Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 17 de Abril de 2024, as 21:08:29


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 8 9 [10] 11 12 ... 39   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: IALL 10.5 - labnotes  (Lida 314740 vezes)
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #135 : 30 de Outubro de 2010, as 16:35:31 »

Agora entendi. O IALL usa 3.15 + 3.15 ou seja de uma ponta a outra, desprezando o CT tem 6.3V, o transformador do HO é 6.3 simples. É só pegar de uma ponta a outra do transformador de alimentação dos filamentos que você terá um transformador igual ao do HO. É como você desprezasse o CT, entendeu?

Ou seja, ligue uma ponta do transformador de filamentos do IALL aos pinos 4 e 5 (juntos) da 12AX7, a outra ponta ao pino e para fins do HO "esqueça" o CT.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
deimos
Visitante
« Responder #136 : 31 de Outubro de 2010, as 07:12:23 »

E quanto ao +B ? O hi octane é 234 e 250 volts, o IALL é 214. Como se resolve isso ?




« Última modificação: 31 de Outubro de 2010, as 19:58:50 por deimos » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #137 : 31 de Outubro de 2010, as 08:00:49 »

Oi Deimos

Pode ligar em 214 mesmo. Vai distorcer antes.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
deimos
Visitante
« Responder #138 : 31 de Outubro de 2010, as 20:04:53 »


Oi Eduardo

Quer então dizer que não precisa recalcular nenhum resistor ?
Se vai distorcer antes, então não teremos uma posição de canal limpo neste  pré antes de distorcer ?
Veja o anexo, onde eu estou estudando como polarizar as válvulas, e diz ai o que você acha.


Registrado
rafammbass
Visitante
« Responder #139 : 31 de Outubro de 2010, as 23:04:01 »


Oi Eduardo

Quer então dizer que não precisa recalcular nenhum resistor ?
Se vai distorcer antes, então não teremos uma posição de canal limpo neste  pré antes de distorcer ?
Veja o anexo, onde eu estou estudando como polarizar as válvulas, e diz ai o que você acha, por favor!


 Wink
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #140 : 01 de Novembro de 2010, as 08:06:14 »

Oi Deimos

Este circuito do AX84 é classico. Já vi este mesmo circuito funcionando nos Giannini com 450V e em pedais com apenas 24V. O que muda é a amplitude final do sinal sem distorção. Quanto mais baixa a tensão, menor é a amplitude do sinal limpo. Você vai ter uma fração limpa, mas quando começar a aumentar o ganho, a distorção inicia em um número mais baixo.

Pode deixar como está sem alterar nada que vai funcionar bem.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
deimos
Visitante
« Responder #141 : 01 de Novembro de 2010, as 08:53:21 »

Pode deixar como está sem alterar nada que vai funcionar bem.
Olá Eduardo

Obrigado ai pela força !!! Então, neste caso, eu deixarei de ficar elucubrando sobre o ponto Q das válvulas !!! Bom, terminei por achar um circuito que, eu acredito, vale a pena estudar. Os pontos que eu achei mais interessante são os seguintes:

1) possui um chaveamento para 4 opções: CLEAN, CRUNCH, DIRTY e HI GAIN;
2) a linha de alimentação das válvulas do pré (HT3) é feita com uma tensão de 56 volts apenas;
3) o último estágio do pré não é um seguidor de catodo, o que garante mais um ganhozinho de tensão;
4) já inclui um circuitinho de reverb;

Olha ai: não é a sopa no mel ?

[]'s

Deimos
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #142 : 01 de Novembro de 2010, as 09:19:58 »

Oi Deimos

Circuito ousado! O Duncan tem ótimos projetos e esse não vai deixar a desejar. Boa sorte!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
deimos
Visitante
« Responder #143 : 01 de Novembro de 2010, as 09:42:54 »

... mas vou tentar aplicar umas coisas que achei interresante nele no meu Octano 10.5.
vamos ver se vai dar certo

Beleza Cleiton !!!
Boa sorte e não deixe de relatar seus resultados !!!

Mensagem Mesclada
Circuito ousado! O Duncan tem ótimos projetos e esse não vai deixar a desejar. Boa sorte!

É, mas eu não me atrevo a ser tão ousado quanto ele afinal, será meu primeiro valvulado e por isso, montarei somente o pré com o IALL 10. Não quero fazer feio  Wink
Já vou preparar a planilha com a lista dos componentes.
Mais uma vez, obrigado !!!
« Última modificação: 01 de Novembro de 2010, as 09:46:45 por deimos » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #144 : 01 de Novembro de 2010, as 14:40:43 »

Oi Deimos

Mas o ousado é justamente o pré! Ou você não percebeu que os amp-ops estão mesclados no circuito valvulado?

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
deimos
Visitante
« Responder #145 : 02 de Novembro de 2010, as 01:51:34 »

Mas o ousado é justamente o pré! Ou você não percebeu que os amp-ops estão mesclados no circuito valvulado?

Olá Eduardo

Entendi a ousadia !!! Mas note bem que a presença dos operacionais não e condição sine qua non.
O primeiro operacional, nas posições CLEAN e CRUNCH, é apenas um buffer! Nas duas posições seguintes, respectivamente, seu ganho é 2 e 10, aproximadamente (note o resistor R146); e ele passa a funcionar de forma semelhante ao limitador do tube screamer devido à preseça dos dois diodos 1N4148. Porém, como a tensão de alimentação das válvulas é baixa (56 volts), mesmo sem esta etapa inicial, já teremos uma boa dose de distorção, conforme você mesmo afirmou anteriormente. Os outros operacionais são o circuito de REVERB e FX LOOP que poderão ser adicionados no futuro. Por enquanto, só importa mesmo as válvulas.

E tem mais outra coisa interessante: ainda devido a baixa tensão das válvulas, é provável que possamos eliminar aquela chave 3P4P por um circuito baseado em FETs, haja vista que esta bendita chave não deve ser algo muito fácil de se achar.

[]'s

Deimos
« Última modificação: 02 de Novembro de 2010, as 01:53:43 por deimos » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #146 : 04 de Novembro de 2010, as 05:44:29 »

Oi Deimos

Até dá para achar a chave:

http://www.altanatubes.com/index.asp?secao=22&categoria=129&subcategoria=49&id=2383

Esta dá para usar no lugar, ignorando algumas posições e polos. O problema é a chave em si. Não gosto de chaves no meio do circuito. Se você conseguir fazer o mesmo serviço com FETs vai ser ótimo!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
deimos
Visitante
« Responder #147 : 04 de Novembro de 2010, as 22:48:14 »

Esta dá para usar no lugar, ignorando algumas posições e polos. O problema é a chave em si. Não gosto de chaves no meio do circuito. Se você conseguir fazer o mesmo serviço com FETs vai ser ótimo!

Oi Eduardo

É, todos nós temos nossas próprias "manias" !!! Você não gosta de chaves (relés também ?) e eu não gosto de deixar componentes "a toa" no circuito sem função e/ou redundantes (veja, por exemplo, as duas entradas do vox ac50: pelo que eu vi, a diferença é um mero capacitorzinho, né não ?) . Ainda mais neste caso de uma chave tão cara. Eu ainda farei um tópico sobre este meu "trauma" com relação a transformadores que poderá dar uma nova opção de uso destes no que se refere a fontes de valvulados, mas não agora. Bom, eu não vou me preocupar com este circuito dos ops amps, vai ficar para depois afinal, o desafio das válvulas, no meu caso, ainda é o maior já que sou "verde" no assunto; porém, ficarei pensando em como implementar este chaveamento com FETs e, de preferência, usando, no máximo, dois botões de pressão com uma indicação de cada opção com leds e ainda a possibilidade de incluir outras opções "a moda" handmades !!! Esperemos então, que alguém mais resolva montar este pré e faça algumas experiências na polarização das válvulas que resulte em mais opções de distorção e/ou timbres.

[]´s

Deimos



Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #148 : 05 de Novembro de 2010, as 14:27:01 »

Oi Deimos

Você não gosta de chaves (relés também ?)

Não tenho nada contra as chaves, nem contra os relês! Tenho sim fortes dúvidas sobre se é prudente deixar um controle desse tipo para que o usuário altere o circuito do amplificador. A menos que seja bem pensado e devidamente "debounced", um controle desses pode causar faiscamento e ruídos.

eu não gosto de deixar componentes "a toa" no circuito sem função e/ou redundantes (veja, por exemplo, as duas entradas do vox ac50: pelo que eu vi, a diferença é um mero capacitorzinho, né não ?)

Ledo engano! As entradas tem prés independentes! Cada pré joga seu sinal em uma grade separada do circuito inversor tipo "long tail". Isso faz com que duas guitarras tocando juntas estejam em contra-fase e produzam um batimento real no som, sem dar retorno do captador de uma para a outra. Vai soar como um vibrafone!! Se você ouvir este amplificador uma vez, com dois instrumentos ligados, vai entender a mágica daquele "capacitorzinho"!

Nada está aí por acaso!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
deimos
Visitante
« Responder #149 : 05 de Novembro de 2010, as 15:20:00 »


Não tenho nada contra as chaves, nem contra os relês! Tenho sim fortes dúvidas sobre se é prudente deixar um controle desse tipo para que o usuário altere o circuito do amplificador. A menos que seja bem pensado e devidamente "debounced", um controle desses pode causar faiscamento e ruídos.
Mas o circuito é do Duncan, ele não se garante ?

Citar
... duas guitarras tocando juntas...
Então ainda bem que surgiu o IALL pois era este que eu tinha em mente montar !!!
Eu tenho um video de um maluco americano que toca uma guitarra com 2 braços em forma de V (um braço para cada mão), mas eu jamais chegarei a tanto, pois eu mal toco uma guitarra de um braço só e ai, a outra entrada do VOX ia ficar a toa, com ou sem capacitorzinho !!!  Cheesy

[]'s

Deimos


Registrado
Páginas:  1 ... 8 9 [10] 11 12 ... 39   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal