Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Janeiro de 2019, as 03:29:26

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: The Secret Weapon Lite - Uma versão menor do TSW  (Lida 16460 vezes)
pablocorks
Iniciante
*

MAIS EQUIPAMENTOS QUE TALENTO.

« Responder #45 : 05 de Novembro de 2014, as 16:51:18 »

Um amigo meu tem um marshall mg100hcfx e empurra fácil uma caixa 4x12 com ele. Eu procurei saber no esquematico dele e ele usa um único TDA7293. Esse projeto do TSW LITE tem a mesma potencia? Existe algum arranjo no circuito do marshall que possa fazer ele ser mais potente? O tsw lite empurra uma caixa 4x12 com a mesma facilidade?

desculpem pelos questionamentos "iniciantes"

Colaborador

« Responder #46 : 05 de Novembro de 2014, as 20:09:33 »

Um amigo meu tem um marshall mg100hcfx e empurra fácil uma caixa 4x12 com ele. Eu procurei saber no esquematico dele e ele usa um único TDA7293. Esse projeto do TSW LITE tem a mesma potencia? Existe algum arranjo no circuito do marshall que possa fazer ele ser mais potente? O tsw lite empurra uma caixa 4x12 com a mesma facilidade?

desculpem pelos questionamentos "iniciantes"

O power é praticamente o mesmo. apenas 1 TDA7293, não me lembro qual é a tensão de alimentação do MG100 mas creio eu que seja 40+40VDC , e sim o TSW Lite empurra facil uma 4x12 (desde que seja com bons falantes)  Grin
Iniciante
*

« Responder #47 : 07 de Novembro de 2014, as 15:43:05 »

Usar um dissipador desses de processador sem a ventoinha dá conta de um TDA7294?

Desse tipo:

Colaborador

« Responder #48 : 07 de Novembro de 2014, as 17:34:00 »

Usar um dissipador desses de processador sem a ventoinha dá conta de um TDA7294?

No TDA7294 não sei..., mas no TDA7297 funciona tranquilo, pois o meu funciona assim.
A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
xformer
Administrator
DIY Freak

e^(i x pi)+1=0

« Responder #49 : 07 de Novembro de 2014, as 18:54:39 »

Um TDA7294 dissipa 50W de potência. A temperatura máxima na junção é de 150°C. A resistência térmica da junção para a carcaça é de 1,5°C/W. Considerando a temperatura ambiente seja de 25°C.

Então temos que a diferença de temperatura é de 125°C, assim a resistência térmica total tem de ser menor do que:  125/50 = 2,5°C/W.

Subtraindo 1,5 de 2,5 temos que a resistência térmica para o dissipador e pasta térmica tem de ser no máximo de 1°C/W.  
Os coolers de processadores tem resistência térmica de 0,3 a 0,5°C/W se a ventoinha estiver funcionando. Sem a ventilação forçada não vai rolar pois a resistência térmica do cooler vai passar de 1°C/W sem considerar a pasta térmica (que vai ter de ser das boas) que deve aumentar em mais 0,5°C/W pelo menos (sem pasta térmica fica pior ainda).  Se for cooler com ventilação desligada, o TDA7294 vai esquentar rapidamente e começar a desligar (shutdown térmico) sozinho.
Além disso é meio complicado prender um ci de amplificador num cooler de processador (teria que furar o bloco para poder parafusar o TDA). Um cooler desligado é um dissipador muito pequeno para o TDA7294.
« Última modificação: 07 de Novembro de 2014, as 18:57:23 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
norgonsa
Iniciante
*

« Responder #50 : 07 de Novembro de 2014, as 22:20:55 »

Acabei de postar um amplificador que fiz com TDA 7294, na verdade como sou neófito fiz no modo empírico da tentativa e acerto, utilizei um dissipador de calor dos reguladores de voltagem de fonte de computador, como achei o dissipador pequeno coloquei uma ventoinha de cooler de pc bem a frente dissipador no gabinete do amplificador, fiz furos no chassi para circulação de ar. já utilizei o amplificador por horas em ambiente quente e até o momento tem aguentado. É bom ressaltar que com alimentação que tenho provido ao power não acredito q o TDA esteja trabalhando em seu pico de 100w. Deve estar entre 70w e 80w considerados as perdas e alimentação inicial e as informações do datashit do TDA 7294.

Colaborador

« Responder #51 : 08 de Novembro de 2014, as 00:41:00 »

Desse tipo:
volte na primeira página do tópico e de uma olhada nas fotos da minha montagem. Como está descrito o power trata-se de um TDA7293 alimentado com  +30Vdc e -30Vdc cerca de 70Wrms segundo o datashet. ( o TDA7294 é basicamente igual)
o cooler está com a ventilação forçada, é um cooler de processador AMD K7 ( semprom, durom, Athlon XP) sem o ventilador esquenta de mais. com o ventilador usando a potencia acima da metade ele esquenta pouco .
« Última modificação: 08 de Novembro de 2014, as 00:46:59 por Plautz » Registrado
lferg
Iniciante
*

« Responder #52 : 08 de Novembro de 2014, as 00:48:03 »

Um TDA7294 dissipa 50W de potência. A temperatura máxima na junção é de 150°C. A resistência térmica da junção para a carcaça é de 1,5°C/W. Considerando a temperatura ambiente seja de 25°C.

Então temos que a diferença de temperatura é de 125°C, assim a resistência térmica total tem de ser menor do que:  125/50 = 2,5°C/W.

Subtraindo 1,5 de 2,5 temos que a resistência térmica para o dissipador e pasta térmica tem de ser no máximo de 1°C/W.  
Os coolers de processadores tem resistência térmica de 0,3 a 0,5°C/W se a ventoinha estiver funcionando. Sem a ventilação forçada não vai rolar pois a resistência térmica do cooler vai passar de 1°C/W sem considerar a pasta térmica (que vai ter de ser das boas) que deve aumentar em mais 0,5°C/W pelo menos (sem pasta térmica fica pior ainda).  Se for cooler com ventilação desligada, o TDA7294 vai esquentar rapidamente e começar a desligar (shutdown térmico) sozinho.
Além disso é meio complicado prender um ci de amplificador num cooler de processador (teria que furar o bloco para poder parafusar o TDA). Um cooler desligado é um dissipador muito pequeno para o TDA7294.

Xformer, obrigado por isso! Bravo
Esse tipo de explicação resolve problemas não só em TDA´s !!!!

O meu TSW Lite com dissipador sem cooler esquenta muito, to testando para fazer um combo o mais leve possível, mas já vi que com cooler e´ mais eficiente, e evita o desgaste do CI por trabalhar mais "diboa".
foto do dissipador:

Tenho um power com 2SC5200 e 2SA1993 que aquece muito também em 4 Ohms, e com o cooler ficou beleza e não gerou ruídos.

Roqueiro

For those about to rock (we salute you)
xformer
Administrator
DIY Freak

e^(i x pi)+1=0

« Responder #53 : 08 de Novembro de 2014, as 06:55:06 »

Acabei de postar um amplificador que fiz com TDA 7294, na verdade como sou neófito fiz no modo empírico da tentativa e acerto, utilizei um dissipador de calor dos reguladores de voltagem de fonte de computador, como achei o dissipador pequeno coloquei uma ventoinha de cooler de pc bem a frente dissipador no gabinete do amplificador, fiz furos no chassi para circulação de ar. já utilizei o amplificador por horas em ambiente quente e até o momento tem aguentado. É bom ressaltar que com alimentação que tenho provido ao power não acredito q o TDA esteja trabalhando em seu pico de 100w. Deve estar entre 70w e 80w considerados as perdas e alimentação inicial e as informações do datashit do TDA 7294.

Cansei de avisar, vai levar um gancho.

===========================================

Sobre dissipadores, algumas dicas:

- Tamanho e massa importam. Quanto maior o dissipador, maior capacidade térmica.
- Área e superfície maiores ajudam na dissipação (transferência do calor para o ambiente). Por isso muitos dissipadores tem aletas, que aumentam a superfície do dissipador.
- O formato do dissipador importa também. Superfícies verticais ajudam na convecção do ar em volta dele, melhorando a dissipação do calor.
- A cor do material também influi, na dissipação por irradiação. Dissipadores de cores escuras e pintura anodizada são melhores do que superfícies brilhantes e polidas.
- O material do dissipador também conta. O cobre é um condutor térmico melhor do que o alumínio, que por sua vez é melhor do que o ferro. Como o cobre é mais caro do que o alumínio, a maioria dos dissipadores é feita de alumínio. Alguns dissipadores premium de processadores são feitos de cobre.
- A superfície de contato entre a carcaça e o dissipador precisa ser a maior possível e bem lisas de forma a não criar bolsinhas de ar entre as duas peças (pra isso se usa a pasta térmica, pra tapar as ranhuras ou imperfeições entre as superfícies). Vale a pena dar uma polida e limpeza na superfície do dissipador que vai ficar em contato com a carcaça do ci. Pasta  térmica em excesso é pior do que não usar pasta. Tem que ser bem pouca pasta.
- A água é um excelente dissipador térmico e tem grande capacidade térmica (por isso é usada nos radiadores do motor de carro). Se usar um dissipador com água dentro, ajuda muito.
« Última modificação: 08 de Novembro de 2014, as 07:17:08 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
andersohm
Iniciante
*

« Responder #54 : 12 de Dezembro de 2014, as 12:50:35 »

Pessoal boa tarde!
Estou tentando aprender a usar o Eagle e fazer layouts e me baseando no layout do power deste projeto do Edy eu (porcamente) tentei montar uma versão em modo bridge do TDA7294, (foi baseado no layout do datasheet) porém mantendo a fonte, acredito que possa haver alguns erros e diante da dificuldade de rotear acabei utilizando muitos jumpers, mas gostaria se possível que vocês verificassem a existência de erros nas ligações power+fonte e se existe algum erro na parte do power e até algumas dicas para melhorar, claro, se não for incômodo, o intuito é aprender fazendo algo útil. Se for necessário eu envio os arquivos. Smiley

Placa:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Esquema:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
"Don't talk to strangers..."
pablocorks
Iniciante
*

« Responder #55 : 05 de Janeiro de 2015, as 19:56:47 »

Estou quase no fim das compras das peças do tsw lite, falta apenas o dissipador. Estava quase comprando um dissipador passivo por 45 reais no mercadolivre e lembrei daquele marshall que usa o tda7204, procurando fotos internas dele achei esse video: https://www.youtube.com/watch?v=fAKdrNAhV5w e fiquei impressionado com o tamanho do dissipador e do fan que ele usa, bem pequeno.

baseado nisso, estou realmente inclinado a montar com meu dissipador de processador com o fan, mas to receoso de acontecer um chiado proveniente do fan. alguém aqui montou com fan, deu chiado ou ruido?
Freqüente
**

« Responder #56 : 05 de Janeiro de 2015, as 22:56:28 »

estou realmente inclinado a montar com meu dissipador de processador com o fan, mas to receoso de acontecer um chiado proveniente do fan. alguém aqui montou com fan, deu chiado ou ruido?
Montei meu TSW com o Power utilizando o TDA7293. Utilizo um Dissipador de PC com o Fan acoplado no dissipador.  Liguei o Fan diretamente no Transformador que alimenta a Fonte do Pré (TSW) e não tenho nenhum ruído proveniente dele.  Escolha um bom Fan (Ventilador), se possível com Rolamento, e tome o cuidado de verificar o consumo do mesmo para não sobrecarregar o Transformador.
Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
edyguitar
Colaborador

« Responder #57 : 05 de Janeiro de 2015, as 23:51:09 »

Estou quase no fim das compras das peças do tsw lite, falta apenas o dissipador. Estava quase comprando um dissipador passivo por 45 reais no mercadolivre e lembrei daquele marshall que usa o tda7204, procurando fotos internas dele achei esse video: https://www.youtube.com/watch?v=fAKdrNAhV5w e fiquei impressionado com o tamanho do dissipador e do fan que ele usa, bem pequeno.

baseado nisso, estou realmente inclinado a montar com meu dissipador de processador com o fan, mas to receoso de acontecer um chiado proveniente do fan. alguém aqui montou com fan, deu chiado ou ruido?

sim se montar com o fan plugado naquela saida para fan que eu deixei na placa vai dar chiado. eu uso o fan do dissipador  cooler de processador AMD K7 mas estou usando uma fonte separada para ele.
Iniciante
*

« Responder #58 : 18 de Janeiro de 2015, as 00:44:33 »

Caros,

Terminei hoje a minha montagem, durante o teste, os resistores de 450 ohms 3W fritaram, medi as tensões e, aparentemente, esta tudo ok. O som está muito bom, coloquei dois resistores de 1K 6W e o som continua funcionado na boa, mas o resistor continua esquentando, mas desta vez não torrou...
Não estou usando o cooler ligado a placa.
Aconteceu isso com alguém? Alguma sugestão?

Obrigado,
Michael.
Michael
pablocorks
Iniciante
*

« Responder #59 : 23 de Janeiro de 2015, as 16:02:07 »

durante o teste, os resistores de 450 ohms 3W fritaram

Demorou quanto tempo pra eles fritarem? Só por curiosidade, pois terminei a minha montagem também mas testei coisa de 10 minutos no máximo e ficou tudo ok.

Abraço.
  Imprimir  

Ir para: