Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 17 de Junho de 2024, as 09:56:57


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Filtros passivos e THD  (Lida 2219 vezes)
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« : 06 de Julho de 2014, as 14:42:23 »

Estava agora mesmo fazendo alguns testes com filtros passivos. Mais especificamente estou estudando distorção por harmônicas.

Eu estou aplicando um sinal com distorção (o meu gerador de funções da Minipa) em um filtro passivo passa-alta e analisando o resultado por FFT.
O circuito de filtro é o mais simples possível (100nF e 1.5k ohms):



Eu testei outros valores, mas para essa thread considerem esses valores (usando um app de android para fazer o cálculo de valores, para quem quiser ver se chama EletroDroid)

Porém, ele atenua muito pouco a fundamental, caiu de 12dBVrms para 8dBVrms. As harmônicas não foram atenuadas (apenas a terceira foi atenuada de -22dB para -28dB)

A minha ideia é tentar fazer um cálculo de THD (de uma frequência específica) através de FFT e para isso, preciso filtrar a fundamental, correto?

Para tal, no momento estou tentando através de um filtro passa alta passivo, mas não estou conseguindo bons resultados para o fim que eu quero (calcular o THD). Minhas dúvidas são:

O quanto eu preciso atenuar a fundamental para um resultado próximo do real?
Consigo filtrar a fundamental apenas com um filtro passivo ou preciso de um filtro ativo Notch Filter, como aquele que o Beto postou de um Application Report da Texas Instruments:

Filter Design in Thirty Seconds

Abração

-----
Achei uma ferramenta para calcular os valores de um circuito Twin-T que são a junção de dois filtros passivos.

Twin-T Notch Filter Design Tool

Consegui atenuar a fundamental em 15dB com esse arranjo, porém, as harmônicas também foram atenuadas e a fundamental continua bem mais alta que as harmônicas.
« Última modificação: 06 de Julho de 2014, as 15:49:17 por juloliveira » Registrado

Juliano Oliveira
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.267

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2019


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 06 de Julho de 2014, as 19:40:26 »

O filtro notch (rejeita faixa) precisa ser muito seletivo e é difícil de ser obtido só com componentes passivos.  Veja a explicação e projeto do filtro completo:

http://sound.westhost.com/project52.htm
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #2 : 07 de Julho de 2014, as 09:47:09 »

Buenas

Dá uma olhada aqui http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=6069.msg138345#msg138345.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.034 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal