Como enrolar transformadores

Started by Ed_gein, 24 de May de 2010, as 18:15:38

Previous topic - Next topic

ricardo rk

Guest
o que eu acho realmente chato é desmontar um transformador. é 3x mais trabalhoso que montar.

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: kem on 16 de August de 2012, as 22:56:54
Eu acho MUITO mais chato soldar os fios, fechar o transformador e montar o nucleo do que enrolar... hehehe

E põe chatisse nisso ! Quando são daqueles fios n° 30, 31 AWG então... Já aconteceu comigo do fio partir lá dentro da bobina  )>|
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

pit.du

Guest
E  desmontar o núcleo quando foram pintados, da um trabalho >>(: )>|

hgamal

Hand MasterMind
Pessoal, a coisa que eu mais gosto no Handmades é o trabalho que as coisas dão! Mas este negócio de enrolar bobinas é muito enrolado mesmo :)

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

fallout

Guest
Quote from: bossman on 17 de August de 2012, as 10:15:39
E põe chatisse nisso ! Quando são daqueles fios n° 30, 31 AWG então... Já aconteceu comigo do fio partir lá dentro da bobina  )>|

Eu deixo sobrar bastante uns 10cm, faço uns laços com o fio que sobrou daí fica mais facil de lixar os fios.

Guilherme

Guest
Capitulo é muito pretencioso, vamos ao Tema 2: confrontando o mito "GO é um mito".

Nos arquivos em anexo estão os loops de histerese de aço-silicio GO-M6 e aço-silicio GNO-M19...M45. O loop de histerese de qualquer material magnético contém, a um só tempo, fluxo, intensidade de campo, permeabilidade, remanencia e coercividade do material sob análise.

Foram obtidas de um catalogo da Tempel Steel, atual Soma-Soluções Magnéticas, Ribeirão Pires-SP.

A interpretação dessas curvas deixam claro porque GO é muito mais adequado para audio-transformadores do que GNO.

Isso não quer dizer, de forma alguma, que um audio-transformador com nucleo GNO será, sempre e obrigatoriamente, pior do que um com núcleo GO. Podem ser construidos audio-transformadores com GO muito ruins. Exemplo classico disso é o horrivel transformador de saida do Marshall JTM-60.

Abraços

Guilherme Peregrini

pit.du

Guest

kem

DIY Freak
E Guilherme... legenda no graficos please.... :)
I don't want to die young...
I want to diode!

pit.du

Guest
Kem pelo que entendi, essas curvas mostram os pontos de remanência (as chapas ficão imantadas), coercividade (ponto onde se desmagnetizam por completo).

Vamos ver se entendi, ao aplicarmos uma corrente X em um solenoide o campo vai aumentar até chegar ao ponto A 17 kiloGauss onde as chapas estão totalmente magnetizadas.
Se diminuirmos a corrente até zero, as chapas não se desmagnetizarão, elas vão manter-se magnetizadas no ponto B 15 KiloGauss, que seria o ponto de remanência ou  “magnetização remanente”, ou seja as chapas ficariam imantadas.
Se invertemos essa corrente o campo aumentaria novamente porem em sentido contrario, e a  magnetização desapareceria no ponto c quando a corrente e consequente mente o campo atingir o valor de Bc (coercividade do material).
Como invertermos a corrente e o campo magnético, as chapa se magnetizarão no sentido inverso ponto D. se zerarmos essa corrente novamente as chapas permanecerão magnetizada porem invertidas ponto E, assim o ciclo se repetiria.

Obs: eu marquei mais de um ponto em B e E por que, eles mudam de acordo com a corrente A/m ou campo Oe.

Se estiver errado por favor me corrijam.

Fiquei com essa dúvida:
Os pontos A e D também variam de acordo com o campo?

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: fallout on 17 de August de 2012, as 14:55:14
Eu deixo sobrar bastante uns 10cm, faço uns laços com o fio que sobrou daí fica mais facil de lixar os fios.

"tima ideia !

-----

Lá vou eu jogar lenha na fogueira de novo....  >d

Pode o chassi do amplicador interagir com os transformadores e causar "hum" ou ruídos indesejáveis se ele for de material ferro-magnético?

Guilherme

Guest
É exatamente por aí, pit.du  :tup

Vou ver se amanha tenho um tempo para scanear as melhores 10 paginas sobre curvas de magnetização/histeresis que conheço.

Abraços

Guilherme Peregrini

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Quote from: tcgomes on 22 de August de 2012, as 12:53:09
.... há uma loja junto da minha casa que apenas enrola transformadores.....

Nem pense a respeito! Mande enrolar que vai ficar mais fácil e barato.

Enrolar transformadores requer prática. O seu primeiro transformador não vai ficar bom.
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Eduardo on 22 de August de 2012, as 13:10:46
Nem pense a respeito! Mande enrolar que vai ficar mais fácil e barato.

Enrolar transformadores requer prática. O seu primeiro transformador não vai ficar bom.

Mas tudo tem que ter um começo...

Patines

Handmaker
Vendo sob o ponto de vista de quem tem loja ou ganha bem, é melhor comprar.
Vendo por ponto de vista de estudante pelado, que não tem dinheiro mas tem tempo e sucata, aprender é melhor.

Depois que aprender bem, sábio, o cara arruma um trabalho que paga bem e compra tudo, pois trabalhando não tem tempo pra aprender nada.

T+

Guilherme

Guest
As melhores paginas que conheço sobre curvas de magnetização/histeresis, sem calculo,  são provenientes do clássico

Electromagnetics
John D. Kraus
Mac-Graw Hill Books Company
1953

Os desenhos dessa obra ainda hoje são aproveitados em livros texto sobre o tema e, quebrando um pouco a cabeça, tem-se os elementos basicos para a construção de um gaussmeter / fluxmeter "de pobre"

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/kraus_1.jpg

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/kraus_2.jpg

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/kraus_3.jpg

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/kraus_4.jpg

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/kraus_5.jpg

Abraços

Guilherme Peregrini