Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 09:22:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida em fonte para pré valvulado  (Lida 9202 vezes)
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« : 26 de Abril de 2014, as 17:35:07 »

Pessoal,

Quero tentar iniciar um pré valvulado amanhã ou no feriado do dia 1 de maio, porém tenho uma dúvida a respeito da fonte.

O pré será o do amplificador P1 do site AX84.com por ser simples e só utilizar uma 12ax7. Esquema aqui.
Minha dúvida é a sobre a fonte do mesmo pois quero montar dois prés em paralelo e que serão alimentados pela mesma fonte. Se fosse apenas um pré a fonte já está lá no esquema, mas como irei alimentar dois prés com o a mesma fico na dúvida se o valor dos resistores muda.

Digo isto pois como o consumo no B+3 irá dobrar e acredito eu que teoricamente o valor de R4 deve cair. É isso mesmo? Se for, qual valor? A metade já que o consumo dobra?


O transformador será um TF 6.A da Schatz que fornece 250V por 10mA no HT e 6,3V por 600mA para os filamentos, então eu irei montar a fonte apenas com o capacitor C3 (47uF) o resistor R4 (10K ou o novo valor indicado por vocês) e por fim o capacitor C4 (47uF).
Precisaria do resistor R1?

Grato,

Ricardo
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 26 de Abril de 2014, as 18:41:23 »

Na verdade você vai ter que refazer e recalcular todos os valores de resistores da fonte, porque você vai partir de uma tensão AC maior do que a do esquema (250Vac contra 214Vac do esquema), não vai ter o consumo em B+1 e B+2, de forma que se usar os mesmos valores, vai ter muito mais do que os 238Vdc em B+3.
Felizmente o esquema possui a marcação das tensões em pontos chave, o que permite calcular a corrente de consumo de cada triodo. Por exemplo o primeiro triodo vai consumir 0,7mA  (diferença dos 238V para 168V, dividido pelo resistor de 100k) e o segundo triodo vai consumir 0,98mA ((238-140)/100k).  Ou seja os estágios de pré vão consumir 1,68mA a 238Vdc.  Observe que para chegar nos 238Vdc, existem 3 estágios de filtros RC que devem ser preservados para que o ripple seja baixo. Então eu sugiro que a partir do primeiro capacitor de filtro, você separe os 3 estágios para cada pré que deseja alimentar, assim haverá menos influência de um canal sobre o outro. Sabendo quanto vai ter de tensão no primeiro capacitor, os resistores seguintes  reduzirão a tensão com uma razão de 1,68V a cada 1kohm usado. Distribua o valor de tensão a reduzir entre as resistências tendo isso em mente.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #2 : 26 de Abril de 2014, as 19:22:30 »

Esqueci de citar que o transformador não tem tap central na alta tensão, então vou ter que retificar com uma ponte de 4 diodos 1N4007 e neste ponto do circuito terei um pouco menos que os 250V já que há uma queda na tensão ao passar pelo diodos, correto?

No caso eu havia pensado que se no B+2 do esquema original ele pede 254V e eu vou ter por volta de 95% desta voltagem já após a retificação e assim seria só continuar a fonte a partir deste ponto. Este meu pensamento está correto?


Peguei este computador a pouco e não tenho nenhum software para desenhar melhor como pensei que poderia ser.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 26 de Abril de 2014, as 19:36:05 »

A diferença na perda na ponte de diodos é de no máximo 1V a mais do que se usado retificação com dois diodos em secundário com center tap.
A questão é que os 250V do secundário do seu transformador são 250V rms ou AC (alternados) e no B+2 são 254Vdc (contínuos).
No esquema, o transformador entrega 214Vac que retificados se tornam uma tensão DC com valor numérico maior (no esquema é 266Vdc) do que em AC. O pessoal costuma multiplicar por 1,414 pra achar a tensão de pico do valor alternado pra ter uma ideia do valor DC máximo (deduzida a perda nos diodos), mas na verdade, com consumo, a tensão média fica abaixo desse valor máximo.
Com seu transformador de 250Vac, vai partir de mais de 300Vdc no primeiro capacitor, depois da retificação.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #4 : 26 de Abril de 2014, as 19:40:02 »

Isto que tu está falando não é pra transformadores com CT na alta tensão? O meu não tem, os 250V Ac de um fio do HT pro outro.
Pelo que entendi o que você está pensando é que fosse 250 - CT - 250, mas não, ele é 250 - 0. Este transformador da schatz só tem CT nos filamentos.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 26 de Abril de 2014, as 19:45:08 »

Você já está com o transformador ?  Ligue-o na tomada (o primário) e meça a tensão do enrolamento de 250V  (um fio com outro, no multímetro em VAC). Veja por seus olhos.

Um enrolamento de 250-CT-250, é um enrolamento de 500VAC com uma derivação (a tomada central) no meio, só que você usa as duas metades pra fornecer 250V, onde cada uma só conduz meio ciclo.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #6 : 26 de Abril de 2014, as 19:51:12 »

Eu liguei o transformador na tomada pouco antes de escrever o tópico justamente para testar se o mesmo chegou com as tensões corretas.
O primário deu 216Vac, o HT deu 243Vac (de um fio vermelho ao outro) os filamentos deram 6,3Vac de (um fio branco ao outro, 3,1Vac de cada fio branco ao preto).
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 26 de Abril de 2014, as 19:56:28 »

Pois bem, não conseguiu os 250Vac porque não tinha 220Vac no primário. Esses 243Vac, retificados em ponte (4 diodos e sem CT), vão virar (243Vac x 1,414) - 2Vdc (perda na ponte)=  341Vdc  se filtrados com o primeiro capacitor e sem carga (consumo de corrente).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #8 : 26 de Abril de 2014, as 20:06:15 »

Então vou ter que dar um jeito de recalcular tudo.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 26 de Abril de 2014, as 20:10:21 »

Então vou ter que dar um jeito de recalcular tudo.

Meça a resistência do enrolamento de 250vac e me passa o valor que eu posso simular a fonte pra você.  Desliga tudo da tomada antes de medir isso.
E não esqueça de que o primeiro capacitor precisa ser de tensão maior do que 350V (use de 450V), pois agora está perto dos 341V.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #10 : 26 de Abril de 2014, as 20:13:09 »

Está dando 1.1K de um fio vermelho pro outro.

-----
Como eu nunca estudei eletrônica (sei o básico) não sei como proceder para calcular esta fonte e você me ajudará muito simulando pra mim.

Para tentar lhe ajudar peguei aqui 4 1N4007 e fiz uma ponte retificadora na matriz de contatos. A voltagem após a retificação deu 235Vdc. Se eu já tinha dúvida agora ficou maior.

Acho que há algo errado nos nossos pensamentos sobre o funcionamento da fonte e do transformador.
« Última modificação: 26 de Abril de 2014, as 20:41:48 por RicardoVasconcelos » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 26 de Abril de 2014, as 20:42:14 »

Depois da retificação, precisa filtrar (por um capacitor) pra deixar a tensão mais contínua. Se medir sem capacitor, a tensão é pulsada e os 235V medidos são errôneos. Se tiver o capacitor de 47uF, ponha ele entre o positivo e o terra e meça novamente.

==========================================
Os 1100 ohms vão fazer com que se perca por volta de 7V no enrolamento.

Então se for usar estágios de filtragem únicos para os dois prés, os resistores podem ser de 10k, 8k2 e 8k2 (soma de 26k), mantendo-se os capacitores de 47uF.  Se quiser separar os estágios, precisa dobrar os valores de resistores (22k, 15k, 15k devem servir pois somam 52k) desde que cada pré consuma os mesmos 1,68mA.

A conta é 26k x 1,68mA x 2  = 87V de redução. Como com consumo no primeiro capacitor vai ter uns 322Vdc, tirando-se 87V, chega-se a 235Vdc.  

Na simulação ficou melhor com resistores de 7k5, 8k2 e 8k2:
« Última modificação: 26 de Abril de 2014, as 21:27:42 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #12 : 26 de Abril de 2014, as 21:44:53 »

O R5 serviu só pra você poder obter a voltagem final?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #13 : 26 de Abril de 2014, as 21:48:04 »

Não, o R5 é a carga da fonte (no seu caso os triodos e resistores).
O R5 vai consumir uma corrente de 238V/70,8k = 3,36mA  (= 2 x 1,68mA).

Mediu a tensão com o capacitor ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #14 : 26 de Abril de 2014, as 22:42:19 »

Xara... você vai alimentar só o pré?
Porque não experimenta o conversor do xformer?

-----
Para tentar lhe ajudar peguei aqui 4 1N4007 e fiz uma ponte retificadora na matriz de contatos. A voltagem após a retificação deu 235Vdc. Se eu já tinha dúvida agora ficou maior.
Mediu com o multimetro em DC?  Undecided


-----

Renato, eu simulei com o PSU Designer (com o transformador com 250V 10mA de secundário, 1k1 de resistência do enrolamento, etc), e com os valores de resistores que você colocou, mas com capacitores de 10uF, e com carga constante de 3,36mA, deu 266V na carga, com ripple desprezível.
Mesmo com 10K para os 3 resistores, a tensão ainda fica em 244V. Com o primeiro em 12K e os outro com 10K cheguei a 239V, com ripple praticamente inexistente.
Mas com 243V que o Ricardo mediu, pode deixar os resistores com 10K (o primeiro pode ser 8,2K). Em aberto, o transformador deveria dar pelo menos 5% a mais de tensão do especificado, e não ta acontecendo isso, mesmo descontando a tensão de rede menor...

« Última modificação: 27 de Abril de 2014, as 00:38:49 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal