Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 05:05:33


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Transistor no lugar de uma válvula?  (Lida 9494 vezes)
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« : 13 de Setembro de 2014, as 03:23:10 »

Olá amigos!
Para quem conhece o projeto Fetzer Valve do site Runoffgroove viu que é possível utilizar um JFET J201 com características similares a uma válvula 12AX7.

Link do projeto: http://www.runoffgroove.com/fetzervalve.html

A dúvida que ficou é...

E uma 6L6GC? Também pode ser adaptada em forma de transistor?

A intenção seria construir um amplificador transistorizado com um projeto bem similar a um valvulado. Se for possível, deve ser muito interessante o resultado.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2014, as 03:25:04 por cesar.carazza » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #1 : 13 de Setembro de 2014, as 11:35:37 »

Usando FET's capazes de lidar com potências mais elevadas, e que apresentem ganho e estabilidade equivalente aos pentodos, penso que pode funcionar. Mas eu não sei se esse tipo de componente existe, e nem imagino como desenvolver um projeto desses.

Por outro lado, uma parte razoável dos amplificadores valvulados, em especial os chamados high gain, e também os "master volume", tem sua distorção característica (aquele timbre que acaba se tornando mais "popular", por conta das gravações em estúdio) gerada no pré, não no power.

Então, pode-se ter um resultado interessante com um pré montado com FET's e capaz de emular a resposta final do amplificador original cobiçado (e no próprio site Runoffgroove tem vários pedais que fazem isso), seguido de um power solid state que não introduza nenhuma distorção adicional perceptível (ou seja, que não provoque coloração adicional). Enfim, o mesmo princípio dos amplificadores híbridos, com pré valvulado e power SS.

Para os demais amplificadores, aqueles que só distorcem quando o volume está "no talo", pode-se dar um jeitinho, atrelando o controle de volume ao de ganho do "pré emulador", de modo que a distorção irá aumentar à medida que se aumenta o volume.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #2 : 13 de Setembro de 2014, as 11:53:53 »

Nossa, interessante, lembro que a muito tempo atrás, vi um projeto de um gringo, ao qual ele construiu um pré do jcm800 utilizando se não me engano..., mosfets, com tensão elevada e lembro que o som realmente agradou e parecia ser um jcm..., lembro que as tensões eram em torno de 126 e 250v, acho que é isso, mas não lembro se ele fez o power ss também..., queria lembrar quem fez este projeto, mas sumiu da mente, sei que está na internet, mas não lembro infelizmente...,

-----
Haha!!! Achei..., http://milas.spb.ru/~kmg/jcm800fetLnd150_en.html
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #3 : 13 de Setembro de 2014, as 12:20:15 »


No site dele também tem um power de 5w que simula o som de um valvulado.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #4 : 13 de Setembro de 2014, as 13:53:38 »

Em algum lugar aqui no forum eu postei um circuito feito com MOSFET que substitui uma 6V6 (pode teoricamente ser colocado no lugar de um 6V6 em um amplificador).
Preciso achar...

------

Achei:

« Última modificação: 13 de Setembro de 2014, as 13:58:03 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #5 : 13 de Setembro de 2014, as 13:54:01 »

No site dele também tem um power de 5w que simula o som de um valvulado.
[/quote]

Nem vi..., assim que liberar aqui a correria darei uma olhada com mais atenção..., obrigado...,

-----
Em algum lugar aqui no forum eu postei um circuito feito com MOSFET que substitui uma 6V6 (pode teoricamente ser colocado no lugar de um 6V6 em um amplificador).
Preciso achar...


Kem, o Blackstar ht5, não utiliza um esquema semelhante na saída?
« Última modificação: 13 de Setembro de 2014, as 14:11:26 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #6 : 13 de Setembro de 2014, as 15:21:22 »

Kem, o Blackstar ht5, não utiliza um esquema semelhante na saída?

Não, mas ele usa BJTs pro inversor de fase... http://music-electronics-forum.com/attachments/7090d1259344094-ht-5-power-amp-supply.gif
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #7 : 13 de Setembro de 2014, as 15:26:24 »


Que estranho Black Corvo, fiz a pergunta justamente porque no esquema do Blackstar ht5 que possuo, utiliza dois irf830, ligados ao que parece, em classe ab..., além de uma etapa emuladora...,

-----
Upei a imagem do esquema que estou falando..., http://www.4shared.com/download/r5VR-wFKba/bht5-pwr.png?lgfp=3000
« Última modificação: 13 de Setembro de 2014, as 15:29:36 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #8 : 13 de Setembro de 2014, as 18:49:32 »


Que estranho Black Corvo, fiz a pergunta justamente porque no esquema do Blackstar ht5 que possuo, utiliza dois irf830, ligados ao que parece, em classe ab..., além de uma etapa emuladora...,

-----
Upei a imagem do esquema que estou falando..., http://www.4shared.com/download/r5VR-wFKba/bht5-pwr.png?lgfp=3000

Esse que é o inversor! Viu que o conector no alto menciona conexões indo pra 12BH7?

O esquema que postei foi feito por alguém que se baseou em fotos, sem saber maior parte dos valores e modelos dos componentes. Por isso usou BJTs no lugar dos MOSFETs.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #9 : 13 de Setembro de 2014, as 18:59:37 »


Que estranho Black Corvo, fiz a pergunta justamente porque no esquema do Blackstar ht5 que possuo, utiliza dois irf830, ligados ao que parece, em classe ab..., além de uma etapa emuladora...,

-----
Upei a imagem do esquema que estou falando..., http://www.4shared.com/download/r5VR-wFKba/bht5-pwr.png?lgfp=3000

Esse que é o inversor! Viu que o conector no alto menciona conexões indo pra 12BH7?

O esquema que postei foi feito por alguém que se baseou em fotos, sem saber maior parte dos valores e modelos dos componentes. Por isso usou BJTs no lugar dos MOSFETs.

Ops..., falha minha..., tem razão...,
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #10 : 13 de Setembro de 2014, as 20:41:11 »



Muito bom som hein!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #11 : 13 de Setembro de 2014, as 20:48:14 »


Bota bom som nisso, amei...,
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #12 : 14 de Setembro de 2014, as 01:37:23 »

Pelo que vocês mostraram já comecei me animar! São várias ideias que eu tenho em mente, pensem comigo, se um Fender Twin Reverb tem o circuito de Reverb usando válvula, seria possível também fazer um Reverb com o mesmo projeto só que com o J201 ou algum similar, ou seja, um pedal de Reverb de molas sem válvula, porém com uma bela sonoridade. Também poderíamos criar um projeto de amplificadores como o Fender Twin Reverb, Bassman, Marshall JCM 800, Silver Jubilee e assim por diante com algumas modificações pré estabelecidas de substituição de válvulas por transistores e de repente uma forma diferente de transformadores já que são transistores, um projeto bem mais barato, porém com uma qualidade superior a muitos amplificadores transistorizados.
Acho que o desafio maior seria para as 6l6GC ou EL34 e afins...

Estou sonhando alto ou os mais entendidos aprovam a ideia?
« Última modificação: 14 de Setembro de 2014, as 01:39:42 por cesar.carazza » Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #13 : 14 de Setembro de 2014, as 01:39:30 »

Pra quem se dispor em fazer esse projeto, podem importar os LND150 (pois não tem deles no Brasil) pela Mouser.

Se quiserem, eles funcionam bem como um estágio booster na entrada do amp, simplesmente usando eles como um triodo comum, porém é bom ajustar o resistor de source de ouvido, para obter o melhor boost com mínimo de distorção (especialmente no caso de se usar captadores de saída alta). Às vezes a distorção pode ser eliminada removendo-se o capacitor de bypass em paralelo ao resistor de source.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #14 : 15 de Setembro de 2014, as 00:00:51 »

Pelo o que eu vi o LND150 está trabalhando com alta tensão, mas a ideia seria ser o mais simples possível, assim como o preamp com J201, apenas foi substituída a válvula por 2 JFET com a vantagem de não ter que alimentar filamentos e também a baixa tensão e corrente.
Fazer uma substituição da 6L6GC da mesma forma que foi feita a substituição da 12AX7, trabalhando com baixa tensão e ao mesmo tempo conseguir um resultado bacana. Não quero adaptar um transistor para usar no lugar de uma válvula em um amplificador valvulado já montado, quero transformar o projeto valvulado em um transistorizado com baixa tensão, mantendo os mesmos princípios do projeto original, assim os transformadores também serão mais simples...

A potência do amplificador pode ser de 1w até 100w, o importante é conseguir manter os mesmos princípios do circuito, sem pensar na potência no momento.

Não sei se estou conseguindo expressar a ideia corretamente.
« Última modificação: 15 de Setembro de 2014, as 00:44:23 por cesar.carazza » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.057 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal