Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 11:48:13


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: por favor, ajuda com o bass balls  (Lida 10578 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #15 : 30 de Maio de 2010, as 11:18:10 »

Bom, usei o projeto citado acim, do site do Topopiccione, e funcionou de primeira.

Depois fui fazendo alguns ajustes segundo idéias que vi na web. Uma das coisas foi usar um diodo de Ge para ter mais sensbilidade para guitarras com singles.

Depois usei um par de diodos Si em antiparalelo na seção de "fuzz", o que tornou a distorçào mais "redondinha" e fiz um ajuste para equilibrar os volumes do som com e sem "fuzz". Assim pude colocar essa chave na forma de footswitch.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
pinho
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 47

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0



« Responder #16 : 30 de Maio de 2010, as 15:17:26 »

consegui montar o bass balls de boa, depois de uma falta de atenção, coloquei um resistor de 100k onde era um 100r. ta funcionando perfeito depois de algumas poucas mudanças de componentes, assim que eu abri-lo de novo eu posto as mudanças. mas não dá nenhum poc, plop e nem apitos...
obrigado pela ajuda de todos
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #17 : 30 de Maio de 2010, as 21:52:24 »

É que eu queria montar meu próprio layout... é uma frescura nova.. Tongue

Notei que o topopiccione usa o esquema do mark hammer. Porém, o esquema realmente não bate com o layout como o colega falou. Por exemplo, os pinos 4 e 5 do ic1 vão ao terra, e no layout são os pinos 3 e 4.

Fica a dúvida, mas o pedal com o layout do site funcionou... alguém conseguiu algum outro esquema?

Estou anexando um pdf com meu layout (não montei ainda), que não há (ainda?) nada de divergente com o esquema.

Valeu


Agora que eu vi, em vez de ele aterrar o input B+ do ci1 ele aterrou o inputA+

Portanto, os esquemas me parecem equilvalentes. Depois que eu montá-lo posto os resultados....
« Última modificação: 14 de Junho de 2010, as 16:51:56 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
pinho
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 47

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0



« Responder #18 : 30 de Maio de 2010, as 21:58:10 »

Então, pode fazer de boa, monta ele substituindo os trimpots por potenciometros, fica bem legal...
o meu funcionou muito bem, eu não usei nenhum equivalente. e os capacitores de tantalo, substitui por eletrolítico... bem bacana seu layout...

Mensagem Mesclada
Depois vou fazer um usando seu layout.. ta legal mesmo...
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #19 : 01 de Junho de 2010, as 14:59:11 »

Valeu!

Poste por favor os resultados para a gente. Ainda tenho uns pedais a montar antes desse...

Abraço!
Registrado

Guitar Craft
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #20 : 14 de Junho de 2010, as 16:55:01 »

Por puro capricho (ou falta do que fazer Sarcasmo), arrumei um pouco melhor os componentes do layout e adicionei uma millenium... pena que já tinha feito a placa antiga...
Assim que chegarem os componentes, posto os resultados da montagem...
Registrado

Guitar Craft
David_Ce
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 606

Obrigado
-Dado: 464
-Recebido: 51



« Responder #21 : 14 de Junho de 2010, as 17:17:31 »

Aêêêêê.... fui o primeiro a baixar...e agora a comentar...
Viagem_mental, "maxo véi" o layout tá muito bom, tá bem compacto, o que facilita muito na hora de montar..
Parabéns!
Abraço!
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #22 : 20 de Junho de 2010, as 12:36:37 »

Acabei de montar minha versão sem led e funcionou de primeira. Preciso fazer alguns ajustes, pois achei que o drive está muito fraquinho (e mais alto como os amigos relataram). Só consegui um capacitor de tântalo (4,7uf). Notei que com eletrolítico fica um pouco mais estridente. Usei para os transistores os 2n5088 e para os cis o lm358 e o rc4558.
Ele distorce um pouquinho e agradavelmente nos graves, quando se "palheta" com mais força.
Ia esquecendo, ficou bem silencioso com relação a ruídos (mesmo fora da caixa).
Registrado

Guitar Craft
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #23 : 06 de Julho de 2010, as 12:17:15 »

Olhe o link no começo deste tópico. Lá há todas as dicas que você precisar... ci's, transistores, mod's etc. Boas sorte.
Registrado

Guitar Craft
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #24 : 06 de Julho de 2010, as 15:32:20 »

Está escrito lá e aqui no tópico, nos dois layouts, tanto faz para o ci1 o lm358 ou o lm1458 (acho que digitei o nome desse errado no meu pdf...), vai mudar apenas o timbre. Aí vai ao gosto do freguês! Roqueiro
Poste seus resultados. Boa sorte.
Registrado

Guitar Craft
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #25 : 03 de Agosto de 2010, as 18:59:54 »

Montei o seu LAYOUT NOVO com MILLENIUM...mas tow APANHANDO = cachorro ladrão...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

O FUZZ tá MUITO MAIS ALTO que o o CLEAN....e não está sustentando...corta rápido!

A função AUTO ENVELOPE FILTER está ótima, os controles funcionam muito bem. A sensibilidade ao toque nas cordas está legal. Mas tá faltando DECAY (sustain) nas notas!!! elas soam pouco e cortam também.

RESUMO...FALTA SUSTAIN e o FUZZ tá ALTO e NÃO SUSTENTA!!!
Ficou legal pra tocar CLEAN..com FUZZ ...HORRÍVEL


O que pode ser??

Já lí e fiz todas as MODs da INTERNET...menos a do ALEX FRIAS de DIODOS de SILÍCIO em antiparalelo etc...não entendi como se faz isso...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ  Batendo Cabeça
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #26 : 03 de Agosto de 2010, as 20:37:20 »

Primeiramente, o fuzz desse pedal nào é mesmo lá essas coisas, a idéia era apenas acrescentar harmônicos para enfatizar o efeito do filtro. É um bônus e nào um "dois-em-um". A EHX na verdade aproveitou parte do circuito existente e implementou um "fuzz" com quase nada, por isso a intensidade da distorção é dependente do próprio controle de sensibilidade do filtro. Mas com um pouco além de nada (dois diodos em antiparalelo, mais conhecidos como "clipping stage") dá pra conseguir uma coisa melhor... Se de Ge ou Si, fica ao gosto do freguês. Experimentar é bom demais, mas um cadinho de compreensào e estudo podem ajudar bastante, pois compreendendo o que o circuito faz, as idéias podem "pipocar" mais facilmente.

No esquema abaixo aparecem os diodos. Os resistores R8 e R9, que criam um divisor de tensào e controlam o nível de saída do fuzz, podem ser substituídos por um trimpot ou potenciômetro com um valor de 250K ou próximo.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #27 : 09 de Agosto de 2010, as 03:07:52 »

Tava lendo um Build report do Mark Hammer no site Topopiccione, e o cara disse que retirou os resistores de 47K e 100K...meteu um resistor de 10K e dois diodos 1N914 ao terra.
Mal explicado, mas deve ser em antiparalelo (back-to-back) também.
Gostei mais da sua idéia do potenciometro em série com diodos, pois coloco no ponto que quiser. Smiley

No DIYSTOMPBOXES tem um cara dando uma dica pra colocar um capacitor de 10uf em paralelo com o de 4,7uF (tântalo)...pra rolar mais DECAY! usando uma chave SPST, se quiser! já testaram isso? Wink

Vamos "cutucando" a onça... Grin
Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #28 : 23 de Janeiro de 2012, as 18:14:57 »

Desculpa por reviver o tópico... só que sempre penso que é melhor reviver do que criar um novo sabe?
quanto mais informação no mesmo, parece que mais completo ele fica...

(espero ter acertado e não tomar pito do Plautz)

Seguinte o layout pcb e o layout dos componentes no layout do viagem mental estão posicionados da mesma maneira
de modo que eu deveria espelhar o layout da PCB antes de confecciona-la, caso contrario vou confeccionar a PCB e ter que olhar
no layout dos componentes e ir sempre invertendo em relação a placa... acho que fui confuso :S dakspdksad

CERTO ( )  ERRADO ( )
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #29 : 23 de Janeiro de 2012, as 18:30:47 »

marcusbass

só é preciso espelhar se você for desenhar a placa a mão com retroprojetor
o layout foi feito para transferencia termica.
os componentes estão posicionados iguais por que no desenho é como se a placa fosse "transparente"
com os componentes em cima mas dando pra ver as trilhas do lado debaixo sabe.
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal