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Autor Tópico: captação de acordeon.  (Lida 8732 vezes)
betoknigth
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« : 19 de Junho de 2014, as 23:43:34 »

Boa noite pessoal, alguem tem algum esquema de captador de acordeon?

Eu pesquisei e vi que o pessoal usa microfones de eletreto, tentei com piezo e ele capta ruido de atrito dos dedos...
coisa que não é quista neste caso...

em geral usa-se 3 a 4 microfones na parte aguda (solos) e 1 na parte grave (baixos).

Por utilizar microfones de eletreto obrigatoriamente precisa de alimentação... a minha duvida maior é a equalização... os capacitores para acoplamento...

alguem tem algum material?

Grato
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EddieTavares
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« Responder #1 : 20 de Junho de 2014, as 08:28:47 »

eu lembro de ver isso no antigo forum audiolist, não só isto mas captação de piano, violão...
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« Responder #2 : 20 de Junho de 2014, as 10:25:19 »

http://www.epanorama.net/circuits/microphone_powering.html#electretintro
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Scorpion
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« Responder #3 : 20 de Junho de 2014, as 11:30:07 »

Algum tempo atras vi um rapaz que usou capsulas de microfone comum!
o problema é o espaço para instalar, o resultado ficou bom!
« Última modificação: 20 de Junho de 2014, as 12:29:25 por xformer » Registrado
betoknigth
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« Responder #4 : 21 de Junho de 2014, as 13:28:04 »

é eu acabei usando quatro microfones na parte aguda e um na baixaria...

O resistor foi um de 15k e o capacitor de saída foi de 100n e em série um resistor de 100k e a saída juntei todas ...

Na baixaria o capacitor foi de 2,2u com resistor de 100k e logo apos um capacitor de 10n aterrando pra filtrar os agudos da baixaria... e a saida ligada junto com as saídas do teclado.

Depois me liguei que o capacitor de 10n estaria filtrando o agudo de tudo não só da baixaria... mas não alterou os agudos...


quando testei tudo fora do acordeon, não dava nenhum ruido ou problema usando cabos simples (não coaxiais)... mas depois de instalado gerou um "HUM" medonho... creio que seja a capacitância dos cabos....e depois de um tempo o ruido diminui... acho que vou colocar um FET ou NPN dentro do acordeon pra melhorar o casamento de impedancias...
« Última modificação: 22 de Junho de 2014, as 17:08:53 por betoknigth » Registrado
EddieTavares
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« Responder #5 : 22 de Junho de 2014, as 09:32:17 »

Segue:

http://audiolist.quasar.eng.br/forum/kb80a1.php?mode=article&k=94
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« Responder #6 : 22 de Junho de 2014, as 23:07:42 »

Bom galera... depois de quebrar um pouco a cabeça e usar um pouco o velho e bom multisim... simulei o circuito e implementei com bom resultado.

originalmente com o ultimo resistor de 22k tem-se um filtro passa alta de 85Hz (-3dB) (60Hz a -4,7dB),
se for alterado este resistor para 18k tem-se um filtro para ~100Hz(-3dB) (60Hz a -6dB),
se for um resistor de 100k tem-se um filtro passa alta para ~175Hz(-3dB) (60Hz a -10dB).




-----
Fiz uma substituição que agradou melhor, na saída um capacitor de 5nF e um resistor de 100k, aumenta a tensão de saída e melhora o filtro para os graves e para a frequência da rede de 60Hz (fica -18dB em relação à entrada).

Com essa configuração a frequencia de corte fica em 320Hz (-3dB) e 115Hz (-10dB)

Para esta implementação há de se observar que o ripple da fonte é 100% presente no som final, por causa da configuração do microfone de eletreto, por isso a necessidade de haver um filtro para 60Hz mesmo com fonte boa.

« Última modificação: 23 de Junho de 2014, as 00:47:14 por betoknigth » Registrado
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« Responder #7 : 23 de Junho de 2014, as 09:33:19 »

originalmente com o ultimo resistor de 22k tem-se um filtro passa alta de 85Hz (-3dB) (60Hz a -4,7dB),
se for alterado este resistor para 18k tem-se um filtro para ~100Hz(-3dB) (60Hz a -6dB),
se for um resistor de 100k tem-se um filtro passa alta para ~175Hz(-3dB) (60Hz a -10dB).

... na saída um capacitor de 5nF e um resistor de 100k, aumenta a tensão de saída e melhora o filtro para os graves e para a frequência da rede de 60Hz (fica -18dB em relação à entrada).

Com essa configuração a frequencia de corte fica em 320Hz (-3dB) e 115Hz (-10dB)

Estranho, pois 22k fica entre 18k e 100k e as frequências de corte não estão coerentes (a frequência de corte com R = 22k deveria ficar entre as frequências usando 18k e 100k).

Considerando apenas R e C finais:
Fc = 1 / (2 x pi x R x C)

Fc1 = 1 / (2 x pi x 22k x 100nF) = 72Hz  (-3dB)

Fc2 = 1 / (2 x pi x 18k x 100nF) =  88Hz (-3dB)

Fc3 = 1 / (2 x pi x 100k x 100nF) = 16Hz  (-3dB)

Fc4 = 1 / (2 x pi x 100k x 5nF) = 318Hz  (-3dB)
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« Responder #8 : 23 de Junho de 2014, as 10:52:00 »

betoknigth: devo fazer algumas recomendações para que funcione melhor o circuito utilizado.

Não sei que tipo de alimentação se está usando, se é bateria ou fonte ligada à rede.  Mas de qualquer forma, recomendo um capacitor de 10uF em paralelo com um cerâmico de 100nF na fonte, principalmente se for ligada à rede e existir um fio distante do acordeon que leva a alimentação.  Isso diminui ou elimina oscilação no circuito de amplificação, tipo este utilizado.  Obviamente, recomendo uma fonte regulada, caso se utilizar fonte.

Nos eletretos deveria se dividir o resistor de 15k, por exemplo em dois resistores de 6k8 e colocar entre eles um capacitor eletrolítico de uns 10uF ao GND.

Não vejo porque colocar um eletrolítico de 2,2uF nos baixos.  Isso daria uma frequência abaixo de 1HZ: só se o camarada quer usar os baixos como tambor.  Um capacitor de 100nF e um resistor de 100k na entrada tem frequência de passagem na ordem de 16HZ, o que já é mais que suficiente para frequências baixas que se pretenda escutar.  Além disso, não vejo necessidade de passar 1HZ, depois se cortar a um mínimo de 63HZ (determinada pelo capacitor de emissor e corrente de coletor em 9V) ou pior ainda à 320HZ.

O valor da alimentação afeta muito este circuito utilizado, porque altera as tensões de saturação positiva e negativa.  Uma faixa dinâmica ampla com uma determinada fonte deveria ser procurada.
Por exemplo em 9V recomendo a mudança do resistor de emissor para 4k7(substituindo o 2k2) e o resistor que vai da base ao Vcc para 180k (substituindo o 470k).  Neste caso, com 373uA de corrente de coletor, deveria se usar um capacitor de 220uF (maior que 150uF) para manter a faixa de passagens dos circuitos de entrada dos microfones.  o capacitor de 10nF então  iniciaria sua faixa de corte a partir dos 1130HZ(caso eu tenha compreendido bem que são usados 5 microfones).

Dentro do acordeon, com certeza devem ser utilizados cabos blindados ligados somente em um ponto ao GND, na entrada da fonte.  


------------XXXXX----------

Existe ainda o problema de saturação do eletreto, que pode ser contornado..   se existir.

Abraços, saúde a amor!
 
« Última modificação: 23 de Junho de 2014, as 11:45:36 por Patines » Registrado
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« Responder #9 : 23 de Junho de 2014, as 14:06:57 »

originalmente com o ultimo resistor de 22k tem-se um filtro passa alta de 85Hz (-3dB) (60Hz a -4,7dB),
se for alterado este resistor para 18k tem-se um filtro para ~100Hz(-3dB) (60Hz a -6dB),
se for um resistor de 100k tem-se um filtro passa alta para ~175Hz(-3dB) (60Hz a -10dB).

... na saída um capacitor de 5nF e um resistor de 100k, aumenta a tensão de saída e melhora o filtro para os graves e para a frequência da rede de 60Hz (fica -18dB em relação à entrada).

Com essa configuração a frequencia de corte fica em 320Hz (-3dB) e 115Hz (-10dB)

Estranho, pois 22k fica entre 18k e 100k e as frequências de corte não estão coerentes (a frequência de corte com R = 22k deveria ficar entre as frequências usando 18k e 100k).

Se usar o mesmo capacitor SIM, mas como em 100k diminui-se em 20x o capacitor (de 100n para 5n) há de alterar este ponto de forma considerável)

Considerando apenas R e C finais:
Fc = 1 / (2 x pi x R x C)

Fc1 = 1 / (2 x pi x 22k x 100nF) = 72Hz  (-3dB)

Fc2 = 1 / (2 x pi x 18k x 100nF) =  88Hz (-3dB)

Fc3 = 1 / (2 x pi x 100k x 100nF) = 16Hz  (-3dB)

Fc4 = 1 / (2 x pi x 100k x 5nF) = 318Hz  (-3dB)

Veja, pelo seu próprio cálculo, com o capacitor fixo em 100nF as frequências ficam em sequencia inversamente proporcional conforme a resistencia aumenta
18k=88Hz   
22k=72Hz   
100k=16Hz

A resistência aumentou e a Fc diminuiu...

Logo com capacitor de 5nF e resistor de 100k, aumentou-se para 318Hz.... e se fosse 22k e 5nF o Fc seria 1446Hz ou 1,44kHz

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betoknigth: devo fazer algumas recomendações para que funcione melhor o circuito utilizado.

Não sei que tipo de alimentação se está usando, se é bateria ou fonte ligada à rede.  Mas de qualquer forma, recomendo um capacitor de 10uF em paralelo com um cerâmico de 100nF na fonte, principalmente se for ligada à rede e existir um fio distante do acordeon que leva a alimentação.  Isso diminui ou elimina oscilação no circuito de amplificação, tipo este utilizado.  Obviamente, recomendo uma fonte regulada, caso se utilizar fonte.

Sim, implementei capacitores a mais, além do da fonte, há um capacitor na "caixinha" de derivação (imagine um pedal de guitarra, entra o sinal da gaita e vai para o amp + alimentação Vcc) com 330uF, e dentro do acordeon, bem proximo dos microfones um cavalo de 2200uf (não tinha outro menor...) e ainda assim apresentou ruido... pode ser em função de o cabo de alimentação gerar campo magnetico no cabo do sinal dos microfones, em função da oscilação da corrente.

Nos eletretos deveria se dividir o resistor de 15k, por exemplo em dois resistores de 6k8 e colocar entre eles um capacitor eletrolítico de uns 10uF ao GND.
É, de fato uma boa solução, agora ja implementei tudo... :/

Não vejo porque colocar um eletrolítico de 2,2uF nos baixos.  Isso daria uma frequência abaixo de 1HZ: só se o camarada quer usar os baixos como tambor.  Um capacitor de 100nF e um resistor de 100k na entrada tem frequência de passagem na ordem de 16HZ, o que já é mais que suficiente para frequências baixas que se pretenda escutar.  Além disso, não vejo necessidade de passar 1HZ, depois se cortar a um mínimo de 63HZ (determinada pelo capacitor de emissor e corrente de coletor em 9V) ou pior ainda à 320HZ.

Não tinha calculado, aí coloquei um valor grande mesmo...talvez seja até este o malfeitor do ruido. Mas como eu queria garantir os graves da baixaria... foi assim mesmo...  esse ainda da de mudar com facilidade. Cheesy vamos tentar.

O valor da alimentação afeta muito este circuito utilizado, porque altera as tensões de saturação positiva e negativa.  Uma faixa dinâmica ampla com uma determinada fonte deveria ser procurada.
Por exemplo em 9V recomendo a mudança do resistor de emissor para 4k7(substituindo o 2k2) e o resistor que vai da base ao Vcc para 180k (substituindo o 470k).  Neste caso, com 373uA de corrente de coletor, deveria se usar um capacitor de 220uF (maior que 150uF) para manter a faixa de passagens dos circuitos de entrada dos microfones.  o capacitor de 10nF então  iniciaria sua faixa de corte a partir dos 1130HZ(caso eu tenha compreendido bem que são usados 5 microfones).
utilizo de 12v a 15v simulei "chutando" que os microfones gerassem até 3Vp ou 6Vpp (metade da fonte), e esta configuração foi a que melhor teve resposta na simulação, funcionou e deu ganho razoável e sobretudo "controlável". Resta a duvida, onde voce identificou 150uF? outro detalhe a polarização (pelo que me parece) está sendo feita por tensão (corrente é consequencia). Com o capacitor de 22uF inclusive consegui estabelecer um corte acima dos 60Hz de forma linear, se colocar 220uF vai passar inclusive os 60Hz certo?

Dentro do acordeon, com certeza devem ser utilizados cabos blindados ligados somente em um ponto ao GND, na entrada da fonte.  

Com toda certeza, cabos blindados e star ground. Igual valvulado.


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Existe ainda o problema de saturação do eletreto, que pode ser contornado..   se existir.

Abraços, saúde a amor!
 


Agradeço o comentário e colaboração... sempre muito bem vindas.
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« Responder #10 : 23 de Junho de 2014, as 22:48:18 »

O valor da alimentação afeta muito este circuito utilizado, porque altera as tensões de saturação positiva e negativa.  Uma faixa dinâmica ampla com uma determinada fonte deveria ser procurada.
Por exemplo em 9V recomendo a mudança do resistor de emissor para 4k7(substituindo o 2k2) e o resistor que vai da base ao Vcc para 180k (substituindo o 470k).  Neste caso, com 373uA de corrente de coletor, deveria se usar um capacitor de 220uF (maior que 150uF) para manter a faixa de passagens dos circuitos de entrada dos microfones.  o capacitor de 10nF então  iniciaria sua faixa de corte a partir dos 1130HZ(caso eu tenha compreendido bem que são usados 5 microfones).
utilizo de 12v a 15v simulei "chutando" que os microfones gerassem até 3Vp ou 6Vpp (metade da fonte), e esta configuração foi a que melhor teve resposta na simulação, funcionou e deu ganho razoável e sobretudo "controlável". Resta a duvida, onde voce identificou 150uF? outro detalhe a polarização (pelo que me parece) está sendo feita por tensão (corrente é consequencia). Com o capacitor de 22uF inclusive consegui estabelecer um corte acima dos 60Hz de forma linear, se colocar 220uF vai passar inclusive os 60Hz certo?
150uF, assim:

Usando 9V como Vcc, calculei uma boa polarização para o circuito, com os resistores ali em cima descritos.  O resistor que antes era de 2200r, nos meus cálculos mudei para 4700r para melhor estabilidade.  Então calculei a corrente de emissor(semelhante à corrente de coletor) em 373uA.  Com esta corrente, o re do transistor fica aproximadamente em: re=25mV/Ic = 67r.
Com este valor de resistor(já que o paralelo, de 4700r, é bem maior) calculo então o valor do capacitor de emissor tendo em vista a frequência de passagem de 16HZ, escolhida por ti para os eletretos.  C=1/(2*pi*f*R).

Para que corte os 60HZ deve ser bem menor, tipo 4X menor que 150uF, ou seja, menor que 37,5uF.   Mas então os capacitores dos microfones podem ser todos de 22nF.  Não precisa usar de 100nF.

Saúde e amor!

« Última modificação: 23 de Junho de 2014, as 22:52:21 por Patines » Registrado
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