Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 10:14:51


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9 10 ... 39   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: IALL 10.5 - labnotes  (Lida 309712 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #105 : 22 de Setembro de 2010, as 16:09:28 »

Caro eduardo,

Não concordo de maneira alguma com sua analogia. Ela foge de maneira grosseira do campo comparativo aceitável. Está mais para fábula. Em contrapartida, suas explanações mais diretas são excelentes. Mas, por favor, manere um pouco nas metáforas e analogias quase parábolas...rs Toma na Cabeça
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #106 : 22 de Setembro de 2010, as 23:52:20 »

Eduardo,

eu tenho um carinho muito grande por este circuito. Gostaria de ter um power de 50W com a musicalidade dele. Até tocando apenas com ele e a guitarra, tem uma sonoridade legal. Mas estou sempre aberto a sugestões.

Concordo com o Frias em alguns aspectos e gosto de pensar que não tenho compromissos com HiFi com a guitarra. Assim me sinto liberto da ditadura da banda passante linear e constante. Mas quem sabe você me convença do contrário.


Recomendo testar o amplificador com as seguintes alterações:

1- Remover o capacitore C5. No caso do inversor em gangorra, você perde uma porção importante do equilíbrio que o catodo comum pode proporcionar ao fazer o desacoplamento.

Este circuito é conhecido pelo nome pomposo de "Floating paraphase phase spliter". Um nome engraçado e bonito para algo que só funciona se você realimentar e muito. Se analisarmos o circuito em seu modelo AC, notamos que quem está realimentado é o segundo triodo, reduzindo ele a um inversor de fase de ganho -1. A alta realimentação acaba por dispensar preocupações maiores com C5. É bem estável, mas não tem um swing de tensão muito grande. Mas não é necessário.

Engraçado que esta sua opinião é comum a muita gente. Mas uma análise de sensibilidade mostrará que o capacitor influencia muito no primeiro triodo e pouco no segundo.

Citar
2- Alterar o resistor R1 para 820R. Isso vai deixar os triodos numa posição mais confortável de trabalho.
Ahhhh, nada como valores clássicos. O problema que a tensão de alimentação, do triodo é um tanto alta (você escreveu isto em algum lugar), achei por bem mudar o ponto de operação. Procurei, e achei este ai, e junto com C5 soa bem.

Citar
3- Alterar R13 e R15 para 82K. Isso compensa o efeito Miller dentro da faixa de áudio. 1M só dá certo com a 12AX7 que tem uma grade diminuta.
Vou experimentar qualquer hora dessas. Mas a resposta de frequências me agrada (e a muita gente). Mas quem sabe fica melhor.

Citar
4- Alterar R7 e R8 para 680K. Como o resistor de grade entra na carga do inversor, melhor usar o valor máximo admitido pelo pentodo.
Como os 470K (comecei com um mega) tirei um fuzzinho que eu não gostava. Smiley

Citar
5- Alterar R4 para 330R.
Com o valor original a dissipação de anodo é menor. Mas não acredito que os 330 ohms prejudiquem a válvula. Podemos experimentar.

Citar
6- Alterar C4 para 1000uF/16V. Não precisa de 50V naquele ponto e 100uF é pouco.
As 6F3P, superam os 16V fácil. Mas os 1000 uF... Esse eu gostei da idéia. Pode realçar os graves.

Citar
7- Remover R5. Só um de 10K está de bom tamanho. E R6 pode ser de 1/8W. A corrente no trecho é muito pequena. Não justifica 2W.
Eu as vezes alimento o pré a partir deste ponto a fonte é limpa, mas realmenet 2W eu peguei pesado, mas o original tava assim, então o mais seguro era manter.

Citar
8- Reduzir C3 para 10uF (pode deixar 100uF, mas é exagero)
De jeito nenhum, tenho um prazer quase imoral, ilegal e que engorda, ao ver no osciloscópio a ausência de ripple nesta fonte. E a gente adora o "fadeout" do circuito quando desliga.

Citar
Teste essas alterações uma por vez e na seqüência. Acredito que ficará agradavelmente surpreso com o resultado. Se quiser uma resposta melhor nos graves, altere C6 e C7 para 390nF. Isso dará uma banda passante que começa em 10Hz. com 100nF a resposta começa em 80Hz
O originais eram 470nF, mas vi poucas vantagens, como 100nF é mais fácil de achar, optei por estes.

Citar
Grande abraço

Eduardo
Eu que agradeço.

Pessoal

todas as sugestões do Eduardo são viáveis e muito boas. Mas se alguém for experimentar, por favor, tomem os cuidados de sempre.

Eu realmente não tenho mexido neste projeto. Quem fizer as alterações acima, por favor reporte aqui, mas de maneira científica - Procure alterar um parâmetro de cada vez.

Mensagem Mesclada
Pessoal,

eu ando meio atolado com trabalho, não podia nem gastar muito tempo com a matéria, mas achei que seria indelicado não responder ao Eduardo. Afinal ele perdeu (investiu) seu tempo para ajudar.

Como a gente ama estas coisas que fazemos acho que valeu o esforço de responder.
« Última modificação: 22 de Setembro de 2010, as 23:54:43 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #107 : 23 de Setembro de 2010, as 06:40:02 »

Oi Haroldo

Concordo com o Frias em alguns aspectos e gosto de pensar que não tenho compromissos com HiFi com a guitarra. Assim me sinto liberto da ditadura da banda passante linear e constante. Mas quem sabe você me convença do contrário.

São mesmo uns grilhões. Quantas vezes eu cheguei num circuito com som delicioso e constantes péssima! Embarrassed Mas as constantes são um parâmetro objetivo e nosso gosto pessoal é subjetivo. Quando faço algo para mim, nem vejo distorção. Para ser usado por outros, prefiro as constantes. Não tenho a pretenção de convencer ninguém, apenas quero mostrar a forma como penso.

Este circuito é conhecido pelo nome pomposo de "Floating paraphase phase spliter". Um nome engraçado e bonito para algo que só funciona se você realimentar e muito.

Eu o conhecia como "See-saw phase slpiter", inversor em gangorra ou auto-equilibrado. "Floating paraphase phase spliter" é mesmo bem bonitinho! Smiley

Citar
8- Reduzir C3 para 10uF (pode deixar 100uF, mas é exagero)
De jeito nenhum, tenho um prazer quase imoral, ilegal e que engorda, ao ver no osciloscópio a ausência de ripple nesta fonte. E a gente adora o "fadeout" do circuito quando desliga.

Essa dica é herança da formação de engenheiro. Gosto de deixar as coisas no talo!  Grin

eu tenho um carinho muito grande por este circuito. Gostaria de ter um power de 50W com a musicalidade dele.

Concordo. Esse circuito tem algo especial. Tenho outros amplificadores mais potentes e mais sofiticados, mas as ECL82 tem um brilho único. Mesmo a ELC86, que foi lançada para substituir a ECL82, não tem essa qualidade de som. Tanto é que a peça não "pegou"!

Foi muita gentileza sua comentar minhas sugestões. Obrigado pelo prestígio!

Grande abraço

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #108 : 28 de Setembro de 2010, as 08:56:09 »

olá pessoal!

qual dessas é melhor, se tiver alguma sugestão de onde comprar porfavor poste ai onde.
http://www.altanatubes.com/index.asp?PagAtual=11&VarPagMax=10&NumPagMax=20&Submit=13&secao=5&categoria=100&subcategoria=11

quais as melhores marcas? isso volga muito?
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #109 : 28 de Setembro de 2010, as 09:24:16 »

Experimenta a mais barata! Smiley
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #110 : 28 de Setembro de 2010, as 19:11:43 »

Oi TMC

Pode pegar a mais barata. As peças que a Altana Tubes compra sem a caixa original ou meio feias esteticamente, revendem como usadas. Você pode pegar peças zeradas ou quase isso por um preço menor.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #111 : 04 de Outubro de 2010, as 10:47:56 »

ok

só mais uma perguntinha, quero montar um combo 1x12, quais as medidas ideais para o chassis com o TSW junto,e como deve ser o posicionamento dos transformadores?  dá pra utilizar o mesmo transformador do IALL10.5 pra alimentar o pré ou tenho que utilizar outro transformador? Batendo Cabeça
Registrado
Cleiton Carvalho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 617

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 3



WWW
« Responder #112 : 23 de Outubro de 2010, as 15:49:12 »

Gamal, no esquema eletrico o R4 é 390r e na lista esta como 220r, confio no esquema??

verifiquei agora não tenho 10k, vou substituir por  12k.. será que afetará no desempenho?

valeu
Registrado

hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #113 : 23 de Outubro de 2010, as 15:53:27 »

Gamal, no esquema eletrico o R4 é 390r e na lista esta como 220r, confio no esquema??

Use o valor do esquema, ou seja 390r;

Citar
verifiquei agora não tenho 10k, vou substituir por  12k.. será que afetará no desempenho?

Ok. Não acredito que altere algo!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Cleiton Carvalho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 617

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 3



WWW
« Responder #114 : 23 de Outubro de 2010, as 16:09:37 »

Obrigado Amigo...

Mas por curiosidade e impaciência terei que improvisar novamente Sad não tenho  390r então colocarei 330r.

Espero testar a preciosidade até amanha, se eu não morrer ao ligar postarei o resultado rsss

valeuu
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #115 : 23 de Outubro de 2010, as 17:32:26 »

Oi Cleiton

Eu acho que com 330R vai ficar melhor que com 390R. Faça os testes e poste aqui para a gente saber!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
deimos
Visitante
« Responder #116 : 24 de Outubro de 2010, as 19:38:38 »

Olá Pessoal

Se alguém puder ajudar, seria possível informar a tensão sobre os seguintes componentes/pinos, com a entrada sem sinal ?
- capacitores: C1, C2, C3, C4 e C5.
- pinos: 6, 7 e 9.
As válvulas precisam ser casadas ?
Seria uma boa ideia usar o pré do P1 Extreme top boost ?
http://valvestate.fateback.com/AX84/VSR_P1_Ext_TB.bmp
Acho que vou dormir agora senão não paro de perguntar !!!






« Última modificação: 25 de Outubro de 2010, as 00:42:18 por deimos » Registrado
fovb
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.724

Obrigado
-Dado: 21
-Recebido: 69


MICTMR


WWW
« Responder #117 : 25 de Outubro de 2010, as 18:55:18 »

Senhores, fiz o primeiro teste do IALL hoje Evil

O R4 e R14 esqueram muito, mas não queimaram ou sofreram quaisquer alterações. Posso continuar testando ou isso merece alguma atenção?

Percebi também que o falante ficavo dando vários plocs ~ 1/s. Alguma sugestão?

Quanto ao som, não deu para perceber muita coisa, liguei rapidamente para ver se não explodia tudo e já desliguei da tomada  Cheesy (claro que com um extintor a tira colo).

Não usei o terra do IN isolado, nõ aterrei o falante, etc... Portanto o chiado era absurdo. Pelo menos funcionou!!!


Abraços.

Registrado

hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #118 : 25 de Outubro de 2010, as 20:48:54 »

deimos

Farei algumas medições e publicar no labnotes! me dá um tempo!

Fovb

R14 esquenta, R4 menos.

Tem que aterrar um dos fios do altofalante. Não conecte o terra da entrada a carcaça.

Experimente aterrar a entrada, medir todas as tensões e colocar aqui as medidas!

Plocs não deviam estar acontecendo.

NUNCA MEÇA A TEMPERATURAS DE QUALQUER COMPONENTE COM OS DEDOS!

Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
deimos
Visitante
« Responder #119 : 25 de Outubro de 2010, as 23:54:19 »

deimos

Farei algumas medições e publicar no labnotes! me dá um tempo!


Valeu Gamal !!!
Essas medições serão de grande ajuda, principalmente para quem nunca montou um valvulado antes !!!
Alguém ai tem alguma outra dica para o pré além do que eu citei ?




Registrado
Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9 10 ... 39   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal