Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 17:16:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Wha Cry Baby Slash  (Lida 7256 vezes)
whitebilly
Visitante
« : 11 de Maio de 2014, as 12:33:55 »

Saudações amigos estou com esse Wha de um amigo que não ligava consegui, fazer ele ligar e funcionar trocando 2 resistores porem existe 2 capacitores assinalados na imagem que parecem estar queimados, queria trocar eles porem como saber o valor deles? se não achei o esquemático? alguma sugestão?
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #1 : 11 de Maio de 2014, as 14:53:00 »

A maneira mais prática é achar outro pedal igual e ver os valores nele.
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #2 : 11 de Maio de 2014, as 16:56:48 »

 Só para constar, existem capacitores SMD cerâmicos com encapsulamento na cor preta... Talvez não estejam queimados!
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #3 : 12 de Maio de 2014, as 11:03:26 »

Saudações,

Whitebilly, há a possibilidade de você tentar traçar o esquema desse wah? Ou postar outras fotos, também da parte debaixo da placa? Creio que seja algo parecido com isso:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Uma outra dúvida é se o wah também é alimentado com 18V ou há um regulador de tensão para alimentá-lo normalmente com os 9V. Legal!

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
whitebilly
Visitante
« Responder #4 : 12 de Maio de 2014, as 12:11:17 »

Victor posso tirar mais fotos detalhadas sim, a noite quando chegar em casa, mas pelo que vi é 18v mesmo!


Só para constar, existem capacitores SMD cerâmicos com encapsulamento na cor preta... Talvez não estejam queimados!
Estão queimados sim porque na medição não está passando voltagem nenhuma!  Embarrassed
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #5 : 12 de Maio de 2014, as 13:10:41 »

Tentar descobrir o esquema desse Wah wah é algo inovador, a maioria do pessoal foge dessa tarefa, eu acredito que dê pra fazer alguma coisa nele, esses wah wah são muito diferentes dos convencionais, digo o do Slash, Kirk por exemplo.
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #6 : 12 de Maio de 2014, as 15:21:31 »

Saudações,

Não creio que o circuito do wah seja muito diferente dos convencionais. Mas é bem provável que ele tenha aquele booster na entrada como no esquema do spoiler; bem como os buffers construídos com opamps. Certa vez enviei um email a dunlop questionando a alimentação ser feita com 18V. Eles não me responderam muita coisa; bem como me advertiram para não utilizar 18V em wahs comuns... Ainda não fiz esse teste; mas não vejo o que poderia explodir caso ligasse. Cheesy

Whitebilly aguardo as fotos pra tentar traçar o esquema desse wah. Desde já, muito obrigado. Legal!

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #7 : 12 de Maio de 2014, as 22:54:29 »

Oi,
já fui atrás desse esquema a um tempo, parece que além do booster ele tem um tonestack ativo inteiro, por isso aqueles trimpots microscópicos.
« Última modificação: 12 de Maio de 2014, as 22:57:56 por Thomas_h » Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #8 : 12 de Maio de 2014, as 23:13:55 »

Esse circuito equalizador interno então pode ser um dos motivos que ele usa 18V, a maioria dos equalizadores devem usar essa tensão, pois assim pode-se amplificar certas frequências sem se preocupar tanto com o headroom.
Registrado
whitebilly
Visitante
« Responder #9 : 13 de Maio de 2014, as 09:05:30 »







Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #10 : 13 de Maio de 2014, as 11:52:14 »

 Existem muitos CI's nesse pedal, são todos amp-ops?

 Eu olhei o capacitor que você assinalou, parece que ele possui listras no encapsulamento, talvez consiga ler o valor dele.

 Mas sinceramente, sem saber o que aconteceu para o pedal estragar (fonte ruim, descarga elétrica), sem o esquemático e sem saber como ele funciona, o reparo pode ser bastante complicado.

 Refazer o esquema a partir da placa, com componentes SMD é bem "chato", até porque os capacitores não tem seus valores marcados. Você precisaria retirar todos os capacitores (com cuidado porque os terminais quando se aquece muito, descolam fácil) e medir um a um...

 Você já fez ele funcionar novamente? O som está "correto"? Precisa ver com seu amigo!

 Um abraço,

 Eduardo
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #11 : 13 de Maio de 2014, as 16:13:47 »

Saudações,

Até agora consegui identificar algumas partes do wah. Seguindo a lógica dos esquemas de wahs C36 provavelmente (quase certeza absoluta) é um capacitor de 220n mas ainda não consegui identificar o outro que você evidenciou. Ainda estou analisando algumas partes do circuito antes de tentar traçar o resto.

Favor me tira uma dúvida. Aparentemente aqueles dois resistores de 1M formam um divisor de tensão a partir dos 18V. O resultado disso VR (junção dos resistores de 1M) segue diretamente para os resistores R79 e R80? Caso não, pode me indicar a quais outros componentes estes dois resistores se conectam?

Segue um esboço do esquema que tracei até agora:



Obs.: O valor dos capacitores é de um esquema que havia traçado anteriormente.

D1, C2, C3, C6, R10 ainda não foram identificados.

Abraço
« Última modificação: 13 de Maio de 2014, as 16:45:34 por Victor Nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
whitebilly
Visitante
« Responder #12 : 13 de Maio de 2014, as 20:18:52 »

Victor tirei uma foto agora melhor do local mas nao intendi se estão interligados acho que vou ter que tirar os capacitores, o que acha?

Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #13 : 13 de Maio de 2014, as 23:12:54 »

Saudações,

Não precisa retirá-los. É possível fazer esse teste com o multímetro (continuidade) e ver se estão conectados.

Olhando com mais atenção, eles não parecem conectados formando um divisor de tensão. Os resistores que você colocou são de 15r e não de 1M como eu pensava ter visto Batendo Cabeça . Eram realmente esses valores originalmente?

Segue uma foto:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Como os capacitores C5 e C18 se conectam a essas trilhas coloridas? E o jack de alimentação?

Segue um esquema onde consegui identificar mais alguns componentes (Não identifiquei ainda os componentes dentro do quadrado vermelho):

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Estamos caminhando Legal!

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
whitebilly
Visitante
« Responder #14 : 14 de Maio de 2014, as 09:05:10 »

Victor Obrigado pela ajuda!
Pelo teste de continuidade está exatamente como voce desenhou!  Grin
Os resistores substiruidos são os valores orignais sim!
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal