Registrado

Não Existes Trabalho ruim,ruim é ter que Trabalhar
carfranca
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 186

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 45



« Responder #291 : 08 de Julho de 2013, as 20:04:31 »

Moska: ficou show, cara!  Palmas
Registrado
gubterra
Visitante
« Responder #292 : 16 de Dezembro de 2013, as 01:22:59 »

Ola amigos... volto eu ao pedal defeituoso agora munido de osciloscópio... e pude aferir que o clock que sai do mn3007 fica variando... deveria ser 40k correto? ele fica oscilando entre 27k a 42k...  onde sera que mora a minha cagada por aqui?   

Obrigado, abraços!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #293 : 16 de Dezembro de 2013, as 06:00:32 »

Ola amigos... volto eu ao pedal defeituoso agora munido de osciloscópio... e pude aferir que o clock que sai do mn3007 fica variando... deveria ser 40k correto? ele fica oscilando entre 27k a 42k...  onde sera que mora a minha cagada por aqui?   

Obrigado, abraços!

Pelo o que eu vi na datasheet do MN3007, o clock (pinos 2 e 6) não sai dele, mas sim, entra nele, originado de outra parte do circuito, provavelmente um oscilador, que onde você deve verificar.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
carfranca
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 186

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 45



« Responder #294 : 16 de Dezembro de 2013, as 08:22:04 »

xformer: você poderia tirar algumas fotos da montagem e postar aqui para ver se podemos ajudar.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #295 : 16 de Dezembro de 2013, as 09:41:37 »

xformer: você poderia tirar algumas fotos da montagem e postar aqui para ver se podemos ajudar.

Acho que essa sugestão deve ser para o Gubterra, eu não montei nada não.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #296 : 16 de Dezembro de 2013, as 10:41:45 »

Quem gera o clock para o funcionamento do BBD é o clock driver. O BBD tem apenas entradas para esse tipo de controle de sua ação.

Ele vem pronto no formato dos MN310x ou implementados a partir de outros integrados lógicos.

Porém no caso de um Delay mais clássico (sem modulação) a frequência desse clock variará segundo o controle de DELAY TIME (tempo de atraso).

Já no caso de Chorus e Flanger o clock variará ciclicamente de acordo com a saída de um LFO (oscilador de baixa frequência).
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
gubterra
Visitante
« Responder #297 : 16 de Dezembro de 2013, as 18:39:07 »

Certo e nesse pedal é formado pelo conjunto 4013+4049?
Acontece o seguinte nesta minha montagem... o efeito funciona durante uma parte do efeito dopler durante a outra parte o consumo cai a 0 amper e o efeito para ai volta o consumo para 0.01 amper e o efeito volta, conforme você muda o efeito dopler ele acompanha se o efeito é curto a pausa e curta, e o efeito e demorado a pausa na alimentação e no som também são demoradas, parece que meio ciclo do efeito dopler não sai.... 

Existe algum voltage chart desse pedal o algo que me facilite a achar o erro por meio de medições?

Ja reconfiri todos os componentes, e soldas inclusive no microscópio eletrônico... enfim to munido com tudo aqui, virei rato de laboratório, mas não consigo debugar sem mais informações devido a minha ignorância...

ah mais um detalhe do defeito, no tempo em que o e efeito funciona e o som sai, o clock estabiliza no pino 2 do mn3007 a voltagem no mesmo pino fica em torno de 4.5vcc dai para de consumir carga o clock desestabiliza e a voltagem no pino 2 do MN vai a 9v... e isso se repete ciclicamente...

Valeu pessoal... abraço!


-----
Acho que vou começar outro do zero... vocês me garantem que este layout do jorge postado na primeira página ta ok?
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2013, as 20:49:47 por gubterra » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #298 : 11 de Janeiro de 2014, as 00:33:20 »

... pude aferir que o clock que sai do mn3007 fica variando... deveria ser 40k correto? ele fica oscilando entre 27k a 42k... 

O Alex mencionou sobre a questão, mas vou complementar.
O clock no flanger vai variar conforme gira o controle de velocidade. Mas se este estiver parado, fixo em um ponto, o clock não varia sua frequência. Tipo, se colocar no mínimo, a frequência sera o tempo todo "X" e não x,y,z. se colocar no máximo a frequência sera fixa "A" e não a,b,c, etc...  se colocar no meio vai ser K, e não a,b,c,k,,x,y,z.

A frequência é de 40K para flangers modernos e maioria dos reissue, e 35 Khz para os vintages.
Tipicamente vai variar entre a faixa de 35K a 500K dependendo modelo, conforme ajuste do controle em mim e max.
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #299 : 11 de Janeiro de 2014, as 09:13:26 »

Perdão se não entendi direito sua explicação...

Mas pelo que entendo, se o clock estiver fixo, não há modulação! O que resultará em apenas um valor fixo de retardo, no caso de BBDs de menos estágios usados nos flangers e chorus resultará em um atraso bem pequeno. O efeito de modulação só acontecerá se o LFO estiver variando a frequência do clock driver! Ou seja, o controle de "velocidade" parado em determinado ajuste apenas indica que o LFO está numa determinada frequência fixa, porém o clock estará variando conforme essa frequência e dependente em intensidade desse sinal do LFO. O controle de "velocidade" ou RATE afeta o LFO!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  1 ... 18 19 [20] 21 22 23   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.066 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal