Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 01:38:23


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Minifuzz "mais do que plus"!  (Lida 19940 vezes)
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« : 26 de Maio de 2010, as 00:14:46 »

E aí povo, tudo tranquilo?

Olha eu tava brincando com o circuitozinho do Minifuzz do Bertola e resolvi por um boozterzinho de médios/agudos na frente dele... e pra minha surpresa deu pra chegar perto (eu disse PERTO) de um som á lá Brian May com as configurações certas no Equalizador do amp.

aqui vão o esquema e um sample (preparem-se, pois é um sample looongo) :



http://www.4shared.com/audio/F5DooxwV/minifuzz_platino.html

Resolvi mostrar bem o que o pedal pode conseguir sem precisar de muita coisa sendo usada com ele, por isso eu comecei com o EQ do amp em flat e sem efeito nenhum, depois uso 2 tipos de delay (um com tempo no zero e feedback quase no máximo, e outro com +ou- 600ms e um pouco de feedback) e t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) uso um reverb.

Ah, e como sempre, analizem o timbre do pedal e não a habilidade do guitarrista! (e desculpem o ruído, meu amplificador parece que AMA ruído... mas o q mais esperar de um Condor GX-10? :/).

Bom... espero que gostem!
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #1 : 26 de Maio de 2010, as 01:47:49 »

Parabéns ficou bacana!
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #2 : 26 de Maio de 2010, as 08:37:53 »

Caramba, o disco do Queen I e solo do Brian May ao vivo.
Legal!
Adoro ouvir samples com Queen de fundo.
Se colocar um phaser você tira sons bem legais, meu caro!

Esqueci de falar do AC/DC!!!!!
  Evil

e...
Here I am! Rock you like a Hurricaaaaane!!!!
« Última modificação: 26 de Maio de 2010, as 09:07:38 por Roberto Alves » Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #3 : 26 de Maio de 2010, as 15:49:06 »

Parabéns ficou bacana!

Muito obrigado!  Azn

Caramba, o disco do Queen I e solo do Brian May ao vivo.
Legal!
Adoro ouvir samples com Queen de fundo.
Se colocar um phaser você tira sons bem legais, meu caro!

Esqueci de falar do AC/DC!!!!!
  Evil

e...
Here I am! Rock you like a Hurricaaaaane!!!!


Hehe... pelas metades e cheios de erro, mas é por aí mesmo XD
e v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum)  Afro
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
clasmar silva
Visitante
« Responder #4 : 26 de Maio de 2010, as 16:48:12 »

Modéstia muito legal.
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #5 : 27 de Maio de 2010, as 00:33:03 »

Modéstia muito legal.

Que modéstia o quê... sou péssimo na guitarra XD


Ah, e pra quem quiser experimentar, tenta usar um led Infra-Vermelho no lugar do Verde. A queda de tensão deles é menor que de um led Vermelho (usado nas versôes mais recentes do MiniFuzz), o q gera mais distorção, e dá um som mais agudo também, lembrando mais ainda o som do "tio Brian" Cheesy
Pra quem quiser um som mais grave, procurem usar um led Azul.
Pra quem quer um som mais "comportado", um diodo Zenner de 3v9 ou 4v3 ligado ao contrário (senão fica como um diodo comum, com queda de tensão de 0,7v), ou outro valor que quiser experimentar.
E se quiser um som pra destruir mesmo, usa um BC517 na entrada. Dá um turbo legal no efeito.

E antes q perguntem, o resistor de 4M7 é pra manter um som constante com ganho no zero,  sem alterar o som e com o mínimo de cortes, já que só com um diodo/led o BC517 deixa passar sinal só em parte do ciclo do sinal (quando o sinal tenta passar pelo diodo sentido catodo-anodo), que é uma das razões pra haver distorção. A outra é que a resistência gerada pelo diodo é um curto no outro ciclo de sinal, o que leva o transistor à corte...

...Ou pelo menos é o que eu imagino ser a explicação mais correta pro funcionamento do MiniFuzz.
« Última modificação: 27 de Maio de 2010, as 00:35:45 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #6 : 27 de Maio de 2010, as 10:16:25 »

Meus parabéns tanto pelo resultado quanto pelas experimentações, para mim uma parte crucial do handmaker. Muito legal. Acredito que se voce puser um tonestack vai poder se liberar da EQ necessária e específica do amp.
Dá gosto de ver (e ouvir, claro!) coisas assim, muito legal mesmo! O site tem evoluído muito através de seus participantes!

Uma perguntinha curiosa: ao baixar o volume na guitarra como o circuito reage em termos de som e dinâmica?
« Última modificação: 27 de Maio de 2010, as 10:19:42 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
nader
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 402

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2



« Responder #7 : 27 de Maio de 2010, as 10:57:29 »

Também acho muito interessante colocar um tonestack nesse pedal, já que o timbre parece muito bom.

Tem um programa que calcula os valores dos componentes de um tonestack de acordo com as características do circuito, eu até ia postar em um tópico separado, mas já que estamos aqui, coloquei o programa em anexo.

Baixa tranquilo que não tem vírus.
« Última modificação: 27 de Maio de 2010, as 20:40:14 por nader » Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #8 : 27 de Maio de 2010, as 14:24:22 »

Além de tudo deu uma aula explicativa! Mui bueno "Corvo Negro"!
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #9 : 28 de Maio de 2010, as 23:40:58 »

Uma perguntinha curiosa: ao baixar o volume na guitarra como o circuito reage em termos de som e dinâmica?

Bom, eu consegui manter uma dinâmica boa, porém como minha guitarra não é blindada o ruído de fundo fica mais forte.

Também acho muito interessante colocar um tonestack nesse pedal, já que o timbre parece muito bom.

Tem um programa que calcula os valores dos componentes de um tonestack de acordo com as características do circuito, eu até ia postar em um tópico separado, mas já que estamos aqui, coloquei o programa em anexo.

Baixa tranquilo que não tem vírus.

eu já tenho esse programa, porém acho que um controle com só um potenciômetro (tipo o do Big Muff ou mesmo o do Crunch Drive) pode dar bastante versatilidade ao efeito. e como eu não tenho muitos pots por aqui eu acho melhor esperar um pouco pra poder começar os testes, ou mesmo outra pessoa que resolva experimentar esse circuito pode tentar usar algum controle de tom nele.

Além de tudo deu uma aula explicativa! Mui bueno "Corvo Negro"!

Muchas gracias!
Y si necesitar más ayuda para comprender lo que se pasa en ese circuito, es solo decirme que con placer te lo ayudaré Smiley
« Última modificação: 28 de Maio de 2010, as 23:43:17 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #10 : 31 de Maio de 2010, as 20:43:01 »

Ficou muito bom Blackcorvo!!! Os acordes não ficaram embolados como muitos outros por aí. Bom mesmo! Ps: Angus ficaria feliz de ouvi-lo rsrsr...
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #11 : 01 de Junho de 2010, as 16:38:29 »

tenho uma atualização no esquema e um sample (curto dessa vez XD) :



http://www.4shared.com/audio/wXxrtesa/minifuzz_platino_time.html

As mudanças estão marcadas em vermelho.

O uso de um 2N5088 para Q1 mostrou-se melhor para se obter um som mais distorcido, pois esse transistor satura mais facilmente que o BC512 (sim, há uma pequena saturação no primeiro estágio).

No sample, gravei usando o Audacity pra mostrar a quantidade de ruído que tenho aqui em casa (já que no Guitar RIG tem um sistema de Noise Gate que reduz bastante o ruído).
Primeiramente, deixei a EQ do amplificador em "flat", depois ajeitei pra chegar a um timbre tão próximo do da musica original quanto me foi possível obter (e como eu errei bastante até sair certo, resolvi cortar e ficar com a parte "aceitável", por isso tem um "click" entre um e outro. Num foi chaveamento de nada não!).

Bem, espero que curtam!
« Última modificação: 01 de Junho de 2010, as 16:47:14 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #12 : 01 de Junho de 2010, as 17:46:28 »

Mas deixa ver se eu entendi... Batendo Cabeça

Eu curti mais o começo do sample, seria essa parte a tal que voce deixou "flat"? 
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
plautz
Visitante
« Responder #13 : 01 de Junho de 2010, as 17:55:22 »

BlackCorvo,

Parabéns pelos resultados.

Escutei os dois samples e realmente não é se trata mais do minifuz e sim de outro pedal.

Sugeriria você batizá-lo com algum nome, mantendo os créditos para o Bertola, pela idéia na qual você se baseou.

Assim que você se der por satisfeito com suas experimentações e quiser, me proponho a fazer um layout pro pedal.

Do tamanho que é o esquema, acredito que dê pra colocar com tudo onboard.

Forte abraço e parabéns mais uma vez.
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #14 : 01 de Junho de 2010, as 22:08:31 »

Mas deixa ver se eu entendi... Batendo Cabeça

Eu curti mais o começo do sample, seria essa parte a tal que voce deixou "flat"? 

Sim, no começo deixei sem ação alguma do equalizador, que é o chamado "flat". Mas não tem nada de errado em gostar mais desse ou do outro... cada um tem um gosto pra timbre cara! eu só queria mostrar que dá pra tirar muito mais coisa dele com ajuda de um controle de tom.

BlackCorvo,

Parabéns pelos resultados.

Escutei os dois samples e realmente não é se trata mais do minifuz e sim de outro pedal.

Sugeriria você batizá-lo com algum nome, mantendo os créditos para o Bertola, pela idéia na qual você se baseou.

Assim que você se der por satisfeito com suas experimentações e quiser, me proponho a fazer um layout pro pedal.

Do tamanho que é o esquema, acredito que dê pra colocar com tudo onboard.

Forte abraço e parabéns mais uma vez.

Caramba Plautz... me sinto honrado pela proposta!
E pode deixar que penso em ainda fazer uns testes e mudanças, mas assim que eu tiver uma versão final definitiva eu apresento aqui nesse tópico mesmo.

Quanto a um nome, ainda não tive nenhuma idéia boa.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal