Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 11:45:33


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida em fonte para pré valvulado  (Lida 9204 vezes)
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #15 : 27 de Abril de 2014, as 07:53:03 »

Xara... você vai alimentar só o pré?
Porque não experimenta o conversor do xformer?

Não conheço o conversor. É o tal Bilé Nervoso? Este já vi algumas vezes na página principal do fórum, mas acabei não abrindo o tópico pra ver.
Também tem o fato de querer usar o transformador que já tenho. No momento não estou podendo investir tanto e tenho procurado usar o que já tenho.

Mediu com o multimetro em DC?

Sim, medi em DC.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #16 : 27 de Abril de 2014, as 09:20:59 »

Os resistores podem ser 10k, 8k2 e 8k2 porque quando tiver 220Vac na tomada e não os 243Vac atuais no secundário (mas os 250Vac nominais), vai ter mais tensão final. De qualquer forma, se fornecer 230Vdc, 238Vdc, 245Vdc para esses prés, não vai fazer diferença alguma. O importante é que a tensão esteja bem filtrada senão vai ter ruído de hum.  Nesse ponto, outra sugestão seria usar um regulador de tensão, e poderia até diminuir o número de estágios de filtragem RC.
O conversor DC-DC em questão é um de 12V para 190Vdc 25mA, mas pra conseguir 238Vdc precisaria modificar uns resistores.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?page=xconv
« Última modificação: 27 de Abril de 2014, as 09:27:59 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #17 : 27 de Abril de 2014, as 11:58:02 »

Achei um capacitor de 47uF por 450V e coloquei na matriz de contatos e medi as tensões.

Primário: 216Vac
HT: 256Vac (ficou mais parecido com que o kem havia citado)
Depois da retificação: 343Vdc
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #18 : 27 de Abril de 2014, as 12:04:23 »

Agora sim...
Basta montar o esquema da fonte com resistores de 10k (ou mesmo 12k). Os capacitores podem ser 10uF.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #19 : 27 de Abril de 2014, as 15:04:07 »

Devo manter o R1 da fonte original ou devo fazer sem ele confrome a simulação que o xformer fez?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #20 : 27 de Abril de 2014, as 15:09:08 »

O R1 de 220k original é um resistor bleeder (de segurança) para descarregar os capacitores quando o amplificador for desligado. Mas como seu transformador é de só 10mA, esse resistor vai forçar muito o transformador e derrubar muito a tensão e talvez o transformador nem aguente (o resistor era pra um transformador que alimentava um estágio de potência).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #21 : 27 de Abril de 2014, as 15:10:22 »

R1 tem a função de drenar os capacitores após o ampli (ou pré no caso) ser desligado. Assim evita que algum desavisado leve choque caso abra o aparelho achando que é seguro, já que o mesmo esta desconectado da tomada.
Pode usar sim. Mas aumente o valor.

----
Renato, se aumentar bem o valor (1M por exemplo) não resolve? Vai aumentar o tempo de descarga, mas...
« Última modificação: 27 de Abril de 2014, as 15:13:57 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #22 : 27 de Abril de 2014, as 15:19:28 »

Bem lembrado.

Após medir as tensões, só por diversão/curiosidade descarreguei o capacitor de 47uF que usei na matriz de contato direto com uma chave de fenda pra ver o tamanho do tiro. Foi um tiro e tanto que fizeram duas marcas na chave de fenda. Imagina isso numa mão.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #23 : 27 de Abril de 2014, as 15:21:09 »

Renato, se aumentar bem o valor (1M por exemplo) não resolve? Vai aumentar o tempo de descarga, mas...

É, talvez demore uns 20 min pra descarregar os 4 ...
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #24 : 27 de Abril de 2014, as 20:14:47 »

Outra maneira de se estimar o tempo de descarga, numa perspectiva meio pragmática, com resistor de 1M descarregando os capacitores, considerando 2X a constante de tempo:  253V*0,37*0,37 = 35V  -> menos de 50V, não dá choque mortal:

Já que os resistores de um capacitor para o outro são bem menores que 1M, para descarregar 2X a constante de tempo 2*47uF*4*1E6 = 376s
376s/60s = 6 minutos  e um pouquinho.

Mas claro, com a simulação se consegue observar o tempo de descarga dos capacitores bem melhor.


XXX-XXX
Por outro lado, será que 220K seria um resistor muito alto baixo para um transformador de 10mA (informação do Xformer)?

253V/220k= 1,15mA  -> 12%  Será que aguenta?

xxx-xxx
Olhei o esquema, corrigindo os valores:
240V*1,41/220k = 1,54mA -> 15,5%.... Bufando

Saúde e amor!
« Última modificação: 27 de Abril de 2014, as 20:29:50 por Patines » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #25 : 27 de Abril de 2014, as 22:29:51 »


Olhei o esquema, corrigindo os valores:
240V*1,41/220k = 1,54mA -> 15,5%.... Bufando


Os 10mA do secundário de 250Vac, também são AC (rms). Retificando-se e filtrando, só vai poder fornecer 6mAdc.  Usando-se 3,36mAdc nos prés e mais 1,54mAdc no bleeder, a soma chega a 4,9mAdc, ainda dentro do possível, mas vai sobrecarregar a fonte em 25% de corrente desperdiçada (1,5mA/6mA), derrubar a tensão estimada e aumentar a ondulação (ripple).  Fica a critério do montador se quer ou não usar o bleeder.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #26 : 27 de Abril de 2014, as 23:00:08 »

Com 1M fica menos de 0,5mA...
Já da pra pensar...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #27 : 28 de Abril de 2014, as 06:36:42 »

Então vou colocar um de 1M mesmo. Apesar deste amplificador ser pra mim mesmo e eu lembrar de descarregar os capacitores quando preciso mexer, é melhor que haja um mecanismo de segurança, mesmo que um pouco demorado.


Eu vou pesquisar a respeito, mas gostaria que vocês me explicassem de forma rápida a razão de ter que manter todas as etapas do filtro original mesmo quando só precisarei do B+3. Não daria certo a fonte com dois capacitores e um resistor apenas de 30K (33K que é o valor comercial)?


Quero aproveitar para agradecer novamente a vocês, pois estão me ajudando muito com todo o conhecimento que não possuo. Já pensei em entrar num curso técnico de eletrônica e tal, mas no momento não dá e como faço isto só por hobby fica um pouco caro e tomaria todas as minhas noites.
Obrigado!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #28 : 28 de Abril de 2014, as 10:51:38 »

Eu vou pesquisar a respeito, mas gostaria que vocês me explicassem de forma rápida a razão de ter que manter todas as etapas do filtro original mesmo quando só precisarei do B+3. Não daria certo a fonte com dois capacitores e um resistor apenas de 30K (33K que é o valor comercial)?

Claro que funciona só com dois capacitores de 47uF e um resistor de 27k no meio (além do bleeder de 1M no começo), mas a ondulação na tensão final passa para mais de 0,5mVpp enquanto que com mais estágios de filtragem RC, a ondulação desaparece.  Vai depender da sua tolerância e exigência quanto a ruído da fonte. Se não tiver problema em ficar tocando com zuuummmmm de fundo, monte com menos etapas. Essa ondulação de 0,5mV pode parecer pouca coisa, mas ela pode ser amplificada a cada estágio de pré amplificação (triodo).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #29 : 28 de Abril de 2014, as 12:47:07 »

Bem, olhei no meus capacitores para ver quais serviriam pra fonte e achei alguns novos de 10uF x 450V. Então vou montar a fonte conforme o kem mencionou.
Depois da retificação haverá um capacitor de 10uF com o resistor de 1M como bleeder, R2, R3 e R4 de 10K (1W filme metálico) e cada etapa com seu respectivo capacitor de 10uF x 450V.

Tenho também capacitores de 47uF, mas todos de sucata o que dificultaria um pouco soldar nos turrets já que as pernas estão pequenas e apenas um deles é para até 450V, os demais são por 350V.
Os resistores de 8K2 eu até tenho, mas todos de 1/4W, então melhor montar com os de 10K ou se eu acabar indo próximo das lojas compro com 1W.

Como os capacitores vão ser os de 10uF vou fazer com os 4 estágios da fonte original mesmo para tentar amenizar problemas com ruído de fundo.
Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal