Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 08:19:18


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Boss Slow Gear  (Lida 5654 vezes)
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« : 22 de Maio de 2010, as 14:07:35 »

Alguém aqui já montou um Slow Gear? Estou pensando em montar esse pedal, mas sei que vou encontrar muita dificuldade para achar o 2sk30A (que segundo o GGG é essencial no efeito). Se alguém já montou (principalmente com outro fet) por favor poste suas experiências e resultados.
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #1 : 22 de Maio de 2010, as 19:33:28 »

Eu montei e funcionou perfeitamente. Porém usei o 2SK30A que comprei numa loja aqui do Rio mesmo. Isso tem bastante tempo, mas depois encontrei esse mesmo FET na Milcomp.com.br e usei em alguns outros projetos. Só acho que nào usei o esquema do GGG. devo ter usado do Topopiccione:
http://topopiccione.atspace.com/PJ03BossSG1.html

Caso pretenda usar outro FET, algumas modificações podem vir a ser necessárias. Inclusive é bom lembrar que a pinagem do 2SK30A é diferente da maioria dos outros FET's.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #2 : 22 de Maio de 2010, as 23:07:19 »

Sempre gostei daquele efeito de violino que se faz com a palhetada e o pot de volume. Esse pedal vai bem nesse estilo. O projeto do topopiccione e o do ggg são os mesmos. Andei pesquisando e os fets que são usados mais comumente para chaveamento, tipo o mpf 102, podem substituir o 2sk30A. Felizmente para mim, pesquisando na minha imensa sucataria encontrei uma placa velha de um efeito nacional antigo (acho que fabricado pela Chorus, lembram dela?) com 6 2sk30A. Mas mesmo assim vou tentar substitutos (mpf 102) que eu tenho aqui. Na pior das hipóteses, existe o clone da behringer, o sm200, que não é tão caro.
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #3 : 23 de Maio de 2010, as 01:34:33 »

Ôloco... e eu que quero MPF102 e J201, só acho esse 2SK30A por aqui XD
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Battery Acid
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.242

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272



WWW
« Responder #4 : 23 de Maio de 2010, as 06:04:01 »

Comprei uns 2SK30A na Mult a pouco tempo atrás...
Registrado

Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #5 : 12 de Junho de 2010, as 08:35:38 »

Estou começando a juntar os componentes para montar o meu slow gear. Pergunto ao Alex Frias:
o seu funcionou de primeira ou precisou algum ajuste? O ci foi o 741? A minha intenção com ele é tirar um som na linha dos efeitos de tape reverso e de ataque de violino do Robert Fripp, principalmente no Lark´s tongues in aspic (King Crimson). Dá prá chegar pelo menos perto?
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #6 : 12 de Junho de 2010, as 13:19:25 »

Estou começando a juntar os componentes para montar o meu slow gear. Pergunto ao Alex Frias:
o seu funcionou de primeira ou precisou algum ajuste? O ci foi o 741? A minha intenção com ele é tirar um som na linha dos efeitos de tape reverso e de ataque de violino do Robert Fripp, principalmente no Lark´s tongues in aspic (King Crimson). Dá prá chegar pelo menos perto?

O loco! Você vai precisar também de um Frippertronics! Ainda vou fazer um layout para esse Slow Gear, mas preciso da biblioteca desse transistor doido...
Aproveitando que citaram o Robert Fripp Roqueiro:
http://circulodevioloesrj.wordpress.com/2010/03/17/seminario-de-circulo-de-violoes-e-nova-afinacao-padrao/

Boa sorte!
« Última modificação: 06 de Outubro de 2011, as 10:33:07 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #7 : 12 de Junho de 2010, as 13:43:53 »

Eu acredito (e espero mesmo) que esse efeito que aparece aos 55 segundos dessa música http://www.youtube.com/watch?v=zZBoXTsAQ-k
dê para reproduzir somente com o slow gear.
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #8 : 12 de Junho de 2010, as 13:58:04 »

Vamos por partes:

Em relação ao funcionamento do Slow Gear: sim, funcionou de primeira mas precisou de ajustes para ficar 100%.

Quanto a funcionar como fita em reverso...hummmm, olha dá pra fazer algo semelhante, com reservas. No álbum do KC é reversed tape mesmo. Eu usava um Wasabi Reverse delay p conseguir isso, agora uso um EchoPark ou Behringer Echo Machine pra conseguir esse efeito em tempo real. O Robert nunca usou esse recurso tipo Slow Gear no passado, das vezes que ele "comia" o ataque das notas era com o pedal de volume mesmo. Na verdade eu mesmo parei de usar o Slow Gear por ter esse efeito numa multfx G2 e/ou usar muito o pedal de volume ou mesmo o volume da guitarra. O ideal é trabalhar com timbres com bastante sustentação no caso do Slow gear e timbre com menos sustentação no caso de um Reverse Delay.

Fico muito feliz de encontrar nesse fórum outros que como eu apreciam o KC e o som do Robert. Estive algum tempo ligado ao Guitar Craft e pude conhecer pessoalmente o próprio, o que foi uma feliz experiência já que ele foi grande influência em concepçào musical.
Aliás em Agosto desse ano haverá novo curso introdutório do Guitar Craft no Rio de Janeiro, em Petrópolis e aberto a todos os interessados. Nào é necessário nenhum tipo de conhecimento ou habilidade de execuçào. Apenas sào recomendados violões de aço, pois é usada uma nova afinação, NST (New Standard Tuning).

Mensagem Mesclada
Frippetronics

Esse foi um apelido dado ao sistema de looping em tempo real usando dois gravadores Revox de fitas rolo com apenas um "tape". Uma boa Gibson Les Paul e uma pequena pedaleira com um bom fuzz das antigas, um WahWah e um pedal de volume já faziam a festa com esse sistema...rs

O sistema dos grabvadores foi posteriormente substituído por outro com dois TC Electronics 2290, apelidado de "soundscapes". Atualmente existem vários pedais e racks de looping em tempo real. Eu tenho um Lexicon JamMan que usei bastante e agora tenho usado um diminuto BOSS RC-2, prático e poderoso.
« Última modificação: 12 de Junho de 2010, as 14:05:26 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #9 : 12 de Junho de 2010, as 14:08:06 »

King Crimson, principalmente a fase até o "red" é uma das minhas alegrias musicais. Por falta de recursos eu uso o velho dedinho no pot de volume. Adoro esse efeito. Vou experimentar o slow gear.

Taí um vídeo do cara demonstrando o frippertronics

http://www.youtube.com/watch?v=K8kcuqIqmIU
« Última modificação: 12 de Junho de 2010, as 14:11:30 por Jairo » Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #10 : 12 de Junho de 2010, as 14:12:21 »

Eu continuo usando o dedo no pot da guitarra. Isso depende do efeito que quero, pois o aumntar de volume antes de alguns efeitos, como compressào e distorção, tem efeito diferente se feito depois deles. O bacana do Slow Gear e coisas do tipo é que vc pode comer só a pontinha do ataque da palhetada e conseguir uns timbres diferentes. Nào dá pra fazer o mesmo com o dedo no pot nem com o pé no pedal de volume, por causa da velocidade.

Uma das coisas mais legais de usar efeitos e processadores é também associá-los a maneiras de tocar diferentes. Usar recursos da própria técnica e articulaçào do instrumento, os resultados podem ser muito legais! Guitarrista

Eu particularmente gosto das várias formações do KC, principalmente por nào ter virado apenas mais uma banda cover de si mesmo.

Há algum tempo atrás com outros caras do FSB montamos um clone do pedal que o Robert usava no começo, um Burns/Baldwin Buzzaround. Quando pude conversar com o próprio Robert e contei sobre o tal clone, ele achou graça de tanta gente ter interesse nesse pedal, mas concordou que nào se faz mais fuzzes como antigamente...rs Grin
« Última modificação: 12 de Junho de 2010, as 14:16:40 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #11 : 12 de Junho de 2010, as 14:40:51 »

O som de fuzz que o homem conseguia é ANIMAL. Dei uma rápida olhada no tópico do FSB (mais tarde eu leio com calma). Tenho aqui uns ac187 que vou experimentar nesse circuito. Acredito que uma boa parte do sucesso em usar efeitos está nos ouvidos e nas pontas dos dedos.
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #12 : 12 de Junho de 2010, as 15:01:19 »

Nào posso concordar mais!!! Guitarrista

O vídeo comparativo do meu clone do Buzzaround:
http://www.youtube.com/watch?v=9xNV1bHW5Hc
« Última modificação: 12 de Junho de 2010, as 15:03:58 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal