Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 05:25:35


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Voltmeter HP 400F AC meio esquisito,porém...  (Lida 5830 vezes)
saul britto
Visitante
« : 08 de Abril de 2014, as 19:51:17 »

Boa noite galera. Eu comprei há uns meses atras um voltmeter muito bacana da HP  ele estava com todos os contatos das chaves
muito oxidados,limpei e ficou medindo joinha, mesmo.A grande vantagem é que ele mede rms e qualquer tipo de forma de onda até cerca de 4 mhz se não me engano,só que,toda vez que ligo percebo que o ponteiro da uma cacetada no fim da escala e depois normaliza,alguem teria idéia do que poderia ser? Já vi algo sobre isso mas faz muito tempo e não lembro mais.
« Última modificação: 08 de Abril de 2014, as 20:15:04 por saul britto » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #1 : 08 de Abril de 2014, as 21:59:47 »

É voltímetro mesmo ou multímetro? Se for multímetro, pode ser que a chave rotativa "passe" pela posição de medir resistência quando é girada, o que realmente faz com que o ponteiro se desloque para o ponto extremo da escala (que costuma ser invertida nesta posição).

Se não, talvez um capacitor problemático (nem imagino como é o circuito do instrumento).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
saul britto
Visitante
« Responder #2 : 09 de Abril de 2014, as 01:05:24 »

É voltímetro mesmo ou multímetro? Se for multímetro, pode ser que a chave rotativa "passe" pela posição de medir resistência quando é girada, o que realmente faz com que o ponteiro se desloque para o ponto extremo da escala (que costuma ser invertida nesta posição).

Se não, talvez um capacitor problemático (nem imagino como é o circuito do instrumento).
É voltímetro mesmo AC. Ele só faz isso quando liga,pois ele é alimentado por 220v, no caso é um circuito ativo.
Só é estranho que quando liga o ponteiro da uma subida muito violenta para em seguida estabilizar.

-----
Olhei agora há pouco e vi que quando desliga é pior ainda; a pancada do ponteiro duplica.
« Última modificação: 03 de Maio de 2014, as 16:16:40 por saul britto » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #3 : 09 de Abril de 2014, as 21:56:20 »

Olha aí em baixo o que eu achei para você:

http://www.gellerlabs.com/HP%20400F%20FL.pdf

Veja a parte de "troubleshooting", tem uma indicação dos possíveis culpados. Eu aposto nos capacitores C38, C39 ou C40, da placa A2, intimamente ligados ao instrumento (o galvanômetro). São capacitores de tântalo, conhecidos pelo mau costume de entra em curto com facilidade (principalmente se forem maltratados). Creio que se você os substituir por eletrolíticos de boa procedência, a coisa deve funcionar.

Note que no documento tem também os procedimentos para calibrar e "zerar" o ponteiro. Espero que te ajude...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
saul britto
Visitante
« Responder #4 : 10 de Abril de 2014, as 03:46:46 »

Finck,muito obrigado pela força. Tenho um manual de serviço desse equipamento mas é meio maluco,tem componente ligado de um jeito na real e no esquema com polaridade invertida. nuss!!

-----
Tem uma parte no troubleshooting que manda retirar simplesmente 3 transistores e 3 caps:
Meter deflection on all ranges com no input. Esse é extamente o meu quadro,ele está hiper sensivel basta encostar a mão perto da entrada que ele já deflecciona.

-----
Se você observar o Q3 no esquema é PNP,mas,no circuito é NPN e pasmem é original nunca foi ressoldado nem nada.

-----
Bem...Fiz tudo conforme troubleshooting e não resolveu! O jeito agora é usar a cuca.
« Última modificação: 10 de Abril de 2014, as 21:09:15 por saul britto » Registrado
saul britto
Visitante
« Responder #5 : 02 de Maio de 2014, as 15:49:24 »

Finalmente resolvi essa bronca,eram simplesmente todos os transistores do pré-amplificador com ganho muito baixo.
Troquei de um por um até que cheguei num daqueles circuitos que tem dois transistores com emissor ligado um no outro hiper críticos acho que o nome disso é seguidor de emissor,se estiver errado alguem corrija,tentei de tudo,coloquei bc548 e tudo quanto foi coisa e nao deu certo,só funcionou com os originais um par de 2n3904. Esse equipamento tem uma sensibilidade extraordinaria,na escala dos microvolts quando meu digital já se perdeu ele continua medindo numa boa.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 02 de Maio de 2014, as 19:17:54 »

Troquei de um por um até que cheguei num daqueles circuitos que tem dois transistores com emissor ligado um no outro hiper críticos acho que o nome disso é seguidor de emissor,se estiver errado alguem corrija,tentei de tudo,coloquei bc548 e tudo quanto foi coisa e nao deu certo,só funcionou com os originais um par de 2n3904.

Deve ser amplificador diferencial ou LTP (long tail pair).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Amplificador_diferencial

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
saul britto
Visitante
« Responder #7 : 02 de Maio de 2014, as 21:11:35 »

Xformer deve ser isso mesmo.Rapaz o que achei bonito foi que o danadinho vai buscar sinal para medir longe.O potenciometro do meu gerador de sinais quase no zero e ele ainda mede coisa que um DMM que tenho aqui quando chega aos 30 mv ja fica zarolho.
Acho que vou ficar com esse,vendo mais não (rs).

-----
Xformer você já possuiu ou possui algum vtvm?
« Última modificação: 02 de Maio de 2014, as 21:27:43 por saul britto » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 02 de Maio de 2014, as 21:38:17 »

Xformer você já possuiu ou possui algum vtvm?

Sim, eu tenho um VTVM (vacuum tube voltmeter). Você pode vê-lo no meu blog, com o esquema disponível, e perceber que a base dele é o amplificador diferencial feito com dois triodos.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
saul britto
Visitante
« Responder #9 : 02 de Maio de 2014, as 21:51:20 »

Xformer você já possuiu ou possui algum vtvm?

Sim, eu tenho um VTVM (vacuum tube voltmeter). Você pode vê-lo no meu blog, com o esquema disponível, e perceber que a base dele é o amplificador diferencial feito com dois triodos.
Te perguntei isso porque tenho vontade de comprar um desses,tem um cara do RS me oferecendo um por 150 contos,so que o dele mede Ohm,AC/DC. Qual a impedancia do teu?Só nao sei se um bicho desses, nesse preço, vale a pena ligar na tomada!!!

-----
Xformer deixei de comprar um igualzinho ao teu, porque o cara é antipático demais e cheio chatices.
Um leader LV-76 ta lá no ML anunciado. Esse leader é composto por 12au7 e outra,não é?
« Última modificação: 02 de Maio de 2014, as 23:13:40 por saul britto » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 03 de Maio de 2014, as 07:04:21 »

A resistência de entrada do voltímetro é de 10Mohms mais 1Mohms da ponta de prova.

A outra válvula além da 12AU7 é a 6AL5 usada pra retificar o sinal nas medições AC.

O anúncio no ML é esse daqui ?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-548394863-multimetro-leard-vtvm-_JM

Ha ha, o anunciante é xarope mesmo, e faz confusão com as coisas (troca a marca, erra na resistência de entrada, etc). Quem quer saber se ele vendeu TV pro vizinho e no outro anúncio dele fez o maior barraco pra responder uma pergunta.  Mas o equipamento VTVM e o preço estão bem decentes.
« Última modificação: 03 de Maio de 2014, as 10:04:52 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
saul britto
Visitante
« Responder #11 : 03 de Maio de 2014, as 15:45:31 »

A resistência de entrada do voltímetro é de 10Mohms mais 1Mohms da ponta de prova.

A outra válvula além da 12AU7 é a 6AL5 usada pra retificar o sinal nas medições AC.

O anúncio no ML é esse daqui ?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-548394863-multimetro-leard-vtvm-_JM

Ha ha, o anunciante é xarope mesmo, e faz confusão com as coisas (troca a marca, erra na resistência de entrada, etc). Quem quer saber se ele vendeu TV pro vizinho e no outro anúncio dele fez o maior barraco pra responder uma pergunta.  Mas o equipamento VTVM e o preço estão bem decentes.

Ele colocou o nome do VTVM LEARD,para eu identificar que se tratava de um leader foi trabalhoso (rs) achei que era um daqueles clones vagabundos,mas realmente o coroa é um xarope da peste! Mas nem precisa dizer muito,é militar do exército aposentado! Daí eu não aguentei a xaropada e desisti.Acabei comprando um que me lembrou uma postagem sua lá no seu blog,em que você diz que tem vontade de montar um,esse que comprei é um que era vendido sob forma de kit pela allied radio o modelo knight,esse tem até uma pilha de 1,5v no circuito e consegue medir resistores de até um giga ohms (rindo litros). Lembrei da sua ideia na hora Xformer.

-----
http://www.radiomuseum.org/r/allied_rad_knight_vacuum_tube_voltm.html

Está aí o garoto.

-----
Xformer você já possuiu ou possui algum vtvm?

Sim, eu tenho um VTVM (vacuum tube voltmeter). Você pode vê-lo no meu blog, com o esquema disponível, e perceber que a base dele é o amplificador diferencial feito com dois triodos.

Xformer eu notei que o conector do vtvm do cara do ML é um daqueles de rosca antigos e o teu é BNC,foi você que adaptou?
« Última modificação: 03 de Maio de 2014, as 16:21:53 por saul britto » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 03 de Maio de 2014, as 17:08:17 »

Na verdade a foto (eu peguei na internet) que está no meu blog não é a do meu VTVM. Apesar de ser o mesmo modelo LV-76A, o meu aparelho não está com conector BNC, mas tem dois bornes banana (vermelho e preto). Quando o comprei, já estava assim. Fica mais fácil pra usar pontas de prova comuns. Seguem fotos do meu aparelho:





« Última modificação: 04 de Maio de 2014, as 20:42:13 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
saul britto
Visitante
« Responder #13 : 04 de Maio de 2014, as 23:52:06 »

Hhahahaha ele agora mostrou raça!!! Isso aí é que é máquina!

Xformer que comprei é esse aí: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-556742189-multimetro-antigo-knigth-n-zenith-rca-philips-ge-abc-semp-_JM

Rapaz vi você comentando lá no seu blog sobre construir um desses...Quer dizer então,que se o cara quiser pode até fazer algumas modificações num desses aí,correto? Tens alguma idéia?

-----
Eu tava pensando em adicionar um esrmeter dentro,solid state mesmo.

-----
Que me perdoem os adeptos,mas,eu tenho asco de coisa digital,só não do meu pc! hehehehehe!
« Última modificação: 04 de Maio de 2014, as 23:59:27 por saul britto » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #14 : 05 de Maio de 2014, as 09:17:38 »

Rapaz vi você comentando lá no seu blog sobre construir um desses...Quer dizer então,que se o cara quiser pode até fazer algumas modificações num desses aí,correto? Tens alguma idéia?

Quase todos VTVMs tem o mesmo circuito, então não são difíceis de se montar a partir de um esquema qualquer. O mais difícil é achar uma chave rotativa multi polos já que as válvulas são comuns e o microamperímetro não é tão crítico (eu tenho um de 50uA de fundo de escala reservado pra isso). Sobre modificação, no blog eu descrevo que substituí a pilha de 1,5V (usado no ohmímetro) por uma fonte regulada derivada do enrolamento de 6,3Vac. Sem falar que o meu já foi modificado em relação aos terminais de entrada.

5 pra 2000 !
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal